Acelere a leitura com essa técnica simples no Word

Leitura dinâmica de livros e artigos no Word

Diante de uma rotina cada vez mais agitada e corrida, muitos precisam fazer um grande esforço para se manterem informados, preparar suas aulas ou estudar.

Em um mundo onde o conteúdo necessita ser cada vez mais dinâmico e rápido, os leitores também precisam se adaptar se quiserem absorver o máximo de conhecimento possível em menor tempo.

Muitos artigos de jornais e revistas costumam ser extensos e exigem uma leitura mais demorada e, consequentemente, mais cansativa. Apesar disso, é possível facilitar o trabalho ao utilizar métodos que ajudam a acelerar o processo de leitura e compreensão do que se está lendo.

Para isso, o seu cérebro e os seus olhos precisam estar atentos para entender uma frase antes mesmo que ela seja concluída.

Abaixo explico uma técnica que eu utilizo no Word para ler mais rápido e, assim, ler mais artigos em menor tempo.

Eu uso o Word pois, como o editor possui diversos recursos de ajustes e formatação, ele permite adaptar o texto da melhor forma possível a fim de que você consiga ler mais palavras em menor tempo e sem movimentar demasiadamente os olhos.

Siga os seguintes passos:

  1. Copie o texto e cole no Word;
  2. Modifique as margens para que fiquem entre 3,5 cm e 4 cm de cada lado;
  3. Formate o texto para uma fonte nítida e de fácil entendimento, eu gosto muito da Segoe UI Semilight (baixe aqui);
  4. Aumente o tamanho da letra para que você não se perca entre as linhas. Varie entre 14 e 16 dependendo da fonte utilizada.
  5. Pronto! Seu texto está em forma de coluna de jornal e sua leitura será muito mais rápida. Faça o teste!

Outra maneira de acelerar a leitura de livros e artigos é usando aplicativos como o Spritz e o BookShout.

Spritz - Ler mais rápido no celular ou tablet

Esses aplicativos possuem a tecnologia de apresentar uma palavra por vez na tela do seu tablet ou smartphone em uma velocidade rápida que você mesmo pode ajustar.

O Spritz, por exemplo, permite que o usuário ajuste a velocidade em até mil palavras por minuto. Esse mecanismo permite que você leia de maneira acelerada e focada.

O segredo para ler mais rápido

Aplicativos como o Spritz identificam o Ponto de Reconhecimento Óptico (ORP, em inglês), que destaca uma letra da palavra em vermelho na tela. Desse modo, o cérebro humano não precisa fazer com que os olhos percorram todas as letras para assimilar a palavra rapidamente.

Se você quiser aprender a usar os principais recursos do Microsoft Word sem dificuldades, a WFour Cursos oferece o melhor curso online da internet. No Curso de Word você aprende sem pagar mensalidades e totalmente online, no seu horário e pelo tempo que você desejar. Clique aqui para saber mais e fazer a sua matrícula.

André Augusto Gazola é formado em Letras, professor de Literatura e História da Arte, pós-graduado em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura e fundador do blog Lendo.org.

Comente!

Especialista em Memorização Revela:

4 ERROS GRAVES

que os estudantes cometem ao preparar-se para provas.
ASSISTIR AO VÍDEO
Rápido! O este vídeo exclusivo está para sair do ar.

Conteúdo Protegido!

Cadastre seu e-mail abaixo para desbloquear
os modelos de resenha exclusivos.
(você os receberá em sua caixa de email)
Baixar Modelos