TCC nota 10: Materiais grátis para seu estudo

Você está na fase de conclusão de seu curso universitário e depara-se com o temido TCC. O que fazer? É preciso escolher um tema, conversar com o orientador, buscar e ler referências, aprender as normas da ABNT e finalmente escrever todas as partes da monografia, que são muitas!

A orientação para isso geralmente é pouca, pois os professores da faculdade costumam ter pouco tempo (e paciência!). Então acabamos perdidos, confusos, com trabalho atrasado e cheios de medos de não superar essa parte tão crucial para a conquista do sonhado diploma universitário.

Escrito pelo professor André Gazola

André Gazola é professor de redação e língua portuguesa há 15 anos, foi avaliador de redações do ENEM por 3 anos e já levou centenas de alunos à aprovação em cursos concorridos como Medicina e Engenharia, em universidades federais e privadas. Além disso, foi orientador de artigos e TCCs em cursos de graduação por 4 anos e hoje é um grande entusiasta da inteligência artificial aplicada à educação. Atualmente produz conteúdo sobre redação para o Youtube, Instagram e Tiktok, além de gerenciar seus próprios treinamentos: o Meu Sonho de Redação e o ProfGPT.

→ Clique aqui para saber mais sobre a formação e experiência do professor.
→ Clique aqui para conhecer o canal do Youtube

Esses medos e inseguranças levam muita gente a comprar um TCC pronto, inclusive.

Depois de pronto, ainda tem toda a parte da revisão e a apresentação para a banca, que costuma não ter dó até mesmo dos pequenos erros que acabam passando despercebidos em meio à correria que é a elaboração desse tipo de trabalho.

Eu passei por isso, sabe? Sou formado em Letras pela Universidade de Caxias do Sul e sei a tensão que passamos nesses semestres em que vivemos em meio aos livros e a termos como pré-projeto, justificativa, metodologia, hipóteses, resultados e tantos outros.

Sei também que enfrentar uma banca avaliadora não é nada fácil, ainda mais em meio ao nervosismo de uma apresentação tão importante.

Por já ter traçado esse caminho – e também por ser professor, hoje – sei exatamente como você se sente e também indicar os caminhos para você passar por mais esse obstáculo de maneira tranquila e alcançando uma boa nota nos momentos de avaliação.

Elimine todas suas dúvidas sobre TCC

A primeira coisa que quero lhe apresentar são os vídeos incríveis que o Douglas Tybel, uns dos maiores especialistas em elaboração de TCC, fez justamente para solucionar as principais dúvidas de quem está concluindo o curso.

Através deles, você aprende rapidamente coisas simples como:

É um bom começo pra você? Pode ter certeza que sim!

Não deixe de assistir aos vídeos até o final para pegar para você esse conhecimento incrível.

O que Marcelo não sabia sobre o Trabalho de Conclusão

Aluno confuso com TCC

A verdade é que eu vejo cada vez mais alunos se dando mal na hora de fazer o trabalho de conclusão. Eles simplesmente se perdem e muitos acabam desistindo ou tirando notas MUITO baixas.

Faça um orçamento com especialistas que podem ajudá-lo com seu trabalho acadêmico.

Clique aqui para receber seu orçamento em instantes.

No ano passado eu acompanhei a trajetória de um formando de Direito que estava justamente nessa fase, o Marcelo. Ele teve notas medianas ao longo do curso, muitas vezes com a ajuda dos professores e trabalhos de recuperação – a rotina dele não permitia que ele se dedicasse muito aos estudos, pois precisava trabalhar de dia e ir à faculdade de noite.

Na hora do TCC, foi aquela coisa: confusão, falta de tempo, orientador sem paciência e frustração.

Ele me escreveu um e-mail desesperado solicitando qualquer tipo de ajuda, pois não queria desistir logo na última etapa, depois de tanto sacrifício.

Eu, então, indiquei o livro que eu mesmo usei ao final da minha graduação e que tem feito milagres para os trabalhos de milhares de alunos. Esse livro, chamado TCC em Blocos, propõe um método inovador para a escrita da monografia que guia o estudante através de um passo a passo, montando o trabalho através de etapas lógicas – os blocos – que facilitam demais todo o processo.

O legal é que quem compra o livro tem acesso a um grupo secreto no Facebook em que todos se ajudam com dicas adicionais, revisões e macetes para agradar a banca na hora da apresentação – eu nunca tinha tido uma experiência assim, e certamente foi isso que acabou salvando o trabalho do Marcelo, que tirou uma bela nota 9,0 após apreender o método TCC em Blocos.

Que tipo de aluno você quer ser?

A questão é simples de entender. Existem dois tipos de alunos que fazem TCC: aqueles que ficam batendo a cabeça, passando um trabalho imenso através do caminho mais difícil, demorado e trabalhoso, e aqueles que escolhem utilizar um método simples, comprovado por muitos alunos e ainda contar com a ajuda de uma comunidade disposta a ajudar a todos que querem agarrar o diploma e curtir a festa da formatura o mais rápido possível.

Você quer pertencer a qual tipo? Se o segundo lhe parece mais interessante, conheça o livro TCC em Blocos. Se prefere passar mais trabalho, corra para o Google e faça suas pesquisas!

Faça um orçamento com especialistas que podem ajudá-lo com seu trabalho acadêmico.

Clique aqui para receber seu orçamento em instantes.

Artigos Recentes