4 truques para ganhar tempo utilizando o Word

Homem engraçado, de camiseta preta sob fundo amarelo, olhando para logotipo do Microsoft Word

Praticamente todo mundo, ao menos uma vez na vida, já utilizou o Microsoft Word, seja para tarefas escolares, trabalhos da faculdade ou relatórios do trabalho. Escritores, redatores e professores talvez mais do que qualquer outro profissional utilizam com frequência essa ferramenta que existe há várias décadas.

Mesmo que você esteja bastante ambientado com o software, talvez ainda desconheça alguns truques que o Word possui. As dicas que separamos abaixo certamente farão você economizar muito tempo e esforço na hora de redigir um texto ou formatá-lo.

Comentários

Os comentários são um recurso muito ignorado pelos usuários do Word. Apesar de parecer insignificante, a funcionalidade pode ser muito útil nos trabalhos colaborativos, quando você precisa explicar algum detalhe para quem também está trabalhando no mesmo documento que você.

A utilização dos comentários também pode ser de muita ajuda para organizar citações e referências bibliográficas. Você pode inserir um comentário com a referência bibliográfica após cada citação.

Veja no vídeo abaixo como inserir e excluir comentários no Word 2010:

Formatação de Estilos

Você provavelmente já sabe que os textos podem ser perfeitamente editados da maneira que você desejar. Porém, a maioria dos usuários utilizam apenas os recursos de edição de cor e tamanho das letras.

O Word permite a criação de estilos pré-formatados, que você pode adaptar para cada tipo diferente de texto. Você pode editar para cada um deles o Título Principal, a Seção, a Subseção e vários outros detalhes.

Aprenda no vídeo abaixo como manipular estilos no Word:

Espaçamentos Automáticos

As tabulações e as quebras de página automáticas podem ser muito úteis na hora de inserir espaçamentos em um texto.

Muitos preferem apelar para o erro de inserir espaços em branco utilizando a barra de espaços por várias vezes, ou então a tecla Enter. No entanto, isso prejudica a formatação de seu texto e certamente se transformará em um problema quando for necessário transportar o texto para um outro editor.

Nos vídeos abaixo você aprenderá como utilizar os espaçamentos para ganhar tempo na formatação de seus trabalhos no editor de texto mais usado do mercado:

Elementos Gráficos

Utilizar as ferramentas de desenho do Word pode tomar muito tempo de você. Existem elementos gráficos prontos para você utilizar nos seus textos: quadrados, círculos, setas, linhas e muitos outros elementos estão presentes no editor.

Por isso, utilize-os para deixar o seu texto mais bonito, informativo e para reduzir o seu tempo de edição.

O Word ainda contém inúmeros outros truques que podem ser úteis para você. Como este é um software altamente utilizado no meio corporativo e exigido pelas empresas na contratação de profissionais, é muito recomendado que você conheça a fundo os seus recursos e as suas funcionalidades.

Ser produtivo, hoje, é uma habilidade mais do que essencial, então precisamos sempre encontrar estratégias para manter o foco e alcançar a alta performance em nossa vida pessoal a profissional.

André Augusto Gazola é formado em Letras, professor de Literatura e História da Arte, pós-graduado em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura e fundador do blog Lendo.org.

Comente!

Especialista em Memorização Revela:

4 ERROS GRAVES

que os estudantes cometem ao preparar-se para provas.
ASSISTIR AO VÍDEO
Rápido! Este vídeo exclusivo está para sair do ar.
close-link
Supere-se em 2017!
Aprenda Escrever Melhor
Receba as melhores dicas e macetes de escrita
diretamente na sua caixa de e-mail.
Sim, quero receber
Não, nunca cometo erros de escrita.
close-link

Conteúdo Protegido!

Cadastre seu e-mail abaixo para desbloquear
os modelos de resenha exclusivos.
(você os receberá em sua caixa de email)
Baixar Modelos
close-link