Cursos 24 Horas - Cursos 100% Online com Certificado
Receba Atualizações

Assinantes do Feed

Junte-se aos milhares de leitores que assinam o feed ou recebem os textos por e-mail.

Lendo.org | Livros, literatura e resenhas

Pesquisa personalizada

O que é Preconceito Lingüístico?

Esse artigo é o primeiro de uma série sobre Preconceito Linguístico. Você pode ler os demais através dos links abaixo:

Alguém ainda lembra dos seus tempos de escola, quando aquele colega que sempre que precisava ler alguma palavra com dois erres (rr) como, por exemplo, carroça, acabava pronunciando um belo caroça e toda a turma caía na gargalhada? Ou ainda aquele que veio lá do interior e era conhecido como caipira? Lembram?

Pois já naquele tempo, vocês, inocentes crianças, estavam cometendo preconceito linguístico.

Preconceito linguístico é o deboche, a sátira, ou a não-tolerância em relação ao modo de falar das pessoas.

No Brasil falamos português, isso todos sabemos. Mas por algum motivo, convencionou-se que o português falado deve ser o mesmo que o português escrito. Isso quer dizer que, ao longo dos anos, a gramática normativa e a língua foram tratadas como uma coisa só.

Ainda não ficou claro? Eu explico melhor: o português que a gente aprende na escola é chamado português padrão, cujas regras de composição são definidas pela gramática. Tudo certo até aí?

Pois bem, o fato é que a língua falada é muito mais viva e flexível do que as regras escritas naquele livrão grosso. Portanto, língua falada e língua escrita são coisas totalmente diferentes.

Contudo, no momento em que vemos uma luta imensa para abolir os mais diversos tipos de preconceito, aquele do tipo linguístico continua desconhecido fora dos círculos acadêmicos, e o que é pior, estimulado pelos meios de comunicação em massa, como rádio e TV.

Nessa série de artigos nos quais eu vou tentar desmistificar vários aspectos do português como língua falada, com objetivo de acabar com esse preconceito, vou me basear em dois livros excelentes do Marcos Bagno, um grande linguista brasileiro que trata do tema preconceito linguístico com uma naturalidade e objetividade muito boa.

São eles:

No primeiro deles, Bagno destaca 8 mitos do senso comum sobre a língua portuguesa. Através da exposição desses mitos, vou ajudar vocês a entenderem melhor as diferenças entre língua falada e língua escrita, para nunca mais ridicularizar alguém pelo seu jeito de falar.

Você gostou deste post?

Cursos Online com Certificado - Cursos 24 Horas

72 Comentários

1. por Dai em
Out292007, às 19:46pm

Marcos Bagno é uma sumidade. Tenho certeza que aprenderemos muito por aqui.

bj.

2. por Anna em
Out292007, às 19:56pm

Guten Tag, André (Oi!);
Pois é, preconceito existe até na linguagem. Seres humanos…
E aí, coloquei o seu link no Blog Linha.
Ah, estou aprendendo a me expressar por escrito e no computador. Embora, não compreenda direito as instruções, vou aprendendo por tentativa e erro.(rs!)
Depois me diz como está.
Abraço

3. por _Maga em
Out302007, às 1:29am

É… até para isso viajar é importante: aprendemos a deixar o ouvido mais atento a pequenas diferenças, e descobrimos a quantidade de línguas que há em uma língua.

Uma coisa que me intrigou um pouco é quando alguém mais do norte fala que “no sul fala-se cantando” ou quando alguém mais ao sul fala “que as pessoas do norte falam cantando”. Eu não falo cantando, com escalas de notas e partituras. Falo, simplesmente. O que há é uma diferença de entonação. Em geral, mais ao sul as frases são pronunciadas de forma mais tônica ao seu final, enquanto mais ao norte acontece o oposto: as frases vão perdendo a tônicidade quando chegam próximas do fim. E ai temos pessoas falando cada uma com o sotaque próprio da sua região. Não são cantores só por isso… rs

Beijos (acho que empolguei-me rs)

4. por André Gazola em
Out302007, às 12:13pm

Pois é _Maga, a questão do sotaque também é alvo de preconceito, muitas vezes, mas o foco principal vai ser o uso da língua em si e não apenas o sotaque.

