Cursos 24 Horas - Cursos 100% Online com Certificado
Receba Atualizações

Assinantes do Feed

Junte-se aos milhares de leitores que assinam o feed ou recebem os textos por e-mail.

Lendo.org | Livros, literatura e resenhas

Pesquisa personalizada

Resumo/resenha do livro Mentes Perigosas

O livro Mentes Perigosas, da escritora Ana Beatriz Barbosa Silva, foi um dos livros mais vendidos no Brasil no segundo semestre de 2009 e continua o sucesso agora em 2010.

Comprar livro Mentes Perigosas, de Ana Beatriz Barbosa Silva

Quando se pensa em psicopatia, logo vem à mente um sujeito com cara de mau, truculento, de aparência descuidada, pinta de assassino e desvios comportamentais tão óbvios que poderíamos reconhecê-lo imediatamente. Isso é um grande engano!

Para os desavisados, reconhecê-los não é uma tarefa tão fácil quanto se imagina. Os psicopatas enganam e representam muitíssimo bem. Esse livro discorre sobre pessoas frias, manipuladoras, transgressoras de regras sociais, sem consciência e desprovidas de sentimento de compaixão ou culpa. Esses “predadores sociais” com aparência humana estão por aí, misturados conosco, escondidos, infiltrados em todos os setores sociais. São homens e mulheres de qualquer raça, credo ou nível social. Trabalham, estudam, fazem carreiras, se casam, têm filhos, mas definitivamente não são como a maioria da população: aquelas pessoas a quem chamaríamos de “pessoas do bem”.

Esse tipo de pessoa pode arruinar empresas e famílias, provocar intrigas, destruir sonhos, mas não matam. E, exatamente por isso, permanecem por muito tempo ou até uma vida inteira sem serem descobertos ou diagnosticados. Por serem charmosos, eloquentes, “inteligentes” e sedutores costumam não levantar a menor suspeita de quem realmente são. Visam apenas o benefício próprio, almejam o poder e o status, engordam ilicitamente suas contas bancárias, são mentirosos contumazes, parasitas, chefes tiranos, pedófilos, líderes natos da maldade. Em casos extremos, os psicopatas matam a sangue-frio, com requintes de crueldade, sem medo e sem arrependimento. Porém, o que a sociedade desconhece é que os psicopatas, em sua grande maioria, não são assassinos e vivem como se fossem pessoas comuns.

Trechos do livro

No meu entender, a consciência é um senso de responsabilidade e generosidade baseado em vínculos emocionais, de extrema nobreza, com outras criaturas (animais, seres humanos) ou até mesmo com a humanidade e o universo como um todo. É uma espécie de entidade invisível, que possui vida própria e que independe da nossa razão. É a voz secreta da alma, que habita em nosso interior e que nos orienta para o caminho do bem.

A consciência nos impulsiona a tomar decisões totalmente irracionais e até mesmo com implicações de risco à vida. Ela permeia as nossas atitudes cotidianas (como perder uma reunião de negócios porque seu filho está ardendo em febre) e até as nossas ações de extrema bravura e de auto-sacrifício (como suportar a dor de uma tortura física e psicológica em função de um ideal). E, assim, a consciência nos abraça e conduz pela vida afora, porque está em plena comunhão com o mais poderoso combustível afetivo: o amor.

Você gostou deste post?

Cursos On-line com Certificado - Cursos 24 Horas

13 Comentários

1. por Wallace em
Jul142010, às 10:53am

A psicopatia pode estar correlacionada com a formação do caráter. Os interesses atuais dos adolescentes são outros, devido às transformações sociais e econômicas que o mundo tem passado. É preciso que os pais consigam a atenção, cuidem do equilíbrio psicológico e afetivo dos filhos, enfim, mais responsabilidades. O paradoxo do adolescente em relação às mudanças o faz sentir inseguro, pois constata que a sua nova realidade de vida não corresponde ao idealizado, o que influencia na formação do seu caráter. São incorporados hábitos diferentes através da mídia, internet, jogos eletrônicos, entre outros. A família nem sempre é o ponto de referência, imperando o individualismo e a ambição até que conquiste o poder. (uma mente mal formada, mesmo com grande capacidade leva o ser humano a fazer coisas inacreditáveis).

2. por Pâmela em
Jul192010, às 21:16pm

Um psicopata pode estar entre nós sem que seja percebido. O pior de um psicopata é que ele age com total racionalidade, e não é uma pessoa louca,mas sim uma pessoa de carater duvidoso e má. E a psicopatia não tem cura a pessoa nasce psicopata e morre psicopata, a arma que temos contra eles é o bom senso e a vivência porque eles são pessoas que nos fazem chorar de emoção e sensibilidade e que também podem arruinar nossas vidas

3. por odara em
Set092010, às 9:35am

o psicopata realmente é o maior terror na vida de qualquer ser humano quase enlouqueci a alguns anos atrás,fui parar até em delegacia o delegado olhou para mim e disse:dentro da sua casa mais precisamente ao seu lado existe um monstro resta agora saber quem é jamais me esqueci dessas palavras pense para uma mulher do bem ficar entre o marido acima de qualquer suspeita e a filha problemática no caso enteada dele……..quem diz a verdade????estou até hoje infeliz e sem a resposta não existe castigo no mundo maior do q não ter a certeza

4. por alana em
Set292010, às 19:59pm

Um psicopata, entre nós será que posso, descrever um de forma que essa, pessoa não tem amor em ninguém não age com bondade, so com interesses próprios, é fria quando recebe uma notícia ruim por exemplo fulano está doente, essa pessoa não dar sinais de preocupação nenhuma reação será .

