10 Temas de Redação para o ENEM 2016

E se você pudesse fazer a prova do ENEM já sabendo o tema da redação? Eu sou o professor André Gazola, do blog Lendo.org, e vou lhe ajudar nessa tarefa!

Você que está fazendo sua preparação para o ENEM 2016 já pensou na importância da redação para sua aprovação?

A redação representa muito da sua nota, muito da nota de todos os candidatos, então não adianta só estudar Química, Biologia ou Geografia — você tem que ter um treinamento importante em redação.

Nesse artigo eu vou lhe passar 10 temas possíveis para o ENEM 2016. Você poderá praticar através deles, pensar nas possíveis soluções que a prova de redação do ENEM exige do candidato e, assim, chegar muito mais bem preparado para essa prova.

Se o tema não estiver entre os 10 que eu vou propor, pelo menos o seu conhecimento aumentou e você vai estar mais confiante para fazer uma boa redação e conseguir uma nota mais alta.

Antes de começar os 10 temas, eu sugiro que você conheça a história de dois alunos meus, o Miguel e o Leonardo.

Um deles era aquele grande nerd, que estudava o tempo todo, sabia tudo de todas as disciplinas, gabaritava tudo, mas não dava muita bola para a redação.

O outro adorava jogar videogame, assistir a séries, sair para festas, mas entendeu a importância da redação para o ENEM.

O que será que aconteceu com esses dois meus alunos, o Miguel e o Leonardo?

Clique neste link e dê uma lida na história deles para você se convencer sobre a importância dessa prova.

Tema 1: Cyberbullying no século XXI – a tecnologia como um desserviço da moral

Você já deve saber o que é o bullying, esse assunto que foi comentado bastante no ano passado, que é essa coisa de tirar sarro com os colegas — aquelas brincadeiras que a gente conhece muito bem.

Mas o que é o cyberbullying? É esse tipo de atividade, esse tipo de prática feito na internet. E por que ele é tão perigoso? Porque ele tem levado muitos jovens ao suicídio e ao desenvolvimento de doenças sérias — há pessoas que parecem que fazem dessa prática maldosa uma espécie de prazer.

Então de que forma a tecnologia está trabalhando em prol do desserviço da moral? Ou seja, temos a tecnologia, mas ela está indo contra os bons costumes, contra a educação, contra os bons hábitos em sociedade, auxiliando em práticas tão ruins como o suicídio.

Não importa se você tenha uma opinião X ou Y sobre o bullying, mas a sua versão virtual é uma questão bem séria que vem acontecendo e que o ENEM pode abordar de uma ou de outra maneira, afinal é um problema social que vem aumentando no Brasil e no mundo como um todo.

Tema 2: Desastres ambientais – como prevenir e controlar uma ameaça para o mundo em desenvolvimento

O segundo tema gira em torno dos desastres ambientais.

Nós vimos ao final do ano passado a questão lá de Mariana, lembra?

Então como prevenir e controlar esse tipo de desastre em um mundo em desenvolvimento? Afinal a gente precisa da mineração, a gente precisa das tais barragens, mas como fazer para prevenir esse tipo de acidente, como punir, como lidar com essa situação?

A gente precisa se desenvolver como país, mas precisa lidar com esse tipo de perigo.

A opinião é sua, claro. Precisamos acabar com esse tipo de coisa? Criar alguma lei para prevenir? Ser mais pungente nas punições e restrições? O que fazer?

Então a prevenção de desastres ambientais é um tema relacionado ao meio ambiente que é bem possível que aparece de alguma forma na sua prova de redação.

E veja bem: nós estamos falando aqui de temas de redação, mas também é possível que eles apareçam em questões da prova de Ciências Naturais, por exemplo.

Então também será útil você pesquisar sobre esses temas para as provas objetivas e não apenas para a redação. Esse é um método de estudo muito bom que alguns cursinhos preparatórios ENEM utilizam com seus alunos.

Tema 3: 100 anos depois – a representatividade do samba para a cultura brasileira

Talvez você não esteja sabendo, mas o samba está fazendo 100 anos em 2016 — pelo menos oficialmente.

Então o que o samba, que é uma música tipicamente brasileira, culturalmente brasileira, representa para nossa cultura? O que ele tem de bom e de ruim? Como ele evoluiu? Como ele influencia a criação de uma imagem do Brasil lá fora para os estrangeiros?

Logo, ele é um elemento muito enraizado em nossa cultura e que, portanto, pode ser tema de reflexão. Não é diretamente um problema social, mas você deve ter visto que uma escola de samba do carnaval elaborou um samba-enredo que retratava essa história de 100 anos.