Achei legal o que você falou sobre a tonicidade, eu nunca tinha reparado nessa inversão do norte para o sul. Bem interessante.

Beijos

5. por Ângela em
Ago072008, às 9:26am

isso aí, tudo está certinho, felicidades para vocês!!!!!!!!
:)

6. por vinícius em
Ago112008, às 20:57pm

péssimo.

já identifiquei a formação desse grupinho “bagnista”. apesar de ter alguns pontos verdadeiros, a idéia do marcos bagno leva a uma conclusão absurda e até risível. vamos parar com essa paranóia do preconceito, por favor.

7. por kelly moreira cardoso em
Set142008, às 20:16pm

Apresentarei um seminario sobre preconceito linguistico, que tem como autor Marcos Bagno em seu livro Preconceito Linguistico o que e como e como se faz… RECOMENDO PARA TODOS NOS BRASILEIROS…E um livro de otima qualidade, clareza e objetividade… todos nos com certeza temos ou ja tivemos algum tipo de preconceito linguistico.aprendemos assim desde de pequenos a ter essa atitude sem ao menos imaginar nas suas consequencias.E importante nos livrarmos desse fantasma.

8. por Sonia Rosa Pires em
Fev052009, às 12:58pm

Ao Vinícius do comentário 6. “Risível” foi seu comentário, mas tudo bem. Creio que você não sabe o que diz.

9. por Sonia Rosa Pires em
Fev052009, às 13:05pm

Kelly do comentário 7. Pena eu ter perdido seu seminário, mas mesmo assim parabéns pela iniciativa.

10. por marcos vinicius em
Mar232009, às 16:45pm

creio que essa discussão deveria passr prlos principais meios de comunicação pois há muita desinformação sobre o assunto,estou cusando letras e estou convivendo com essa falta de informação

11. por Edicarlos MAtias de Lima em
Mar242009, às 14:33pm

Olá tudo bem?
Gostaria de saber se há como mandar mais informações sobre preconceito linguístico e outros tipos de preconceitos

Ficarei muito agradecido
Edicarlos

12. por Sonia Rosa Pires em
Abr012009, às 20:42pm

Para o Marcos do comentário 7 e Edcarlos do comentário 11- Marcos, se você está cursando Letras, tome mais cuidado com sua escrita, veja quantos erros ortográficos você cometeu, para um futuro professor da Língua isso não pode acontecer. (digo isso porquê leciono há 14 anos e terminei uma Pós este ano, inclusive falamos bastante sobre Marcos Bagno, li o livro dele e achei maravilhoso e esclarecedor, de uma coisa tenho certeza: ele sabe o que diz e confirma com muita competência, a mim, convenceu.
Edcarlos, não fique esperando que lhe enviem informações. Corra atrás, busque, leia, pesquise, todos nós somos um pouco auto-didatas. Confira.
Novamente a você Vinícius (6) – Não é a língua que deve subordinação às regras gramaticais, mas o contrário, pois a gramática só existe para tentar explicar uma língua. Acontece que nossa gramática está ultrapassada, uma vez que a língua é uma coisa viva, se modifica a cada instante, ainda mais agora na era da globalização. Nossa gramática deve existir sim, porém muitas coisas devem ser revistas para acompanhar a língua que não para de se multiplicar. Até os gramáticos se desentendem em alguns aspectos… Então…

13. por Carolzinha cat.zinha em
Mai062009, às 17:17pm

Poiiis éeaah amigueees…..e um abs….mas eu nun tava looking foor isso….
sakaass ,amooures !

