Receba Atualizações

Assinantes do Feed

Junte-se aos milhares de leitores que assinam o feed ou recebem os textos por e-mail.

Lendo.org | Livros, literatura e resenhas

Pesquisa personalizada

Meu quarto semestre na faculdade de Letras

E estamos na metade do curso universitário! Esse foi um semestre relativamente tranquilo, no qual as disciplinas, apesar de exigentes, não tomaram muito tempo. O bom disso é que foi possível ler algumas coisas extras e planejar estudos complementares.

É estranho chegar na metade do caminho. Você sabe que já está longe do início, mas que tem “uma vida” até chegar no final. Desafiador :)

Vamos falar das disciplinas que cursei.

Leitura e Produção Textual II

Como são calculadas as notas na UCS

Essa disciplina é complementar àquela do terceiro semestre. Nela, continuamos o estudo e produção de gêneros textuais. Dessa vez foram: texto explicativo, artigo de opinião, carta argumentativa, texto instrucional e anúncio publicitário.

Tudo bem, eu também acho que haveria gêneros mais interessantes. Mas, de qualquer forma, foi válido.

Meu conceito final: 4

Psicologia de Grupos

O foco aqui, como o nome já diz, é estudar o comportamento de grupos. Fizemos isso através da observação de grupos variados (e do nosso próprio grupo, às vezes) e de várias discussões sobre essas observações. Além disso, a professora propôs diversas atividades (as famosas “didáticas”) ao longo do semestre que proporcionaram algumas idéias interessantes em relação as nossas futuras práticas docentes.

Meu conceito final: 4

Literatura Brasileira I

A primeira das 5 disciplinas de Literatura Brasileira que vou ter. Nessa, começamos lá com o quinhentismo e a literatura informativa (eca!), passamos pelo barroco, arcadismo e desembocamos no romantismo.

O principal autor estudado foi José de Alencar e seus romances O Guarani, Iracema, Lucíola e Senhora. Além desses, nos aventuramos por A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo, A Escrava Isaura, de Bernardo Guimarães e Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida.

A parte teórica realmente não fez muito sentido (lembra da literatura do ensino médio? Igual), mas as discussões sobre as obras foram bem válidas.

Meu conceito final: 4

Morfossintaxe III

Essas matérias de “português puro” costumam assustar. E realmente assustam no início. Porém, quando percebemos as finesses da coisa, fica fácil.

Em morfo III aprende-se basicamente sobre o período composto. Você deve lembrar das traumatizantes Orações Subordinadas Substantivas Subjetivas reduzidas de infinitivo e monstros derivados, hã? É claro que alguém que faz Letras precisa desse tipo de conhecimento, o que não quer dizer que os pobres alunos devam decorar essas coisas. Isso é algo que aprendemos aqui: formas de trabalhar a língua portuguesa como ela deve ser trabalhada, e não traumatizar os alunos, como fizeram conosco.

Outro detalhe legal é que eu dei aulas particulares sobre a matéria para duas colegas :-)

Meu conceito final: 4

Linguística III

Nessa maravilhosa disciplina, o conteúdo estudado é bem vasto. Começamos com os processos de aquisição da língua materna, passamos por aspectos de psicolinguística, teoria gerativista de Chomsky, processos de aquisição de segunda língua, linguística aplicada, algo sobre mecanismos de coesão e, finalmente, estratégias para despertar o gosto pela leitura em alunos (meu trabalho sobre isso foi bastante elogiado, em breve alguns tópicos por aqui).

Sempre adorei linguística exatamente por causa desse grande número de assuntos interessantes abordados.

Meu conceito final: 4

Epistemologia

Epistemologia é o estudo sobre o conhecimento humano. Conhecida também como Teoria da Ciência, essa disciplina traça um panorama da evolução da ciência desde o seu início até hoje. As aulas eram aos sábados pela manhã, mas apesar do cansaço da turma, o professor conseguiu estimular discussões bem interessantes sobre questões como ética na ciência, importância do método científico, ciência e tecnologia, entre outras.

Pra finalizar, fizemos uma vista ao Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, o qual eu já tinha visitado, mas é sempre fantástico.

