Receba Atualizações

Assinantes do Feed

Junte-se aos milhares de leitores que assinam o feed ou recebem os textos por e-mail.

Lendo.org | Livros, literatura e resenhas

Pesquisa personalizada

Sobre o sucesso da série Crepúsculo: lá vamos nós outra vez

Vocês vão pensar que eu sou algum tipo de masoquista ou algo assim ao escrever novamente sobre a série de livros composta por Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse e, em breve no Brasil, Amanhecer.

No meio disso tudo, ainda teve a análise da análise, escrita pelo Douglas Lemos e que você pode ler acompanhando nossa amiga pirâmide argumentativa, e tirar suas conclusões.

Então por que volto ao assunto?

Porque a leitora do blog, estudante de jornalismo, Luiza Barros, pediu-me uma ajuda em uma reportagem sobre a série, na qual ela pretende abordar questões como “Como e por que as adolescentes se  apaixonaram tão rapidamente pela série?”, “o que acontece quando alguém se posiciona contra a série?” e “por que a série fez tanto sucesso assim?”.

E eu resolvi ajudar.

O papel dos ídolos na busca pela identidade

O principal público atraído pela série é, digamos, composto por adolescentes entre 12 e 16 anos. Como sabemos, essa é uma fase complicadíssima da vida, em que diversos conflitos tomam conta: namoros, amizades, família, descobrimento do corpo, felicidades, tristezas, brigas, sexo, preparação profissional, etc. tudo misturado assim mesmo. Isso é definido basicamente pela psicologia (não sou psicólogo) como busca da identidade.

Edward:filme Crepúsculo - A recriação de modelos clássicos em moldes contemporâneos permite que o jovem transfira seu ideal de perfeição pré-estabelecido para a figura do ídolo

E é mesmo. É nessa fase que começamos a lidar com o problema do “quem sou?”. Na sociedade capitalista/consumista na qual vivemos, o adolescente é bombardeado por possíveis respostas a essa pergunta, advindas principalmente da mídia: “Se você tiver tal produto, você vai ser como tal artista, bonito e adorado”, “Se você se vestir de tal jeito, ouvir tal música, ir a tal festa, comer tal tipo de lanche, usar tal tipo de mochila” e assim por diante.

Isso se chama definição de modelos ou ídolos. Aí que está o principal motivo do sucesso da série Crepúsculo.

Os adolescentes encontram modelos de perfeição em Bella e Edward (claro que essa perfeição é um modelo já pré-estabelecido na mente deles, a mídia é novamente a responsável por isso). Em Bella por ser a garota linda, apaixonada, com conflitos iguais aos que as jovens vivem hoje (e a identificação com a personagem é um ponto importantíssimo), em Edward novamente pela beleza (que é imaginária, lógico), mas também pelo tom misterioso que o envolve, algo indefinido entre o bem e o mal (outro conflito em voga entre os jovens) e pela devoção com que trata Bella (adolescentes adoram estar no centro das atenções), coisas que reconstroem a imagem do príncipe encantado dos contos de fadas.

Berta Weil Ferreira e Bruno Edgar Ries, em seu livro Psicologia e Educação (vol.1. Porto Alegre, EdiPUCRS, 2000. ISBN: 8574301132), com base em Erik Erikson e sua teoria do Desenvolvimento Psicossocial, dizem que:

O jovem se identifica com seus ídolos, para descobrir quem é. Mas a identificação não é uma atitude permanente. Hoje existe um ídolo, amanhã outro. São pessoas [ou personagens] que os jovens admiram e buscam imitar. E através destes ídolos encontram a si mesmos, descobrindo o seu verdadeiro papel.

e continuam com aquilo que eu tomo como base para criticar a série:

No entanto, o perigo desta etapa é a confusão ou difusão de papéis. Se não encontrar o modelo adequado, o jovem poderá difundir-se nos múltiplos papéis que gostaria de assumir. Quando não conseguem fixar-se num modelo, há o perigo de perder-se nos diversos papéis, de difundir-se neles, perdendo a sua identidade.

Cena do filme Crepúsculo - Ao verem personagens idealizados vivendo conflitos que eles mesmos vivem, os jovens assumem posturas totalitaristas que visam afirmar sua identidade em desenvolvimento.

Quando o adolescente se depara com algo ou alguém indo contra o ídolo (contra os livros, nesse caso), contra o modelo de identidade que ele está tentando criar, desencadeia-se uma reação de total confusão, que começa com o medo de estar errado, passa pela raiva e culmina com a total negação da crítica. Ainda citando Ries e Ferreira:

Como o adolescente espera firmar-se entre seus iguais através de rituais e credos que definem os valores sociais e, ao mesmo tempo, tudo o que é mau e fantástico, ele se sente atraído pelas ideologias. Desta forma apaixonam-se pelas doutrinas totalitárias, por lhes oferecerem ideologias, que penetram na índole de sua geração, procurando absorver o poder rejuvenescedor da mocidade. Na integração com os companheiros, em atividades esportivas, políticas, religiosas ou em shows musicais vemos os jovens buscando uma forma de confirmação ideológica, através de ritos espontâneos ou formais. Às vezes, esta busca leva à participação fanática . Por isso dizemos que o jovem se sente atraído pelo totalitarismo, já que ele se entrega com fervor a atividades políticas ou religiosas. É que elas lhe oferecem a segurança aparente, em que pode apoiar-se ao se sentir desamparado. [grifo meu]

A série Crepúsculo oferece várias dessas ideologias totalitaristas nas quais os adolescentes se apoiam.

Além de tudo isso, existe mais um ponto: e os adultos que gostam da série? Qual a explicação para isso? Primeiramente vale ressaltar que são bem mais raras as respostas violentas às críticas partindo de um adulto, mas elas ainda existem. O grande motivo para adultos gostarem desse tipo de livro é basicamente o mesmo: a busca da identidade, que nesses casos foi um conflito não superado na adolescência. Estão aí as estatísticas das vendas de livros de autoajuda que não me deixam mentir.

Influências negativas = Resultados negativos?

Isso quer dizer que minha filha vai tentar se matar caso o namorado não lhe der bola? Provavelmente não. Meu filho vai prender a namorada em um apartamento, matá-la e depois cometer suicídio? Provavelmente não, mesmo que o caso lhe pareça familiar.

O ponto principal é que os pais não devem proibir a leitura dos filhos — ir contra um adolescente é a última coisa que se deve fazer –, mas sim prezar por aquilo que todos nós sabemos e quase nunca praticamos: a conversa franca e aberta, o acompanhamento das atividades e comportamentos na escola, a abertura para um namorinho, por que não (sempre acompanhando o caso de perto), etc. E claro, no âmbito dos livros, o ideal seria termos pais leitores, que pudessem indicar outras fontes para seus filhos, participando ativamente dessa busca da identidade, coisa que infelizmente não tem acontecido.

85 Comentários

1. por André em
Abr022009, às 9:40am

Olá André.
Bem, devo admitir que andava meio sem tempo e ainda não tinha lido sua resenha sobre a série (coisa que acabei de fazer, depois de ler esse último texto que vc postou ontem).
Bem, se vale alguma coisa, decidi encerrar definitivamente minha ‘leitura’ da série.
Depois de ler Crepúsculo e chegar quase na metade do segundo livro, tive que parar de ler por falta de tempo, e depois de ler seus textos realmente entendi que seria uma completa perda de tempo (principalmente depois de ler sua descrição da ‘gravidez’ presente no 4º livro ¬¬) continuar a leitura.

Parabéns pelo espaço aqui, que eu admiro muito.

Abraço

2. por Caique Gonçalves em
Abr022009, às 17:15pm

Outro excelente texto, André. O pior de tudo é saber que essa saga não é um hiato na produção editorial voltada para o público adolescente. É uma tendência forte, marcante e alienante. Ler certo tipos de textos pode ser tão condenável quanto não ler nada. Você toca num ponto importante: os pais precisam ler para orientar seus filhos. Pais sem esse costume geram filhos amantes Bella e Edward.

Abs

3. por Leonardo Pastor em
Abr022009, às 20:45pm

Há não muito tempo, Stephen King, durante uma entrevista, comparou a autora de Harry Potter com a de Crepúsculo: “[J.K.] Rowling is a terrific writer and Stephenie Meyer can’t write worth a darn. She’s not very good.”
(http://weblogs.baltimoresun.com/entertainment/books/blog/2009/02/stephen_king_stephenie_meyer_c.html)

4. por Camila em
Abr022009, às 21:19pm

Sabe, sendo eu uma adolescente de 14 anos me senti muito insultada lendo isso. Quer dizer que, por eu ter 14, eu sou uma boba sem discernimento? Eu acho que não. Acho que os adolescentes são pessoas normais, com dúvidas como qualquer outra pessoa. Aliás, tem bastante gente (e não, não é minha mãe nem minhas amigas que disseram isso, são professores e adultos com quem eu tenho amizade) que me dizem que eu sou bem madura e ponderada. Dizem isso de amigas minhas também. Não somos um bando de descabeçadas.
Sabe o que eu acho das adolescentes que lêem Crepúsculo? Acho que elas estão desiludidas. Vou te contar uma coisa. Já conversou com um menino da nossa idade? Suponho que não. A situação é um tanto desesperadora. O máximo da criatividade que eles chegam é em picar papel para por no nosso cabelo. Se são pessoas assim com quem nós, meninas, vamos ter que conviver a vida toda, será que não é natural que a gente busque um escape?
Antes mesmo de ler Crepúsculo, minha amiga já dizia que não ia casar jamais. “Olha os tipos que tem por aí” ela me dizia. Nós vemos no Edward Cullen e no Mr. Darcy, e em todos os mocinhos, alguém com quem nós queríamos estar.
Bella provavelmente é a heroína mais fraca de livro que já existiu (eu pessoalmente gosto de protagonistas fortes) e Jacob Black, o típico “pegador” que eu acho desprezível. Mas eu continuei só pra ter mais um pouquinho de Edward. É uma ilusão, todo mundo sabe, mas o fato de o mundo real estar tão longe dessa ficção é um pouco assustador.
Edward é o típico príncipe encantado, mas está faltando um pouco disso por aqui, na minha opinião. Que adianta se uma menina for bonita, ou esperta, ou bem humorada, ou divertida, ou inteligente, ou culta, ou tudo isso junto, se não tem ninguém decente para reparar nisso?
Daí a saída é se refugiar na sessão de Juvenis mesmo.