14. por LILIANE OLIVEIRA em
Mai312009, às 15:40pm

o que é preconceito linguistico aqui no nosso
BRASIL.

15. por Zenilda em
Jun022009, às 11:19am

Caros amigos.
Estou de volta a sala de aula depois de exatos 14 anos sem estudar, me formei em Magistério porém não cumpri minha missão, hoje depois de anos estou de volta a sala de aula faço Pedagogia e estou estudando PRECONCEITO LINGUÍSTICO, devo fazer uma pesquisa sobre o tema e fazer um texto argumentativo, com certeza digo que nunca houvi falar nisso enquanto estudava, mas vou me inteirar do assunto lendo artigos sobre o tema. Agradeço aos participantes desse bate-papo por deixarem suas mensagens a favor ou contra pois a gente aprende assim no diálogo. Abraços.

16. por Letícia Silva em
Jun052009, às 9:22am

Estou cursando pedagogia, e passamos analisar sobre as variações linguísticas, sem dúvida ,Marcos Bagno, destacou bem que é fundamental evitar o preconceito linguístico pois isso poderia desestimular o “falante”, e resultar em consequências futuras.

17. por PAULO CEZAR em
Jun092009, às 14:10pm

estou cursando pedagogia e acho muito intereçante este site.

18. por Leandra em
Jun132009, às 15:05pm

PARA O COMENTÁRIO 17 – realmente meu caro Paulo o livro de Bagno é muito “intereçante”!!!

19. por leandra em
Jun132009, às 15:06pm

ou vc quis dizer interessante – nossa eu falando isso numa sala de preconceitos… rsrsrsrs

20. por Adriana Ramalho em
Jun142009, às 10:25am

Tambem sou estudante de pedagogia e entrei no site em busca de informações sobre prec.ling. e eu gostei muito, e tudo que encontrei aqui deu pra ter uma concepção do que é,esse preconceito que muita gente tem,por falta de informação cultural,ao contrário de muita gente,eu acho bonito a maneira que cada pessoa de determinadas regiões falam algumas até angraçadas, mas o mais importante é que nós sempre consegimos indentifcar as pessoas de outro estado ou região pelo o seu sotaque linguistico.

21. por Anne em
Jun192009, às 0:25am

Olá pessoas!
Achei este(esse?) site pesquisando sobre o livro Preconceito Linguístico. Curso Letras, ainda no primeiro semestre e peço-lhes humildemente que perdoem meus erros ortográficos ou mesmo falhas na forma de eu me expressar(não me expresso muito bem…)
Vou ler o livro e fazer um trabalho sobre. Não tenho realmente o que comentar sobre o livro, perdoem-me, preciso muito me enturmar, sou muito tímida. Péssimo pra uma futura professora, sou uma negação em seminários. Mas é só o começo.
Olha só, eu gosto muito de linguística porque é um assunto encantador, nossa, no início estava detestado Saussure, mas me apaixonei ao longo do estudo teórico. Toquei no assunto porque pelos comentários acima pensei que tem haver(opa, a ver??) com preconceito e tal, pois o que falamos, independente da pronúncia, do sotaque de cada um, é importante o entendimento da mensagem dentro de uma comunicação que não se limita, sabe, o limite torna a vivência monótona dependendo da situação… Então acho bem interessante essa ideia de que não há uma fala errada, pois falamos de forma estruturada. Sem contar o enriquecimento cultural que nos é repassado para que possamos repassá-lo.
Abraço a todos!

22. por Sue em
Jun232009, às 15:47pm

E o que falar sobre o preconceito ao “alfabeto baiano” que se carecteriza pelo uso de fonemas?

23. por Erineide Faustino de Lima em
Ago202009, às 15:46pm

Sou Neide da UFRR, curso Secretariado Executivo, minha mensagem é…..Para você é fácil falar, para mim é difícil entender.Não julgue ninguém, nem por sua fala,cor, sexo, religião….quem julga, um dia será julgado.

