Cursos 24 Horas - Cursos 100% Online com Certificado
Receba Atualizações

Assinantes do Feed

Junte-se aos milhares de leitores que assinam o feed ou recebem os textos por e-mail.

Lendo.org | Livros, literatura e resenhas

Pesquisa personalizada

Referências Bibliográficas no Mundo Digital

O título é um pouco contraditório, mas ilustra bem o conflito que existe no mundo acadêmico, onde a internet também tomou conta e dificilmente uma pesquisa não se utiliza dessa ferramenta.

O que poucos sabem, no entanto, é que mesmo o conteúdo retirado da internet deve ser referenciado e que já existem normas específicas de como fazer isso, segundo a ABNT.

Separei três exemplos que considerei serem bem comuns e que podem (e devem) ser usados nas pesquisas em geral:

Referência de busca por assunto sem autoria

Existem diversos sites onde podemos buscar por assunto. Este simples procedimento deve ser informado nas referências do trabalho desta forma:

LITERATURA. In: DICIONÁRIO da língua portuguesa. Lisboa: Priberam Informática, 1988. Disponível em: <http://www.exemplo.com.br/arquivo.htm>. Acesso em: 8 mar. 1999.

Referência de lista de discussão

Talvez uma das mais ricas fontes de opiniões e idéias. Portanto nunca se esqueça: idéias têm dono, que deve levar o crédito por elas:

BLOGS EDUCATIVOS Discussion List. List maintained by Yahoo! Groups, in Yahoo! Brazil. Disponível em: <http://br.groups.yahoo.com/group/blogs_educativos/>. Acesso em: 27 mai. 2007.

Referência de e-mail

É meu amigo, você trocou e-mails com seu orientador e resolveu usar uma grande idéia dele? Cite-o!

KÖCHE, Vanilda Salton. Publicação eletrônica [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por <mr.thechessman@gmail.com> em 27 mai. 2007.

Ainda existem outros tipos de citações do meio eletrônico como, referência de base de dados, referência de arquivo em disquete, referência de software educativo etc., mas são bem menos comuns.

Então, a partir de agora, não esqueça de citar!

Ah! Quase que esqueço ;), utilizei como base para pesquisa deste post, o seguinte livro:

KÖCHE, Vanilda Salton, BOFF, Odete Maria Benetti e PAVANI, Cinara Ferreira. Prática textual: Atividades de leitura e escrita. Petrópolis: Vozes, 2006.

Você gostou deste post?

Afiliados Cursos 24 Horas - Ganhe Dinheiro com seu Site

7 Comentários

1. por Adam Victor Nazareth Brandizzi em
Jun022007, às 18:15pm

O único problema deste seu artigo é que ele deveria ter sido lançado ano passado, em janeiro, quando eu estava fazendo trabalhos com referência bibliográfica :)

2. por André Gazola em
Jun052007, às 13:49pm

Então meu caro, que tal contar pra gente o que você está precisando agora? Quem sabe não consigamos ajudar? ;)

3. por Adam Victor Nazareth Brandizzi em
Jun052007, às 14:38pm

No momento, não estou escrevendo nada que demande bibliografias… mas ano passado tive de apresentar alguns artigos, e realmente não tinha a menor idéia de como pôr sites, listas de discussão etc. na bibliografia… Bem, quando precisar descobrir como citar e-mails, já sei onde olhar :)

Muito obrigado!

4. por Ariela em
Mai312009, às 17:25pm

Olá, André!
Tenho uma dúvida que preciso esclarecer AGORA, pois é para um trabalho que entregarei amanhã. Bem, como acho que não vai dar tempo, a resposta fica como dica para trabalhos futuros.
Se um professor entrega um texto de sua autoria para a sala, ou imprime os slides que utilizou na sua aula, e o conteúdo é per-fei-to para o tema sobre o qual estou escrevendo, eu posso copiá-lo sem medo de ser feliz ou devo referenciar também?
Se devo referenciar, como devo fazê-lo?

Obrigada!

5. por André Gazola em
Jun012009, às 9:10am

Oi Ariela,

respondendo tua dúvida: depende do caso. Se o material entregue é de um livro ou artigo publicado pelo professor, basta fazer a referência a essa publicação. Se é apenas um material entregue para aquela aula, a melhor coisa a fazer é perguntar para o próprio professor a forma correta (e se ele permite) de fazer a referência.

Abraços!

6. por Beatriz Brito em
Jun292009, às 1:05am

KÖCHE, Vanilda Salton. Publicação eletrônica [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por em 27 mai. 2007.

De quem é o e-mail que eu coloco? Minha professora mandou o arquivo para o e-mail da turma.

7. por Rafael Victor em
Mai112010, às 15:24pm

existe algum site que tem só refencias de livros? preciso fazer um trabalho e não tenho tempo de ir na biblioteca e pela a internet não acho,preciso de refencias de 1,2,3 e mais 4 autores e muito umas 10 de cada,se puder me ajudar.

desde já agradeço

Escreva um comentário

Caros(as) leitor(as)

Seus comentários são muito bem-vindos e para que o convívio entre nós seja aprazível – mesmo quando discordarmos – antes de escrever, leia o que segue:

Não serão publicados: comentários anônimos ou com apelidos grosseiros; comentários escritos todo em MAIÚSCULAS; comentários escritos de forma incompreensível, um exemplo, todo em "miguxês"; comentários com ofensas pessoais; comentários com propagandas e spam; comentários referentes a outro post que não este.

As opiniões expostas nos comentários são de responsabilidade de quem as escreveu. Obrigado.

André

Crônicas de Gelo e Fogo

Artigos populares entre universitários

Artigos mais lidos do blog

Compre livros de...

  • Promoção Submarino
  • Promoção Submarino

Cursos Online com certificado!

Lendo.org - Literatura e Resenhas de Livros ©2006-2011

Todos os direitos reservados - Não copie sem prévia autorização