Cursos 24 Horas - Cursos 100% Online com Certificado
Receba Atualizações

Assinantes do Feed

Junte-se aos milhares de leitores que assinam o feed ou recebem os textos por e-mail.

Lendo.org | Livros, literatura e resenhas

Pesquisa personalizada

Fique rico imitando Stephenie Meyer

Depois dos sonoras críticas em alguns comentários no meu artigo anterior , como o da Anita, da Ane, da Paola, e outros, decidi ouvir gente como a Júlia, que diz para eu primeiro “escrever uma série que venda mais de 25 milhões de cópias, seja traduzida para 37 idiomas e ainda vire um filme” antes de ter o divino direito de dar uma opinião sobre quem eu quiser, especialmente sobre “a minha idolatrada Stephenie Meyer”.

Sabe de uma coisa? Estão todos certos. Que direito tenho Eu de não gostar de um livro publicado? Como é possível alguém dar a opinião sobre um livro sem antes vender 1,3 milhões de volumes em um único dia?

E quanto aqueles que concordaram comigo? É um absurdo que eles não gostem dos livros sem que seus trabalhos (se é que existem) tenham originado milhares de fãs-sites, não é?

Eu decidi que para conquistar esse direito eu deveria fazer sucesso e também ajudar aqueles que precisam fazer sucesso — única forma de conquistar o direito de liberdade de expressão — antes de se aventurarem pela crítica literária. Então aí está:

Como escrever best sellers como os da série Twilight

1. Abuse do Tesauro: o uso correto das palavras é opcional, purple prose é o máximo

Para você que deseja “incrementar” sua escrita para que soe como a de Meyer, um tesauro é algo que vem a calhar. Só assim você poderá escrever passagens gloriosas e deslumbrantes (ou gloriosamente deslumbrantes, você escolhe) como essa:

He lay perfectly still in the grass, his shirt open over his sculpted, incandescent chest, his scintillating arms bare. His glistening, pale lavender lids were shut, though of course he didn’t sleep. A perfect statue, carved in some unknown stone, smooth like marble, glittering like crystal.

Se você não usar pelo menos três modificadores* para cada nome, você está fazendo errado. Alguns autores como George Orwell (1984, A Revolução dos Bichos) usam regras como “nunca use uma palavra longa onde uma curta fará o mesmo trabalho” e “se for possível cortar uma palavra, corte-a”. Mas já que Stephenie Meyer parece ser o padrão de ouro da literatura jovem de hoje em dia, é provavelmente melhor ignorar Orwell e seguir seu exemplo.

* Você ganha um bônus se usar os mesmos modificadores múltiplas vezes, próximos de um outro. Bons exemplos de palavras para usar são “mortificado[damente]“, “murmurado[damente]” e “aterrorizado[damente]“. Veja que lindo (não esqueça de mudar o nome das personagens):

“Bella ficou mortificadamente aterrorizada com as palavras murmuradas pelo sombrio Edward.”

2. Não pesquise

É desnecessário perder tempo coletando detalhes biológicos, legados culturais, ou mesmo histórias culturais corretas. Por exemplo, se você escolher retratar em seu romance um lugar que exista na vida real, não se aborreça visitando-o. Se você incorporar ideias de outra cultura, como os Sioux, você absolutamente não precisa falar com qualquer pessoa desse povo.

Como autor(a), você não tem qualquer responsabilidade de representar nada de forma acurada. Ao invés dessas besteiras, pegue qualquer história que você encontra na internet e sinta-se à vontade para deformar e degradar qualquer erudição cultural para encaixá-la em seu enredo. Além disso, se você decidir usar a ciência para explicar alguns dos seus elementos de fantasia, não se aborreça tornando as explicações lógicas ou factuais.

3. Não dê personalidade a suas personagens

Ao invés disso, tenha certeza de que a heroína é “perfeita o suficiente” (mas não se esqueça de lhe dar um sentimento artificial de humildade). Evidentemente ela deve ser bonita (ou bela) e inteligente, mas não se incomode em dar exemplos dessa inteligência; tudo que você precisa fazer para suprir essa função é mencionar más interpretações da literatura clássica.

Para o leitor ter certeza de que ela é tão perfeita, ela precisa de um defeito. Aqui as coisas começam a ficar complicadas: se você a der um verdadeiro defeito, como a arrogância, ela se tornará menos atraente. Por isso, use defeitos no sentido de “ter pouco jeito para…”, algo como a) ser caridosa de uma forma doentia, e permitir que jovens socialmente rejeitados usem seus próprios sapatos; b) ter uma espécie de deus que permite que seu amado a salve em uma queda de precipício ou de ser empalada por um lápis depois de uma tentativa frustrada de magia negra.

Às vezes também é interessante dar a sua heroína uma espécie de complexo de Electra, romantizando a ideia do seu amado a carregando, espionando-a enquanto dorme, sendo 100 anos mais velho que ela, etc.

Também é importante destacar que a heroína não deve sacrificar nada para além de sua ambição. Se você achar que ela deve sacrificar algo, tenha certeza de que ela está apenas desistindo da família e dos amigos para devotar toda sua vida ao amor. Ela NÃO deve ter qualquer tipo de hobbie, interesse, etc. que não esteja relacionado com o herói. Ah, e se ele decidir deixá-la, ela deve tornar-se suicida.