24. por Messias em
Ago232009, às 10:05am

Concordo com o Vinícius.
Esta história de que a linguagem culta é coisa “da zelite” ridícula.
Esse livro virou leitura obrigatória nos cursos de letras e pedagogia, ou seja, pra futuros professores.
Enquanto nos principais concursos do Brasil exige um conhecimento cada vez maior da nossa língua, esses professores irão fazer o caminho contrário.
É a apologia ao nivelamento por baixo.

25. por Amanda lima em
Ago242009, às 18:11pm

juro que não sabia sobre o ”preconceito linguistico!!
mas depois que eu fui procurar saber me arrependo muito do que eu falava para as pessoas!!
valeu ”Marcos Bagno”

26. por crislane em
Out142009, às 22:53pm

preconceito e crime poriso nao devemos ser crinimoso nao seja preconceitouso……….

27. por chaiane em
Out262009, às 17:59pm

ler parasetr

28. por Paula em
Dez022009, às 12:07pm

Olá, acredito que quando lemos Bagno, aprendemos sobre o preconceito e as formas variáveis, mas isso não nos faz incultos à norma Culta (gramática normativa), até porque somos falantes de uma língua (portuguesa) e temos que ter o “domínio” da mesma.

29. por Joaquim Amaral em
Dez182009, às 11:56am

Sou estudante de letras da FUNESO – Olinda -PE, e esse assunto é muito interessante, porque fez-me descobrir a importância da variedade linguistica, e me interessei muito para ouvir as pessos com uma atenção difente, aprendi a valoriza-las muito mais, pois agora sei, que a norma culta é mais uma variante da lingua, e é convencional que só ela deve ser escrita por quem realmente é letrado, porém, na hora de falar, nem mesmo os letrados precisam se descaracterizar das suas raizes, porque se assim o fizermos, estaremos dando continuidade ao preconceito linguistico. O importante é saber a forma correta de escrever, sabendo que a lingua portuguesa não é um bloco fechado e uniforme, quando se trata da fala dos seus usuários, pois a forma de falar já surgiu junto com cada pessoa desde o nascimento.

30. por Joaquim Amaral em
Dez182009, às 13:29pm

À quem ler me desculpe por favor, onde coloquei a palavra “difente” quis colocar “diferente”.

31. por Carlos Kastberg em
Jan032010, às 21:59pm

Atualmente um assunto que vem se manifestando na sociedade,e causando vários impactos socias.
Vamos mudar este quadro.
Carlos Feliz 2010

32. por Joaquim Amaral em
Jan042010, às 18:24pm

Caro André Gazola, o comentário que você escreveu acima, ajudou – me demais a fazer um projeto sobre variedade linguistica, este era o tema e o titulo era, preconceito linguistico. O meu grupo fez uma pesquisa de campo com os procuradores municipais da cidade do Recife e baseamos nosso projeto na pesquisa e no teu comentário, foi muito bom, valeu! Valeu mesmo! Nossa nota foi nove. Obrigado!.

33. por dayane! em
Fev152010, às 19:20pm

ficou tudo legal parabens!

34. por Aline Rouse em
Mar172010, às 9:44am

Caro André, Achei o seu artigo interessante e vou parafrasear algumas partes do seu texto e vou citá-lo em meu trabalho sobre preconceito linguistico.
Caso seja contra, me mande um e-mail.
Desde já agradeço

35. por andrea r viana em
Abr092010, às 15:26pm

Para Sônia Rosa Pires: você corrigiu o marcos, mas escreveu PORQUÊ, sendo que na oração em questão a palavra não necessitava de acento circunflexo.