Meu conceito final: 4

Um detalhe que me deixou bastante feliz foi que todas minhas notas foram máximas. Sem dúvida é gratificante terminar um semestre de 6 disciplinas com 6 notas máximas :-)

A partir de agora, começa uma nova etapa do curso de Letras, pois iniciam os estágios. É hora de brincar de ser professor! As matérias do próximo semestre serão:

  • Literatura Brasileira II
  • Prática Pedagógica e sua Organização
  • Pesquisa em Educação
  • Semântica e Pragmática
  • Literatura e Leitura na Escola
  • Estágio I em Literatura e Língua Portuguesa

Saiba como foram meus outros semestres na faculdade de Letras:

18 Comentários

1. por Carol em
Dez252008, às 19:15pm

Onde você faz Letras!?!?!

2. por Natália em
Dez262008, às 14:34pm

Olá
Adorei seu blog!
Meu nome é Natália, tenho 18 anos e terminei o ensino médio agora em 2008, e no 1° semestre vou começar a estudar Letras.
Adoro Português e comecei a gostar de Inglês também depois que comecei a fazer cursinho. Passei pro 3° livro do cursinho (3° semestre), faço na Wizard e tenho gostado bastante.
Estou com algumas dúvidas, pois as duas opções de Universidades são particulares porém uma delas é Licenciatura somente em UM dos dois idiomas, e a outra é Licenciatura em Português e Inglês juntos, e ambas são 6 semestres de duração.

Estou muito confusa, pois quero fazer Letras pra DAR AULAS, somente isso. Mas não sei o que realmente vale a pena… Fazer só Português ( que eu amo), e me qualificar pra ser um bom profissional futuramente ou arriscar e fazer 2 idiomas em 3 anos.

Essa Faculdade onde eu faria somente Português fica na minha cidade, bem pertinho do meu trabalho, e a outra Faculdade onde faria Português e Inglês fica na cidade ao lado e eu tenho que pegar duas conduções pra ir e duas pra voltar. Mas independente desses “obstáculos”, o que importa para mim realmente é fazer o que for melhor para minha carreira.

Se fosse pra escolher entre um dos dois, é claro que escolheria Português, só queria aproveitar o conhecimento que estou adquirindo no cursinho e integrar com o que eu aprenderia na Faculdade estudando também Inglês.

Estou com essa dúvida cruel, gostaria de saber a sua opinião…

Obrigada ;)

3. por Dejeane gonçalves em
Dez272008, às 18:33pm

oi andre adorei seu blog,onde vc fez letras?
acabo de prestar um vestibular sobre letras acho que vou conseguir adoro portugues principalmente redaçao gostaria que me desse algumas dicas…bjos

4. por Dejeane gonçalves em
Dez272008, às 18:36pm

ha…qual vc acha mais interessante espanhol ou ingles?qual seria a melhor opçao de idioma para fazer?qual seria o complemento do portugues? obrigado

5. por Cristiane França em
Jan052009, às 14:49pm

André,

Espero que você possa me responder logo, pois prestei o vestibular para letras e terei que fazer a matricula na faculdade ainda essa semana.
Lendo seu blog, que é mto instrutivo, diga-se de passagem, fiquei com algumas dúvidas…
Sempre gostei e me simpatizei com humanas e não me vejo fazendo exatas de maneira alguma, (não simpatizo mto com calculos e números), mesmo tendo trabalhado a vida toda na área financeira e administrativa.
Minha mãe fez pedagogia a concluiu o curso ano passado, digitava várias trabalhos que ela fazia e vi que me interessava pela aéra da educação. Mas achei pedagogia um pouco limitado, e pensei em Letras.
Sempre gostei de português e na escola só tinha boas notas, aliás minhas melhores notas sempre foram nessa matéria.
Amo ler, adoro livros…mas conversei com algumas pessoas que conhecem alguma pessoa que já fez, e sempre ouço que gostar de ler e ter sido boa em português na escola, não é o suficiente. O que seria o suficiente então para decidir fazer esse curso?
Pela proposta do curso, achei que é o que mais se aproxima do que procuro como profissional.
Se você puder me ajudar, lhe serei eternamente grata!!