5. por Petrus Evelyn em
Abr022009, às 23:49pm

Achei muito superficial a análise sobre os personagens serem modelos da perfeição que os jovens almejam/sonham. Essa é a visão mais óbvia de se pensar, porém, o que você diz sobre os adultos que gostaram da história? Tenho vários amigos entre 21 e 25 anos que realmente gostaram e se tornaram fãs. Você vai dizer, com todo o óbvio primeiro pensamento que vem: “Eles são pessoas mal-resolvidas, reprimidas etc”. O problema é que não são. Tenho um amigo que se formou recentemente em Odontologia, adora a profissão e não é vazio, é superficial, certo, mas não é vazio e está satisfeito com sua vida e adora a série e muitos outros amigos, esse foi só um exemplo, de pessoas realizadas que adoraram o livro, o filme e toda essa série infantil e não são adolescentes.

6. por Ray-Sama em
Abr032009, às 11:03am

Aloha!

Acho legal seu jeito de analisar o Crepúsculo. Era mais ou menos assim quando a bola da vez era Harry Potter, não acha?
Ou será que tem alguma diferença?
Para mim tem uma, apesar do sucesso entre adolescentes; pq tem um fator: a popularização de uma religião por causa dos livros.
Se bem que agora tem a popularização dos vampiros, né?
*Bom, nem tanto!*

Adorei o jeito pelo ql vc abordou o assunto. Todo mundo passa por essa fase, e o q impressiona é ver uma pá de gente “madura” fanática por livros assim!

Aloha!

7. por Juliana em
Abr032009, às 13:23pm

Interessante sua análise, não li os livros, e pela resenha acho que não vou ler também, mas uma coisa acho importante, os adolescentes estarem se interessando por leitura, mesmo que não seja algo tão interessante, porque um dia essa série acaba, mas a paixão pela leitura sempre continua, e quem sabe assim, eles leiam livros com mais conteúdos. No momento estou lendo Harry Potter, não é o tipo de leitura que eu goste, mas sempre detestei o filme, e achei que alguma coisa tinha que ser boa, porque não entendia como as pessoas eram tão fanáticas por Harry Potter, acho o livro interessante, mas bem infantil, deve ser a mesma coisa que Crepúsculo.

Parabéns pelo Blog!

8. por Camila D. em
Abr032009, às 15:55pm

Caramba, como eu odeio essas pessoas que querem dar uma de “eu sou um adulto culto e não ligo para essas infantilidades”. Só curta a vida. As coisas não tem que ser superprofundas e filosóficas o tempo todo, às vezes você só quer se divertir mesmo ou derreter num romance água-com-açúcar. Como o mundo anda chato!

9. por Rosana Garcez em
Abr032009, às 23:11pm

A Juh lê o BLOG?

hahahahaha

Bjussssssss

10. por Isadora (14 anos) em
Abr052009, às 22:42pm

Gostei do artigo, e dos que foram escritos anteriormente sobre a série.
Admito que gosto dos livros da Steph, mas mesmo não sendo especialista percebo o mau desenvolvimento dos personagens depois de ler os últimos volumes. Mas é isso… Só um livro de modinha do tipo que você re-le e esquece na estante; não o tipo que meus netos vão aproveitar.

Camila…
“(…)se não tem ninguém decente para reparar nisso?”
Não é bem assim… Eu vejo muitos garotos decentes, outros que agem como bebezões. Mas não se preocupe, eles crescem (algum dia, algum dia…)

11. por Mariane em
Abr072009, às 0:57am

Olá,
Gostei muito do texto e do blog, principalmente!
Li os livros da saga Crepúsculo, acho muito legal, mas imagino que já tenha passado da fase de adolescente chata… rsrsrs

O que se vê, principalmente no orkut, é exatamente o que foi descrito em todos os textos sobre os livros.
Lembro-me até de uma vez em que falei mal de alguma coisa sobre o livro e as adolescentes criticaram ao máximo a minha opinião.

Um ponto realmente positivo do livro é que os adolescentes estão lendo mais.
Antes dificilmente eu via um adolescente ler ou comentar sobre algo do tipo, agora, pelo menos, eles estão ficando mais “cultos”.

Gostei mesmo do blog e espero sempre passar por aqui.
Até

12. por Mariane em
Abr072009, às 1:16am

Uma resenha sábia, principalmente para uma pessoa que valoriza a autonomia feminina como eu!!! Porém não concordo com um ponto, citado no início: a linguagem.

Não é de todo horrível pelo fato de que é uma adolescente que narra. A linguagem adolescente, convenhamos, é horrível! (rsrs) O livro, imagino eu, está apenas seguindo a faixa etária.

13. por Mariane em
Abr072009, às 1:23am

Ah! Comentei no post errado. rsrsrs

Esse de cima era pra esse aqui:
http://www.lendo.org/crepusculo-lua-nova-eclipse-amanhecer-stephenie-meyer/

14. por Jessica Rangel em
Abr132009, às 18:29pm

André,

Andei me divertindo muito com seu site. Realmente, os comentários são a melhor parte…

Bom, se você for ver, o mérito de Stephenie Meyer (comentado no original de Kellen Rice, se quiser conferir) foi achar o ponto fraco das adolescentes, essa necessidade do amor incondicional e a identificação com a personagem. E isso foi o que a rendeu alguns milhões de dólares.

Eu até gostei de Crepúsculo. E só. Não lerei uma segunda vez tão cedo. Concordo plenamente com o comentário de Stephen King (apesar de não curtir Harry Potter também). Mas francamente, já li FanFics melhores.

Acho que a minha maior raiva da série foi com o extremamente nojento “Amanhecer”. Não precisava daquilo. E digo mais: há um movimento buscando pela devolução do livro, e prometendo boicotar o quarto filme. Talvez ainda haja esperança…

Ou talvez não. Espero que você tenha se divertido tanto quanto eu com as respostas de fangirls rábicas aqui no site! Agora aquele “bate-papo” com a sra. Indira Hansen Ferreira (em “Fique rico imitando Stephenie Meyer”) foi ótimo. Valeu cada post.

Vamos esperar o próximo comentário espirituoso vindo de sua parte…

Muito bom o blog, parabéns.

15. por Tais em
Abr142009, às 4:20am

bom,não cheguei a ler as primeiras criticas em releção a serie de sthefanie meyer,eu pessoalmente devorei os 3 primeiros livros e espero anciosa pelo 4.
Ao contrario de muitas meninas não virei fá do ator robert pattison,não deixo de reconhecer sua capacidade mas acredito que ainda esteja longe de grandes atores,digo isso como uma viciada, que vai todos os dias a locadora e assiste todos os lançamentos no cinema.
Voltando ao livro(o fato de ser apaixonada por cinema,nunca me impediu de tambem amar livros) não acho que com 17 anos serei influenciada pela protagonista,ou qualquer um dos personagens,acredito sim que o sucesso do livro ao publico feminino se deva ao modo de edward amar bella,afinal o que muitas procuram hoje em dia é um homem capaz de amar com um pouco da devoção do personagem.
Acredito que comparada a outras histórias de vampiros pelas quais sempre demonstrei interesse a serie deixe a desejar em alguns pontos,mas o foco é o romance.Estes aspectos me levaram a ler os livros,que não alteraram minha personalidade,só me deram a possibilidade de viajar e sonhar um pouco mais.Leitora fiel de Jane Austen,Edgar Allan Poe,e Aghata Cristie acredito que este casal não possa ser considerado um marco da literatura,ou elevado a qualquer patamar extremo,o livro “entrou na moda”, mas não deixa de ser um bom livro,de fácil compreenção e que prende os leitores.
Esta é uma história ficticia e todas nós como fãs sabemos disso,em minha curta experiencia e tambem na falta dela,acho um desrespeito para com a autora e as 25 milhões de pessoas, que como eu leram e compraram os livros, que comentários tão agressivos sejam postos em circulação.Mas acredito que toda e qualquer opnião deva ser respeitada,tanto a do critico formado q não deixa de ter razão em diverssos pontos,quanto a dos leitores,que ao lerem um livro não buscam a realidade,deixamos esta parte para jornais,e para nossos olhos atentos quando saimos a rua,quando lemos um livro queremos sonhar,buscamos esperança para enfrentar a realidade.
Pesso desculpas por erros ortográficos e agradeço pelo espaço.Adorei encontrar um site em que possamos expressar e descutir sobre livros,algo que eu partivularmente não consiguia fazer com amigos,até a chegada da serie CREPUSCULO que fez muitos lerem mais do que quadrinhos e revistas do tipo Capricho.
obrigada….

16. por Douglas Lemos em
Abr142009, às 18:11pm

Extremismos gr
eram extremismos…
Vamos, então, viver de Iracema… Romances contemporâneos levarão nossos adolescentes ao suicídio…
Aff!
Corta essa!

17. por Douglas Lemos em
Abr142009, às 18:14pm

Olá!
Lá vamos nós oooutra vez! rs
http://douglaslemos.blogspot.com/2009/04/tinha-uma-pedrinha-no-meio-do-caminho.html

Grato!
Douglas Lemos

18. por André Gazola em
Abr152009, às 14:07pm

Jessica, acho que por hora já chega de comentar esses livros, vamos nos preocupar com coisas mais importantes :-)

Obrigado pelo apoio!

