Redação Nota 1000 do ENEM: o passo a passo

Redação ENEM nota 1000

Todos os anos eu recebo o contato de alunos desesperados e confusos quanto à redação do ENEM. Todos têm o mesmo desejo: entrar na universidade através de uma bolsa conquistada através do SISU. O que muitos não sabem, no entanto, é a importância que uma redação nota 1000 tem para que seja possível conquistar essa vaga.

Os alunos que escrevem as melhores redações do ENEM não nasceram com um dom e não tiveram sorte: eles se prepararam e, pode ter certeza, praticaram MUITO ao longo do Ensino Médio – não é por nada que suas redações são escolhidas como modelos que o Inep divulga anualmente.

O fato, então, é que, por não saberem da sua importância, muitos não buscam se preparar para a prova de redação e acham que podem escrever qualquer coisa, de qualquer jeito. Isso é um erro muito grande. Fazer uma boa redação do ENEM implica replicar características que podem ser aprendidas e replicadas para qualquer texto dissertativo-argumentativo. São essas características que eu vou lhe ensinar ao longo deste artigo. Vamos juntos nesse passo a passo!

A importância da nota máxima na redação do ENEM: sua vaga na universidade

Todos os anos presencio a mesma situação diversas vezes: alunos ansiosos, estudando muito disciplinas como matemática, química e física, considerando que a nota máxima nessas áreas garantirá sua bolsa na universidade através do ENEM. Grande erro! Muitos não sabem a importância que a redação do ENEM tem para sua nota final e, dessa forma, acabam fracassando em seu objetivo de entrar em uma boa faculdade.

Tirar nota 1000 na prova objetiva (apesar de isso não ser possível no ENEM devido à metodologia de avaliação chamada de Teoria de Resposta ao Item – TRI) não garante sua aprovação pelo SISU. Um exemplo recente é do aluno cearense que acertou mais questões no ENEM 2014 (172 acertos!), mas mesmo assim não conseguiu vaga na UFC em Ciências Biológicas devido à nota baixa na redação.

Vou mostrar como a nota do ENEM é calculada para você ver a importância de uma redação nota máxima.

  • Cada prova objetiva vale 1000 pontos: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática;
  • Com o uso do método TRI, sua pontuação em cada área é calculada e então tirada a média para as provas objetivas – somam-se as 4 notas e divide-se por 4;
  • A redação vale outros 1000 pontos. Eles são somados à média das provas objetivas e esse número é dividido por 2 para calcular sua nota final do ENEM.

Entenda melhor pela imagem abaixo:

Como é calculada a nota do ENEM: O Exemplo na Redação

A partir disso você deve ter percebido uma coisa: a redação representa metade da sua nota no ENEM – ela vale mais que qualquer outra disciplina. É por isso que os alunos que escrevem as melhores redações costumam ficar entre os primeiros colocados.

Dito isso, nos deparamos com outro problema: como fazer uma boa redação no ENEM? Se ela é tão importante, precisamos de uma preparação adequada, escrevendo bastante e, mais ainda, analisando modelos de redação comprovadamente eficientes, com uma estrutura que vai garantir uma nota alta.

As melhores redações do ENEM: o que elas têm de tão bom?

Como professor, tenho analisado, ao longo dos últimos anos, centenas de redações com notas altas e baixas. A partir dessa análise, fica claro que as melhores dissertações seguem uma estrutura muito parecida e, portanto, podem servir de exemplo para aqueles que querem tirar nota 1000.

Vou lhe ensinar agora algumas das características que vão ajudar você a alcançar a nota máxima. Preste atenção!

O título

O título não é obrigatório em uma redação do ENEM, mas ele está presente em boa parte das melhores. Porém, não basta escrever qualquer coisa. Existe um modelo que também encontro constantemente. Ele segue uma espécie de fórmula como essa:

Reafirmação do tema: frase opinativa

Quer ver alguns modelos?

  • Consumo infantil: um problema de escala mundial
  • Capitalismo e infância: uma mistura doentia
  • Por todas as “Marias”: o difícil caminho para a paz doméstica
  • Feminismo ou Direitos Humanos: pelo fim dos extremismos

A razão para esse tipo de título funcionar é simples: ele sintetiza o tema e o posicionamento do autor da redação, mostrando logo de cara para o avaliador que o aluno foi capaz de pensar sobre o problema proposto. Além disso, por ser um tipo de estrutura bastante usada em meios acadêmicos, o corretor terá uma chance a mais de se impressionar positivamente ao ler a primeira linha, condicionando-o a avaliar melhor aquele texto.

