Legado de una Tragedia – Edgar Allan Poe

Terminado o semestre na faculdade e quase trezentas páginas de trabalhos depois, é hora de voltar a escrever por aqui. E voltamos em estilo.

Edgar Allan Poe (1809-1849), como sabemos, é um autor americano considerado o mestre do crime e do terror, que influenciou e ainda influencia gerações de escritores fascinados com a “realidade irreal” de seus contos e poemas.

Entre as produções mais famosas de Poe, que completa duzentos anos em 2009, estão Os Crimes da Rua Morgue, O Gato Preto, e o perturbador poema O Corvo, que foi traduzido, entre outros, por Machado de Assis e por Fernando Pessoa.

Mas não é exatamente da obra de Edgar que quero falar hoje.

Legado de una tragedia é uma produção interpretada por 21 cantores e quase 50 músicos das bandas mais importantes do hard rock de língua hispânica. Lançada em dezembro de 2008, na Espanha, a obra segue a ideia de várias óperas rock editadas a partir de 2004 (como Avantasia e Nostradamus o Da Vinci) cuja filosofia se baseava em reunir estrelas do rock em torno de uma história conceitual.

Produzida por Joaquin Padilla e Jacobo García, Legado de una Tragedia é uma opera rock baseada na vida e obra de Edgar Allan Poe. Dividida em dois atos, Crepúsculo (não aquele) e Ocaso, e dezessete músicas, a obra repassa em forma de fábula a atormentada vida do gênio.Legado de Una Tragedia

Com uma estrutura cíclica, a história começa na atualidade — em um cemitério em Baltimore, lugar em que Poe está sepultado — com a imagem de um coveiro encontrando um misterioso Gato Negro (faixa 2). Atônito, ele vê como o gato lhe mostra seu segredo: guarda o espírito do escritor cuja Alma Errante (faixa 17) vaga até encontrar a paz.

Existem vários sites que falam mais sobre essa fantástica obra, neles é possível ouvir as músicas e saber informações interessantes como o nome de todos os músicos participantes:

Além disso, existem vários vídeos no YouTube, entre eles o EPK da produção, com vários músicos falando sobre sua participação, suas sensações sobre o projeto e muito mais:

EPK Legado de una Tragedia, parte 1

EPK Legado de una Tragedia, parte 2

André Gazola

André Augusto Gazola é formado em Letras, professor especialista em escrita e redação para ENEM, vestibulares e concursos públicos, além de pós-graduado em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura.

Recent Content