Receba Atualizações

Assinantes do Feed

Junte-se aos milhares de leitores que assinam o feed ou recebem os textos por e-mail.

Lendo.org | Livros, literatura e resenhas

Pesquisa personalizada

Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse e Amanhecer, de Stephenie Meyer

Esta resenha é em sua maior parte composta por traduções do artigo “Twilight” Sucks… And Not In A Good Way, de Kellen Rice e contém spoilers. Contudo, também há diversas adaptações e opiniões minhas.

Escritos pela americana Stephenie Meyer, a popularidade dos livros da série para jovens e adultos composta por O Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse, Amanhecer e Sol da Meia-noite atingiu números enormes. Com a adaptação para o cinema de Crepúsculo lançada em dezembro de 2008 no Brasil e uma venda de 1,3 milhões de livros no dia de lançamento de sua última edição, Meyer já não deve ter dúvidas de seu sucesso — de uma romancista de primeira viagem para o primeiro lugar dos mais vendidos, foi uma subida muito rápida.

Mas por quê? Para descobrir o motivo dos livros estarem inspirando legiões de fãs e dúzias de fan-sites, resolvi lê-los para conhecer o segredo de Meyer.

Para ser direto, querido leitor, eu fiquei horrorizado. Não apenas pela prosa doentia ou pela falta de escrita de qualidade, mas principalmente pelas obras serem insultantes em todos os níveis — para uma mulher, para um adolescente, para um estudante de literatura, até para um graduado em Harry Potter. O pior de tudo é que pouca gente parece perceber isso.

Crepúsculo, de Stephenie Meyer

Crepúsculo (Twilight) é a história do assim chamado “padrão” de garota do século XXI, Bella Swan (Bonita Swan?), que é objeto de desejo de não um, não dois, mas um total de 5 rapazes de estilo romântico. Desses, o mais importante é o misterioso e hilário Edward Cullen. Pra começar, Bella desempenha o miserável papel de donzela algumas vezes e depois de 200 páginas de um suspense mal desenvolvido, descobrimos que Edward é, de fato, um vampiro. Não precisa ter medo, no entanto, pois ele e sua família são o tipo de vampiro chamado “vegetariano”, preferindo animais ao invés de humanos e, inexplicavelmente, frequentando o ensino  médio. Esse primeiro livro trata do romance entre Bella e Edward e está constantemente inclinado a colocar Bella em situações perigosas para que seu adorado vampiro possa salvá-la.

Tudo bem, você está dizendo. É um pouco extravagante, mas por que é tão ruim? Primeiro de tudo, os livros apresentam uma heroína que dificilmente consegue dar um passo sem precisar de algum garoto para ajudá-la. Na verdade, a série apresenta visões sexistas em sua quase totalidade — o fato de que  Bella desiste de suas ambições e planos para a faculdade com objetivo de casar-se com Edward; o fato de que ela é representada como uma Eva moderna, implorando por sexo ao nobre e moral cavalheiro, enquanto ele deseja preservar sua virgindade; o fato de seu relacionamento ser perigosamente doentio; e finalmente o fato de que quase todas as personagens femininas apresentadas no livro são caricaturas desesperançosamente negativas.

Lua Nova, de Stephenie Meyer

Infelizmente, a série não melhora com os livros seguintes. Em Lua Nova (New Moon) , Bella entra no que ela mesma descreve como estado de “zumbi” quando Edward a deixa. Na verdade, a autora “tão habilmente” coloca páginas em branco com os nomes dos meses como um mecanismo narrativo esdrúxulo para mostrar a profundidade da dor de sua heroína. E também para evitar ter que escrever a parte difícil. Bella se torna meio suicida; ela propositalmente se coloca em perigo e chega mesmo a pular de um penhasco ao ouvir a voz do amante em sua cabeça.

O que isso diz aos leitores, tendo em mente que a principal audiência está nas garotas de 12 a 17 anos, com tendências de impressionar-se com tragédias (não apenas elas, evidentemente)? Que elas devem sumir e ficar costurando por meses se o seu namorado deixá-las? Que não tem problema em arriscar a própria vida, desde que para estar perto de seu amor? Que mensagem apaixonante para dar a uma jovem!