Abraços

19. por Mariane em
Abr152009, às 20:03pm

Eu tenho 17 anos, e diferente das outras ‘jovens’ aqui, não vou defender a série! Eu já li, e assisti o filme, que alias consegue ser muito ruim e pior que o livro, me pergunto como tem gente que gosta disso.
O problema de Crepúsculo são os personagens mal elaborados juntamente com a história fraca, todo mundo “perfeito” até os defeitos (como Bella ser desastrada e Edward ciumento e super protetor), são tidos como “bonitinhos” . Personagens assim, pra mim não chamam atenção. Sem falar que ela tirou toda a magia das historias de vampiros tipicas.

E as fangirls que me desculpem,mas o Robert Pattinson não é bom ator, e muito menos bonito. /fato

20. por Mari Gonzalez em
Abr152009, às 23:01pm

Bom, eu também tenho 17 anos, acredito que tenho uma boa bagagem cultural, leio bastante e tal, e, por incrível que pareça, sou fã da série.

Não vou entrar no mérito da qualidade literária da série, até porque eu não li as outras críticas aqui do site, mas eu acho que o maior mérito da série é que, bem ou mal, ela aproxima os jovens da leitura. Muitas meninas que começaram a se interessar pelo filme por causa do Rob Pattinson e foram atrás e hoje estão lendo Crepúsculo.
Óbviamente não é uma obra boa literariamente falando, mas serve bem como aproximação dos livros, porque não tem uma linguagem rebuscada e é rápido e gostoso de ler.
Eu acho ótimo que Bella e Edward tenham se tornado tão populares: apesar de tudo, são personagens que tem uma certa cultura. Bella lê clássicos da literatura mundial. Edward toca piano e fala outras línguas. Isso meio que ajuda o pessoal mais jovem a perder o preconceito contra essas coisas, consideradas “de nerd”, sabe? Eu acho que, comparados a personagens como Blair Waldorf, por exemplo, é preferível gostar dos personagens de Meyer. Com alguma sorte, aquela menina que começou a ler Crepúsculo por causa do Rob daqui a alguns anos estará lendo O Morro dos Ventos Uivantes.

21. por Ana kelly em
Abr162009, às 16:35pm

Realmente, quanta falta de tato e delicadeza de sua parte tentar instruir e alertar uma geração de jovens apaixonados e deslumbrados com os maravilhosos estereótipos, tão bem elaborados para não acrescentar nada a uma geração tão envaidecida e cheia de ideais falsos e ocos.

Que coisa feia de se fazer. É quase caridade. Ou pior ainda, responsabilidade social. hmm

É ainda mais cuel com as empresas que exploram essas fraquezas e ganham rios de dinheiro em cima de sofrimento alheio.

Vergonha alheia bate forte nessas horas.

Ganhou mais uma leitora assídua.

22. por nanci em
Abr172009, às 11:25am

Bem, eu tenho 46 anos e li todos os livros e também o Amanhecer e os doze capítulos do Sol da Meia Noite via net.Toda essa discussão sobre o que pode fazer com cabeça do jovem leitor é um tanto exagerada…é só ficcão!!!Calma…é claro que li por causa de minha filha de 14 anos, afinal ,como boa mãe que acho que sou, eu precisava me inteirar do porque ela ficava horas em seu quarto e depois quando terminava ficava suspirando pela casa e me atormentando pra comprar o próximo livro. Confesso que gostei mais do que deveria da história(tanto que cá estou lendo blogs sobre o assunto) e isso não interfere na nossa realidade familiar, muito pelo contrário, temos muito o que conversar.Quem pode discordar que uma conversa não seja boa para quem quer que seja. Vejam o lado bom de tudo isso, já disseram e não custa repetir, quando foi que vimos tantos jovens ler tanto.Na minha adolecência eu não curtia isso, professores nos obrigavam ler alguns livros para fazer prova, sempre aqueles clássicos nacionais onde a linguagem era sempre complicada e muitas vezes tinhamos que procurar nos dicionários para saber o que o autor queria dizer! nossa foi muito ruim! Mas isso também era comércio da época, claro que a direção das escolas recebiam visitas de editores que influenciavam o consumo daquele produto, ou talvez isso viesse dos governantes , não sei.. Tudo que sei é que não foi aquilo que me dez gostar de ler…Sendo assim, leiam a saga toda e se divirtam e amem e suspirem e soltem a adrenalina e VIVAM.

23. por Indira Hansen Ferreira em
Abr172009, às 20:31pm

Uou! Olha meu nome ali!!! Estou até passando mal agora…

=)

Faz tempo né André, mas como sempre muito bem escrito, continuo acessando todos os dias…

E para quem acompanhou o “bate-papo”, bem, eu continuo gostando da série, mas o Sr. André conseguiu me mostrar coisas que eu não tinha percebido, e que não perceberia sozinha até hoje mesmo se tivesse lido mil vezes os livros. Acredito que vale a pena ponderar o que quem critica a série diz, sem que para isso tenhamos que queimar os livros…

=D

Saudades…

24. por Tamiris em
Abr182009, às 22:01pm

Parabéns André pelo texto.
Sou fã da série, mas não a defendo ferozmente porque assim como a maioria consigo ver os diversos defeitos da saga citados anteriormente.
Meus parabéns são por causa dos seus argumentos. Essa é a primeira crítica consistente, bem embasada e objetiva que eu li até hoje sobre a série Crepúsculo.
O texto ficou ótimo sem ser agressivo. Das críticas que eu li, tanto em revistas, jornais e blogs, a sua é a melhor. Nosso críticos literários deveriam aprender a escrever assim. Criticar sem ofender ou agredir.
Mais uma vez, parabéns pelo texto. Você acaba de conseguir mais uma fã pro seu blog.
Abraços

25. por Juliana Gazola em
Abr222009, às 22:23pm

Mas olha só, saber que tenho um crítico literário tão perto, e que consegue fazer qualquer um (até eu) perceber as imperfeições de um livro como Crepúsculo, não é pra qualquer um.
Pois é, Sr. André, ou se preferir “maninho” (hehehe)
Mas agora to aqui apenas como mais uma leitora de seu blog, e quero expressar minha opinião!
Eu li apenas o primeiro livro “Crepúsculo”, mas foi mais por curiosidade, por tudo que se ouvia falar por ai, do que por qualquer outro motivo.
Mas pra falar a verdade, o livro não era tudo que eu esperava que fosse, e se eu tivesse visto desse mesmo ponto de vista que você, não teria lido nem aquele.
Agora percebo a diferença que há em ler Crepúsculo, e ler um livro de verdade! :P
ah, e tens mais uma fã pro teu blog!

26. por Alessandra Valim em
Abr272009, às 3:20am

A palavra ideal é “ponderar”.
Não vou falar como exímia conhecedora de literatura – que não sou – mas acredito que obras são passíveis de erros, certo? Digo no quesito de trama e evolução de personagens. Ainda mais por essa série ser ainda uma das primeiras incursões da autora no meio. Creio que não dá para jogar todos os autores de literatura infanto-juvenil no lixo por não seguirem uma linha mais, digamos, “cult”. Infelizmente, todos os livros que seguem uma linha mais fantasiosa, com requintes de romance, caem no latão de inutilidade tachada por uma elite cultural que às vezes não considera (profundamente) o desenvolvimento psicológico inerente a todo ser humano – sem cair no senso comum do “eles gostam disso porque ainda não amadureceram/se resolveram”, ou “precisam de alguém para se espelhar”.
Estamos (apesar da negação e ojeriza de alguns) em época de extrema mobilização dos jovens em relação aos seus sentimentos. Não é à tôa que o gênero de música emocore ficou tão difundido. Mas não somente isso – não quero cair no chavão de estigmatizar os emos como todo mundo faz. É um exercício de empatia. Quero dizer que modelos são importantes, nem que seja para que o indivíduo os negue mais tarde e o substitua pelo extremo oposto. Ou que continue os utilizando se isso for o mais adequado para seu desenvolvimento afetivo e social. Ainda não conheci nenhum totalitarista influenciado por Harry Potter, acredito que esse não é o caso. Totalitarismo é pensar que um livro (ou a mídia), pode, sozinho, produzir um exército de mentes extremistas. É desconsiderar totalmente o contexto sócio-político, que usa de artifícios muito mais eficazes e sutis do que a divulgação de livros ou estilos musicais para “alienar e confundir” a população.
Do pouco que estudei de psicologia na faculdade (faço curso de Terapia Ocupacional e não pretendo ser nenhuma analista), entendo que Erikson explica que o adolescente (e também a criança) escolhe não um modelo entre milhares, mas vários modelos para compor o seu próprio. É um processo altamente saudável. A confusão de papéis tem mais a ver com os modelos familiares, que ao ter suas falhas postas em conflito com a “idealização” pensada pelo jovem, podem desnorteá-lo. É hipocrisia, por exemplo, um pai que tem hábitos de fumar, beber e passa pouco tempo com os filhos querer orientá-lo que “Crepúsculo é uma má influência”. Seria muito simplista se pensasse dessa forma, já que o amadurecimento é um processo extremamente complexo.
É por isso que qualquer explicação para o porquê dos adultos (considerando aqui, os maiores de 25 anos) continuarem lendo livros como Crepúsculo e Harry Potter, que estejam ligadas à situações mal-resolvidas na adolescência, falham. Não que seja impossível acontecer. Mas jamais seria tão simples e imediatista assim.
Existem, é óbvio, livros de grande qualidade, em vários aspectos, que são de extrema importância para se criar uma visão crítica e construtiva de mundo. Porém, não tenham vergonha de dizer se já leram um bom livro de “entretenimento”, como chamam por aí. Já parou para pensar qual a necessidade deles? Experimentem ler sobre a importância do faz-de-conta, da experimentação através da arte, da empatia.
Estigmatizar menos, ponderar mais.

