6 Modelos de Introdução e Conclusão para a Redação do ENEM

Modelos para a Redação do ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio está cada vez mais próximo. A poucos dias da prova que define as vagas em universidades públicas e privadas em cursos superiores por todo o Brasil através do SISU, você candidato certamente está nervoso e com aquele sentimento de “não estudei o suficiente”.

Uma das provas que mais geram ansiedade por parte de todos é a Redação. Isso é fácil de perceber, por exemplo, através dos acessos ao meu vídeo 10 Temas de Redação para o ENEM 2016, que no último mês teve quase 90% de visualizações a mais que no período anterior. Se você ainda não assistiu, ainda dá tempo:

10 Temas de Redação para o ENEM 2016

Todo ano eu dou aulas particulares de redação para diversos alunos que sabem da importância dessa prova — ela representa tanto que foi responsável pela reprovação do aluno que tirou a nota mais alta nas provas objetivas em 2014.

Nenhum dos meus alunos, até hoje, tirou nota menor que 820 na redação do ENEM.

No ano passado, no entanto, eu tive uma aluna que era muito mais dedicada. Apesar de querer entrar no curso de Medicina, como a maioria, ela realmente queria passar de primeira no vestibular — coisa que é bem rara para esse curso aqui na minha região.

A Fabiane Pizzatto alcançou seu objetivo, sendo aprovada no vestibular da ULBRA, mas antes disso alcançou a nota de 960 na redação do ENEM através de uma estratégia muito interessante.

Fabiane Pizzatto - 960 na prova de Redação do ENEM 2014

Ela estava escrevendo super bem, tanto que eu já não encontrava nenhum erro em suas redações, mas o problema do nervosismo na hora da prova e o desejo de economizar tempo levaram-na a criar modelos de introdução e de conclusão que podiam ser decorados e adaptados para qualquer tema de redação que aparecesse no ENEM.

A Fabi pensou esses modelos considerando 3 eixos temáticos que costumam aparecer na prova:

  • Temas ligados à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente
  • Temas ligados a questões Políticas e Econômicas
  • Temas ligados a Problemas Sociais

Dessa forma, criamos uma introdução e uma conclusão para cada eixo, considerando os critérios de avaliação para a redação do ENEM:

  • Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa — eu revisei cada um dos parágrafos, deixando-os completamente de acordo;
  • Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das varias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa — você vai perceber que cada introdução traz a citação de um pensador, algo que faz com que automaticamente esse critério seja contemplado;
  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista — esse é um critério que deve ser bem contemplado nos argumentos, mas é importante que a introdução tenha um posicionamento sobre o tema, também chamado de tese;
  • Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação — também mais relacionado à argumentação, mas presente em todo texto que se pretenda coeso;
  • Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos — um item que gera muitas dúvidas, mas que está muito bem desenvolvido ao longo dos modelos de conclusão que construímos.

Modelo de Introdução para Problemas Sociais

Veja o modelo de introdução usado para temas relativos a problemas sociais:

Segundo Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas é característica da “modernidade líquida” vivida no século XX. [TEMA/PROBLEMA], [AMOSTRA DE OPINIÃO], reflete essa realidade.

Essa introdução usa uma ideia do Bauman, um famoso pensador da atualidade, e sua modernidade líquida, que pode ser usada para balizar qualquer problema social do mundo de hoje. Após essa mostra de conhecimento de outras áreas, há o espaço para a tese, que deve, é claro, ser adaptada de acordo com cada tema.

Modelo de Conclusão para Problemas Sociais

Retomando a ideia inicial sobre vida líquida e elaborando uma proposta de intervenção, eis o modelo de conclusão:

O combate à liquidez citada inicialmente, a fim de conter o avanço [PROBLEMA], deve tornar-se efetivo, uma vez que [RETOMADA DA TESE]. Sendo assim, desde que haja parceria entre governo, comunidade e família, será possível amenizar [O PROBLEMA EM QUESTÃO], construindo uma sociedade mais fiel aos [IDEAIS OU PRINCÍPIOS] da constituição.

Perceba que nessa conclusão, apesar de ser um modelo, as partes que o redator deve completar são imprescindíveis para deixar o parágrafo de acordo com o critério de avaliação número 5.

No curso Redação Definitiva para o ENEM, você tem suas redações corrigidas por professores mestres e doutores, que vão apontar todas as melhorias que você precisa para tirar 1000 na redação do ENEM.