O único aspecto brilhante de Lua Nova é o louvável Jacob Black, um membro da reserva La Push e recém transformado lobisomem. É nas cenas de Bella com Jacob que o leitor vislumbra verdadeiros traços de personalidade. Esse tipo de romance que vai crescendo com o tempo é certamente mais próximo da vida real de um adolescente do que aquele de nobres ideiais entre os amantes Edward e Bella. No entanto, adicionar outra trama (meio esquecida) bem quando Edward e Bella estão juntos, com Jacob sendo chutado como um cachorro, é algo questionável.

Eclipse, de Stephenie Meyer

Eclipse. É nesse volume que o relacionamento de Bella e Edward toma os piores caminhos. Edward chega a remover o motor do carro de Bella para que ela não vá ver seu amigo Jacob, e ainda deixa sua irmã vampira raptá-la no fim de semana. Bella fica um pouco irritada com isso, é claro, mas acaba escrevendo coisas como “ele é só um pouco super-protetor” e “ele faz isso porque me ama” sobre esse comportamento de Edward. Meu caro leitor, eu realmente fiquei preocupado ao ler isso. Apesar de suas boas intenções (eles estão sempre sendo levados para o inferno, lembre-se), Meyer não apenas cria duas personagens completamente doentias com um relacionamento abusivo e perigoso, mas ela também romantiza e idealiza isso, não só entre Bella e Edward, mas com Bella e Jacob também. Que tipo de coisa isso pode virar na cabeça de um adolescente confuso?

Jacob, por fim, tem um bizarro transplante de personalidade e se transforma em um verdadeiro idiota nesse livro. Ele tenta beijar Bella à força, duas vezes, ignorando seus protestos e ameaça suicídio caso ela o recusar. Mas não é dessa vez que questões como abuso sexual, sexismo ou desigualdade vêm à tona na mente da personagem principal. Ao contrário, enquanto Jacob está a beijando à força (abuso sexual, diria você), Bella decide que está apaixonada por ele. O que é isso??

Joguei longe minha cópia de Eclipse e estava pronto para esquecer que os livros existiram quando a crepúsculo-mania voltou com o lançamento de Amanhecer (Breaking Dawn). “Eu posso escrever esse artigo lendo apenas os três primeiros”, eu pensei comigo mesmo. No final, contudo, parcialmente por curiosidade e parcialmente como resultado de uma esperança irracional de que Meyer se superaria, decidi lê-lo.

Breaking Dawn ou Amanhecer, de Stephenie Meyer

Eu estava errado. Em Amanhecer, Meyer nos dá uma sinceridade desconcertante e, às vezes, assustadora para fechar a série. As várias centenas de páginas estão preenchidas com uma débil-doce-auto-indulgência e um flagrante despedimento de continuidade de realismo. Logo no início, Bella e Edward ficam “na horizontal” depois de uma longa espera (mas só depois do casamento, é claro, nós não podemos cair na tentação de tirar a virgindade de 107 anos de Edward). Bella, de alguma forma, fica grávida. Por favor, diz Meyer, nunca esqueça do fato de que todos os fluidos do corpo dos vampiros são substituidos por seu “veneno” ou que o esperma seca depois de três dias, imagine em um século. De forma ainda mais fantástica, o feto de vampiro/humano cresce a uma velocidade alarmante, tão rápido que Bella sente os “chutinhos” após duas semanas de gestação. Eu nunca estive grávido, mas não precisa ser muito inteligente para saber que há algo errado com esse quadro.

Vou poupar você dos detalhes do restante desse show de horror. Acredite, a cena de nascimento é algo que eu desesperadamente desejaria não ter lido (depois que o assim chamado “bebê” quebra a pelvis, a coluna vertebral e as costelas de Bella, Edward abre caminho com uma versão um tanto insalubre de cesárea: com seus dentes). Desculpe, eu tinha que partilhar minha dor. Bella se torna uma vampira super especial com poderes super especiais e vence o não-conflito do não-clímax. Ah, não se esqueça da sua incrível habilidade de ir caçar na floresta com vestido e salto.

Sol da meia-noite, de Stephenie Meyer

Infelizmente, Twilight não acabou. Já foi lançado um novo livro chamado Sol da Meia-noite (Midnight Sun), mas dessa vez não vou cair na armadilha. O fato preocupante é que milhões de garotas continuarão lendo essa trama sexista sem importar-se com o resto do mundo, obcecadas com o “perfeito” Edward Cullen e o “quente” Jacob Black, fingindo ser Bella Swan e ignorando traços doentios de uma relação, assim como a protagonista.