E já que estamos falando no mocinho…

É de necessidade extrema que ele seja um perfeito macho da espécie (fisicamente, claro). Tome cuidado para não lhe dar qualquer característica de alguém real, já que isso vai reduzir a habilidade do leitor em sobrepor sua imagem de “homem perfeito” sobre a concha vazia de seu personagem. Quanto às características pessoais, é extremamente efetivo descrevê-lo como uma perfeita caricatura do herói byroniano.

Seu herói deve ser taciturno, pseudo-perigoso, e ter um segredo profundo e tenebroso para passar aquela imagem de “bad boy sexy”. Além disso, ele deve ser extremamente rico, dirigir carros esportivos e adorar espionar a heroína enquanto dorme, sem preveni-la.

4. Dê a entender que o relacionamento entre herói e heroína é abusivo

Um dos métodos efetivos de fazer isso é ter certeza de que seu herói preenche vários dos requerimentos dos relacionamentos baseados em abuso. Uma boa explicação da Nation Master (tradução livre):

Relacionamentos abusivos são frequentemente caracterizados por ciúmes, retenção emocional, falta de intimidade, infidelidade, coerção sexual, abuso verbal, promessas não cumpridas, violência física e jogos de controle e poder.

Abusive relationships are often characterized by jealousy, emotional withholding, lack of intimacy, infidelity, sexual coercion, verbal abuse, broken promises, physical violence, control games and power plays.

Pessoalmente, eu recomendo o uso de: ciúme doentio, falta de intimidade, coerção sexual, promessas não cumpridas e comportamento controlador, já que esses são os mais fáceis de justificar; o herói deve afirmar que ele fica fora de si para proteger a heroína do perigo, devido a seu enorme amor por ela.

Além disso, se existir algum outro personagem que cause interesse na heroína, o herói deve isolá-la, evitando o contato entre os dois. Esse é o método mais eficaz de garantir o amor da amada. Ótimos exemplos são: retirar o motor ou furar o tanque de gasolina do carro.

É especialmente importante notar que a heroína não deve ver defeitos nessas ações abusivas do seu herói, coisa que o tornaria muito menos atraente. Ao invés disso, ela deve perdoá-lo por seu comportamento dizendo “ele apenas me ama” e continuar se submetendo às vontades dele.

Caso você estiver preocupado(a), pensando que tudo isso possa enviar uma mensagem ruim para jovens em processo de desenvolvimento da própria identidade e passando por problemas em seus próprios relacionamentos “romanticidas”, relaxe.

Como disse a Aline “nós, garotas adolescentes confusas, não somos burras, eu mesma tenho 13 anos e já li Crépusculo e Lua Nova na boa e não pirei com os acontecimentos”, a Anita “Bella se jogando de um precipício ou começando a dirigir motos para ouvir a voz de Edward não nos convencerá a fazer o mesmo, e muito menos é o que a autora está estimulando! Além do mais, essa é uma história que não representa a vida real, e já li histórias muito mais absurdas que essa…”, a Hannah “Tenho 13 anos e sou feliz com as minha opiniões! Não me mataria pela série”, a Ane “nós não vamos pular de penhascos, ou dirigir motos só pq isso acontece no livro. Assim como muitos fas de Harry Potter não tentaram voar de uma vasoura só pq ele voa”.

Ninguém nunca foi influenciado por livros na história da humanidade, nem mesmo se nos voltarmos para Os Sofrimentos do jovem Werther, de Goethe ou A Cabana do pai Tomás, de Harriet Beecher Stowe.

Da mesma forma, pessoas não são influenciadas pela mídia ou por pressões sociais. Ler romances não influencia ninguém de forma nenhuma.

5. Não deve haver enredo

Talvez você até pense que ação ascendente, clímax, ação decadente, desenvolvimento das personagens e outras ladainhas sejam importantes para um romance. Não são. Ao invés disso, foque-se na perfeição do herói. Caso seu editor forçá-lo a escrever um enredo, use isso como uma nova oportunidade para o herói salvar a heroína.

6. Dinheiro na conta!

Está feito! Eu espero que isso ajude todos vocês a escreverem sua própria série Twilight. E para aqueles que não gostaram muito da minha capacidade crítica, eu prometo seguir os passos acima antes de sequer pensar em publicar algo contra um livro no futuro.

Traduzido e adaptado de Twilight: A Follow-Up, and a Promise, de Kellen Rice.

Você gostou deste post?

Cursos Online com Certificado - Cursos 24 Horas

48 Comentários

1. por Bruh em
Jan242009, às 22:31pm

Bom que ainda existe gente sã no mundo haha ;D

2. por Matheus em
Jan242009, às 23:15pm

Minha namorada leu e adora. Eu só de ler a descrição não consigo pensar em algo diferente do que Malhação com Presas de Vampiro. Então não me interessa. Mas é literatura recreativa, não é pra fazer sentido, é pra vender e pra fazer garotinhas suspirarem por aí. Mas pense. Podia ser pior. Podiam estar vendo o BBB.