36. por dayane em
Mai052010, às 10:28am

achei muito concreto!!!
apesar de que esteja falando da nossa lingua correta
certamento é uma norma que todos nós devemos respeitar ou tentar respeitar!@!!
isso é praticamento uma linguagem perfeita, ou quase perfeita?
espero ter respostas porque um as das coisas mais importante para todos nós é a nossa lingua!!!!
mas na minha opiniâo a nossa lingua é perfeita!!!

37. por hemerson em
Mai172010, às 8:16am

gostei muito do seu modo de pensar sobre esse mal que atinge todo o Brasil,concertrza me aprofundei mais sobre esse assusto.
parabens.

38. por harlley em
Mai272010, às 16:50pm

Isso e muito legal ajudar as pessoas que ainda sao estudantes como eu!

39. por vanessa em
Jun012010, às 14:17pm

obrigada você mim ajudou muito com essa pesquisa…….bjusss

40. por Eliane em
Jun092010, às 9:33am

gostei do conteúdo pois o preconceito linguítico tem mesmo que ser abolido as pessoas precisam respeitar o modo de falar dos outros.

41. por JUNIOH em
Jun292010, às 14:49pm

GOSTEI DO ASSUNTO E MUITO APREDOSO

42. por silvane barros em
Set022010, às 14:25pm

Achei muito interessante e fiquei curiosa em conhecer melhor o livro de Marcos Bagno-Preconceito Linguístico,o que é e como se faz.Vou fazer pesquisas a respeito,mas gostaria da ajuda de quem estiver sabendo do assunto.

43. por Claudete M. Nunes em
Set142010, às 19:44pm

Li o livro Preconceito Linguístico-Marcos Bagno e me apaixonei. Ele aborda o tema de uma maneira simples e clara. Os preconceitos em geral fazem parte do nosso cotidiano, mas o linguístico praticamos e não nos damos conta, pois estamos acostumados a ele. Na escola, quando zombamos de um colega que fala diferente não nos chamaram a atenção, não nos disseram que era normal. Ainda bem que alguém nos alertou, assim poderemos mudar nossos velhos conceitos e tratar melhor as pessoas, ensinando nossos filhos e alunos a perceber a diversidade linguística como algo enriquecedor à nossa Língua.
Claudete M. Nunes
Graduanda em Pedagogia

44. por walter vieira em
Out202010, às 15:51pm

estou estudando letras e achei esse texto muito bom

45. por Carolina em
Out262010, às 9:29am

Estou iniciando estudo sobre esta obra de Marcos Bagno sobre Preconceito Linguistico, e o que mais me interessou entre tantos assuntos e discursões pertinentes foram os mitos, tão divulgados e repetidos que chegam ao ponto de ser aceitos de tanto que se ouve. Interessante poder refletir e entender melhor o estudo da nossa língua, onde estamos avançando pro conhecimento e onde ainda estamos atrasados. Sempre válido este tipo de assunto para nos nortear na busca de conhecimento.

46. por gabriel em
Out282010, às 20:36pm

oi

47. por Taw em
Nov282010, às 0:33am

Aí, véio… como tu bem disse, esse preconceito é propagado pelos meios de comunicação em massa. Teve um debate na TV Brasil, no programa Ver TV, que discutiu o Nordeste na TV, e teve uma parte que falou sobre o preconceito do jornalismo televisivo com o sotaque nordestino, tem um vídeo no youtube, até… http://www.youtube.com/watch?v=F0xf1eyqYhA

48. por Gunnar em
Dez172010, às 10:45am

Amigos, isso tudo é muito real e eu mesmo fui vítima desse preconceito, por isso vim aqui denunciar meu caso. Sou vendedor de roupas. Um cliente veio à minha loja e comprou uma calça de R$ 114,90. Ele decidiu parcelar em 6 vezes, e eu aceitei. Fiz a conta de cabeça e lhe informei que cada parcela sairia R$ 122,30. Ele ficou revoltado e me acusou de bandido, entre outras palavras que prefiro não repetir aqui. Bom, sinto que fui alvo de preconceito matemático, ele certamente estava se baseando na matemática que aprendeu na escola, a “matemática padrão”, sem saber que a matemática é uma coisa viva, que evolui junto com a sociedade. Gostaria que me ajudassem a encontrar um meio de processar esse cidadão pela sua atitude preconceituosa inaceitável nos dias de hoje. Obrigado.