É possível que o ENEM volte-se um pouco mais para os temas culturais e não apenas para aqueles problemas sociais mais evidentes — é uma tendência que alguns professores têm aceito para as próximas provas.

Tema 4: Facebook e Whatsapp: nos tornamos escravos da tecnologia que criamos?

Escravos da Tecnologia - Um dos temas de redação que podem cair no ENEM 2016

Você já deve estar farto de encarar aquele tipo de situação em que seu amigo está com você, mas não larga o celular e parece que ele nem está presente — talvez você mesmo tenha esse tipo de comportamento.

A questão é que nós parecemos escravos de uma tecnologia que criamos. Não vivemos mais no mundo real, mas uma vida virtual em que tudo é maravilhoso, tudo é perfeito, em que damos unfollow naqueles que não concordam conosco ou naqueles com os quais não concordamos.

O que o impacto dessas tecnologias está fazendo com o mundo em que vivemos? Há pontos positivos? Com certeza, mas os pontos negativos também são evidentes.

Logo, escrever um modelo de redação do ENEM que trate dessas questões é interessante. Porém, quando você o fizer, dê um foco não nas tecnologias como um todo, mas nas tecnologias e seu impacto nas relações sociais. Se o ENEM tratar disso, certamente será com esse foco, pois a prova de redação sempre busca essa ideia do social.

Você pode se perguntar se a comunicação é mais fácil, mais fria, se estamos perdendo nossa humanidade, etc.

Tema 5: Novos planetas habitáveis: é hora de prepararmos a mudança?

Estamos falando de questões ambientais, tecnológicas, aquecimento global… Parece que o planeta Terra está com recursos cada vez menores para a vida do ser humano. Devido a isso, já há pesquisas buscando alternativas em outros planetas.

Haveria possibilidade de nos mudarmos para Marte?

Esse tema poderia ser tratado com o foco “a humanidade já fez tudo de ruim que poderia?”, “a sociedade está acabando com sigo mesma e com seu próprio planeta?”. É preciso recomeçar?

Algo muito importante de lembrar, não apenas sobre esse tema de redação em específico, mas sobre todos é o seguinte:

Você deve ter uma opinião formada a partir de pesquisas, de leituras de revistas respeitadas, não ficar apenas num “achismo”, algo tão comum hoje em dia na internet.

Deixe de lado a linha do tempo do seu amigo como fonte de opiniões. O seu amigo sabe tão pouco quanto você.

Você, por outro lado, deve buscar informações confiáveis, densas, argumentos válidos de verdade.

Vá além da linha do tempo do seu amigo, vá além da opinião hostil ou preconceituosa do artista X ou Y, independentemente de você ser fã dele ou não.

Forme suas próprias opiniões, mas não a partir de um achismo seu! Forme-as a partir de pesquisas, a partir de leituras, a partir de informação de qualidade.

Não se esqueça disso ao escrever qualquer texto.

Tema 6: Liberdade de Expressão e Guerra ao Terror: estamos dispostos a assumir os riscos?

Você deve lembrar-se do que aconteceu recentemente na França: aquela série de atentatos terroristas, devido, basicamente, às charges publicadas por um jornal em que o islamismo e o profeta Maomé eram ridicularizados.

Então temos essa questão: somos livres para nos expressar, assim como foi esse jornal, mas estamos dispostos a arcar com as consequências? Até que ponto a liberdade de expressão não é apenas um direito, mas é segura?

Se os grupos minoritários hoje, falando de um aspecto um pouco diferente, como homossexuais, negros, grupos étnicos e religiosos quiserem expressar-se livremente, terão segurança ao exercer esse direito?

Se você é um homossexual, por exemplo, está disposto a arriscar sua integridade física em prol da sua expressão em público? É uma questão a se pensar.

O meu foco nesse tema foi o terrorismo, mas há outras facetas interessantes para análise. Vale a sua pesquisa.

Tema 7: O mundo sob demanda: o impacto de serviços como a Netflix e Ubber na sociedade do agora

Na época dos nossos pais, dos nossos avós, quando queriam assistir a um programa de TV, o que faziam? Em boa parte dos casos, esperavam a próxima vez em que o tal programa iria ser transmitido.

Esperava-se dias, horas ou até semanas, sentava-se em frente à TV e só então assistia-se ao programa.

Hoje, o que acontece? Nós abrimos o Netflix, no momento em que quisermos, no dispositivo que quisermos, no local que quisermos e assistimos ao episódio escolhido da série que preferirmos. Isso era impossível para nossos pais e avós — existiam, claro, as locadoras de vídeos, mas era um sistema bem diferente.