A Introdução

Muita gente tem dúvidas sobre como iniciar uma redação. Um bom jeito é sempre fazer uma contextualização do tema em questão. Se você tem bom conhecimento de História, melhor ainda, pois uma das competências cobradas pela redação do ENEM é a capacidade de relacionar conhecimentos de diferentes áreas. Além disso, um elemento muito importante é a presença do seu posicionamento pessoal em relação ao tema, já na introdução – a chamada tese.

Veja esse exemplo de introdução retirado de uma redação nota 1000 do ENEM:

Dentro os costumes cultivados pela humanidade durante toda a sua trajetória, consumir bebidas alcoólicas em momentos festivos ou apenas para descontração é, sem dúvidas, um dos mais marcantes. No Brasil, então, isso não se dá de outra maneira. Sendo nosso país um dos maiores consumidores de cerveja do mundo, carnavais, festas juninas ou mesmo encontros semanais entre amigos têm sempre que vir acompanhados do álcool. Todavia, a utilização deste torna-se irresponsável quando o indivíduo dirige após o seu consumo e, portanto, a medida da Lei Seca faz-se necessária para a manutenção de uma sociedade tranquila.

Note que o autor faz uma contextualização dupla: primeiro sob um viés histórico, depois aproximando para sua própria realidade. No final, posiciona-se de maneira firme, relacionando os fatos relatados com o tema em questão: a Lei Seca.

A Conclusão

O ENEM exige que o candidato elabore uma solução para o problema proposto: a famosa proposta de intervenção. Se sua conclusão não contiver esse detalhe, você perde automaticamente 200 pontos na redação. Mas não pense que pode sair escrevendo qualquer solução e tirar nota máxima. É preciso ser original e especificar os meios de como chegar àquele ponto em que o problema se resolve.

Vamos visualizar um modelo para que isso fique mais claro pra você:

Sendo assim, o projeto da Lei Seca já auxiliou muito na conscientização da população. Para que o número de beneficiados aumente, é necessário que o governo organize uma tabela de horários para transportes públicos durante a madrugada, assim, ao sair, o cidadão já sabe quando retornar. Ademais, a fiscalização dos taxistas deve ocorrer com maior frequência, multando aqueles que adulteram seus taxímetros. Por último, deve-se criar uma lei que puna aqueles que divulgam via redes sociais a localização de blitz policiais, já que prejudicam o cumprimento da fiscalização, colocando em risco a vida de muitos.

Perceba que os trechos sublinhados deixam claras quais as medidas propostas como solução para o problema do alcoolismo no trânsito, com uma boa dose de originalidade nas ideias – não apenas o senso comum escrito pela maioria dos candidatos.

A Coesão

Para criar um texto coeso, você precisa utilizar algumas ferramentas que a língua proporciona. Você deve as conhecer como conjunções e pronomes, mas um nome mais bonito é operadores argumentativos. Para que eles servem? Para “costurar” o texto de uma maneira que a progressão de suas ideias fique clara e lógica.

Se você notar em todos os exemplos presentes neste artigo, há palavras ou expressões que iniciam frases, como “Sendo assim”, “Por último”, “Ademais”, “Todavia”, “Portanto”, “Então”, e várias outras. Elas estão lá só para bonito? Definitivamente não. Todas têm o propósito de permitir que o leitor compreenda o raciocínio de quem escreveu a redação.

Muitos alunos têm grandes dificuldades para aprender a usar esses elementos de maneira adequada. O primeiro passo é conhecê-los, então baixe este arquivo em PDF com os principais operadores argumentativos, seus significados e situações de uso.

Depois de baixar e dar uma boa estudada neles, você pode assistir esse vídeo em que eu explico por completo uma redação que eu mesmo escrevi, dando um foco especial para a coesão:

Redação Corrigida Online

Como zerar a dissertação: um modelo do que não fazer

Todo ano eu fico ansioso no início de janeiro para ver as redações do ENEM corrigidas: quantos mil candidatos vão zerar dessa vez? No ENEM 2014 foram mais de meio milhão de alunos.