49. por johanson em
Fev222011, às 21:17pm

O preconceito linguistico é de fato um tema de relevante importância, portanto me parece essencialmente necessário que os profissionais envolvidos no processo educacional estejam cientes destes aspectos, que são de fato fundamentais para uma prática docente antes de tudo ética e respeitosa para com a riqueza cultural de nosso País e a diversidade existente neste, inclusive para futuros educadores como nós!!! uma abraço a todos os futuros professores.

50. por Dafynny em
Mar042011, às 10:16am

AdorOOOOOOO…..muito bom!

51. por natalia em
Mar152011, às 16:28pm

Achei bastante interessante e estou estudando sobre o assunto em sala de aula.
Está me ajudando bastante a fazer meu trabalho sobre o livro.

52. por natalia em
Mar222011, às 19:39pm

Como já disse estou estudando sobre o assunto e tenho que fazer uma entrevista com pessoas que entenderam bem sobre o assunto. E portanto achei interessante se alguém pudesse me ajudar. Se puder eu agradeço.
Um abraço!

53. por Irisdinha em
Mar232011, às 23:53pm

Achei uma graça o debate de vocês, mas se não pode ter preconceito lingüístico, e não é a língua que tem que se subordinar a gramática, porque tem tanta gente fazendo correção ortográfica? Tem que aceitar os erros, afinal a pessoa deve estar escrevendo como ela fala. Vocês são umas piadas, juntamente com o ridículo do Bagno.

54. por galega em
Abr062011, às 16:26pm

eu sou nodestina e tenho orgulho do meu sutaque carregado,acho lindo o sutaque dos gauchos e muita gente manga do nosso jeito de falar eu particulamente nao tô nem pra eles, agora se apegar a regra q isso é preconceito tem dó,hoje no brasil tudo q nao é de acordo com a “etica da sociedade” é preconceito. fala sério!! a cada dia no brasil sugi um novo preconceito, ai tentam acabar fazendo uma lei especifica para cada preconceito, sendo q só bastava seguir uma lei: todos somos iguais perante a lei.
ps:se digitei errado pode me corrigir, afinal nao faço letras.rsrsrs

55. por johanson em
Abr092011, às 0:03am

Para o meu querido do comentário 53, compreendo sua aparente revolta, porém a gramática é sim subordinada da língua, pois sem a fala sequer haveria a escrita e quando você se refere as correções ortográficas lembre-se que está falando de língua escrita que de fato é “subordinada” a gramática normativa. Não se esqueça na fala tudo vale alguma coisa, porém é necessária a consciência de que não é correto escrever como se fala, pois como dito anteriormente existe uma relevante diferença entre língua escrita e língua falada, a primeira segue padrões estabelecidos e a segunda segue a vertente da inovação da criatividade, cultura etc…

56. por Fia em
Abr092011, às 11:27am

Ao comentário 54

Galega, tbm sou nordestina, sou do Ceará e sou estudante de Letras na UFC. Acho q para escrever bem não precisa ser estudante de Letras.

57. por Meire em
Abr102011, às 21:34pm

aaain .. essa explicação foi muito boa, amanha tenho um seminario da faculdade, faço pedagogia, e estava sem idéia ..
Obrigada mesmo! ficou otimo..

