10 dicas para passar em Concursos Públicos em 2017

É extremamente normal sentir aquele pânico subindo pela espinha quando se está diante de um concurso público importante: e não é para menos! Essa prova pode definir todo o resto de uma vida profissional nos próximos anos ou até a sua aposentadoria. Mas então, como passar no concurso público? Como sair na frente? Veja estas dez dicas e seja aprovado!

Reserve um Tempo Só para você Estudar

Nesse momento alguém pode dizer “Mas eu só tenho quinze minutos por dia”. Tudo bem, faça estes quinze minutos renderem muito. Formar grupos de estudo com amigos que também irão prestar prova para o mesmo concurso ou para outro do mesmo tipo, também é interessante.

Caso tenha mais tempo (E dinheiro) disponível, avalie se vale a pena fazer os cursinhos pré-prova. Há várias opções atualmente, desde cursinhos presenciais, em escolas de concursos e pré-vestibulares, até cursos online, vários deles gratuitos.

Hoje, temos a internet a nosso favor, portanto, não há desculpas para não estudar. Várias apostilas podem ser baixadas em PDF e lidas off-line. As bancas estão cheias de livros específicos para concursos. Você apenas tem que reservar este tempo para si.

Como Estudar para Concurso Público

Dê uma pausa nas Baladas e Cervejadas

É simples. Pelo menos um mês antes de qualquer prova, dê uma pausa, seus amigos com certeza irão entender. Além do mais, as festas serão bem melhores depois, quando você puder ter a certeza de que na segunda-feira haverá um emprego estável, com bom salário lhe esperando, sem falar que haverá mais dinheiro para se gastar na balada.

As baladas também consomem muito tempo: há o tempo de sono perdido, que será compensado no outro dia, as obrigações do dia a dia continuam ali, e isto no fim irá ser traduzido em menos tempo para estudar.

Sem falar que, durante alguns dias, talvez seu ciclo de sono esteja desregulado por conta da noite em claro. E este desregulamento pode afetar a qualidade do seu sono, afetando o desempenho no concurso.

DEPENDENDO DA PROVA DE MATEMÁTICA, TROQUE AS TEORIAS POR FÓRMULAS BÁSICAS E JOGUINHOS DE LÓGICA

Algumas provas possuem a necessidade de conhecimentos específicos, como as de ensino superior. Mas, caso este não seja o seu problema, a maioria das provas de matemática fazem uso das “fórmulas inesquecíveis”, como Bháskara e regra de três.

Atividades de lógica matemática ajudam (E muito) em um concurso. E, mesmo que a sua prova possua conteúdo específico, esse tipo de atividade também ajuda a entender e aprender melhor o conteúdo específico.

Estes joguinhos podem ser encontrados em vários sites da internet. Basta colocar no buscador “jogos de lógica” e várias opções virão. Escolha diferentes jogos e divirta-se!

NÃO SE ESQUEÇA DE CUIDAR DO SEU CORPO

Cuidados com a alimentação e saúde são indispensáveis. Refeições leves, nutritivas e exercícios físicos regulares ajudam para um desempenho melhor na hora do concurso. Como? Várias pesquisas apontam que uma boa alimentação e exercícios físicos regulares auxiliam na absorção de aprendizados e memórias.

Além de aumentar várias capacidades cognitivas. Procure fazer trinta minutos de atividade física diária ou uma hora e meia três vezes por semana. Cuidado também com os “atletas de final de semana”, que praticam atividades físicas apenas sábado e domingo. Isto pode trazer lesões e não terá efeitos benéficos no seu corpo e mente.

A IMPORTÃNCIA DO LAZER

O lazer possui uma função bastante importante em nossas vidas: ele ajuda a relaxar, e também, estas pausas, fazem com que, quando você voltar para estudar novamente, seu cérebro estará em melhores condições para aprender. Por isso, leia um livro, se dedique à um projeto pessoal, cozinhe algo legal para si ou para alguém, enfim, divirta-se. Além do mais, este tempo de lazer, para relaxar, faz com que a informação recebida anteriormente durante os estudos, fixe na mente, e até mesmo um conteúdo que não foi entendido vá de maneira “mágica” ser desvendado.

Tudo isto devido ao poder do lazer. O lazer é importante, mas não deve ser abusado, ok? O momento de lazer pode muito bem ser seus momentos de atividade física.

DORMIR É IMPORTANTE

Sabe aquelas vezes em que passamos muito tempo tentando aprender, vamos dormir e no outro dia, tudo está mais claro? Pois bem, por isso dormir é importante. O cérebro precisa deste tempo de descanso. Um cérebro descansado aprende mais e melhor, aumentando muito as suas chances de ir bem na prova.