Agora estamos no mundo sob demanda. Eu faço o que eu quiser, na hora em que quiser. Consumo o que eu quiser, na hora em que quiser.

O que isso representa para a sociedade e para o mundo como um todo? Pensem nas novas gerações, crianças com 3 anos hoje. O que isso mudará na vida delas? Como elas se formarão tendo tudo no momento em que desejam?

Serviços como a Uber também são um marco importante. Não só pelas questões envolvendo violência entre taxistas e esses motoristas, mas também como esses serviços colaborativos influenciam no mundo que a gente vive e se nossa sociedade está pronta para isso, afinal já tivemos alguns problemas.

Tema 8: A voz do povo é a voz de quem? O papel das manifestações sociais pós-2013

Você deve lembrar-se daquelas grandes manifestações que ocorreram no Brasil todo ao longo de 2013.

Elas começaram a partir do aumento do preço da passagem de ônibus e acabaram tomando proporções gigantescas.

E depois? O que aconteceu depois? O povo ficou contente com os 2 centavos a menos na passagem de ônibus? Agora tudo pode novamente? Ou as manifestações estão isoladas? A voz do povo é a voz de quem?

Se você pesquisar, vai saber que aquelas manifestações de 2013 tiveram um aspecto político bem forte (político-partidário). Então de quem é o interesse? Do povo ou dos partidos políticos? Qual é o papel do povo? O que o povo quer?

É fácil escrever textões nas rede sociais. Mas e quando é hora de agir, de fazer algo de verdade, eu tiro o corpo? Qual o papel das manifestações depois daquele marco de 2013?

Tema 9: A música brasileira para o mundo: quem somos e como nos veem?

Você deve saber que para muitos países nós somos vistos como o país do futebol, das mulheres lindas, do carnaval, da festa.

Porém, o que a música brasileira como um todo mostra para o mundo? Afinal nós somos só carnaval, só o funk carioca?

É interessante pensarmos se a identidade do brasileiro está sendo formada por alguns pequenos aspectos, por alguns pequenos privilegiados que têm o direito de se expressar nas grandes mídias — se ligarmos num canal de TV aberta, veremos quase sempre os mesmos “artistas”, com o mesmo tipo de música. Cria-se, assim, uma imagem para o mundo lá fora que provavelmente não é aquela que nós queremos e nem a que nós somos.

Você pode falar de elementos como a bossa nova, a jovem guarda, e outras facetas importantes da música do Brasil.

Tema 10: Youtubers e bloggers: como os microempreendedores da internet vão impactar o mercado de trabalho e as grandes corporações

Você já deve ter ouvido, já deve seguir muitos canais no Youtube que têm milhões de seguidores. Os donos desses canais ganham muito dinheiro, assim como alguns bloggers, vloggers e afins.

Como esse tipo de emprego vai impactar o mercado de trabalho? Você é jovem e já deve estar pensando em entrar nesse mercado (imaginando que é pra isso que você pretende estudar para o ENEM e entrar numa universidade).

No entanto, esses trabalhos individuais, que envolvem a internet impactam de que forma o mercado de trabalho? As empresas terão menos mão-de-obra? Essa tendência vai saturar em breve (mais youtubers do que gente para assistir)?

Enfim, como você pensa que isso irá evoluir e se você pretende fazer parte disso.

Concluindo: os temas de redação e sua preparação para o ENEM 2016

Esses 10 temas de redação que eu proponho vão fazer você pensar mais sobre o mundo em que vive e adquirir conhecimentos sobre a realidade que o circunda.

Para terminar, eu gostaria de recomendar que você conheça a história do meu ex-aluno Lucas, que tentou por muito tempo entrar na Universidade Federal, sem conseguir, mesmo fazendo cursinho.

Ele descobriu um método de estudos usado por estudantes americanos que se preparam para entrar em universidades renomadas como Harvard e Stanford.

Ele trouxe esse método para o Brasil, que acabou virando uma febre secreta entre aqueles que ficam nas primeiras posições do ENEM.

André Augusto Gazola é formado em Letras, professor de Literatura e História da Arte, pós-graduado em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura e fundador do blog Lendo.org.

Comente!

Aprenda até 9x mais rápido para o ENEM 2017

Aumente sua capacidade e garanta sua vaga na Universidade!
VER AGORA

Conteúdo Protegido!

Cadastre seu e-mail abaixo para desbloquear
os modelos de resenha exclusivos.
(você os receberá em sua caixa de email)
Baixar Modelos