58. por Luciano Ricardo em
Abr292011, às 19:05pm

Olá pessoas! sou professor de linguística da Universidade Estadual do Maranhão e quero dizer a todos que todas as questões de caráter filosófico devem ser cautelosamente discutidas.
A linguística não existe para detonar nenhuma categoria acadêmica, mas para acrescentar sua contribuição científica aos estudos de língua. Dessa forma não se pode jogar a gramática contra os estudos linguísticos, pois a gramática assume seu papel que é fundamental para o manuseio estrutural de nossa língua portuguesa.
Ser um linguísta não significa ser um crítico isolado, e sim um verdadeiro observador dos fenômenos linguísticos proferidos pelos mais diversos usuários de uma determinada língua. Em nosso caso acredito ser bem mais complexo fazer tal análise, pois somos um país extremamente diversificados quando se trata de pluralidade comunicativa.
Um grande abraço a todos!

59. por karina em
Mai032011, às 16:55pm

Eu ou carioca, e tenho muito orgulho do meu sutaque .
Das minhas girias e do meu samba no pé, o preconceito eu ñ admito, mais tuda bem cada um com seu sutaque ,e com as suas girias {rsrs} com seu preconceiro .

60. por Ildevan Fernandes Correia em
Jun042011, às 19:49pm

Oi gente, me chamo Ildevan, sou acadêmico de Letras da UCSal (Univ. Católica do Salvador), e apresentamos hoje(4/6/11) um seminário sobre a Influência Africana no Português Brasileiro, baseamos nosso trabalho nas pesquisas feita pela Prof.ª Drª em etnolinguistica YEDA PESSOA DE CASTRO. simplesmente F A N T Á S T I C O.

61. por Marcia Soares Teixeira em
Jul312011, às 15:45pm

olá, sou estudante do curso de letras, e pelo que sei a escrita representa a fala e não a fala representa a escrita. A escrita não pode nortear a forma de falar dos usuarios de uma língua, porque ela tem carater secundário e requer aprendizado, diferentemente da fala.

62. por vanessa em
Set052011, às 13:48pm

achei muito interesante a materia de vcs me ajudaram muito obrigadaoo

63. por Anna Iris em
Set062011, às 17:18pm

eu amei todos estes comentario . más . o que estou procurando e uma ajuda de como apreentar meu seminario de preconceito linguistico mito 8 .e eu não tenho minima noção de como me sair bem neste seminario.mihaPROFESSORA E SUPER EXIGENTE e quero apresentar um bom seminario me ajude por favor. me respondam o mais breve possivel

64. por Correia em
Set072011, às 8:56am

Sou estudante do cerso de letras, e estou vendo a disparidade entre a norma culta e a línguística. Elas são totalmente diferente uma da outra dentro de uma mesma conjuntura de um povo, muitas vezes escrevemos de um jeito e falamos de outros, isso é devido a falta de oralidade, é preciso que nós use muito essa prática, pra não pagar certos micos.

65. por Marcia em
Set112011, às 12:34pm

Sou estudante do 1ºperíodo de Nutrição e na disciplina de Comunicação e Expressão ferramenta básica para qualquer profissional. E foi feito o exercício de leitura e reflexão desse maravilhoso livro esclarecedor ao alcance de todos. Concordo plenamente que a gramática esta ultrapassada e quem acompanha quem é? É a língua o principal, o importante é a compreensão da mensagem. Preconceito existe sim em muitas outros aspectos, mas isso também é típico de manipuladores que querem continuar acima dos outros de alguma forma. Sou carioca não estou nem aí para isso, mas sou e daí, nem melhor, nem pior se meu sotaque é assim minha entonação é diferente e o seu é de outra forma. Qual é o problema? Nenhum. Cada um faça sua parte devemos desestimular o preconceito impreguinado em nós e no mundo ao nosso redor, isso também esta ultrapassado. Faça a sua contribuição. Obrigada!