Você quer passar pela vergonha de ser o próximo? Provavelmente não. Então, o fato é que você precisa saber claramente quais o fatores que podem levar sua redação para a lata de lixo do avaliador ou para aquelas listas com pérolas do ENEM (ou seja, modelos de redação para não seguir).

Zero na Redação do ENEM: FailVamos começar pelo básico: quer escrever uma redação no ENEM com 7 linhas ou menos? ZERO. Quer fazer desenhos, escrever palavrões, receita de miojo ou hino do seu time? ZERO. Quer entregar a folha da redação em branco e entregar apenas o rascunho? ZERO.

Espero que tudo isso já seja óbvio pra você.

Agora alguns detalhes menos óbvios:

  • A não obediência à estrutura dissertativa-argumentativa também leva à nota zero. Já vi alunos que escrevem redação em tom de reportagem de revista, de notícia de jornal, etc. Também não há nada de errado em escrever seus poemas, mas não faça isso na redação do ENEM!
  • Fuga total do tema. Repare na palavra total. Fica até difícil dar um exemplo, pois deve ser mais complicado escrever sobre algo que não é solicitado do que sobre o próprio tema da redação. Sempre tem os gênios, claro.
  • Entregar a redação a lápis. Muitos avaliadores dizem que esse é um dos principais motivos para a nota zero – e vários serviços de correção de redação online esquecem de avisar os alunos sobre isso. Portanto, reserve um tempo para passar a limpo seu texto.
  • Desrespeito aos direitos humanos. No dia do ENEM, deixe sua intolerância e seus preconceitos em casa – não importa se sua religião doentia diz o contrário.

E só lembrando: escrever título não é obrigatório, logo a falta dele não zera a redação.

Então agora você já tem na sua cabeça muitas qualidades de uma redação nota máxima do ENEM e também já sabe o que não fazer. Além disso, já sabe da importância dessa prova para você conquistar sua vaga na universidade pelo SISU. Qual o próximo passo? Saber como organizar suas ideias, uma dificuldade que muita gente tem.

Dificuldade com as ideias? A nota máxima começa por aqui

É um relato que eu ouço de muitos e muitos alunos: eles até conseguem ter ideias, mas não são capazes de colocá-las no papel, quanto menos de organizá-las. É um problema muito sério, que certamente começa na base de um sistema de ensino que não nos ensina a pensar.

A solução para esse problema é relativamente simples: antes de começar a escrever sua redação, sempre faça um esquema simples sobre o que pretende escrever em cada parágrafo. Utilize palavras-chave que sirvam para lembrá-lo sobre as ideias principais que você elencou e, a partir daí, comece a escrever – você verá como seu texto ficará muito mais organizado e claro. Um modelo disso seria algo assim:

Esquema para planejar ideias de uma redação nota 1000

Imagine-se escrevendo uma redação a partir dessa esquematização. Não ficaria muito mais fácil? É por isso que as melhores redações do ENEM sempre passam por um processo de planejamento.

O Caminho para a nota 1000 na Redação do ENEM

Assim, você aprendeu que uma redação nota 1000 não depende de sorte, mas sim de uma boa preparação e de algumas regras bem claras:

  • Escrever um título que mostre sua capacidade de pensar, para impressionar o avaliador;
  • Iniciar a redação demonstrando capacidade de posicionar-se quanto ao problema e de contextualizá-lo no tempo e relacioná-lo com outras áreas do conhecimento;
  • Escrever de forma coesa, utilizando os mecanismos linguísticos corretos em para cada situação;
  • Fazer uma conclusão que contemple a competência 5, que exige uma proposta de intervenção clara e original.

Agora é a sua vez! Assimilar e aplicar todos essas técnicas vai levar tempo e muita dedicação de sua parte. É muito importante que você possa ter suas redações corrigidas por um especialista que seja capaz de indicar detalhadamente os pontos em que você precisa melhorar.

Para isso, o melhor curso de Redação para o ENEM é o Redação Definitiva para Vestibulares e ENEM. Nele, você terá o apoio de mestres e doutores em Língua Portuguesa que vão corrigir suas dissertações de acordo com os critérios do Exame Nacional do Ensino Médio e ainda lhe fornecer todas as técnicas necessárias para alcançar a nota 1000.

André Augusto Gazola é formado em Letras, professor de Literatura e História da Arte, pós-graduado em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura e fundador do blog Lendo.org.

Comente!