Aguardo anciosamente!!!

Abraços,

Cristiane França, São Paulo, SP.

6. por André Gazola em
Jan062009, às 9:56am

Cristiane,

o curso de Letras, na minha opinião, envolve principalmente dois aspectos: paixão e resistência.

Explico. Gostar de ler e ir bem em português na escola talvez não seja suficiente porque agora você estará em um curso universitário, as coisas são muito diferentes da escola (indico esse texto meu, diferenças entre escola e faculdade).

Para fazer Letras você precisa amar a leitura, precisa devorar livros, precisa ter curiosidade sobre as línguas (portuguesa, principalmente) e precisa ter uma grande capacidade de enfrentar desafios. Tudo isso envolve resistência, força de vontade, tempo, dedicação e muito mais.

Apesar dessa ser uma visão um tanto romântica da coisa, acredito que seja a que melhor define as qualidades dos alunos mais bem sucedidos em Letras. Claro que digo isso porque amo meu curso, alunos de outras graduações talvez levantassem argumentos parecidos, mas só posso dar minha opinião de aluno de Letras :-)

7. por André Gazola em
Jan062009, às 10:17am

Natália, minha opinião é que, sem pensar, eu escolheria fazer somente português.

Há várias razões pra isso. A primeira, óbvia, é a grande diferença entre estudar uma língua por três anos e estudar duas línguas no mesmo período, seu nível de conhecimento e especialização será bastante diferente. Na minha opinião, é melhor saber uma língua a fundo do que saber duas superficialmente.

Outra razão é que você já está fazendo um curso de inglês, que já lhe dá uma base bem boa — talvez você não saiba que em algumas universidades o ensino de inglês é inclusive inferior ao das escolas de idiomas.

Além disso, se ainda assim você quiser aprofundar seus estudos em inglês, depois da faculdade você pode fazer um curso de extensão, que geralmente as universidades oferecem.

Resumindo, minha dica é: faça somente português e continue no curso da Wizard e, se quiser, faça um curso de extensão depois que você se formar.

Abraços

8. por Angélica em
Fev112009, às 0:26am

olá meu nome é Angélica estou no segundo ano do ensino médio mas ja estou pensando no que vou fazer , na verdade eu sempre sonhei ser professora.Pois eu AMO PORTUGUÊS E TAMBEM GOSTO MUITO DE INGLÊS MAS MINHA PAIXAO MESMO É PELO PORTUGUÊS é realmente um sonho ,gosto muito de lêr obter conhecimentos fazer redações mais a minha paixao mesmo é pela gramática EU AMO MUITO GRAMÁTICA quando eu chego da escola sempre vou em um site de gramática e fico fazendo os exercícios que se relacionam com a máteria que estou vendo, ganhei um livro de gramática e agora leio sempre resolvo os execícios nossa resumindo eu AMO PORTUGUÊS e será que letras é o curso que mais se indentifica comigo????
Por favor me responda essa dúvida nao sai da minha cabeça estou confussa, tenho medo de escolher o curso errado me ajude
tchau beijos obigada!!!!

9. por Camila em
Mar052009, às 7:43am

Bom dia! Estou completamente perdida. Fiz um ano de administração de empresas e parei, não gostei deste curso. Tenho até sexta-feira para me decidir se quero ou não letras. Eis a questão, eu estou super em dúvida, tenho medo de me arrepender, tenho medo de não aprender direito a matéria à passar para meu alunos. Estou completamente perdida, me ajude! Obrigada!

10. por Fabiana Pereira em
Mar062009, às 15:33pm

André, eu já havia enviado um comentário para ti, mas não sei se publicou. Estou muito inclinada a fazer o vestibular de inverno da PUC-RJ, para Letras. Gostaria de ter a licenciatura, mas fico na dúvida entre fazer só Português e fazer Português-Inglês. O motivo? Bem, preciso acabar com minha implicância com inglês, e vejo essa faculdade como uma forma de aprender esta língua de uma forma mais interessante, já que não me dou com a didática dos cursinhos… Vi sua resposta para a Natália, mas não me vejo fazendo mais um curso de inglês para aprofundar meus conhecimentos. Quem sabe estudando as literaturas eu não apreenda de forma mais natural? Qual sua opinião sobre isso?

