Meu quinto semestre na faculdade de Letras
Dizer que meu quinto semestre na faculdade de Letras foi trabalhoso é pouco. Passada a metade do curso, parece que foi lançado um desafio do tipo “só os fortes sobrevivem” — e estava na hora disso acontecer.
Somando-se todos os trabalhos, foram mais de 400 páginas escritas e aproximadamente 3 mil páginas lidas; números que assustam qualquer universitário que não faça Letras, mas que deixam orgulhoso qualquer um que faça, principalmente quando o resultado é tão satisfatório como o que alcancei.
Vamos falar um pouco das disciplinas cursadas.
Semântica e Pragmática

Nessa matéria se estuda, basicamente, os significados intrínsecos e extrínsecos da língua. Semântica estuda os significados internos da sentença, já a Pragmática estuda os significados conforme o contexto, a situação de fala. Fala-se em metáfora, metonímia, pressuposição, ambiguidade, referência, inferência, regras de conversação e mais.
Meu conceito final: 4.
Prática Pedagógica e sua Organização
Essa é daquelas disciplinas pedagógicas para as quais eu sempre torço o nariz. Digo que continuo torcendo, com a diferença de que agora sei fazer plano de aula. Aprendemos coisas particularmente úteis para os estágios, que exigem o tipo de sistematização de aulas com Objetivos, Procedimentos, Avaliação, etc.
Meu conceito final na disciplina foi 4.
Literatura Brasileira II
Aqui, como esperado, o conteúdo continuou a partir do final do Romantismo, último tópico de Literatura Bras. I, e foi até o pré-modernismo e os regionalistas. A lista de leituras, composta por 18 livros, dos quais consegui ler apenas 7 (nem todos os 18 eram estritamente necessários), foi a maior que já tive desde o início da faculdade e era formada por:
- Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis (lido)
- Canaã, de Graça Aranha (lido)
- O Cortiço, de Aluísio Azevedo (lido)
- A Carne, de Julio Ribeiro (lido)
- Bom Crioulo, de Adolfo Caminha
- O Ateneu, de Raul Pompéia (lido)
- Os Sertões, de Euclides da Cunha (lido)
- Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato
- Recordações do Escrivão Isaías Caminha, de Lima Barreto
- Contos Gauchescos, de Simões Lopes Neto
- Tarde, de Olavo Bilac
- Poesia, de Alberto Oliveira (lido)
- Aleluias, de Raimundo Correia
- Poemas e Canções, de Vicente de Carvalho
- Últimos Sonetos, de Cruz e Souza
- Poesia, de Alphonsus de Guimaraens
- Eu, de Augusto dos Anjos (lidos alguns poemas)
- As relações naturais e outras comédias, de Qorpo Santo
Meu conceito final: 4
Literatura e Leitura na Escola
Aqui o objetivo era estudar formas “certas” de ensinar literatura na escola. Depois de ler bastante teoria, acabamos por escrever pilhas de planos de aula para os mais diversos níveis de ensino. Gostei principalmente da lista bem simpática de leituras:
- História meio ao contrário, de Ana Maria Machado
- A fada que tinha idéias, de Fernanda Lopes de Almeida
- Meu pé de laranja lima, de José Mauro de Vasconcelos
- A Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga Nunes
- Cinco Histórias do Bruxo do Cosme Velho, contos de Machado de Assis
- Entre a espada e a Rosa, de Marina Colasanti
- Memórias da Emília, de Monteiro Lobato
- A Droga da Obediência, de Pedro Bandeira
- Histórias Folclóricas de medo e de quebranto, de Ricardo Azevedo
- As Meninas da praça da alfândega, de Sérgio Caparelli
- Os Meninos da rua da praia, de Sérgio Caparelli
- O Menino marrom, de Ziraldo
Meu conceito final na disciplina: 4
Estágio I em Língua e Literatura de Língua Portuguesa
O tão temido estágio. Nesse primeiro, o objetivo era observar aulas do ensino médio e fundamental em escolas públicas e privadas, depois escrever um relatório com as observações e reflexões sobre as aulas, uma resenha teórica e uma unidade de ensino com propostas melhores para aquelas turmas.
Apesar de trabalhosa, foi uma ótima disciplina. Aprendi bastante e estou ansioso para aplicar tudo “oficialmente” no próximo semestre, em que o Estágio II exige prática docente.
Meu conceito final: 4
Pesquisa em Educação
Como minha universidade não exige monografia como trabalho de conclusão (temos um estágio adicional como forma de TCC), encarei o trabalho dessa disciplina como sendo minha monografia. Basicamente escolhe-se um assunto e passa-se o resto do semestre pesquisando até escrever e apresentar oralmente o trabalho final.
O tema que escolhi desprende-se daquilo que tenho discutido por aqui há tempos: a literatura de massa como transformador cultural. Ao longo do trabalho, analisei, a partir do best seller O Código da Vinci, de Dan Brown, e uma extensa base teórica, de que forma (e até que ponto) esse tipo de literatura é responsável por transformações a nível de cultura e imaginário social.
É uma pena que as fãs de uma certa escritora vampiresca não entenderiam uma só palavra, senão eu até publicava ele por aqui ;-). Mas vai ficar para uma revista especializada.
Meu conceito final da disciplina: 4
Conclusão
Eu sobrevivi! E tirar nota máxima em todas as disciplinas pelo segundo semestre consecutivo é bem motivador; tanto que para o próximo vou aumentar a carga, cursando 8 matérias:
- Análise e Produção do Texto Didático
- Estágio II em Língua e Literaturas de Língua Portuguesa
- Fonética e Fonologia
- Linguística Textual
- Literatura Brasileira III
- Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS
- Temas de Teoria e Crítica Literária
- Universidade e Sociedade (equivalente à Realidade Brasileira)
E então, quem também quer contar um pouco sobre como foi seu semestre na universidade?
Saiba como foram meus outros semestres na faculdade de Letras:


A Ilíada e a Odisséia, de Homero
Guerra e Paz, de Leo Tolstoy

Crime e Castigo, de Dostoiévski
Édipo Rei, de Sófocles
Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes
A Divina Comédia, de Dante Alighieri
Escreva um comentário
Caros(as) leitor(as)
Seus comentários são muito bem-vindos e para que o convívio entre nós seja aprazível – mesmo quando discordarmos – antes de escrever, leia o que segue:
Não serão publicados: comentários anônimos ou com apelidos grosseiros; comentários escritos todo em MAIÚSCULAS; comentários escritos de forma incompreensível, um exemplo, todo em "miguxês"; comentários com ofensas pessoais; comentários com propagandas e spam; comentários referentes a outro post que não este.
As opiniões expostas nos comentários são de responsabilidade de quem as escreveu. Obrigado.
André