Eu me pergunto o que aconteceu para que, duzentos anos depois de uma heroína feminista como Elizabeth Bennet, tenhamos retrocedido a ponto de uma “fêmea-heroína-literária”, como a personagem de Meyer o é, fazer tanto sucesso.

77 Comentários

1. por JLM em
Jan162009, às 20:04pm

kkk, esse cheiro ruim no ar eu já senti faz tempo. e nem precisei abrir o livro qdo adolescentes carentes começaram a comprar o livro aos montes. piores leitores, piores livros. menos mal q estão ao menos lendo, né? muitas abriram pela primeira vez duas capas com um título através dessa “literatura”. depois de pc, de auto-ajuda, de vampiros bobos, oq ainda falta, meudeus?

2. por Alexandre Lemke em
Jan172009, às 2:07am

Olha, JLM, se tudo der certo, eu pioro a situação, e ainda fico rico e ganho adaptação pro cinema.

Mas primeiro eu tenho que matar meu autorrespeito.

3. por Aline em
Jan172009, às 9:38am

Olha, sendo sincera com suas críticas, nem tudo está correto nessas afirmações.

Não querendo lhe ofender, mas nós, garotas adolescentes confusas, não somos burras, eu mesma tenho 13 anos e já li Crépusculo e Lua Nova na boa e não pirei com os acontecimentos, concordo com você que às vezes o que a autora escreve pode influenciar algumas garotas, afinal, isso é um romance e nós amamos romance tanto quanto amamos chocolate em dia de depressão.

Já sobre os outros três livros da série eu não posso comentar nem dizer nada, já que não os li, mas acho que a parte que você chama de “abuso sexual” não é bem correta, tava na cara que ia rolar algo entre o Jacob e a Bella e acredite isso me deixa feliz, o Jacob nunca machucaria a Bella e mesmo ele forçando esse beijo eu duvido que tentaria algo a mais com ela, então cá entre nós, o que você disse não tem anda a ver pra mim.

E o que uma garota apaixonada não faz?
Não que eu esteja falando que tentar suícido ao ouvir a voz do seu namorado é certo, eu mesma nunca tentaria isso, mas cada garota tem seu jeito, não adianta você comparar a Bella conosco e sobre o Jacob se torna idiota ao longo da trama de Eclipse, bem, ele é um garoto apaixonado por muito tempo pela Bella, às vezes ver sua amada com outro pode se tornar frustante não é?

Tudo que quero dizer é que você deveria reler e se colocar no lugar dos personagens em geral, pensar como seria você na adolescencia naqueles momentos, não só criticar tudo que vê pelo caminho. E gosto não se descute não é?

Bem, desculpe qualquer coisa.

4. por Gustavo Faria em
Jan172009, às 12:06pm

Hahaha!
Você acabou de me economizar uns bons reais!!
Devo confessar que estava curioso com o sucesso dos livros e que eles já passaram pelas minhas mãs algumas vezes na livraria…

Aproveitando, por sua culpa estou começando a ler Ulisses, J. Joyce. Que viagem!

Parabéns! Seu blog é assombroso!

5. por Anita em
Jan172009, às 12:33pm

Concordo com os comentários da Aline. Certo, isso não é prova o suficiente, mas se os livros dessa coleção são um dos mais vendidos atualmente, significa que não pode ser tão ruim quanto você está falando.
Tenho 14 anos, e já li até o Eclipse. Amei os três livros até agora e pretendo ler todos os outros.

Bella se jogando de um precipício ou começando a dirigir motos para ouvir a voz de Edward não nos convencerá a fazer o mesmo, e muito menos é o que a autora está estimulando!
Além do mais, essa é uma história que não representa a vida real, e já li histórias muito mais absurdas que essa…
Bom, somente discordo da sua opinião, e me desculpe por qualquer coisa.

6. por Anita em
Jan172009, às 12:40pm

Desculpe-me, mas apesar de amar a série, não sou uma fã “babona” que defende o livro a qualquer custo, e estou indignada com o modo como escreve sobre a série.
“Infelizmente, Twilight não acabou. Já foi lançado um novo livro chamado Sol da Meia-noite (Midnight Sun), mas dessa vez não vou cair na armadilha. “.
O que é isso?
Você tem todo o direito de expressar sua opinião a todos, mas peço que seja menos “agressivo”, pois apesar de você ter odiado a série, outras pessoas gostam e merecem respeito também!
Além do mais, espero que além desse muitos outros sejam lançados (apesar desse ser o ultimo aparentemente, pois ainda nao o li).
Desculpe novamente!