Quer sair bem no concurso? Vá dormir cedo no dia anterior ao invés de ficar estudando. Afinal de contas, o que era pra ser estudado já era para ter sido estudando muito tempo antes da noite anterior à prova, não é mesmo?

Um adulto precisa, em média, de oito horas de sono para se recompor. Caso você seja um concurseiro mais novo (Abaixo de 23 anos), talvez precise de mais horas de sono. E tudo bem! É uma necessidade biológica dos processos de maturação humana.

NUNCA SUBESTIME UM DIA DE ESTUDO

“Ah, amanhã eu estudo o dobro.”
“Ah, só hoje.”

Frases como essas são mais comuns do que se imagina. A questão será qual vai ser a desculpa quando você não passar na prova.

É muito importante ter os horários definidos e uma rotina, como dito antes. Mas, o contato com o conteúdo da prova precisa ser diário. Caso sinta que será demasiado o tempo de estudo, reserve os domingos para outras coisas. Mas mais do que isto pode afetar a absorção do conteúdo a ser estudado. Caso não possua muito tempo, grave áudios, coloque no seu celular ou mp3 e siga escutando durante o dia. Isto vai ajudar muito. Todo e qualquer contato com o conteúdo é extremamente importante.

Atenha-se a uma área

Isto é importante, especialmente que, para estudar, vai ser necessário demandar muito tempo. Não adianta ficar passeando entre as várias possibilidades de áreas. Caso seja do seu desejo a área da saúde, foque em concursos da saúde. Caso seja seu desejo a área do direito, foque nisto também. O importante é realmente focar em uma área específica.

Imagine só: qualquer pessoa que presta provas para concursos sabe a quantidade de conteúdos que devem ser estudados. Caso um concurseiro fique mudando de área o tempo todo, a cada novo concurso serão livros e mais livros para serem aprendidos. No caso do foco não: há apenas a necessidade de aprofundar ainda mais o que já se sabe, facilitando muita coisa e aumentando as suas chances de aprovação em cada prova, além de eliminar os erros que se comete com frequência.

TENHA FOCO DURANTE OS ESTUDOS

Estamos em uma geração onde a distração está ao nosso alcance como nunca antes: Netflix, smartphones, internet, redes sociais o dia todo, entre muitas outras coisas.

A questão é que estas distrações não apenas tiram o foco durante os estudos, como também podem afetar a concentração na hora da prova, visto que há uma diminuição do tempo total de foco.

Precisa realmente checar suas redes sociais? Dedique um tempo específico do seu dia para isso. Responda as mensagens do Whatsapp durante um momento possível, como ônibus e hora do almoço no trabalho.

Mas é necessário entender que a hora dos estudos não pode ser perturbada por nada. Se o impulso for muito forte, coloque o aparelho no silencioso e desative a internet.

O foco na hora dos estudos deve ser total. Depois da prova você até pode fazer uma maratona de séries e filmes, mas antes, não. Prioridades devem ser definidas.

Use Técnicas de Estudo para Concursos

A primeira coisa que se deve entender quando estamos estudando: cada caso é um caso e cada aluno possui a sua particularidade e seu momento. Isso quer dizer que, quando estudamos, cada um possui uma maneira diferente de aprender: alguns aprendem escutando, outros lendo, alguns escrevendo e por aí vão as infinitas possibilidades de aprendizagem.

Não somente isso, mas também há o momento no qual você se encontra: você pode estar em um momento em que aprende mais escutando, ou você pode estar em um momento da qual aprende mais desenhando esquemas. E, tudo bem! Este é um processo normal do cérebro humano e deve ser respeitado.

Vale muito a pena, antes de começar seus estudos, refletir sobre qual a melhor maneira de se absorver um aprendizado agora. E, a partir disto, procurar na internet maneiras de se aprender através daquele método. Caso não tenha encontrado um método por si próprio, pesquise na internet também. A cada dia surge uma nova técnica.

Então, com essas dicas, não há como falhar. Qual você mais gostou? Qual você já segue? Comenta com a gente e bons estudos!

Publicado por: http://www.dicasconcursospublicos.com.br

André Augusto Gazola é formado em Letras, professor de Literatura e História da Arte, pós-graduado em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura e fundador do blog Lendo.org.

Comente!

Especialista em Memorização Revela:

4 ERROS GRAVES

que os estudantes cometem ao preparar-se para provas.
ASSISTIR AO VÍDEO
Rápido! O este vídeo exclusivo está para sair do ar.
Supere-se em 2017!
Aprenda Escrever Melhor
Receba as melhores dicas e macetes de escrita
diretamente na sua caixa de e-mail.
Sim, quero receber
Não, nunca cometo erros de escrita.

Conteúdo Protegido!

Cadastre seu e-mail abaixo para desbloquear
os modelos de resenha exclusivos.
(você os receberá em sua caixa de email)
Baixar Modelos