Minissérie Capitu e algumas citações de Dom Casmurro

Assistindo a bela minissérie exibida pela Globo, Capitu, acabei por relembrar algumas das citações contidas em nosso bom e velho Dom Casmurro.

Lembro que o li pela primeira vez no ensino médio; eu nem sequer podia ser chamado de leitor. Raramente gostava de um livro, mas fiquei fascinado com a inteligência daqueles raciocínios e os mistérios daquela história.

Ao assistir a série, tive arrepios. A impressão é de que o próprio Machado de Assis estava ali a contar a história de Bentinho e Capitu. O figurino, os elementos cenográficos, a trilha sonora, os atores e atrizes, tudo contribuiu para criar um ambiente que a maioria dos leitores deve ter sonhado quando entre as páginas de Dom Casmurro.

Se você quiser saber mais sobre os detalhes da produção, os processos de imersão propostos pelo diretor Luiz Fernando Carvalho e tudo o mais, já está à venda o livro Capitu, que trata exatamente desses aspectos, culminando com a tão aclamada série.

Livro sobre a produção da minissérie Capitu

Dividido em duas partes, o livro apresenta o processo de preparação dos atores e a “história filmada” desse clássico da literatura brasileira. Durante dois meses os atores e a equipe técnica se reuniram semanalmente e assistiram palestras sobre a obra de Machado de Assis: Sergio Paulo Rouanet, Daniel Piza, Maria Rita Kehl, Luiz Alberto Pinheiro de Freitas, Carlos Byington, Edmilson Martins Rodrigues e Gustavo Bernardo. Os textos dessas palestras compõe a primeira parte do livro e ajudam o leitor a entender todas as nuances do romance. Na segunda parte, depois de uma introdução do diretor, as imagens da minissérie e o texto do próprio Machado formam quase que uma fotonovela e contam visualmente a história de amor e ciúme de Bentinho e Capitu.

  • Compre o livro Capitu, no Submarino. (por volta de R$39)

A música de entrada deve ter chamado a atenção de muita gente. Também a minha. Pesquisei e descobri que chama-se Elephant Gun, da banda americana Beirut. Veja o clip da música, em alta qualidade, no vídeo abaixo:

Quero compartilhar com vocês algumas das citações que me deixaram impressionado na época. Vou aproveitar e ilustrá-las com  imagens da minissérie da Globo, que inclusive usou algumas delas no roteiro.

Imagem  da minissérie da Globo - Capitu

Um coqueiro, vendo-me inquieto e advinhando a causa, murmurou de cima de si que não era feio que os meninos de quinze anos andassem nos cantos com as meninas de catorze; ao contrário, os adolescentes não tinham outro ofício, nem os cantos outra utilidade.

Capítulo XII

Conhecia as regras do escrever, sem suspeitar as do amar, tinha orgias do latim e era virgem de mulheres.

Capítulo XIV

Aos quinze anos, há até graça em ameaçar muito e não executar nada.

Capítulo XVI

Imagem  da minissérie da Globo - Capitu

Quantas intenções viciosas há assim que embarcam, a meio caminho, numa frase inocente e pura! Chega a fazer suspeitar que a mentira é tão involuntária como a transpiração.

Capítulo XLI

Se eu pudesse contar as lágrimas que chorei na véspera e na manhã, somaria mais que todas as vertidas desde Adão e Eva. Há nisto alguma exageração; mas é bom ser enfático, uma ou outra vez, para compensar este escrúpulo de exatidão que me aflige. Entretanto, se eu me ativer só à lembrança da sensação, não fico longe da verdade; aos quinze anos, tudo é infinito.

Capítulo L

O que o mandamento divino quer é que não juremos em vão pelo santo nome de Deus. Eu não ia mentir ao seminário, uma vez que levava um contrato feito no próprio cartório do céu. Quanto ao selo, Deus, como fez as mãos limpas, assim fez os lábios limpos, e a malícia está antes na tua cabeça perversa que na daquele casal de adolescentes…

Capítulo LI

Imagem da minissérie da Globo - Capitu

Perde-se a vida, ganha-se a batalha!

Capítulo LV

A alma da gente, como sabes, é uma casa assim disposta, não raro com janelas para todos os lados, muita luz e ar puro. Também as há fechadas e escuras, sem janelas ou com poucas e gradeadas, à semelhança de conventos e prisões. Outrossim, capelas e bazares, simples alpendres ou paços suntuosos.

Capítulo LVI

Nada se emenda bem nos livros confusos, mas tudo se pode meter nos livros omissos.

Capítulo LIX

Imagem da minissérie da Globo - Capitu

…um dos ofícios do homem é fechar e apertar muito os olhos a ver se continua pela noite velha o sonho truncado da noite moça.

Capítulo LXIV

A vida é cheia de obrigações que a gente cumpre, por mais vontade que tenha de as infringir deslavadamente.

Capítulo LXIV

Imagem da minissérie da Globo - Capitu

Ora, há só um modo de escrever a própria essência, é contá-la toda, o bem e o mal.

Capítulo LXVIII

O destino não é só dramaturgo, é também o seu próprio contra-regra, isto é, designa a entrada dos personagens em cena, dá-lhes as cartas e outros objetos, e executa dentro os sinais correspondentes ao diálogo, uma trovoada, um carro, um tiro.

Capítulo LXXIV

Imagem da minissérie da Globo - Capitu

A máxima é que a gente esquece devagar as boas ações que pratica, e verdadeiramente não as esquece nunca.

Capítulo CXXVII

A vida é tão bela que a mesma idéia da morte precisa de vir primeiro a ela, antes de se ver cumprida.

Capítulo CXXXIII

A alopatia é o catolicismo da medicina…

Capítulo CXLIII

Capitu foi uma grande contribuição e ao mesmo tempo uma grande homenagem à obra de Machado. Além disso, pode servir como um ótimo caminho para apresentar a literatura aos nossos alunos; espero que os professores saibam aproveitar isso criando atividades em sala de aula baseadas na obra de Luiz Fernando Carvalho. (O DVD deve estar à venda em breve)

Minissérie Capitu e algumas citações de Dom Casmurro by

André Augusto Gazola é formado em Letras, professor de Literatura e História da Arte, pós-graduando em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura e fundador do blog Lendo.org.É casado e mora em Bento Gonçalves-RS.

Deixe seu comentário!

Já ganhou seu livro?

Você já teve dúvidas na hora de escrever? Então essa é uma grande oportunidade de resolvê-las!

Veja o que você vai aprender com o livro Como Escrever com Clareza:

  • Conhecer seu leitor e criar um texto que atenda suas necessidades
  • Escolher as palavras certas para causar o efeito desejado
  • Estruturar seu texto para prender o leitor do início ao fim
Não, obrigado. Nunca cometo erros de escrita.

Cadastre-se e receba em instantes!

Seu e-mail não será divulgado.

Cadastre-se e ganhe um livro grátis!

Receba em seu e-mail o livro Como Escrever com Clareza, de André Gazola, e ainda tenha acesso aos cursos grátis do Lendo.org!

Seu e-mail não será divulgado.