Gostei MUITO do comentário da Camila (o nº 4). É exatamente esse o espírito.
O que acontece quando não queremos ler sobre a realidade?

bjs e boa reflexão (espero) para todos!

27. por Verde em
Abr282009, às 10:53am

Você conseguiu escrever o que eu tento argumentar com pessoas que gostam de Crapúsculo mas elas (e eu tbm) perdem a cabeça e começam a se xingar antes de terminar qualquer teoria…

28. por Virgil em
Abr292009, às 1:00am

..eu olho para o sucesso destes livros e me bate uma “curiosidade” sobre se ele é bom ou não.Vou ler ele um diapara ver se é tudo isso. Mas já estou bem acompanhado do bom e velho Stephen King (e sua série ” A Torre Negra”) enquanto ele não virar uma”febre de momento” como foi com o Senhor dos Aneis. Essa série do Crepusculo creio eu que em uns 5 ou 6 anos já vai ter acabado esse fogo de palha, afinal em 6 anos ja vão ter lançado todos os filmes em cima deles (como foi Harry Potter) Existe livros e autores melhores que Stephenie Meyer (não estou dizendo que ela seja ruim), só que as pessoas deveriam se deixar levar menos por essa coisa maldita que é a “Moda”

29. por Mariane C. em
Mai012009, às 17:45pm

Depois da leitura de todos os artigos aqui postados sobre a série Crepúsculo,
não há como sentir- me induzida a fazer qualquer tipo de comentário. Eu como adolescente de 16 anos e futura jornalista devo fazer uma pequena crítica aos textos de André. A generalização da adolescência por parte do autor me faz sentir no mínimo enojada. Não posso negar que grande parte das meninas de 12 – 17 anos idealizam o homem perfeito que, na maioria das vezes é apresentado pela mídia e padronizado na mente dessas garotas. Fato é, ainda existe uma pequena parcela, na qual eu me encaixo, que faz o uso de sua massa cefálica e é consciente da não existência do parceiro ideal. Meus ídolos SEMPRE foram dois: Nicolau Maquiavel e Napoleão Bonaparte,
e sejamos francos nenhum dos dois é padrão de beleza. Voltando a série, eu considero a história fraca, porém não posso negar que a forma como foi escrita prende a atenção do leitor. Além disso, atualmente os investimentos publicitários na obra foram altamente pesados e, se esta não fosse um fenômeno com certeza A psique do ser humano deveria ser reavaliada.
Meu caro André, não leve minhas críticas a mal, muito pelo contrário, responda – me de maneira positiva evitando generalizar uma fase da vida tão distinta entre todos nós.
O seu artigo me fez repensar alguns conceito, mas infelizmente (ou felizmente) eu não consigo concordar com a articulação das palavras no texto.
Espero que minhas palavras causem certo impacto em você o em qualquer outro que por ventura esbarrarem com elas.

30. por Mariane C. em
Mai012009, às 17:49pm

P.S: Caso haja erros ortográficos no texto acima, desculpem-me.

31. por Camila G. em
Mai022009, às 12:03pm

André,eu gostei muito das suas criticas sobre a série crepusculo e eu concordo com muitas delas,eu tenho 12 anos e adoro a série,e eu tambem nao ligo que façam criticas sobre ela,um dos motivos p/ eu gostar da série é que ela me fez ter vontade de ler..coisa que só um livro da escola fez eu ter vontade de ler e eu nao sou uma fã fanatica e enlouquecida e tbm nao gosto de quem nao aceita criticas sobre o livro pq apesar de eu ter 12 anos eu acho que nao aceitar criticas é infantilidade.E eu acredito que o motivo de tantas adolescentes gostarem da série nao é pelo fato de os personagens serem lindos,é mais que isso,é pelo fato de que eu mesma nunca ter visto nenhum garoto extremamente educado e gentil como Edward Cullen-apesar de eu achar que os livros da série nao sao tao bem escritos eu gosto muito deles pq eles me fizeram sonhar e ter esperanças de que possa existir um garoto adolescente que nao seja idiota e sem noçao como os que eu vejo na escola por exemplo.

32. por Isabella em
Mai022009, às 15:56pm

Você está de parabéns, seu blog é muito bem desenvolvido…
Já pelo artigo.Eu digo que li os quatro livros da saga crepúsculo.E gostei bastante.Realmente o ultimo livro “amanhecer”, poderia ter sido bem melhor, o final ficou muito ruim(mas mesmo assim valeu apena),pq foi a partir desses livros, que eu passei a me interessar pela leitura em geral…E eu acho que esses livros não influencia os “adolescentes”…Isso vai da mentalidade que cada um tem, para saber diferenciar o que é real, do fictício.

“É preciso que um autor receba com igual modéstia os elogios e as críticas que se fazem às suas obras.”
Jean de La Bruyère

bjos….continue com seus artigos….Vc tem futuro!!!!

33. por Andreia em
Mai032009, às 2:18am

Gente!!! oq é isso hein? quer dizer q adolescentes entre 12 e 16 anos estão perdidas sem saber quem são ou oq querem da vida é isso? por favor vamos respeitar as garotas com essa idade tem muitas q eu conheço q tem muito mais maturidade q muitas pessoas com 20, 30 anos. olha li os todos livros, concordo com algumas criticas mas isso nao quer dizer q nao gostei, pois gostei de todos e muito, mas isso nao quer dizer q fico imaginando q um edward vai aparecer e dizer q me ama incondicionalmente ou q eu quero ser como bella, ate pq a parti do momento q comprei o livro p/ ler eu sabia q era uma historia completamente irreal, gente hoje em dia criança com com 09,10 anos sabe q vampiro nao existe quanto mas uma garota entre 12 e 16 anos, e so pelo fato de ter vampiros e lobisomens ja da p/ ver q é uma historia de ficção, e outra gente amor como meyer descreve no livro cá pra nós nao existe principalmente no mundo de hoje, e eu sinceramente acredito q ate uma adolescente sabe disso. Vc falar q um adolescente é confuso[a] é ate aceitável, pq são mesmos, pq é nessa época q ocorrem varias mudanças em sua vida, mas isso é completamente normal, ate pq em determinadas épocas da vida ate adulto se sente confuso, agora a maneira como vc descreve as garotas nesse seu artigo parecem pessoas perdidas no mundo sem ter personalidade q se deixam levar pelas banalidades q ver na tv ou lê num livro francamente. E acredito q personalidade nao é como caráter, eu acho q caráter se forma com o decorrer do crescimento e personalidade nao, a gente ja nasce com ela, eu tenho uma filhinha com com 05 anos e ela tem muita personalidade, diga-se de passagem. Olha eu tenho 25 anos, sou casada a 06, nao sou uma adolescente sonhadora e a propósito nunca fui, mas gosto desses romances surrealistas ate pq a vida em si ja é tao dura tao amarga, nesse mundo em q vivemos q vejo nesses romances melodramáticos um cano de escape da realidade q vivemos, nao q eu me compare a algum personagem mas nas historias em geral pq todas tem conflitos q sem mas nem menos sao todos resolvidos no final e cá p/ nós seria perfeito se assim fosse na vida real se todos os problemas da humanidade fossem resolvidos assim né? sem guerras, doenças, fome, miséria, corrupção bom ta ai minha opinião!!! bjs e obg pela oportunidade.

34. por CAREN B. em
Mai042009, às 21:47pm

QUERIDOS PARA MIM UM LIVRO QUE INFLUENCIA A MENTE DE ADOLESCENTES QUE PASSAM A OUVIR VOZES , VIVER COMO SE FOSSEM OS PERSONAGENS, TER PROBLEMAS DE RELACIONAMENTOS, PRECISA SER MUITO BEM AVALIADO PELOS PAIS. O BOM SERIA QUE OS PAIS LESSEM JUNTOS E CADA UM D ACORDO COM SEUS VALORES, CONVERSASSEM COM SEUS FILHOS.

35. por adriane em
Mai052009, às 19:50pm

eu sou fá do filme e de todos que participarao do filme ,me apaixonei pelo vanpirinho crepus!!
ti amo ti amo..

Ass:adriane

36. por Lorraine em
Mai062009, às 22:52pm

nao concordo nem um pouco com essa análise!O mundo já é sério de mais , e agora os filmes também terão que ser ?
ah , fala sério .. ! eu achei a historia do CREPÚSCULO linda , e muito superior a muito filminhos ae de guerra , que querem falar dos problemas do planeta e que na verdade nao transmitem nada de bom para as nossas vidas .. !
aff .. nao acreditei quando você , André , disse que os adultos que gostam de crepúsculo sofreram ” um conflito nao resolvido na adolecência ” .. aah , fala sério , quem é você pra dizer que os adultos sofreram isso?
achei horrivel esses comentários , me desculpa , mais são muito ipócritas !