Matheus

3. por paula mello em
Jan252009, às 11:10am

André, ri muito com a sua postagem!! Você está certo, mas sabe de quem eu acho que é a culpa?? Do papai e da mamãe dessa geração inútil que está aí.Para mim, dois lados de uma triste moeda: a juventude pobre e sem acesso a nada de bom, que vive na rua vendendo bala, e de outro, essa “patricinhada” que só tem água na cabeça. Que Deus ajude o futuro deste país!
Bote lenha na fogueira, quem sabe o povo acorda…No meu tempo de ginásio (e não faz tanto tempo assim!! Só tenho 40), a gente lia Machado de Assis, Castro Alves, Eça, Drummond, enfim…No colégio, encenei Shakespeare, li Goethe, estudei filosofia de verdade, e TUDO isso em escolas PÚBLICAS… Mas deve haver uma luz no fim do túnel: cuide bem da educação dos SEUS filhos!!
Beijos
Paula

4. por Rachel em
Jan252009, às 11:26am

Sou uma das fans loucas e bitoladas pela serie… a serie nao vende por isso … mas pelo modo em q ela retrata todo sonho de adolescente de uma garota com um pouquinho de terror … realmente acho q Bella e meio doentia, mas q adolescente nao e louco , tudo q ela fala no livro ja passou ou vai passar na cabeca de qualquer adolescente … a forma q ela coloca o romance e valoriza a “santa virgindade” e ate de certo modo legal , ja q a mulher anda se desvalorizando nao no fato de q nao devemos fazer sexo , mas q devemos sim so com cuidado e valorizando o sentimento … e outra opniao vai de cada um eu particularmente adooooooooro!! e nao vejo a hora de lancarem os outros 2 livros …
Quem nao gostaria de viver um amor torrido com um modelo internacional q ainada tem seus miterios de vida eterna , ela conseguiu junatr todos os sonhos de adolescentes em um so livro , colocou aventura , terror , loucura e uma genrosa dose de romance … nao mudarei nunca me opniao , nao acho q seja livro pra agrda mas para iludir , afinal todo mundo assiste uma serie de tv idiota e sem sentido prova disso q a maioria das series de tv americanas tem uma super audiencia …

5. por Ane em
Jan252009, às 12:51pm

Sabe André não concordei com a garota q falou que vc não tinha o direito de expressar sua opinião só pq vc não tinha escrito uma serie famosa. Mas ela estava expressando a opinião dela o que podemos fazer? Respeitar.
Coisa que vc não esta fazendo, ao sitar os nomes das pessoas que comentaram seu artigo anterior, vc não respeitou suas opiniões. Vc falou em liberdade de expressão. Cadê a Liberdade de seus leitores.

Achei esse artigo muito divertido. Gostei do jeito como vc viu o relacionamento de Bella e Edward, analisando pelo seu pode de vista pode ate ser verdade, mas olhando o mundo que nos cerca estamos rodeados de exemplos do mesmo tipo. Então o que devemos fazer??? fechar nossos olhos???

Eu preferi ler o Livro e me encartar com um belo caso de amor, onde Bella e Edward fazem de tudo para ficarem juntos.

Bjusss

Ane Caroline

6. por _Maga em
Jan252009, às 13:18pm

Já havia lido o outro post que falava sobre os livros. Foi bom para entender do que trata a série. A critica foi interessante apesar de, por vezes, apelar excessivamente para certas bandeiras.

Gostei muito do post atual. Deixou claro muitos dos problemas literários da obra.

7. por Abel Sidney em
Jan252009, às 13:21pm

André,

Valeu pelo heróico esforço de colocar um pouco de ordem no caos!

Antes de qualquer coisa, uma frase preventiva: “Gosto não se discute, sem amplia”!

Daí que, se desejarmos empreender ações em favor de algo nobre (e a discussão em tornos dos best-sellers ou dos hits musicais passa por aí) devemos ter “saco de Papai Noel”, “paciência de educador” e “estômago de agente penitenciário”…

E, é claro, não podemos desistir nunca, mesmo que nossas ações/atitudes/gestos não sejam reconhecidos.

A propósito, o texto que lançou para, de alguma forma, trazer lucidez/sensatez à discussão é MUITO BOM.

Sigamos firmes.

E estamos com você (eu, a Paula e mais uns

8. por André Gazola em
Jan252009, às 13:33pm

Ane, faça-me o favor.

Desde quando citar (com ‘c’) o nome de alguém é desrespeitar a opinião? Desde quando eu não dei liberdade para se expressarem?

Em uma discussão há réplicas, tréplicas e tudo mais. Isso é completamente comum em qualquer conversa, formal ou informal. Aqui é a mesma coisa.

9. por Daniel em
Jan252009, às 17:53pm

André, concordo com a Ane que discorda da garota que discordou de você.

Quer dizer que só posso criticar a fulana best-seller quando eu for um best-seller? só posso falar do Coetzee quando ganhar um Nobel? só posso falar do Lula quando tiver 70 de aprovação? só posso falar do Paulo Coelho quando eu for lido pela Sharon Stone?

É cada uma, diz aí…

10. por Marisa em
Jan252009, às 17:53pm

Voce nao da liberdade de expressao. Concordo com a Ane; Ja postei tres comentarios em seu blog e foram excluidos. Voce nao gosta de críticas. Continuo com minhas perguntas: Nome? Idade? Formação? Obras publicadas? (Elas sao importantes sim).
Vai postar este?

11. por André Gazola em
Jan252009, às 18:07pm

Marisa, eu NÃO modero comentário algum. Se você comentou e não apareceu, talvez seja algum problema do sistema do blog, o qual eu não tenho nenhum modo de controlar.

Escreva o que quiser. Parece que agora está funcionando.

Mas sinceramente, sua ignorância em insistir nessas ideias depois do post acima (engraçado, você ainda pergunta meu nome), não me incitam a ler seus comentários.