7. por Hannah* em
Jan172009, às 20:32pm

Olha eu acho que cada um tem a sua opinião;
Eu sou louca pela série,mas não critico quem não gosta!
Respeito muito a opinião dos outros;
mas quando se trata de gosto,acho que cada um tem que ficar na sua!
A Stephanie teve uma idéia perfeita(minha opinião);
Eu quero apenas que respeitem a minha opinião e a dos outros fãs da série Twilight!
“Mas dessa vez não vou cair na armadilha.”
Oque essas pessoas pensam?Que só elas tem o direito de gostar de algo?
E se eu não gostasse do que vocês gostam?
Oque vocês diriam?
Viva e deixe Viver!
Tenho 13 anos e sou feliz com as minha opiniões!
Não me mataria pela série(obvio),
mas também gosto de ser respeitada!
Se eu gosto ninguém tem a ver com isso sabe…
Oque você chama de “abuso sexual” é romance (uma palavra que parece não caber no seu dicionário[desculpa viu!?])
Jake (Jacob) também precisa amar certo?
Se Bella se apaixona por ele(ou pelo menos pensa)…isso é a escritora que decide!
Quero que saibam: Amo a série da Stephanie,e ninguém vai mudar!
Gosto não se discute entende?!
Espero que a Stephanie escreva muitos outros livros,pois para escrever uma história que tenha um vampiro e o seu grande amor,que lutam por isso,esquecem as diferenças,precisa-se de muita imaginação!
Toda garota se sente um pouco Bella,um pouco Rosalie,um pouco Alice,…mas enfim,
somos todas garotas apaixonadas!

Desculpe qualquer coisa,
mas todos precisam ter a sua opinião!

Hannah

8. por Anita em
Jan172009, às 20:56pm

Hannah*, concordo plenamente com você.
Cada um tem seus gostos e todos devem respeitá-lo.
Se você não gostou da série, tudo bem, dê sua opinião, mas respeite quem gostou (ou amou!); pois eu imagino que frases como “Vou poupar você dos detalhes do restante desse show de horror” não sejam exatamente respeitosas.

Bom, desculpe por qualquer coisa,

Anita

9. por Eduardo em
Jan172009, às 21:00pm

Defender uma série com lições de vida? Francamente, né…

Comprei meu Crepúsculo pouco depois do lançamento aqui no Brasil e só terminei no começo desse mês. Não que tenha achado lindo e maravilhoso mas comprei o Lua Nova ontem.

A série é feita para adolescentes e deve ser julgada como tal. Não é cerreto dizer que o livro é ruim sob uma visão adulta. Isso porque ele não corresponde às expectativas que aquela determinada faixa etária procura.

10. por André Gazola em
Jan172009, às 21:05pm

O mais engraçado é que as três garotas (leia-se mulheres) que comentaram:

- Adoram a série sexista
- São adolescentes
- Pediram desculpas por dar sua opinião

Quer exemplo de inferioridade melhor que isso?

11. por Ane em
Jan182009, às 9:34am

Eu Já Li os dois primeiros livros e estou Lendo Eclipse. Tenhos 18 anos e gosto muito da serie de livros e não sou a unica da minha idade que gosta. Achei insultante o modo como se reveriaram as meninas, nós não vamos pular de penhascos, ou dirigir motos só pq isso acontece no livro. Assim como muitos fas de Harry Potter não tentaram voar de uma vasoura só pq ele voa. Esse livro é um romonce e como tal agrada a maiorias das meninas. É melancolico?!?!? pode até ser, mas se pensarmos assim também não deveriamos ler classicos como Romeu e Julieta já que eles se matam no Final por não conseguirem ficar juntos.