37. por Nathália Nunes em
Mai102009, às 18:42pm

Me divirto com seus textos e os comentários que recebem, é quase uma guerra…
Sou fã da série, já li todos os livros e sempre procuro por críticas, acabei achando seu blog. Tudo o que você escreveu (nesse e nos outros textos sobre Crepúsculo) soou tão rude, mas não deixam de ser verdades, extremamente exageradas, mas verdades.
Como fã da série eu deveria estar brigando ou coisa parecida, mas como em minha opinião há MUITO a ser melhorado nos livros não vou debater sobre eles, muita gente já fez isso por mim.
Eu só queria mesmo fazer um comentário sobre o seu modo de ver os adolescentes. Tenho 17 anos, sou adolescente, óbvio, e não me senti ofendida pelo texto porque a carapuça não chegou nem perto se servir rsrsrs’ mas enfim, da mesma forma que há adolescentes como os que você descreveu, há também os adolescentes que se lembram de crescer e amadurecer, adolescentes esses que gostam da série mas não se deixam influenciar. Generalizar ai não foi uma ideia muito feliz. Por que se for pensar por outro lado, por exemplo, Harry Potter, conheço vários ADULTOS que acham que o mundo mágico criado pela J.K é real, adultos que mudaram o modo de viver por causa dos livros… O que quero dizer é que casos assim são poucos, não é por que eu conheço um que acha que pode voar e que vai participar do campeonato de Qudribol que vou dizer que todos são ‘felizes’ assim.
Repito, generalizar não foi uma ideia muito feliz, você ofendeu muita gente…

Tirando isso, adorei tudo o que você escreveu *-* um dia vou escrever bem assim rsrs.

38. por Ana Monique em
Mai102009, às 21:24pm

Tenho 16 anos e pra ser sincera eu li os 4 livros, algo era muito fascinante neles e no início le-los foi o suficiente mas depois eu queria respostas, eu via amigas minhas enlouquecidas falando disso e sentia que todas tinham aquela mesma opinião exagerada sobre a série, um “amor” inexplicavel, então como havia lido os livros nas férias comecei buscar o que poderia influenciar tanto essas adolescentes e cheguei a esta mesma conclusão, com um acrécimo, acredito que o que mais envolve os leitores adolescentes é o fato de ser um romance impossivel e que a todo momento envolve “vida e morte” vocês já viram quantas vezes essa escritora escreve a palavra “morte” em sua histórinha?
normalmente as adolescentes buscam por um amor “além da vida” e que não é encontrado em sua adolescencia, na sua escola, com um garoto superior a ela, mas como essa imagem lhes foi passada desde crianças em contos de fadas, essa leitura lhes e acolhedora neste ponto e em muitos outros.
Gostei muito de ler seus comentários, parabéns!

39. por Anne em
Mai152009, às 23:52pm

“A inveja é a religião dos medíocres. Ela os reconforta, responde às angústias que os devoram por dentro. Em última análise, apodrece suas almas, permitindo que justifiquem sua própria mesquinhez e cobiça, até o ponto de pensarem que são virtudes e que as portas do céu se abrirão para os infelizes como eles, que passam pela vida sem deixar outro rastro senão suas toscas tentativas de depreciar os demais, de excluir e, se possível, destruir quem, pelo mero fato de existir, coloca em evidência sua pobreza de espírito, de mente e de valores. Bem-aventurado aquele para quem os cretinos ladram, pois sua alma nunca lhes pertencerá.” Zafón, C. R. ” O Jogo Do Anjo”
Bom André achei que essa pequena estrofe traduz bem o que são seus comentários, depreciativos por sinal, em relação a saga crepúsculo.
Gosto muito de ler e li essas obras. Concordo com o fato de ser um romance adolescente, porem tenho que tirar o chapeú para a escritora devido ao fato que hoje em dia para fazer com que essa geração de adolescentes parem para ler alguma coisa é quase impossível, e se ela consiguiu isso não podemos tirar seu merito de jeito algum. Também posso dizer que existem obras melhores assim como piores, mas esses livros não são ruins como você os retrata. Porque não ler alguma coisa diferente, que não traduza a nossa realidade, que permita nos desligarmos um pouco do nosso dia-a-dia? Acho que nem sempre precisamos seguir um padrão de logica ou simplesmente ler autores renomados e apreciados pela crítica. Um pouco de não-veracidade a vida faz bem. Saber diferencia-la da vida real isso é problema de cada leitor.

Obrigada pela oportunidade!

40. por carol em
Mai162009, às 18:47pm

eu adorei o filme o livro
ate ki eu vi o filme 32 veses em 3 dias
amei o EDWARD muinto lindo mesmo
elle nossa minha mãe piro do ver o filme
bjssss adororei o trabalho de quen fes o livro
eo filmr boasorte atodos que participou do
filme um bejo na boca de edward adoro elle
te amo edwad bjssss para todosss ai

41. por Fabiana em
Mai162009, às 23:34pm

olha eu não tinha reparado os defeitos do livro até ler as suas criticas ; mas eu até gostei da série, eu não suporto a bella, só leio por causa do edward…
o que mais me motivou a ler crepusculo foi o tanto que falavam dele, mas comesei a gostar de livros lendo harry potter.

continuo a gostar do livro, só que agora o vejo de uma forma diferente (menos apaixonada talvez, mas o que eu posso fazer já que se existir alguém parecido com edward nunca que vai cair na minha porta)

olhe pelo lado positivo pelo menos estamos lendo livros (eu estou lendo o morro dos ventos uivantes, porque é citado no livro,é claro)
PS: desculpe pelos erros…

42. por Larissa da Silva em
Mai172009, às 17:11pm

Esse filme é muito bom!!!
Eu mesmo amei pq é lindo…
Sobre o Eduward,ele é lindo ,meu que cara não!!
Sobre a Bella,ela é uma menina que me parece estar muito apaixonada..
O que o amor não faz!!!

Eu digo para quém quiser ouvir:
-Assistam esse filme ,fassam igual á mim assistam,e esperam o segundo ,e o terceiro pq me,é uma história muito linda sobre dois adolecentes!!
Beijoss para todos que são fãs de o filme crepuscúlo!!!
Esperam cmo eu o segundo e o terceiro,vai valer a pena…

43. por Tania em
Mai192009, às 18:47pm

Li todos os livros da série, inclusive o rascunho do quinto livro (sol da meia noite), sinceramente é uma série apaixonante. Lógico que é ficção, com absurdos e tudo mais, mas é romantico, resgatando um pouco do romantismo perdido, claro que as atitudes dos personagens são meio estremas, mas não tanto quanto Romeu e Julieta. Agora pergunto, quantos adolescentes tentaram se matar lembrando do classico Romeu e Julieta? Não vai ser diferente com a série de Crepusculo. Gostei muito dos livros, como gosto tbm dos livros do André Vianco, e outros tantos cada qual ao seu estilo. Não vejo motivos para tantas criticas, existem muitas histórias escritas por grandes nomes que são muito mais trágicas do que está. São apenas histórias, nada mais….

44. por neia em
Mai292009, às 11:59am

Olá!
Acho um exagero criticarem a série assim, ela é ótima.E se as pessoas criticam tanto com certeza gostaram tanto a ponto de ficar em blogs, verificando os comentários.
Particulamente eu estou adorando a série e não vejo a hora de ler o quarto.
Ah, e eu não nenhuma adolescente sem cabeça.
Beijos!!!!!!!!

45. por Gabriela em
Mai302009, às 10:44am

Oi

Eu tenho 15 anos e sou fanatica pela saga Crepusculo, só posso dizer uma coisa a respeito disso tudo, vocês não sabem o que perdem, a saga é muito boa, eu li todos os 3 livros e estou doida pra ler o 4! todos são muito bons e se vcs não leram não podem flar nd a respeito do livro!!!!
Tchau
P.s. EU RECOMENDO! e NÃO É INFANTIL!

46. por Mina Murray em
Mai302009, às 15:18pm

Edward Cullen é indiscutivelmente um sonho, tudo o que toda garota quer. Ele ama com toda sua alma e perde um pouco a razão com uma proteção excessiva, mas isso só o faz humano e apesar de todo seu intenso sentimento ele nunca ultrapassa o limite, que é o bem estar de Swan, afinal todos os limites impostos por ele foram negociáveis e no final das contas ela fez tudo o que queria fazer e quem cede é ele.

Bella em inglês não significa beleza, não significa nada, já bell´s seu outro apelido pode ser campainha mas não acho isso apropriado nem intencional.Alguém acha?
Mas tenho que lembrar que bella em italiano é bela mesmo e como no livro encontrou o restaurante “La bella Itália” e mais tarde em lua nova a frase “La bella cantante”, acho que a autora não é realmente inocente, porem não deixa de ser apena uma referencia muito sutil a beleza de Swan que é descrita como comum, mas como todos nós temos uma beleza pessoal e alguém para aprecia – lá, claro que em Forks ela deu sorte de encontrar 5 apreciadores, mas ela não era horrível, era nova na cidade e para uma vida toda, esse numero é razoável.

Eu não sou formada em nada ainda, escrevo muito mal e sempre fui mal em português mas gosto de ler e o que senti lendo a serie crepúsculo é que a historia vai indo meio aos solavancos e realmente a imaturidade da escritora está muito exposta, desculpe fãs, mas se vocês derem uma olhada em livros como reparação, cem anos de solidão, morro dos ventos uivantes e Drácula por exemplo ;vão ver que falta alguma coisa na narrativa de Meyer.
Bom então eu acho que o sucesso da serie se deve a descrição do homem perfeito, sabe o herói byroniano é realmente encantador e eu desejo ardentemente encontrar alguém parecido (não fisicamente, não gostaria de andar por aí com uma estatua de mármore gelada nem um supermodelo perfeito.), apesar de não estar muito otimista a esse respeito.