12. por Mônica Santos em
Jan252009, às 18:58pm

Sabe…nunca achei que teria raiva de alguém sem conhecê-lo…mas você conseguiu, conseguiu me aborrecer realmente. E pensar que seus 20 anos já deveriam ter resultado em “alguma coisa” proveitosa. Mas enfim, comentando sobre seu novo texto (ou besteira escrita, tanto faz) você realmente é muito metido. Esquece, e pare de escrever e aparecer propositalmente através da série…e da autora.

13. por André Gazola em
Jan252009, às 19:30pm

Mônica, veja o raciocínio:

1. Meyer escreve livros
2. Vocês compram livros
3. Meyer fica rica e famosa
4. Vocês compram mais livros
5. Meyer fica mais rica e mais famosa
6. Gazola tenta fazer Meyer parar de se aproveitar de vocês
7. Vocês dizem que Gazola é aproveitador e quer aparecer

Faz todo o sentido, né?

14. por Ana paula em
Jan252009, às 20:59pm

Achei o máximo seus dois artigos, apesar de ter lido os tres primeiros livros duas vezes.. Acho que vc questionou corretamente suas opiniões sobre o sexismo do livro e realmente apesar de ter gostado não gostaria que minha filha os lesse antes de ter a minha idade e poder desfrutar apenas da mágica adolescente dos livros.
A autora elaborou um romance muito gostoso no primeiro livro, mas no terceiro, quando vc comenta sobre o comportamento doentio de Ed (já me sinto intima dele) eu tive a mesma relfexão que vc.. isso não é o certo para meninas acharem normal. Mas qual adolescente não teve um namorado ciumento e possessivo como ele? O meu pelo menos levou um pé na bunda.
Vou observar atentamente suas dicas para tentar ficar rica.. Me aguarde

15. por JLM em
Jan252009, às 21:27pm

Se eu fosse um fã da Meyer apelava pro “eu podia tá robânu, eu podia tá matânu, eu podia tá titinu bbb, mas tôki só lendo um crepusculuzin e inda vem um tio ae falar mal da minha bíblia? xô santanás!”

kkkk

16. por Angélica em
Jan252009, às 21:36pm

Sabe, tenho 35 anos adorei, os três livros, cada palavra e magia irreal, isso nos faz esquecer um pouco dos problemas exteriores que temos, mas cada um tem plena consciência de seus atos, é apenas um livro é literatura, como todos os outros livros, bons ou ruins que tem por aí, mas a autora do seu modo de escrever e colocar as palavras se superou, por mais que as palavras foram de forma simples, sobre um amor verdadeiro, protetor e egoísta às vezes, mais o importante é você apenas viajar um pouco no livro mais nada..

17. por Andreia em
Jan262009, às 8:12am

Minha nossa! Fico impressionada com a maneira pela qual as pessoas defendem ardorosamente suas “obras de cabeceira”…
Quanto a mim (ainda bem!) não li nenhum dos livros da série.
Contudo eu me questiono se os mesmos que defendem que isso é apenas literatura, conhecem (quem sabe?) Dostoiévski, Tolstoi, Nietzsche, Kafka, Jorge L. Borges, Kundera, entre tantos outros…
Mas nem se incomodem com meu post…. Afinal, são apenas divagações de uma mente que pensa…

18. por Indira Hansen Ferreira em
Jan262009, às 9:14am

Ah, eu estou tão feliz de poder comentar sobre isso novamente!!! =)

André, só para você saber, se seu intuito é realmente conseguir leitores para este blog, conseguiu uma, pois todos os dias eu dou uma olhadinha aqui…
E realmente deve ter conseguido vários para voltar a um tema tão massacrante para você… ;D

Só queria dizer que acho muito triste que pessoas que parecem ser tão inteligentes como você utilizem de artifícios tão baixos para atacar as pessoas… Ridicularizar e ofender outros só porque pensam diferente (ou escrevem algo errado, na INTERNET, não num trabalho acadêmico ou algo assim) não é atitude das mais “elevadas”.

Quanto ao post… Bem, já disse outra vez que não sou formada em Letras, então quando leio não fico buscando as inperfeições das obras, mas isso deve ser bem fácil quando inicia a leitura já esperando o pior dos textos do mundo.

O livro atende às espectativas… E eu gosto muito (apesar de estar com uma certa “raiva” do Edward agora em Eclipse, acho que foi este site que fez isso comigo… Rs)

Sei que não disse nada de construtivo ou fui contra seus comentários… Não há nada que te faça mudar de idéia não é? Rs… Mas eu precisava desabafar!!!

E mais uma vez, se houve algum erro de português… Infelizmente no meu curso, para o português uso o Word, para a matemática a HP 12C.

Obrigada por não colocar meu nome no seu artigo (apesar de sentir que é um forte indício que você nem leu meu comentário… Rs…) =p

Ganhou uma leitora para o blog André!!! Gosto de pessoas que defendem seu ponto de vista até o fim (mesmo que sejam um pouco insensíveis)=D
Queria ter te mandado um e-mail com isso (já que é mais um recado pessoal do que um comentário), mas não consegui…

Beijos a todos… Meninas não fiquem bravas, intelectuais são assim mesmo… =p

19. por Indira Hansen Ferreira em
Jan262009, às 9:34am

Olha achei um erro lendo meu comentário… Imperfeições com “n” antes do “p”… Doeu essa… Rs…

20. por André Gazola em
Jan262009, às 10:36am

Indira,

- se eu estou falando sobre livros
- se eu faço letras
- se eu escrevo de forma não perfeita (ortografia), mas razoável para os leitores

por que eu não posso:

- criticar o tal livro
- criticar baseado no que eu ESTUDO e não em puro ACHISMO
- esperar que escrevam de forma razoável?

