Os 10 erros mais comuns na Redação do ENEM

Como professor particular de redação, corrijo pelo menos 20 dissertações de concursos, vestibulares e ENEM toda semana.

Algo que percebo, no entanto, é que a quantidade de erros que se repetem em todos os textos é enorme, por mais diferente que seja a formação ou o conhecimento da pessoa que o escreveu — alguns são até erros engraçados, mas nada parecidos com as famosas pérolas do ENEM.

Escrito pelo professor André Gazola

André Gazola é professor de redação e língua portuguesa há 15 anos, foi avaliador de redações do ENEM por 3 anos e já levou centenas de alunos à aprovação em cursos concorridos como Medicina e Engenharia, em universidades federais e privadas. Além disso, foi orientador de artigos e TCCs em cursos de graduação por 4 anos e hoje é um grande entusiasta da inteligência artificial aplicada à educação. Atualmente produz conteúdo sobre redação para o Youtube, Instagram e Tiktok, além de gerenciar seus próprios treinamentos: o Meu Sonho de Redação e o ProfGPT.

→ Clique aqui para saber mais sobre a formação e experiência do professor.
→ Clique aqui para conhecer o canal do Youtube

Dessa forma, para auxiliar aqueles que também estão se preparando para entrar na universidade através do SISU ou ProUni, escrevi este artigo para que todos possam eliminar esses erros que certamente estão presentes em suas dissertações.

Para aprender ainda mais sobre como escrever redações nota 1000, não deixe de conhecer meu curso de Redação para o ENEM, o Meu Sonho de Redação.

Você que está se preparando para o ENEM, não deixe de ler a história de meus alunos Miguel e Leonardo. Descubra como a nota de redação pode ser a diferença entre uma vaga na universidade e uma reprovação.

Erro #1 – Orações com sentido de tempo em início de frase pedem vírgula logo após sua ocorrência

Ao analisarmos uma mensagem é importante observar o contexto […]

A expressão “ao analisarmos” é equivalente a “quando analisamos”, na qual o sentido de tempo fica mais claro.

Como corrigir: Basta inserir a vírgula após a oração adverbial de tempo.

Ao analisarmos uma mensagem, é importante observar o contexto […]

Erro #2 – O verbo ter, no sentido de existir, é coloquial, ou seja, próprio da língua falada, mas proibido na língua escrita

Portanto, essa função não será exclusiva, mas terá uma predominante.

Como corrigir: Substituir pelos verbos haver ou existir.

Portanto, essa função não será exclusiva, mas haverá/existirá uma predominante.

Erro #3 – O uso da conjunção aditiva “e”, em início de frase, é coloquia

E por fim, há a questão do aquecimento global.

Como corrigir: Eliminar a conjunção inicial.

Por fim, há a questão do aquecimento global.

Erro #4 – “Onde” deve ser usado apenas para referenciar local físico, espacial, e não como pronome relativo para todos os casos.

Além disso, existe a função metalinguística, onde as palavras são utilizadas para explicar elementos da própria língua.

Como corrigir: Substituir por outro pronome relativo, como no(a) qual ou em que, respeitando a concordância necessária.

Além disso, existe a função metalinguística, na qual/em que as palavras são utilizadas para explicar elementos da própria língua.

Erro #5 – O verbo “acarretar” é transitivo direto

Toda essa situação acarreta em problemas para a sociedade

Como corrigir: O verbo deve unir-se a seu complemento sem o auxílio de preposição.

Aprenda os segredos de cada competência na Redação do ENEM através de um treinamento completo feito por um ex-avaliador do INEP.

Clique aqui e conheça o curso Meu Sonho de Redação

Toda essa situação acarreta problemas para a sociedade

Veja outros verbos cujas regências causam dúvidas:

  • Visar é VTI quando tiver o sentido de almejar, pretender, objetivar: Este trabalho visa ao bem-estar geral.
  • Obedecer/Desobedecer são sempre VTI: Como filhos, devemos obedecer a nossos pais.
  • Esquecer/Lembrar são VTD: O aluno esqueceu/lembrou a informação da aula anterior.
  • Esquecer-se/Lembrar-se são VTI. Isso mesmo, os mesmos verbos, em suas formas pronominais, mudam de regência: O aluno esqueceu-se/lembrou-se da informação anterior.
  • Assistir, no sentido de ver e ouvir, presenciar, observar, é VTI: Eu não consegui assistir ao filme que você me indicou. Note que, na fala, a maioria de nós usa esse verbo como VTD, o que é considerado incorreto pela norma culta.
  • Atender pode ser VTD ou VTI: O professor atendeu o / ao aluno.
  • Necessitar/Precisar também podem ser VTD ou VTI: Não precisam/necessitam defesa de ninguém. OU Não precisam/necessitam da defesa de ninguém.

Erro #6 – Uso de termos entre aspas para lhes acrescentar significados ou modificá-los

[Falando das funções da linguagem] – “A que se destaca é a que traduz a intencionalidade de sua comunicação e essa recebe a “assistência” das demais funções.”