47. por Águida Maiara em
Mai312009, às 15:15pm

Olá, querido!
eu nunca ouvi falar em André Gazola (é isso mesmo?).. E eu acho sua atitude uma mera caracteristica de quem infelizmente nao tem o dom e o talento para escrever um livro, que chamaria tanta atenção quanto a serie de Stephenie.
Eu achei esse site ao procurar notícias de Sol da meia-noite. Sou leitora assidua de Stephenie.. li o crepúsculo duas vezes, o lua nova eu li em uma semana (apesar de nao ter tempo), o eclipse estou lendo e ja comprei a pré-estreia de Amanhecer.. e tenho formaturas infernais, mas ainda nao li..
Acho que uma pessoa medíocre como voce, nao mereceria nem ao menos o meu tempo respondendo isso, mas.. eu vi em voce um machistazinho de primeira, daqueles que leu, gostou e tem q mostrar pra todo mundo que essas coisinhas de mulher nao mexem com voce… que viu em pequenas brechas um espaço suficiente para ”se fazer”… e fez… MERDA!!
é típico… se vc nao gostou.. porque (ou pra que?) ler.. só para isso??
tenho 19 anos.. e confesso que a serie mexeu comigo.. mulher gosta diss0.. nao para imitar.. como vc diz influenciar a garotada a se jogar de precipicios, ou ”se arriscar” andando de moto (eu nao acho que isso seja se arriscar, por que NA VIDA REAL tem gente que faz coisa pior por diversão).. apenas para distrair.. ou para sonhar com um Edward Cullen.. porque eu sei que ele realmente nao existe.. Mas aposto com voce (apesar de saber que o idiota ai vai negar ate a morte) que cuecões como voce -André- sonharam com uma Rosalie Hale em suas vidas..
Entao -Querido- termina sua graduaçãozinha em letras (que deve ser numa universidadezinha chula) e tenta escrever um livro, claro que nao vai fazer sucesso algum.. e embora eu ache que nem vou me lembrar da sua pessoa insignificante… ou ache que ele possivelmente ficaria naquela prateleira que eu nao passo nem de longe.. se mesmo assim eu conseguir ler, eu posso perder o meu tempo criticando ele. (mande uma cópia da sua resposta pro meu e-mail eu vou adorar ler, pq eu acho que nao vou passar nesse site de novo)

Beijos para todas a meninas/mulheres que A.D.O.R.A.M a série..

48. por Gabriela em
Jun022009, às 10:00am

Bom dar uma opinião sincera sobre esse assunto é dificil já que minha irmã de 15 anos é apaixonada pela serie e principalmente pelo heroi do livro.
A primeira vista achei o livro uma verdadeira besteira,minha irmã constuma ler romances e coisas melosas assim, na verdade quando ela me “convenceu” a ler o livro eu rejeitei, algum tempo depois o filme foi lançado e como eu diferente da minha irmã odeio ler aceitei ir ver o filme.
Gosto de cinema e adoro filmes modernos.A primeira vez que vi o filme achei uma palhaçada não tinha ação e quando tinha aff sem comentarios…
O caso é o filme deixa muitos temas em aberto o que de certa forma te leva a ler o livro,eu li o livro gostei muito e acho que acima da questão da heroina e o heroi serem perfeitos,ou dele ter um ciumes doentil…etc etc!O livro me trouxe uma coisa boa a leitura depois disso nao consigo para de ler leio tudo o que vejo pela frente coisas boas e coisas não tão boas.
O fato é que as adolecentes apaixonadas pelo tão lindo vampiro podem ate de alguma forma serem influenciaveis etc,mais tenho uma pergunta quem de nós quando adolecentes não se deixou influenciar por algo?É impossivel dizer que isso jamais aconteceu pois sabemos que aconteceu,coisas aparentimente inocentes como um simples desenho do tom e jerry leva crianças do mundo todo a pularem de predios etc…acho que a disculsão não deve ser apenas levado para o lado negatio como a “perfeição” de Bella,ou por ela ser uma maluca louca para se matar…e sim pelos pontos positivos,muitas meninas podem aprender com Bella o que elas não aceitariam como namorados controladores etc.
respeito opiniões e tenho certeza que se minha irmã de 15 anos estive-se aqui nesse momento teria concordado com tudu o que escrevi.
O fato da Bella ser uma menina que tem praticamente a idade delas não quer dizer que elas pensem iguais a Bella, ou até mesmo que as meninas possam ser influenciadas por isso afinal se formos pensar assim até a Barbie pode influenciar as pessoas não é?

49. por Yasmim em
Jun022009, às 15:39pm

Se você sabe tão bem como escrever um best-seller, porquê não gasta seu precioso tempo fazendo isso ao invés de criticar pessoas infinitamente mais competentes que você?

50. por Yasmim em
Jun022009, às 15:44pm

ps: Faço minhas as palavras de Águida Maiara.

51. por franciely da silva gomes em
Jun032009, às 14:13pm

Vi, ofilme crepusculo e, gostei muito e,me apaixonei.E , gostaria de saber se no proximo filme Edward morde bela ..
beijinhos ..
:),,

52. por Anne em
Jun032009, às 22:27pm

‘ ‘Eu assisti o Filme e achei muiito Lindo. Um dos melhor romances escrito e Filmado. Adoro como a autora aborda os sentimentos dos dois. EU SIMPLESMENTE AMEI ♥ .
‘ Tenho 16 anos e Odiei os comentarios feito pelo Andre. Eu acho que cada um tem sua preferencia à Literatura.
Julgar adolecentes como “Crianças” ( o que deu a entender) foi insultante.

PS: Mesmo algumas pessoas dizendo q o filme é uma merda , que o livro foi até bem escrito mas que parece um romance infaltil, eu amo Crepusculo mesmo assim.

E para quem gostava de Super-Homem , Homem- Aranha e outros . nao tem nada que opinar no assusto “Obcessão por Crepusculo” .
Obrigada
Tchau ♥

53. por Virgil em
Jun032009, às 23:25pm

Hohoho, o circo vai pegar fogo aqui nos comentários, bom só para completar esta observação sobre heróis, sim acho que todos precisamos de heróis na vida, assim como sonhos, pois a vida sem sonhos é uma lástima. Mas é legal ter sonhos produtivos, que estimulem a todos a se tornarem algo melhor sempre.

54. por Priscila em
Jun042009, às 17:55pm

Eu li sim todos os livros da serie e indico para todos. =)
Eu não critico a autora, ela escreveu um livro perfeito que consegue nos prender, enquanto vc nao le a ultima palavra dah uma agonia…huauahua.
E não acho que as adolencentes vao ser prejudicadas por essa leitura… entao não vão mais ver novelas e assistir filmes… pq tudo tem coisas que pode prejudicar…vc nao acha??

Ahhh so acho que cada um tem seu jeito de pensar… vai de cada um… um achei um romance perfeito. Coisa mais lindinha que o Edward fala pra Bella.
Pare de criticar guarde pra vc… deixa as pessoas sonhar um pouquinho com um cara perfeito… pq todas sabemos ki isso nao existe…hauahuahauahua.
Pois esse é um livro… ki dah pra gente viajarrrr… mais sabe e so ler a ultima pagina e pronto… voltamos a realidade.

Desculpa, mais enquanto vc esta aqui se preocupando escrevendo num “BLOG” a Stephenie esta rica… vendendo milhões de livro e não tah nem ai…pra ok vc pensa.

Acorde e faça a mesma coisa…huahauahua

Bjjsssss

55. por Ana Claudia em
Jun052009, às 10:12am

Sinceramente me preocupa essa necessidade das pessoas titularem tudo como produto cultural de elite ou mais uma tentativa de alienação. Por que o Homem Aranha encheu as salas de cinema? Não é mais uma história de amor proibido, a mocinha, o herói… Acho um tanto hipócrita, as pessoas criticam Crepusculo e outros do gênero e no entanto correm assistir Caminho das Indias…

56. por André Gazola em
Jun052009, às 10:53am

Como se eu assistisse televisão…

57. por morgana rodrigues em
Jun062009, às 22:43pm

Bom,desde de quando eu vi crepusculo pela primeira vaz me apaixonei pelo filme…
Eu achei uma historia muito importante e bonita…
Eu so queria saber se no final do livro eles ficam juntos, e se eles são mesmos casados navida real!!!

Bom parabens para vcs e boa sorte com os proximos lançamentos…bjs

58. por Mariane em
Jun072009, às 18:56pm

Pq Crepúsculo seria “importante”???
rsrs

59. por Fiama em
Jun082009, às 1:13am

Eu tenho 16 anos e assim como diversas adolescentes por ai, devo admitir que sim, eu li todos os livros e estou prestes a terminar Eclipse para ler Amanhecer… Eu assisti ao trailer do filme e fiquei curiosa para ler. E acabei gostando, pois nós acabamos tendo a possibilidade de viajar e ir a outro mundo e isso é legal, a linguagem também é bem fácil, como diversos, gostam de destacar. Mesmo porque o que podemos fazer? Se o ensino e os pais não nos influenciam a ler grandes obras literárias desde que somos meras crianças, seria mais fácil se a educação literária começasse na infância.

Enfim… Ao contrário de inúmeras eu não discordo por completo das críticas, eu sou a favor da livre expressão. Se determinada pessoa encontra pontos negativos em algo assim como o autor desse blog encontrou, eu acredito que ele tem o total direito de expor suas opiniões, não vejo motivo algum para sair por ai brigando por causa disso. E é claro que eu creio que o André autor dos posts dessa parte do blog é capacitado o bastante para falar sobre literatura, pois percebesse isso muito bem. Mas a questão toda nos fins das contas é: Os adolescentes precisam ter mais maturidade ao ler determinadas coisas. Pois imagine se tudo o que nós vemos nas ruas e na mídia fosse levado para dentro das casas e para nossas vidas, o mundo seria um completo horror.

O fato é que todos nós precisamos ler e ler muito, quando eu falo isso, eu quero dizer que devemos ler de Stephenie Meyer a Carlos Drummond de Andrade e por ai vai. Afinal o próprio autor do post assumiu que leu os livros, mesmo porque creio eu que não há como criticar algo corretamente quando não se sabe do que se trata. E devo ressaltar que ler e ler muito (É claro que com muita responsabilidade. Sem sair por ai imitando Isabella Swan), é mais do que essencial para desenvolver nossa visão crítica sobre o mundo em que vivemos. Como eu e a maioria das adolescentes, que lê a saga Crepúsculo ainda estamos desenvolvendo uma visão crítica sobre o mundo, é muito importante aprender a ouvir os mais velhos que provavelmente já desenvolverão essa visão crítica.