Não estou falando em erros de uma letra, estou falando nos absurdos que você mesma pode ler em alguns comentários. No dia em que eu achar que na internet podem ser feitos esses tipos de erros, então não há motivos para ter um blog.

Outra: se você conhece o meio acadêmico (acho que sim), sabe muito bem que não há espaço pra essa coisa de “tadinho, ele/ela não sabe ou errou sem querer”. Nesse contexto, o que pode parecer rudeza ou insensibilidade, não passa de disciplina e exatidão. Coisas indispensáveis para o desenvolvimento de qualquer área do conhecimento.

Mais uma: este é um blog sobre literatura, não exatamente para fãs de livros. Eu não escrevi ambos os textos baseados em achismos e nem esperava respostas baseadas em achismos. Estão falando muito em opinião, mas há pontos que são fatos (e eu esperava que os exemplos concretos, com fontes, links e tudo mais, fossem suficientes para comprová-los), mas não, tem gente que ainda acredita na máxima “É tudo opinião, então temos que respeitar” (mas não sem contestar).

Finalmente, se quem não gostou virou leitor(a) do blog, é só uma consequência do meu trabalho. Não tenho como obrigar ninguém a voltar aqui.

21. por Indira Hansen Ferreira em
Jan262009, às 11:07am

O_O

Uhhh André, agora você magoou meus sentimentos de menininha indefesa… Rs…

Você pode (e deve!!!), criticar os livros que quiser baseados no seu estudo, mas também tem que aceitar que nem todas as pessoas que leem (agora não tem mais acento é isso?) são formadas em qualquer que seja a área, por isso seus comentários serão baseados apenas em seus “achismos” como você colocou. É claro que o blog não é destinado a fãs da série (nem desta nem de nenhum outro livro), porém também é óbvio que ninguém que seja fã deixaria comentários como o seu passar…

Só acho que se é um espaço aberto a opiniões e se você realmente tem boa intenção de salvar nossas mentes deste livro, você deveria utilizar de argumentos mais “clássicos” (como as opiniões que expressa nos artigos), as pessoas iriam sentir-se mais respeitadas se não houvesse tanta hostilidade (como na resposta que você me deu, por exemplo)…

Bom, para finalizar, vou dar uma de “baba-ovo”… Se volto e leio todo dia o blog é claro que é consequência do seu trabalho, você demonstra ser uma pessoa inteligente e de opiniões fortes, e isso é algo difícil de achar na internet nos últimos tempos, mesmo que as opiniões sejam divergentes é um ótimo blog, li outros artigos, não sou tão ridícula a ponto de negar… E é claro que ninguém obriga (ou é influenciado rs…) a nada.

Gosto de discutir idéias e pontos de vista acho que isso aumenta a bagagem cultural de qualquer pessoa… Só queria dizer que você seria mais bem entendido (talvez a palavra seja “aceito”) se fosse mais “delicado”, digamos assim… Rs…

Obrigada por responder meu comentário, já esperava a hostilidade… =)

E sim, estou no 7º semestre de Administração de Empresas (graças a Deus está acabando… =p)

Abraços!

22. por André Gazola em
Jan262009, às 11:20am

Aí é que está o grande problema.

Meu comentário não teve intenção nenhuma de ser hostil, e lendo-o novamente não vejo nenhum ponto de hostilidade. Simplesmente retruquei teus argumentos, coisa que quase ninguém fez em relação aos meus. Só sabem dizer, a grosso modo, “na minha opinião você está errado porque eu discordo”. Aí quando eu contra-argumento, acham que estou desrespeitando porque essa é a opinião deles.

Como você mesma disse, é uma opinião firme. É claro que vou defendê-la. Estou com meus argumentos e ainda esperando réplicas.

23. por Indira Hansen Ferreira em
Jan262009, às 11:42am

Isso pode ser um problema já que se você perguntar às pessoas as quais respondeu diretamente, tenho certeza de que elas irão dizer que você foi rude.

Ninguém irá retrucar seus argumentos como você espera simplesmente porque ninguém aqui tem seu conhecimento!!! A não ser que alguém que estude com você ou seja formado em Letras decida aparecer, ninguém terá a visão que você tem da história.

Se eu, por exemplo, fosse dar todas as minhas opiniões sobre a série, ainda assim para você seria ridículo, imaturo e coisa de menininha apaixonada, porque eu não sei encontrar erros de escrita, falhas no carater e personalidade dos personagens, e tentativas de induzir e implantar na cabeça de outros uma imagem de “adolescente perfeita, namorado perfeito, casal perfeito”… Eu não vejo essas coisas, e tenho certeza de que, quem lê por puro prazer e divertimento também não verá…

A verdade mesmo é que deixou de ser um debate de “livro bom x livro ruim”, para ser um debate de “eu acho x eu não concordo”, porque as pessoas não tem a mesma visão que você, e você não soube lidar muito bem com isto.