11. por Camilla em
Mar182009, às 21:43pm

Oi,André.Olá , pessoal !

Meu nome é Camilla e estou cursando o 3ª ano do médio.Neste ano a vontade de cursar a faculdade de letras está me consumindo rsrs
Minha família diz que esta minha ”vontade” possa estar sendo um tanto quanto precipitada por ainda não adquirir tantos assuntos que engloba a faculdade de letras.Confesso que ,por um lado,até concordo com eles.Já li praticamente todo seu blog e me interessei muitoooo ! e ao ler , reparei que minha vocação está inteiramente ligado à letras =D rsrsrs .. o que eu gostaria é que você me desse algumas idéias ..
o que é , de fato, cursar letras ?

Um grande beijoo,

de sua ,já,” fã ”

Camilla =)

12. por Camilla em
Mar182009, às 21:50pm

ahhh , eu gostaria de ressaltar também que não quero trabalhar como professora rsrs .. que outro tpo de emprego eu posso trabalhar nesse ramo ? beijooo **

13. por Cadija em
Mar242009, às 17:01pm

Eu adorei o bolg.Meu sonho é fazer letras e ser professora,mais no momento não tenho condiçoes para tanto.Mais eu nunca foi desistir do meu sonho.E parabéns !!Sucesso!!

14. por Maria Helena Pimentel em
Jul252009, às 15:10pm

Legal seu blog, estou querendo fazer um também, curso letras e estou no 4º período e o que mais gosto é literatura.

15. por Daysi do Carmo em
Ago052009, às 10:37am

Olá André, adorei seu blog,este ano vou prestar vestibular para licenciatura em letras lingua portuguesa,e estou cheia de preocupações,pois trabalho o dia todo e acabo não tendo muito tempo para ler.será que isso irá me prejudicar?
Em que areás além de educação o profissional pode trabalhar,e apartir de que semestre pode-se dar aula.
Att,
Daysi

16. por Joilce Pereira em
Mar162010, às 14:11pm

Oi, estive lendo seu blog achei muito interessante, escrevo porque estou com muita dúvida, atualmente sou professora primária, estou cursando administração já estou no 5º semestre na FTC ead., paga, agora vai ter novamente vestibular para Letras, pretendo fazer letras para me aposentar daqui uns três anos, estou muito indecisa. Na sua opinião o que devo fazer. Se eu continuar com Bacharelado, na minha profissão continuo sem mudança de nivel, pagar os dois cursos vai ficar muito complicado. me oriente, como é fazer o curso de letras, o que eu faço não gosto, fiz por que na ocasião só tinha esse para fazer.

17. por Regina em
Mar312010, às 14:04pm

Oi,

Li rapidamente o seu blog e achei muito legal. Eu estava justamente procurando informações sobre o curso de letras e acho que tem muita coisa interessante aqui. Posteriormente voltarei a ler com mais calma.
Parabéns!!

18. por Luiz em
Jun212010, às 20:36pm

So quero parabenizá-lo pelo Blog, muito legal e prestativo. Estudo Letras na UFPB(federal da Paraiba) e concordo com tudo o que voçê afirmou sobre o curso. Amor “às letras” é acima de tudo necessário.
Um abraço

Escreva um comentário

Caros(as) leitor(as)

Seus comentários são muito bem-vindos e para que o convívio entre nós seja aprazível – mesmo quando discordarmos – antes de escrever, leia o que segue:

Não serão publicados: comentários anônimos ou com apelidos grosseiros; comentários escritos todo em MAIÚSCULAS; comentários escritos de forma incompreensível, um exemplo, todo em "miguxês"; comentários com ofensas pessoais; comentários com propagandas e spam; comentários referentes a outro post que não este.

As opiniões expostas nos comentários são de responsabilidade de quem as escreveu. Obrigado.

André

Lendo.org - Literatura e Resenhas de Livros ©2006-2010

Todos os direitos reservados - Não copie sem prévia autorização