Obrigado pelo espaço.

60. por thaina em
Jun082009, às 19:55pm

ai seu gato! amo o filme crepusculo é um romance diferente

61. por Bia em
Jun092009, às 11:38am

exelente!!! Espero que o outro seja melhor ainda sem contar que o autor colocou ficções que eu nunca iria imaginar foi é otimo espero que continue assim ok abraços….

62. por Bia em
Jun092009, às 11:39am

SEm comentários é simplesmente otimo ,creio que os outros seram ,melhor ainda

63. por Rosana Garcez em
Jun092009, às 13:43pm

Oi “seu gato”!!!

Tô te esperando…çç

Beijossssss

64. por viviane em
Jun102009, às 14:38pm

Que busca de identidade ?é só um livro que tem uma história interessamte e bonita, além de prender o leitor até o fim . Esse povo nao tem o que fazer e ficar criticando e falando, praticamente que os adolescente nao pensam,mais pensam sim,só porque uma pessoa gosta de uma coisa nao siguinifica que elas sao alienadas.

65. por lane em
Jun102009, às 14:54pm

Eu nunca leê TANTA IDIOTICE JUNTA NESSA ANALISE DA SÉRIE TWILIGHT,meu QUERIDO isso é ficçao voce sabe o que é isso?, paresse que nao. Mais tente compreender.
PS:Essa pessoa leu o livro realmente?parece que nao.
idiotas

66. por Andressa Martins em
Jun102009, às 19:26pm

“Quando o adolescente se depara com algo ou alguém indo contra o ídolo (contra os livros, nesse caso), contra o modelo de identidade que ele está tentando criar, desencadeia-se uma reação de total confusão, que começa com o medo de estar errado, passa pela raiva e culmina com a total negação da crítica.”

Nem todos os adolescentes agem assim, não sei se ainda posso ser considerada adolescente aos 20 anos, mas coisas desse tipos nunca me afetaram, por mais paixão que houvesse por algo.Como você se sentiria e agiria se alguém criticasse e denegrisse a imagem do seu Deus, fosse ele qual fosse? Você não o defenderia por qualquer q fosse o custo?Cada pessoa tem uma necessidade de referencial superior diferente, o meu por exemplo é Deus de amor e justiça, o do rockeiro pode ser Hendrix, O dos indianos tem vários nomes.Não nos cabe julgar as atitudes de ninguém.A sociedade prega uma imagem do jovem de hoje totalmente corrompida.Se vc gosta de Reggae e/ou surfa, vc fuma maconha e não quer nada da vida, se vai pra Rave é porque usa drogas; assim como julgam todo leitor da série como alienado, fanático, infantil me julgam de fútil, esnobe, burra e consumista só porque escolhi trabalhar com design de moda.Já li de Homero à Jane Austen, e admiro mulheres como Coco Chanel e Amelia Earhart e em nenhum momento vi meus ideais feministas não-radicais serem abalados por um romance moderninho e fantasioso.Concordo com a sua opinião? Não! Mas o que seria do mundo se todos gostassem das mesmas coisas?Lutamos pela liberdade de expressão não foi?
Não acho justo julgar uma parte pelo todo, assim como não acho justo discriminar negros, pobres ou homossexuais.Dizer que os jovens são influenciados por livros, que são infantis e imaturos? Tudo bem, alguns realmente são, mas quantos homens emulheres de 40 anos possuem “mentalidade de crianças”? .Milhões de pessoas (Jovens E adultos) ainda são influenciadas pelos “ideais” nazistas, pelo crime e até mesmo por muitas religiões.Muitas discussões sobre assuntos polêmicos como política e religião foram os responsáveis por guerras catastróficas porque começar mais uma não é mesmo?

“Todo mundo age não apenas movido por compulsão externa, mas também por necessidade íntima”
Albert Einsten

67. por paulinhaah em
Jun122009, às 20:05pm

é isso ai douglas!!!Iracema e Crepusculo eternamente!!

68. por Isis em
Jun132009, às 22:15pm

Para falar a verdade nem tive coragem de ler os “tais livros” depois de ter assistido o filme… entediante e chato…

69. por Mina Murray em
Jun152009, às 0:57am

Hoje tive tempo de ler os comentários e achei o comentário da Camila 4 perfeito ela realmente sintetiza toda a situação e olha que ela é “só uma cabeça leve de 14 anos”.
Obrigada Camila por seu depoimento.

E eu acho que as palavras da Carol 40 são completamente falsas, forjadas por alguém que sentiu que não tinha nenhum comentário realmente desmiolado, de uma mente desmiolada, de uma adolescente desmiolada. ENTÃO A CRIOU!!!

Agora Carol 40 se você é real me desculpe, mas vc é desmiolada.

70. por Melrose em
Jun152009, às 1:02am

Me diverti lendo os comentários.
O q mais me impressionou foram as pessoas q NÃO leram o livro comentando o assunto. rsrsrs
A literatura, a pintura, o teatro, o filme… é arte! Deve ser respeitada.
O importante é o q transmitiu naquele momento pra vc. Pelo menos, pra mim, o livro me prendeu e fiquei naquele suspense todo sobre o q iria acontecer. Ainda tô no início do 2º livro, não me considero apta a dar palpites.
Qt aos adolescentes… já fui uma e adorei a época. Minha filha ainda é bebê e espero q goste de ler assim como eu. Pena q as pessoas se esquecem q foram adolescentes e os acham tolos.
Alguém citou antes q os adolescentes crescem. hum… às vezes reencontro alguns do meu tempo q não cresceram nada e olhe… já tenho 40!!!
Já escrevi uma peça para adolescentes e qd percebi q prendi a atenção deles, fiquei muito feliz. Isso me renovou!
Bem, mas toda crítica é bem vinda!
Parabéns pela idéia, André!

71. por kelly em
Jun172009, às 10:04am

bom andré primeiramente queria dizer que li suas criticas sobre o filme então tenho direito de concordar mais também de critica-lo primeiramente você não acha que escolheu só as partes do livro que se caracterizam pelo seu defeitos existenciais na obra?
E você não concorda que a maioria da obras existentes hoje em dia possuem o mesmo enredo?
então porque criticar somente aquela que fez um sucesso estrondoso ?
bom……..pode-se dizer que o filme crepúsculo possui várias falhas existências mais não se pode dizer que não valeu apena assisti-lo.
então por que os jovens ainda não perceberam que o príncipe encantado não existe ? por que os pais não deram suporte emocional para eles saiam desse conto de fadas………….. depois escreverei mais .

beijo : kelly

72. por deborah em
Jun172009, às 10:22am

este foi uns dos melhores filmes da epóca sensacional amei, agora amo edward e bella. stephenie meyer e uma qrande escritora parabens!
um dia gostaria de encontrar com robert pattinson e a bella(nao sei seu nome verdadeiro)resumindo:amo voces!

73. por Roberta em
Jun172009, às 15:38pm

“(…) E assim, depois de muito esperar, num dia como outro qualquer, decidi triunfar…
Decidi não esperar as oportunidades e sim, eu mesmo buscá-las.
Decidi ver cada problema como uma oportunidade de encontrar uma solução.
Decidi ver cada deserto como uma possibilidade de encontrar um oásis.
Decidi ver cada noite como um mistério a resolver.
Decidi ver cada dia como uma nova oportunidade de ser feliz.
Naquele dia descobri que meu único rival não era mais que minhas próprias limitações e que enfrentá-las era a única e melhor forma de as superar.
Naquele dia, descobri que eu não era o melhor e que talvez eu nunca tivesse sido.
Deixei de me importar com quem ganha ou perde.
Agora me importa simplesmente saber melhor o que fazer.
Aprendi que o difícil não é chegar lá em cima, e sim deixar de subir.
Aprendi que o melhor triunfo é poder chamar alguém de”amigo”.
Descobri que o amor é mais que um simples estado de enamoramento, “o amor é uma filosofia de vida”.
Naquele dia, deixei de ser um reflexo dos meus escassos triunfos passados e passei a ser uma tênue luz no presente.
Aprendi que de nada serve ser luz se não iluminar o caminho dos demais.
Naquele dia, decidi trocar tantas coisas…
Naquele dia, aprendi que os sonhos existem para tornar-se realidade.
E desde aquele dia já não durmo para descansar… simplesmente durmo para sonhar (…)”

Walt Disney

PS.: sou uma mulher adulta, resolvida e realizada profissionalmente, casada com um homem maravilhoso (de carne e osso, cheio de defeitos e qualidades), com um filho lindo, e que gosta de Crepúsculo! Nem tudo na vida precisa ser filosofia e Jornal Nacional… um pouco de fantasia é necessário, mas, claro, sem o fanatismo que se vê por aí… afinal, sub-literatura também diverte!

74. por Paty em
Jun182009, às 8:16am

Relativamente à opiniao do Sr. André….enfim nao gosta, nao gosta mas lá vai tecendo comentários acerca da obra uma e outra e outra vez…. para quem nao gosta comenta demais.

Sou adulta, li os livros e compreendi – sim, tenho a certeza q a maioria das pessoas tem essa capacidade de compreender – que estamos a falar de livros de fantasia, isto é, nao estamos a falar do mundo real!!! Tb criticou os Livros do Harry Potter porque as vassouras nao voam? E as criancinhas vao imediatamente atirar-se das janelas c as vassouras a pensar que vao voar? Por favor…absurdo é absurdo e quem nao tem a capacidade de discorrer entre o real e o imaginário necessita, claramente, de ajuda!!! E da Boa!!! Sr. André…nao complique o que nao é complicado e deixe a imaginaçao voar sem preconceitos porque um homem que é agradável nao significa que tenha traços de mulher e uma mulher que é correcta nao significa que seja submissa….. deve estar um bocado baralhado na sua mente… esclareça-se, cultive a sua inteligência e abra os olhos às críticas sem ser incorrecto, porque nao é só querer criticar os outros…há q aprender a aceitar as críticas q sao feitas ao q escrevemos, óbviamente, sem pensar..