Para ser bem honesta, se eu ler todos os comentários novamente, acho que não vou encontrar nenhum que tenha seu nível de “profundidade”, tanto os prós (que você tem que admitir, forão bem mais fracos que os que tentaram ir contra você) como os contras.

24. por Indira Hansen Ferreira em
Jan262009, às 11:45am

foram* Puts, eu acho feio corrigir os outros, mas também odeio quando escrevo errado tão feio assim… =)

25. por André Gazola em
Jan262009, às 11:46am

Bem, então tenho que voltar com os posts facilmente digeríveis do tipo “x frases bonitas de tal autor para você ler e se apaixonar”.

Que pena. Pelo menos dá menos trabalho.

26. por Indira Hansen Ferreira em
Jan262009, às 11:54am

Não faça isso… Rs…

Dá menos trabalho mas é menos empolgante… E também menos divertido… Rs…

Facilmente digeréveis para você ou para os leitores!? Rsrsrsrsrsrsrs…

Desculpe-me, não queria transformar seu blog num bate-papo, nem seus artigos em notas de rodapé… Mas acho que isso não acontecerá… =)

27. por Indira Hansen Ferreira em
Jan262009, às 11:55am

Nossa parece que minha digitação e português somem respondendo pra você… Isso porque eu copiei uma palavra que você usou… ¬¬

28. por André Gazola em
Jan262009, às 12:04pm

Para os leitores. Eu tenho estômago forte.

29. por Indira Hansen Ferreira em
Jan262009, às 12:11pm

Não sei se dou risada ou levo isso como um profundo ultraje…

30. por Indira Hansen Ferreira em
Jan262009, às 12:36pm

indira.hansen@gmail.com

Se quiser brigar comigo em particular tá… Tô no trabalho, não tem msn, mas o google talk funciona…. =)

Até a próxima se não…

Abraços!

31. por Ana Lucia em
Jan262009, às 17:42pm

Andre,
Confesso que ri muito ao ler as notas postadas. Ridículo eu só ter tido conhecimento deste blog hoje (!?!?!). Tá bom, não ridículo, talvez pura falta de tempo.
Quero dizer que li os 3 livros até agora (ainda falta Amanhecer!) e gostei muito.
Achei a história com muita fantasia, suspense, coisitas corriqueiras e, porque não dizer, coisas bem esquisitas.
Respeito sua opinião a respeito da “saga” e realmente, para nós que estamos muito distantes do tempo em que ainda éramos adolescentes, é possível encontrar alguns traços muito bem descritos por você. Entretanto nada se compara com a realidade de vida que nossos filhos, sobrinhos e netos têm que enfrentar e encarar todos os dias, sem ter que ler em nenhum best seller publicado anteriormente.
Então… acho que se os livros levam centenas de adolescentes mergulharem no infinito mar de paixão doentia, “zumbi” ou coisa que o valha, já é um grande avanço em tempos de bailes funks e raves lotadas de adolescentes tomando balinhas de êxtase para ficarem “felizes” durantes 6, 8, 10 horas seguidas.
Um abraço e, desculpem os errinhos que ainda cometo após a revisão ortográfica… ainda não me acostumei com a idéia. rs rs

32. por André Gazola em
Jan262009, às 17:49pm

Ana Lucia,

é, essa ideia de “dos males, o menor” é incontestável. Melhor um livro qualquer, antes disso tudo que você citou.

Só vou dizer que, com 20 anos, não estou tão longe assim “daquela época”.

Abraços

33. por Carol Ketlin em
Jan262009, às 18:14pm

Pare de críticar os livros da Stephenie Meyer, eles são ótimos, claro, existem alguns defeitos, mas que escritor consegue vender mais de 25 milhões de livros, em sua primeira saga? É injusto criticar tanto, além disso, os livros são fictícios, ou seja surgem da imaginação dela, e não é possível controlar a imaginação das pessoas, fato que você parecer desconhecer, já que está tão empenhado em criticar a série, com SUAS opiniões e desrespeitando as da Stephenie.

34. por Andreia em
Jan262009, às 18:20pm

Confesso que estou achando tudo isso hilário…

André, eu gostaria imensamente de descobrir onde estão postadas as “opiniões da Stephenie”, uma vez que, segundo a Carol, você está “tão empenhado em criticar a série, com SUAS opiniões e desrespeitando as da Stephenie.”

Hehehehehehe!

35. por Jaque em
Jan262009, às 19:35pm

Nossa, que loucura esse debate, concordo com todo mundo! Aliás, isso tudo me lembrou a uma frase de Roland:

“Gosto não me interessa, é arbitrário e inexplicável, o que o transforma em uma tolice.” (Mago e Vidro / A Torre Negra – Sthephen King).

Com toda certeza não teria melhores palavras para todo esse duelo de egos. Com toda certeza essa agitação só comprova sua teoria de como fabricar um livro e vender milhões ;).

36. por André Gazola em
Jan262009, às 19:37pm

Jaque,

adorei a expressão “Fabricar um livro”. Se encaixa perfeitamente.