5. por Evandro em
Out192010, às 15:11pm

A autora aborta muito bem seu ponto de vista no livro parabens.

6. por Xavier em
Mar262011, às 15:44pm

Estou muito procupada, não sei se estou vivendo com um psicopata…
Quando minha mãe estava em estágio terminal, câncer e eu o pedi para estar mais presente, ele me disse que eu era dramática. Quando fui assaltada a última vez e sofri vários tipos de violência, ele me disse que eu chorava porque era fresca…E quando perdi uma excelente oportunidade de trabalho e chorei, mais uma vez disse que eu era dramática…E para completar por duas vezes descobriu a senha do meu msn,viu alguns e-mails que tracava com colegas e passou por uma outra por um rapaz que nunca existiu tentando marcar um encontro a custo inclusive de chantages e como não cedi e disse que iria denuar à polícia é que ele finalmente disse q era ele, quem mandava as mensagens… mas,não sentia remorso disse que queria ver até onde eu era fiel…não sei mais o que fazer tenho medo…queria saber se de fato pode ser um psicopata

7. por Wallace em
Abr012011, às 7:45am

Xavier não confunda os fatos com a doença, será necessário astúcia antes de jugar suas relações pessoais com uma coisa tão séria. As pessoas são maifestas quando são sentimentais ou querem provocar seus conceitos, não estou falando que vc esta errada, mas sua avaiação é precoce. não sou vendedor de livros, sou militar e a oriento que leia o livro, isso facilitara um melhor entendimento e pode ser seu primeiro passo. um abraço. livro da Ana Beatriz “Mentes perigosas”

8. por Maria Helena.F em
Abr152011, às 20:09pm

.Gostei muito na realidade é uma boa leitura pois traz um bom aprendizado .

9. por DANIELE em
Abr192011, às 15:19pm

Conheço alguem bem proximo de mim, que mente demais, mente tanto que acabo acreditando na mentira dele, é impressionante. Sei das mentiras, mas ele me manipula. Não sei explicar. seria uma doença?

10. por ursula skarlett em
Mai242011, às 16:41pm

Geralmente esse tipo de pessoas já nascem com proplemas pisicologicos. Os pisicopatas não são diferentes, já nascem com esse desejo ,e ssa fúria contida, geralmente as pessoas estão despreparadas para prestar atenção e diagninosticar uma pessoas assim então; faça isso passo a passo por que o grande medo de um psicopatra é que as pessaas desmacarem eles ex; sabem que ele mentem…

11. por angela em
Ago272011, às 11:01am

li apenas o resumo mais o considerei muito estigante a abordagem do assunto faz me considerar uma leitora nata . parabens pela abordagem do assunto. sucesso.

12. por Jessé em
Nov062011, às 7:53am

Essas pessoas são muito perigosas, finge, diz que estar com saudades, choram e mentem até dizer chega, eu odeio isso. Tenho meu sangue muito quente e dou – lhe logo um cala a boca nesse psicopata, mais air fica pior, já fiz isso uma fez, não sei se é assim que eu faço, minha amiga uma vez chegou a bater em uma psicopata dentro do banheiro, essa depois da lição caiu fora nunca mais quis não sei se eu faço o mesmo.

13. por ana claudia em
Nov282011, às 23:18pm

Realmente os psicopatas são amáveis, e são bons ouvintes, eles precisam das informações que lhes são passadas para poderem armar a trama, uma vez que são inteligentes e ardilósos usam das informações necessárias para criarem a trama toda envolvendo o outro em uma teia, para que assim, o mesmo possa ser objeto manipulável em suas mãos para satisfazer o seu ego de poder. Não é o remorso que alimenta o desejo de um psicopata e sim a satisfação de ter em suas mãos um fantoche manipulável que vai de encontro a seus desejos intrinsecos e egocentrico. Para o psicopata tudo gira em torno dele mesmo, para ele, em função dele.Ele é capaz de criar diferentes personagens para cada momento vulnerável no qual sua vítima se encontra. Qdo ele consegue o que quer, de forma maldosa e ardilosa ele mostra desinteresse total, não existe compaixão somente interesse e manipulação. Geralmente os psicopatas são comunicativos, analítico e inteligentes, suas expressões faciais não mudam quando mentem e são tão convincentes que fazem promessas e juramentos absurdos para convencerem a vítima de sua falsa sinceridade.

Escreva um comentário

Caros(as) leitor(as)

Seus comentários são muito bem-vindos e para que o convívio entre nós seja aprazível – mesmo quando discordarmos – antes de escrever, leia o que segue:

Não serão publicados: comentários anônimos ou com apelidos grosseiros; comentários escritos todo em MAIÚSCULAS; comentários escritos de forma incompreensível, um exemplo, todo em "miguxês"; comentários com ofensas pessoais; comentários com propagandas e spam; comentários referentes a outro post que não este.

As opiniões expostas nos comentários são de responsabilidade de quem as escreveu. Obrigado.

André

Artigos populares entre universitários

Artigos mais lidos do blog

Compre livros de...

  • Promoção Submarino
  • Promoção Submarino

Cursos Online com certificado!

Lendo.org - Literatura e Resenhas de Livros ©2006-2011

Todos os direitos reservados - Não copie sem prévia autorização