Como corrigir: Um avaliador olha para este uso e pensa: “o candidato não sabia que palavra usar e, por isso, colocou outra entre aspas para tentar dar o sentido que queria. Isso é falta de vocabulário”. Se realmente não souber que palavra usar, apenas elimine as aspas.

[Falando das funções da linguagem] – “A que se destaca é a que traduz a intencionalidade de sua comunicação e essa recebe a assistência das demais funções.

Erro #7 – Erro no uso de pronomes demonstrativos “este”, “esta” e “isto” ou “esse”, “essa”, “isso” como elementos coesivos

A fome do Brasil é um fenômeno que tem se alastrado nos últimos anos. Este problema tão sério é prioridade para o governo federal.

Como corrigir: Quando o referente já foi citado anteriormente no texto, use sempre “Esse, Essa, Isso”. Se, caso contrário, o referente será citado a seguir, use “Este, Esta, Isto”

IMPORTANTE: Dificilmente você deverá usar o segundo caso. O erro ocorre, geralmente, pelo uso do “T” em lugar do “S”.

A fome do Brasil é um fenômeno que tem se alastrado nos últimos anos. Esse problema tão sério é prioridade para o governo federal.

Erro #8 – Presença de frases fragmentadas, soltas, principalmente pela falta de elementos coesivos

Ela se serve dos verbos no modo imperativo, em grande frequência, para causar reflexão no receptor da mensagem. Bastante utilizada no meio publicitário. Em “logo você saberá a verdade, Maurício”, há exemplo de seu uso.

Como corrigir: A frase em destaque caiu de paraquedas no texto, sem nada que a interligue ao que veio antes ou depois. Esse tipo de erro tira muita nota do candidato no quesito coesão textual. Para resolver, basta utilizar um operador argumentativo adequado ou transformar o período em oração subordinada.

Usando o operador argumentativo:

Ela se serve dos verbos no modo imperativo, em grande frequência, para causar reflexão no receptor da mensagem. Além disso, é bastante utilizada no meio publicitário. Em “logo você saberá a verdade, Maurício”, há exemplo de seu uso.

Transformando em oração subordinada:

Ela se serve dos verbos no modo imperativo, em grande frequência, para causar reflexão no receptor da mensagem, sendo bastante utilizada no meio publicitário. Em “logo você saberá a verdade, Maurício”, há exemplo de seu uso.

Erro #9 – Separação de termos essenciais da oração por vírgula (sujeito e predicado ou verbo e complementos)

Construir um padrão de linguagem que não esteja ligado a manifestações elitistas, significa admitir que as funções exercidas pelo mesmo vão muito além daquelas massificadas pelos meios de comunicação.

Como corrigir: o trecho destacado é um período composto que desempenha o papel de sujeito em um período composto maior ainda, que é a frase inteira do exemplo. O uso da vírgula para separar sujeito e predicado, portanto, é incorreto.

Construir um padrão de linguagem que não esteja ligado a manifestações elitistas significa admitir que as funções exercidas pelo mesmo vão muito além daquelas massificadas pelos meios de comunicação.

Erro #10 – O uso da conjunção adversativa “Mas” em início de frase é coloquial

Os meios de comunicação, hoje, têm a capacidade de controlar tudo que um indivíduo consome em nível de informação ou entretenimento. Mas aqueles que desejam escapar da massificação ainda possuem opções.

Como corrigir: Em início de frases, use as outras conjunções adversativas – porém, no entanto, entretanto, contudo, todavia.

Os meios de comunicação, hoje, têm a capacidade de controlar tudo que um indivíduo consome em nível de informação ou entretenimento. Contudo, aqueles que desejam escapar da massificação ainda possuem opções.

Quer mais? Assista abaixo aos meus vídeos em que faço correções de redações próprias e de alunos, comentando cada detalhe para ajudar você a ir cada vez melhor nas suas redações, deixando a concorrência para trás ao eliminar todos os seus erros de escrita. E ainda: não deixe de ler minhas dicas de redação para o ENEM.

Agora é a sua vez! Assimilar e aplicar todos essas técnicas vai levar tempo e muita dedicação de sua parte. É muito importante que você possa entender quais são as qualidades de uma redação nota 1000 e o passo a passo para escrevê-la.

Para isso, eu mesmo desenvolvi o curso de redação para o ENEM. Nele, você tem aulas diretamente comigo, que vou lhe guiar pelas fórmulas simples e certeiras para desenvolver cada etapa da sua redação, de forma que você consiga chegar à nota 1000 e realizar seu sonho de entrar na faculdade. Clique aqui para conhecer.

Aprenda os segredos de cada competência na Redação do ENEM através de um treinamento completo feito por um ex-avaliador do INEP.

Clique aqui e conheça o curso Meu Sonho de Redação

Artigos Recentes