Abraços

37. por Samanta em
Jan262009, às 20:43pm

Porque se preocupar tanto com o dinheiro dos outros sendo que não é nem problema seu? Cada um faz o que bem entender com seu dinheiro..Se você é TÃO ESPERTO assim, porque não pega todas essas suas “qualificações e estudos” e aplica seus comentários e pontos de vistas em coisas úteis como por exemplo se preocupar com todos esses problemas ocorrendo pelo mundo e tentando investir esse “emprego” nisso ao invés de criticar uma coisa que você nem se quer ao menos gostou?? Pare de perder seu tempo tão precioso…quem faz o sucesso dela é o povo..ela está ganhando o dela honestamente escrevendo o que bem entender e ninguém tem o direito de criticar..se não gostou, não compra mais e cabou! Não sei porque ficar se preocupando com o sucesso de pessoas honestas enquanto tem TANTOS problemas no mundo que merecem muito mais a atenção de pessoas assim como você que tem seus estudos e tem condições para estarem se preocupando e escrevendo sobre isso para todos verem o que REALMENTE importa…se você quer fazer a cabeça das pessoas e ajudá-las com seus comentários, ajude com coisas ÚTEIS e IMPORTANTES.
Isso é tão infantil quanto todas as pessoas que ao ler sua matéria deixam de comprar e ler os livros e não ter sua própria opinião sobre as coisas. Lamentável…

38. por Ane em
Jan262009, às 23:37pm

Andre,

Gosto do modo como vc defende sua opinião, vc não muda ele só pq algumas pessoas não gostam dela. clara que continuo descordando de vc e achando que vc foi muito exagerado, mas é sua apinião tenho que respeitar.

Mas o que realmente me incomodou foi o fato de ninguém mas comentar sobre seu artigo e sim um ficar atacando a opinião do outro. Sei que no meu comentario anterior eu tbm fiz isso e ate peço descupal se fui grossa, mas a verdade é que eu morri de vergonha ao ver que vc tinha citado (com ‘c’) o meu nome.

Gostei de seu artigo, pq foi escrito de forma clara e de facil entendimento. Como eu já falei antes acho o seu ponto de vista sbre o relacionamento de Bella e Edward muito interessante. Entretando não concordo com vc. Talvez pq eu seja muito romantica, não sei. Mas acho que se Bella tivesse vontade de verdade Edward não teria forças para prende -la.

Quanto a Stephenie Meyer acho que ela possui uma imaginação incrivel e capaz de envolver qualquer pessoa nela, gosto de pessoas com grande imaginão.

Bem é isso

Bjusss

Ane Caroline

39. por Li em
Jan272009, às 14:02pm

Olha André, eu sou obrigada a concordar com você..
Gostei do filme “Crepúsculo” como uma fantasia romântica, mas os livros….os dois primeiros até consegui encarar, mas “Eclipse” achei ruim demais. História mal construída, personagens caricatos – eu já estava irritada com a perfeição do Edward, com a reação absurda da Bella descobrir-se “apaixonada” quando beijada à força…você mencionou justamente itens que considerei mal construídos, mal abordados. Decepção total.
Não sou adolescente, apenas gosto de ler.
Sinceramente? Ainda prefiro Harry Potter…
a autora escreve melhor e tem mais imaginação, sem dúvida alguma.

40. por Milena em
Jan272009, às 14:24pm

Só consegui captar uma coisa do seu texto: Revolta. É engraçado…eu realmente ri aqui com sua extrema indignação com os livros de Meyer…realmente tem suas falhas, concordo com o excesso de palavras mas….como li em algum dos milhares de comentários anteriores você só viu coisas ruins…será mesmo?…Façamos assim cite algo bom que você viu no livro ( qualquer um dos quatro) e me surpreenda.
Abraços a todos em clima de paz…kkkk

41. por Andressa em
Jan272009, às 18:40pm

Nossa, ri muito lendo isso!
Eu tenho 16 anos e nunca li nenhum livro da série Crepúsculo ou qualquer outra coisa teen, acho isso tudo ridículo.
Ser pré-adolescente não é desculpa para gastar o tempo com esse tipo de “arte”. Quer ler alguma coisa fácil? Tem um monte de obras boas como O Senhor das Moscas.
Salvo dificuldade de discernimento cultural ou uma leve atrofia cerebral (por falta de uso), não há desculpas para desperdiçar tempo com esses livros escrotos.

42. por Ana em
Jan272009, às 20:46pm

Olaaa…

Eu li por alto o teu artigo, mas também tenho um comentario a fazer!

Sinceramente, so tive conhecimento dos livros, depois do filme, e como gostei, decidi comprar e ler, para ver se resultava e comprava mais!

Sem duvida, gostei, e viciei-me nos outros!
Normalmente venho para a Internet para pesquisar coisas para trabalhos, mas ultimamente tenho estado interessada tambem em saber mais sobre os outros livros!

Até que encontrei este site!
Cada pessoa tem a sua ideia, e a sua forma de ver as coisas!
A minha visao dos livros, é que se trata de uma história impossivel, mas no fundo cria uma fantasia agradável! Nao concordo quando dizes o que os adolescente podem levar com este livro, a ideia que podem gerar, ate porque, quando estou a ler um livro entro num mundo diferente, mas a partir do momento em que o fecho, volto a realidade, e é assim que tem que ser… Se alguem quiser tornar uma historia destas real, é problema da pessoa e nao da historia! Em relação aos erros que falaste em cima, acredito que existam, mas também, acontece, a bons e maus escritores…

E a uma coisa que ninguem pode desmentir, os fans fazem os livros na maioria das vezes, e estes livros estao a ser muito requesitados, por alguma razao, mas estao!