Modelo de Introdução para Sustentabilidade ou problemas Ambientais

Segundo Sartre, filósofo francês, o ser humano é livre e responsável; cabe a ele escolher seu modo de agir. Logo, com o avanço do sistema capitalista, recai sobre o homem o compromisso de tornar o mundo mais sustentável. No século XXI, a preocupação com [TEMA/PROBLEMA], [AMOSTRA DE OPINIÃO], reflete essa realidade.

Exatamente a mesma estratégia usada anteriormente, agora usando Sartre e adaptando a parte contextual. A tese sempre presente, é claro.

Modelo de Conclusão para Sustentabilidade ou problemas Ambientais

É preciso que os indivíduos assumam, portanto, sua responsabilidade diante do [PROBLEMA], uma vez que [RETOMADA DA TESE]. Sendo assim, desde que haja a parceria entre governo, comunidade e família, será possível amenizar os problemas ambientais, construindo um Brasil mais sustentável.

Modelo de Introdução para questões Políticas e Econômicas

Após a Guerra Fria, com o avanço do capitalismo, o processo de globalização intensificou-se, bem como seus efeitos. Diante disso, o contato entre diferentes povos ampliou o conceito de identidade nacional. [TEMA/PROBLEMA] reflete pontos [POSITIVOS/NEGATIVOS] dessa realidade.

Modelo de Conclusão para questões Políticas e Econômicas

Recai sobre o ser humano, portanto, o compromisso de administrar com mais consciência as mudanças proporcionadas pelo avanço do mundo globalizado, uma vez que [RETOMADA DA TESE]. Sendo assim, desde que haja a parceria entre governo, comunidade e família, será possível amenizar [PROBLEMA], construindo o progresso sem desconsiderar a ordem.

Bônus: Introdução para temas Filosóficos

Nós não chegamos a desenvolver a conclusão para este eixo, que é um tanto raro no ENEM, mas você pode usar essa introdução se o tema tiver relação com questões filosóficas:

Platão, filósofo grego, afirmou, através do Mito da Caverna, que o conhecimento na Terra são sombras, defendendo a importância da investigação filosófica na apreensão da realidade. No século XXI, alguns temas ainda reforçam essa ideia. A reflexão em torno do [TEMA], [AMOSTRA DE OPINIÃO], encaixa-se em tal cenário.

Veja como a Fabi usou esse modelo para escrever uma redação sobre O Poder do Silêncio:

Platão, filósofo grego, afirmou, através do Mito da Caverna, que o conhecimento na Terra são sombras, defendendo a importância da investigação filosófica na apreensão da realidade. No século XXI, alguns temas ainda reforçam essa ideia. A reflexão em torno do do poder do silêncio, cuja polêmica está em quando a ausência do discurso é a melhor opção, encaixa-se em tal cenário.

Para tirar 1000 na redação do ENEM

É evidente que o uso desses modelos não garante uma nota alta na redação do ENEM, mas pode representar uma boa economia de tempo caso você já tenha habilidades de escrita bem desenvolvidas.

Lembre-se que a parte argumentativa também tem um peso muito grande na sua nota final, então pratique muito nessa última semana, fazendo as revisões e escrevendo redações diariamente, solicitando que alguém as corrija para você.

Muitos estudantes têm me procurando nessa reta final para que eu os ajude a melhorar seus textos. O melhor curso preparatório para redação do ENEM é o Redação Definitiva para o ENEM, em que você terá aulas em vídeo e apoio de vários professores especializados que vão corrigir seus textos e dar dicas para melhorá-los.

Se você também quer passar em Medicina e, quem sabe, conseguir o curso gratuitamente através de uma bolsa conquistada através do ENEM, aprimorar sua redação é uma das etapas mais importantes. Boa sorte nas provas!

André Augusto Gazola é formado em Letras, professor de Literatura e História da Arte, pós-graduado em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura e fundador do blog Lendo.org.

Comente!

Aprenda até 9x mais rápido para o ENEM 2017

Aumente sua capacidade e garanta sua vaga na Universidade!
VER AGORA

Conteúdo Protegido!

Cadastre seu e-mail abaixo para desbloquear
os modelos de resenha exclusivos.
(você os receberá em sua caixa de email)
Baixar Modelos