A Técnica Pomodoro

Melhore seu Foco, Atenção e Concentração - Técnica Pomodoro

Muita gente que deseja estudar, seja para a escola, faculdade ou concurso público, tem dificuldade de organização e concentração para seus estudos.

Dessa mesma maneira, Francesco Cirillo, na década de 1980, estava com dificuldades para se concentrar em seus estudos da faculdade. Um dia, na cozinha de casa, observando um cronômetro em forma de tomate (pomodoro, em italiano), decidiu que iria concentrar-se em determinada atividade por 10 minutos.

Assim surgiu a técnica pomodoro, que foi sendo aprimorada com o passar dos anos.

O método, muito simples, consiste em manter o pensamento focado em certa atividade por 25 minutos (1 pomodoro) e, após, fazer uma pequena pausa de 5 minutos para relaxar a mente.

Vale caminhar, alongar ou qualquer atividade que não repita o mesmo uso mental empregado anteriormente. Após 4 pomodoros, deve-se fazer uma pausa maior, de 15 a 30 minutos.

Ciclo de 1 Pomodoro - Aprendizagem e Produtividade

Para evitar a procrastinação e distrações, as atividades devem ser realizadas em 25 minutos e nada deve atrapalhar esse tempo.

Caso o pomodoro seja interrompido por uma distração externa, como uma ligação importante que você realmente precisou atender, por exemplo, o mesmo deve ser recomeçado. Por outro lado, se você terminar sua atividade e o tempo ainda não tiver acabado, aproveite para realizar tarefas simples, como responder e-mails.

Uma dica interessante é anotar os pomodoros e atividades realizadas. Assim você saberá:

  • Quando concluiu os 4 pomodoros e deve fazer a pausa maior;
  • Quanto você demora para realizar uma atividade, podendo programar-se;
  • Observar seu rendimento durante o dia.

Cirillo sugere que seja um método de baixa tecnologia, utilizando apenas caneta, papel e o cronômetro. Porém, existem inúmeros aplicativos e sites que facilitam as tarefas, indicando os pomodoros e suas pausas.

Um dos sites é o marinaratimer.com, que, a partir do início do primeiro pomodoro, calcula o tempo de cada pausa e de cada novo pomodoro. No final do artigo explico melhor como fazer uso desse recurso.

Por que a técnica pomodoro é útil e eficaz?

  • Faz com que você defina prioridades;
  • Impõe o tempo de 25 minutos para a realização de uma atividade, que permite que você se condicione para terminar ou render ao máximo durante esse período. Há uma pressão positiva para concluir a atividade;
  • Faz com que você lide melhor com a procrastinação. Um trabalho enorme pode ser dividido em pequenas etapas de 25 minutos facilmente;
  • Não excede a sua capacidade de concentração, o que garante um melhor desempenho na realização das suas atividades;
  • Aumenta a agilidade mental em razão das pausas frequentes e, consequentemente, seu rendimento;
  • Estimula o foco de concentração – 25 minutos é um tempo ideal para a maioria das pessoas;
  • Evita distrações. Atividades paralelas, mesmo que sejam rápidas, como buscar um copo de água, fechar a cortina ou dar uma olhadinha no Facebook podem ser adiadas (e devem, nesta técnica!).
  • Faz com que você aproveite o tempo livre, pois sente-se mais satisfeito pelo período de trabalho produtivo;
  • Condiciona a gerenciar seu tempo, trabalhando com ele e não contra ele.

Como usar a técnica Pomodoro do jeito certo?

Passo a Passo para a Técnica Pomodoro

  1. Liste tudo o que você precisa fazer;
  2. Escolha uma prioridade, algo que você não deve deixar para depois;
  3. Configure seu pomodoro através do celular (apps abaixo), do marinaratimer.com ou outro controle de tempo que escolher;
  4. Concentre-se no estabelecido até o alarme do fim do pomodoro tocar;
  5. Como pomodoro é uma unidade inteira (não existe meio pomodoro), mantenha uma lista para “Atividades inesperadas” ao lado da mesa em que está trabalhando. Se pensar em fazer algo não relacionado a sua tarefa atual, anote nessa folha para lembrar de fazer depois. Isso serve para comer, tomar água, fechar a cortina, atender ao telefone, olhar facebook ou email.
  6. Quando o alarme tocar, faça uma pausa de 5 minutos, relaxando a mente. Só então comece um novo pomodoro.

O que fazer em seu intervalo de 5 minutos

É muito importante que esses 5 minutos de pausa sejam para relaxar a mente, não usando a capacidade cognitiva do cérebro.

Evite pensar, também, no que você realizou até o momento. O ideal é sair da sua mesa de trabalho, indo para outro lugar, fazendo uma caminhada, exercitando-se.

Pode ser um alongamento ou massagem com suas próprias mãos na parte superior das costas, aliviando a tensão, ou até mesmo exercícios de respiração, que são eficazes para a concentração, memória e atenção.

Leia mais: Aprenda os 10 exercícios de concentração que eu uso no meu dia a dia.