Bem, acho que era mais ou menos isto que queria dizer… Ah! E agradecer por contares a historia de todos… Eu ainda nao sabia! Pelo menos ja nao fico na curiosidade!!! :)

*Ana:)

43. por Jéssica em
Jan282009, às 0:24am

André,não li nenhum dos livros,apenas assisti ao filme.Pessoas que os leram,disseram q o filme não segue exatamente o livro.
Quanto a sua opinião,nem comentarei nada pois percebi que ela não será influenciada.
Concordo e discordo de você. Adolescentes costumam ‘viajar’ demais nos pensamentos.A autora da trilogia de 5 livros, (piadinha pra descontrair) tem uma imaginação realmente muito fértil.De certo modo até admiro. Mas ela foi muito ‘tradicional’ quanto às características e os lugares citados no filme e nos livros.Ao invés disso,ela poderia usar o ‘poder’ que é cedido à ela para modificar a imagem de ‘romances juvenis’.
Ao menos seria mais interessante e despertaria curiosidade em leitores como você e muitos outros,por justamente fugir do padrão. Ela poderia usar algo q fosse menos fictício,pois usando ‘vampiros’ ela não soube se destacar (mesmo ela tendo vendido 894.768.465.716.564.859.148 milhões de livros), que apenas atingiu o público que tem senso comum. Imagino eu,que tenha passado pela cabeça dela que se ela usasse vampiros e fizesse uma fala do Edward como “E se eu fosse o vilao?”,e uma da Bella citando outros heróis fictícios como Homem Aranha,que ela seria diferente.Esse é o ponto que muitos acharam “A Senhora idéia brilhante”,ou “Meu Deus como ela é diferente!”.
Seria divertido se ela publicasse algo mais realista,e de certo modo,a descrição que ela deu aos personagens foi algo comum demais.Por quê ao invés dela descrever o Edward como um rapaz ‘belo e garboso’ ela não descreveu um personagem qualquer,sem olhos claros,sem muita beleza exterior e sem cabelo liso?!
Talvez por isso despertar aquele Senhor suspiro em grande maioria das garotas na fase adolescente. Particularmente,acho errado. Pois de uma maneira ou de outra,mesmo o livro não tenho poder algum de maipular alguém (ou não), elas sempre sonhariam com ‘o príncipe encantado’,que só imaginam isso graças às histórias infantis que liam/ouviam,ou seja,talvez possamos tirar a conclusão de que os livros têm sim poder de manipulação,e que conseguem atingir grande maioria dos leitores,sendo assim,influenciados por um mero livro.
É isso.

44. por Ingrid Marques em
Jan282009, às 0:39am

Olá! Eu estava vendo essa discussão toda aí em cima e tive de postar a minha opinião.

Eu tenho 16 anos e li os 3 livros ja lançados da saga. E gostei muito!!

Eu tenho muito problema com leitura.. eu quase nunca consigo me interessar por algum livro, ou então não tenho paciencia pra ler… então, devido a isso, eu quase nunca leio um livro!

Mas quando ganhei Crepusculo de presente no natal, comecei a ler, achando q eu leria 20 paginas no maximo e deixaria o livro de lado… mas então, quando percebi, tinha acabado o livro em apenas 2 dias.. e tinha me apaixonado pela historia!

Não faz diferença pra mim tudo o que vc defendeu e criticou.. eu nem tenho tanto conhecimento assim pra querer discordar de alguma critica. Mas a unica coisa q eu sei, é q esse ( ou melhor “esses”, pois foram 3 ) foi um dos unicos livros q eu consegui ler.. pois ele chamou a minha atenção e eu nem conseguia parar de ler quando eu começava!

Então na minha opinião ( sem estudo nenhum, apenas o q sinto), esse é um livro muito bom sim!!

=D

45. por Rafaella Baracho em
Jan282009, às 11:27am

Olá!
André, ri demais com esse texto, parabéns! Tô precisando de uma graninha e acho que vou aplicar todas essas dicas, valeu pela dica! ;D
De toda essa discussão o comentário que mais me chamou atenção foi o da Andressa que disse que não se deve “desperdiçar tempo com esses livros escrotos.”.
Não acho que quem leia e goste dessa série desperdice seu tempo, afinal é um passatempo agradável para esses leitores (embora não o seja pra mim), é muito melhor que ficar fazendo nada ou plantado na frente de uma tv.
Agora o que esses leitores também não podem querer, é forçar com que a gente que não preza por esse tipo de leitura a aceitar esse como um livro que vá virar clássico-de-todos-os-tempos, que pelo que vejo é o pensamento de muitos leitores de Crepúsculo e Cia.

46. por Lucas Nicolas Viana Rossiter em
Jan282009, às 16:22pm

Caro autor, aqui estou eu novamente.

Essa escritora, Kellen Rice, realmente merece tanta credibilidade a ponto de você não precisar ler o livro para comentá-lo?

Creio que voce não tenha lido nem mesmo um livro da série, já que você ainda não adicionou nada, apenas traduziu.

Parabéns, seu inglês é muito bom!
Sua credibilidade, porém…

47. por André Gazola em
Jan282009, às 16:58pm

Aonde está a palavra adicionado no meu texto?

“Traduzido e adaptado de Twilight: A Follow-Up, and a Promise, de Kellen Rice.”

Artigos populares entre universitários

Artigos mais lidos do blog

Compre livros de...

Cursos Online com certificado!

Lendo.org - Literatura e Resenhas de Livros ©2006-2011

Todos os direitos reservados - Não copie sem prévia autorização