66. por Correia em
Set182011, às 8:51am

Sou puramente nato pernambucano, gosto de coração da minha terra. Não tenho muito sutaque porque procuro me policiar dentro do contexto social que vivo, até mesmo por causa da minha função que ele obriga ser mais formal, trabalhar com a norma culta. Mais quem não ignoro, sei que são vícios de línguagem que em toda parte do Brasil existe, é uma linguagem que na verdade quase todo mundo usa e as pessoas entendem muito bem e que não deixa de ser um aprendizado de nossa cultura.

67. por Paixão em
Out262011, às 14:59pm

Muito bom mesmo!!Tem tudo que eu preciso para o meu trabalho de português…Bjoosss… =D

68. por Marcia em
Out282011, às 12:52pm

Gostei muito desse livro.

69. por Marcílio Leão em
Dez182011, às 17:16pm

Eu ,particularmente, não escrevo em português correto, mas entendo que uma lingua não pode ficar ao sabor das variações que cada um a queira impingir. Nesse caso ela morreria rápidamente, só por esse motivo, já estaria justificada ,a vinculação do falar com a gramática. A questão de nominar, a repulsa às palavras incorretas, como “preconceito”, é coisa do equívoco social chamado “politicamente correto” – na verdade hipocrisia e empulhação de socialista desonesto.

marcilio leão

70. por Iris Dinha em
Dez222011, às 20:09pm

Os linguístas não estão proponto que se exclua o estudo de gramática, a propósta é que a gramática seja revista e reformulada para os moldes de hoje, mas isso não quer dizer que não haverá regras, pois a regra é necessária para toda e qualquer língua, o problema é a maneira como isso está sendo colocado em sala de aula, como tornar isso interassante ao aluno, e tornar esse ensino significativo. Mas estão fazendo um discurso de que é para aceitar tudo na língua, isso é um problema, as pessoas devem ler mais e se informar melhor sobre o que está sendo tratado.

71. por marcilio leão em
Dez262011, às 17:13pm

cara Iris Dinha

Não se esta colocando nada em sala de aula, muito menos há esforço em tornar “interessante” ou ” significativo” para o corpo discente, o que existe é só empulhação, professor preguiçoso, aluno vagabundo, salário de brinadeira e ensino péssimo. A novidade esta no nivelamento “por baixo” que petistas e esquerdoides querem impingir ao país , taí a progressão continuada, onde o aluno passa de ano sem passar nas provas, e agora o: “..portugueis nóis sabe, nunca antis nas istória deçe pais…”

Enfim, é a mistura do oportunismo com a preguiça e a hipocrisia socialista.

72. por Irisdinha em
Jan082012, às 2:38am

Marcílio,

Concordo com você que seja oportunismo petista, mas não penso que seja preguiça de professor, só que cada vez mais a educação nesse país vai decaindo. Agora o que deveria mesmo era deixar de existir o ensino médio, pois só serve para quem deseja entrar numa faculdade, mas existem pessoas que não desejam isso, não dão tanta importância, então só deveria ser obrigatório o ensino até o 9 ano, e o acréscimo de coisas uteis aos alunos, também fosse em período integral. Mas nada disso é interesse dos nossos governantes, pois são uns idiotas.

Escreva um comentário

Caros(as) leitor(as)

Seus comentários são muito bem-vindos e para que o convívio entre nós seja aprazível – mesmo quando discordarmos – antes de escrever, leia o que segue:

Não serão publicados: comentários anônimos ou com apelidos grosseiros; comentários escritos todo em MAIÚSCULAS; comentários escritos de forma incompreensível, um exemplo, todo em "miguxês"; comentários com ofensas pessoais; comentários com propagandas e spam; comentários referentes a outro post que não este.

As opiniões expostas nos comentários são de responsabilidade de quem as escreveu. Obrigado.

André

Artigos populares entre universitários

Artigos mais lidos do blog

Compre livros de...

  • Promoção Submarino
  • Promoção Submarino

Cursos Online com certificado!

Lendo.org - Literatura e Resenhas de Livros ©2006-2011

Todos os direitos reservados - Não copie sem prévia autorização