Leia muito…mas sem preconceitos… Um bem Haja!!!

75. por Bianca Batos em
Jun192009, às 14:00pm

Olha, tenho 17 anos, e devorei os livros antes que fosse devorada por eles. Sinceramente acho que tudo é muito relativo e não acredito nessa de que os adolecentes irão se espelhar em tal personagem para criar sua personalidade, a pessoa lê porque gosta, é lógico que sempre tem alguém que vai sim querer ser como tal personagem, mas ai já estaremos falando de crianças e não de adolecentes entre 15 e 18 anos que estão na fase pré-adulta, já criando outros tipos de responsabilidades.
É ridiculo pensar que uma pessoa possa formar sua personalidade atraves de personagens, cada um é o que acha que deve ser e ponto final, não é uma série de livros que vai fazer dela uma pessoa boa ou má!
Não é porque eu li no livro que Bella queria enfrentar o perigo se jogando de um penhasco por Edward não estar com ela que eu vou até LaPush me jogar do mesmo penhasco!
E porque não viver com um pouco de fantasia? Nossa vida já é tao complicada com a correria do dia-dia, é bom fantasiar de vez enquando e viver no mundo “colorido” por ao menos cinco minutos, isso nao faz mal a ninguem. Qual o problema das vassouras voadoras de Harry Potter?
Você acha que seu filho adolecente vai subir em algum lugar alto com uma vassoura e vai pular pra ver se voa? Ou será que ele vai pegar um graveto de madeira e dizer que tem uma varinha mágica?
Ou ele pode ficar esperando a Lua Cheia pra virar Lobisomem?? Pode morder o colega pra transformá-lo em um vampiro ou coisas do tipo??
São coisas ridiculas de se pensar.

Abçs.

76. por Marta em
Jun232009, às 10:45am

OI
Já li os três primeiros livros e gostei muito, nao me pareceram tolos, ou assim.
Sabem que mais, eu acho que à quantidade de livros que já li, eu devo ser uma pessoa com uma personalidade diferente de à 3 anos, então!
Ok, ok, só tenho 14 anos, e então?? lá por ter lido a saga não quer dizer que serei parecida com a Bella (Deus me livre), sim Edward super-protector, parece um principe, mas nem por iso eu queria uma rapaz assim para mim; está bem, Jacob, a minha personagem preferida, causa-me sempre algum entusiasmo, mas isso é normal. E sabe tão bem quando se mergulha num livro, e se esquece tudo: exames, trabalhos, escola, família, amigos, professores… ò se sabe bem.
Nao me digam que é uma coisa má, porque toda a gente tem um refugio: a musica, a dança, a TV, os jogos. Porque não a fantasia tipica desta colecção?!
As cenas menos “dignas” como a parte da luta em que ele decapida Victoria e Riley, nao tem de ser levada a seria, nem nos traumatizar! é so uma cena.
Leiam, eu gostei, e quando tiverem lendo esqueçam tudo, á ossa volta, faz bem à cabeça.

77. por Mina Murray em
Jun242009, às 0:14am

Estou aqui novamente porque infelizmente, devo admitir, andei lembrando do conteúdo deste site e refletindo sobre ele ( que perda de tempo!) cheguei a uma conclusão.Dificilmente alguém consegue suportar ler mais de mil paginas de uma literatura que despreza e seguir odiando cada pagina, cada parágrafo depois pesquisar sobre o assunto na internet; encontrar textos internacionais, traduzi-los e posta-los em seu site que por mais incrível que pareça possui links para comprar os tão insuportáveis livros.

ASSINALE AS ALTENATIVAS CORRETAS SOBRE O SR. ANDRE:

1-Ele não leu os livros.

2-Ele leu, gostou, mas não admite nem para si mesmo ( como os homofóbicos que na verdade são gays).

3-Ele é um pseudo-intelectual desesperado por atenção.

4-Ele quer é lucrar com links para sites de compra.

5-Ele foi chutado pela namorada leitora da saga, que achou que merecia alguém mais a lá Edward Cullen e largou o chato mala.

6-Ele é na verdade um(a) fã muito louco(a) de twiligth que gosta de ver outros fãs defenderem o livros.

7- Ele é um gênio, pois arrebanhou um monte de leitores para o seu site.

8- Ele é um vampiro banguela com fome.

78. por André Gazola em
Jun242009, às 9:33am

Mina. Se eu estivesse desesperado por atenção, você seria uma das que amenizariam o meu desespero.

Eu mesmo vou assinalar as alternativas corretas:

4- Ele quer é lucrar com links para sites de compra. [x]

7- Ele é um gênio, pois arrebanhou um monte de leitores para o seu site. [x]

Obrigado por colaborar com minha conta bancária.

79. por Marta em
Jun242009, às 9:40am

Pronto se vir ao site te dá lucro, entao toma lá mais uma moedinhas. Agora sei de que são capazes as pessoas para conseguirem aquilo que quere. Enfim, e depois os adolescente é que moldam a personalidade em relação aos livros.

80. por mel em
Jun242009, às 11:16am

eu mel adorei esse filme ,é super lindo romantico e muito especial ,pois sem contar com os personagens que são lindos e maravilhosos ,eu assistir e quero assistir a segunda parte pois te continuação ,pois o primeiro termina em suspense ,eu adorei mesmo muito lindo ,eu amei de coração eu fiz questão de comprar o filme original para assitir,e todos os dias eu assisto .

81. por Kananda em
Jun242009, às 15:24pm

eu te amo crepúsculo…….. sem noção do quanto……. só quem olhou o filme pra saber……. ty love1000000000000000000000000000000000000000000000000000000%

82. por daiana oliveira em
Jun242009, às 16:00pm

ROBERT PETTINSON como você pode pensar que não era bonito o bastante para dar vida a EDWARD CULLEN?! você è lindo PERFEITO!!!!!!!!!!!!! Ai amei quando você disse que chorou diante dos seus fãs, que fofo! e quando você disse que desde o inicio sentiu algo diferente por KRISTEN STEWART , adorei que ela pode ter lhe influenciado a fazer o teste. quero muito que vocês continuem juntos, vocês formam um casal magico. Te amo Robert Pettinson!!! dia e noite penso em você, te amo te amo te amo, te amo de mais… to esperando o novo filme Lua Nova. quero te vê de novo!!! e não se esquesa de que você è lindo de mais! bejos te amo Rob♥♥♥.

83. por Bianca Batos em
Jun242009, às 20:01pm

Querido André, discordo um pouco com as suas alternativas assinaladas!!

2-Ele leu, gostou, mas não admite nem para si mesmo ( como os homofóbicos que na verdade são gays).

3-Ele é um pseudo-intelectual desesperado por atenção.

4-Ele quer é lucrar com links para sites de compra.

Mais lucro pra vce pessoa com falta de atenção!!
André, deixa de ser bobo homem, se voce acha que a série é tãão ruim assim porqe ainda está dando ibopee? E poqe leu TODOS os livros? E porque ainda está discutindo com fãs??
Na moral cara, vai se preocupar com coisas construtivas e edificantes, pqe isso aqui num vai acrescentar em nada na sua vidaa (hmm, esquecii qe sua conta bancária cresce atraves disso aqui neeh!!?)
Continue com essa besteira, e continue sendo um otário!

84. por Bianca Bastos em
Jun242009, às 20:03pm

Querido André, discordo um pouco com as suas alternativas assinaladas!!

2-Ele leu, gostou, mas não admite nem para si mesmo ( como os homofóbicos que na verdade são gays).

3-Ele é um pseudo-intelectual desesperado por atenção.

4-Ele quer é lucrar com links para sites de compra.

Mais lucro pra vce pessoa com falta de atenção!!
André, deixa de ser bobo homem, se voce acha que a série é tãão ruim assim porqe ainda está dando ibopee? E poqe leu TODOS os livros? E porque ainda está discutindo com fãs??
Na moral cara, vai se preocupar com coisas construtivas e edificantes, pqe isso aqui num vai acrescentar em nada na sua vidaa (hmm, esquecii qe sua conta bancária cresce atraves disso aqui neeh!!?)
Continue com essa besteira, e continue sendo um otário!

Ahh, Daiana, seja menos infantil, o Robert nao vai ler seus post’s fofíssima!

85. por André em
Jun242009, às 23:56pm

Se você reparar, de 84 comentário$, e$te é meu terceiro aqui. Então acho que eu faço um pouco mai$ de coi$a$ que ficar o dia inteiro di$cutindo com gente tipo e$$a$ que acham que fulano vai ler seu comentário.

Quem qui$er di$cutir comigo, estude literatura ante$.

E minha conta bancária continua agradecendo a você$.

Comentários fechados.

A Ilíada e a Odisséia, de HomeroA Ilíada e a Odisséia, de Homero As flores do mal, de Charles BaudelaireAs flores do mal, de Charles Baudelaire

Compre livros de...

Livros que vão pôr minhocas na sua cabeça

Crime e Castigo, de DostoiévskiCrime e Castigo, de Dostoiévski Hamlet, de ShakespeareHamlet, de William Shakespeare
Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de CervantesDom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes A Divina Comédia, de Dante AlighieriA Divina Comédia, de Dante Alighieri

Lendo.org - Literatura e Resenhas de Livros ©2006-2010

Todos os direitos reservados - Não copie sem prévia autorização