Existem dois tipos de pensamento: o pensamento focado e o pensamento difuso.

O pensamento focado é quando nos concentramos intencionalmente em algo, tentando aprender ou compreender.

O pensamento difuso é uma forma de pensar relaxada, num conjunto de estado de repouso neurais. Esse estado permite a criação de novas conexões, pois nos dá uma perspectiva mais abrangente.

As duas formas de pensamento, focado e difuso, alternam-se, nunca sendo utilizadas pelo nosso cérebro no mesmo instante.

Muitas pessoas, apesar de não saberem desses conceitos, têm uma ideia de que eles existem. É aquela caminhada que inspira, aquele banho para relaxar e pensar em coisas novas ou até mesmo sentar-se numa cadeira ou num sofá confortável e apenas ficar pensando enquanto esfria o café.

Agora que você conhece essas duas formas de pensar executadas pelo nosso cérebro, que fique claro que a técnica pomodoro exige de quem a utiliza os 25 minutos de pensamento focado e 5 minutos de pensamento difuso.

O pensamento difuso é importante, pois pensar sobre coisas não relacionadas podem realmente ajudá-lo a concentrar-se quando é hora de começar o pomodoro novamente. Essa forma de pensar também estimula sua criatividade para resolver problemas, porque os conceitos aparentemente não relacionados que você gastou alguns minutos pensando sobre podem ser úteis quando aplicados ao seu trabalho.

Outro aspecto a considerar é que cinco minutos passam mais rápido do que você pensa, por isso não se comprometa com qualquer coisa que exija muito esforço, pois isso poderá ser prejudicial para o momento posterior de concentração.

Usando o Marinaratimer.com

O marinaratimer.com é um bom recurso para ajudar a controlar o tempo dos pomodoros. A imagem abaixo mostra como ficam organizados os espaços de tempo. Quando cada um termina, toca um alarme – que você tem a opção de personalizar.

Tabela de Pomodoros com as divisões de tempo corretas. Impressão de tela do site MarinaraTimer.com

O método pomodoro indica os tempos de 25 minutos para a realização de atividades com o máximo de concentração e as pausas de 5 minutos para um pequeno descanso. Mas nem todos somos iguais e, por isso, você pode usar variações de períodos de tempo.

A opção Marinara permite que você personalize a duração desses períodos para atender às suas necessidades individuais.

Personalize o tempo de cada Pomodoro na Opção Marinara - Captura de Tela do site MarinaraTimer.com

Quer otimizar ainda mais seu tempo e aumentar sua produtividade? Faça o Curso de Administração do Tempo do portal Cursos 24h e receba seu certificado em casa.

Aumente sua Produtividade com Aplicativos para Celular

App Android Pomodoro - Relógio de TomatePara quem tem celular com sistema Android, há diversos aplicativos que ajudam a organizar seu tempo de acordo com essa técnica.

Ao longo da última semana testei alguns e elegi o melhor deles pela simplicidade e possibilidades de personalização.

É o simpático Relógio de Tomate.

Com ele você tem todas as opções para utilizar o método na tela do seu smartphone. Não é por nada que ele está cheio de resenhas positivas do Google Play.

Excelente Infinitos ajustes possíveis, assim posso deixar exatamente como quero. Além de poder acompanhar estatisticamente o meu rendimento.

Vinícius Pereira

Personalizável Muito útil para gerenciar o tempo no dia a dia. Totalmente personalizável

Ana Carolina Nogueira

Testei vários outros. Tanto Android quanto no iOS, inclusive pagos. Clockwork Tomato é tão apropriado que, pelo meu padrão de uso da aplicação e o fato de não ter para iOS, chega a ser um (leve) fator de escolha para continuar tendo um dispositivo Android.

Édson Patrício

Baixe o APP pelo Google Play

Conclusão: mais Foco e melhor gerenciamento do seu Tempo

Não importa se você é estudante, professor ou trabalha em um escritório. A técnica Pomodoro certamente vai lhe ajudar a aumentar sua produtividade e seu foco nas tarefas que precisa realizar.

Ao ajudar a combater a procrastinação, esse método o mantém mais ativo e focado no que realmente é importante, permitindo que você aproveite melhor seu tempo livre devido à satisfação de ter concluído as atividades que programou para o dia.

Ser produtivo, hoje, é uma habilidade mais do que essencial, então precisamos sempre encontrar estratégias para manter o foco e alcançar a alta performance em nossa vida pessoal a profissional.

Transforme sua Rotina e Aprenda a Gerenciar seu Tempo

Rosana Gazola é formada em História e especialista em Música e Musicalidade. Dá aulas de Arte e História para Ensino Fundamental I e II em escolas de rede privada.

Comente!

Especialista em Memorização Revela:

4 ERROS GRAVES

que os estudantes cometem ao preparar-se para provas.
ASSISTIR AO VÍDEO
Rápido! O este vídeo exclusivo está para sair do ar.

Conteúdo Protegido!

Cadastre seu e-mail abaixo para desbloquear
os modelos de resenha exclusivos.
(você os receberá em sua caixa de email)
Baixar Modelos