Bem essa é a minha opnião e eu não vou pedir desculpa por ela, afinal como ja foi dito todos tem direito a sua apnião

Bjusss a Todos

12. por Camila em
Jan182009, às 15:19pm

Bom, comecei a ler a série agora – terminei crepusculo – e, procurando novas abordagens do livro, encontrei esse blog. Definitivamente é uma visão que eu nao tinha partilhado, mas não deixa de ser interessante. Nao tinha reparado no teor sexista (que nem é todo esse absurdo) porque resolvi ler o livro do ponto de vista do publico alvo – de outra forma não deveria atingir o mesmo efeito.
Só que o mais interessante aqui, na verdade, é o debate caloroso que foi incitado!
Tem-se os intelectuóides que confiam tanto na crítica do blog a ponto de nao abrirem o livro para emitir suas opinioes – realmente estava estabelecido um impasse, best seller X público alvo adoslescentes carentes.
Do outro lado estão elas, o alvo de todas as chacotas, adolescentes femininas, cumprindo seu papel de defender o livro – poderosa força da manipulação das massas.
Ainda existem os razoáveis que, pelo sim ou pelo não, acabam por defender o livro.
Eu concordo que o livro conseguiu um grande feito, o de fazer com que essa juventude leia e a partir dai, talvez possam tomar gosto pelo habito. Mas discordo que a ideia foi boba (com vapiros a questão é voce “se permitir”) ou que os adolescentes atuais são mentalmente incapacitados (rsrs).
Acho que o livro correspondeu as expectativas do publico alvo(vejamos o sucesso da serie ate no cinema) e do público satélite, gerando discussoes interessantes como essa!

13. por Rafaella Baracho em
Jan182009, às 16:25pm

Bom, como disse a Camilla, se vc não ler o texto do ponto de vista do público alvo, com certeza não lhe será agradável.
Mas pelo que eu escuto falar (leia-se amigos próximos com gostos de leitura semelhantes ao meu) essa série é exatamente o que o texto descreve: um romance… desinteressante (no sentido que EU considero interessante em livros) e, como disse o eduardo, “corresponde às expectativas que aquela determinada faixa etária procura”.
Eu tenho 17 anos e até pela sinopse não tô nem um pouco a fim de ler esse livro. Me parece um romance fraquinho pra me prender. Mas tenho amigas de 17, 18 anos que se derretem toda por esse livro.
Então, não acho que o livro é totalmente desprezível: só não me serve de leitura, assim como não deve servir pra alguns dos que comentaram aqui e para o auot do texto.

14. por André Gazola em
Jan182009, às 17:54pm

Certo gente, mas o principal problema indicado pelo texto não é a qualidade literária da série, mas sim os resultados da abordagem e do papel da mulher mostrado às adolescentes.

É claro que eu não acho que alguém “vá tentar pular de um penhasco, assim como não tentaram voar como Harry Potter”, a questão é simbólica: todos esses livros da Stephenie mostram a mulher como subjugada, controlada pelo homem, inferior. E isso é um problema enorme, já que o efeito sobre as leitoras é inconsciente (óbvio, já que a mensagem é simbólica).

Eu canso de ouvir mulheres reclamando de machismo, de ficar procurando qualquer indício de coisas contra elas mesmas nas falas dos homens e coisas assim, mas ao pegarem um livro que as condicionaa sentirem-se inferiores, acham o máximo?

O ponto é esse.

15. por juliana em
Jan182009, às 18:43pm

então só pelo fato de ser um romance em uma outra “forma” de expressão,quer dizer que assim como escrito no texto acima “que as condicionaa sentirem-se inferiores” quem vê Batman vai se sentir inferior tambem por saber que não pode ser um super-herói,ou quem vê Harry Potter vai tentar voar numa vassoura…?
Acho que cada um tem uma forma de ver as coisas,e acho tambem,que todos deveriam lêr(ver)Crepúsculo e continuação para desfrutar de um lindo e muito simbólico romance entre um casal que faz o possível para viverem juntos para sempre!!!

16. por Hannah* em
Jan182009, às 20:40pm

Pedir desculpa não é um ato de Inferiorodade,
simplismente um ato de respeito, coisa que o André parece não conhcer!
Sinto lhe dizer que uma mulher maravilhosa
(a minha mãe) viu o filme,sabe da história inteira da série e adora!
Somos adolescentes,sim!Todos tem uma parte jovem,adolescente,romântica…já sonhei muito com um príncipe-do-cavalo-branco,nã por causa do Edward!Por causa dos meus sonhos, das minhas opiniões!
Quem nunca quis encontrar uma pessoa que te fizesse feliz?
Sinto muito se não te agrada certos comentários!
Eu dou a minha opinião e não ligo para oque os outros falam!
Se existem pessoas sem sntimento,existem pessoas apaixonadas! Quem não ama ninguem,não vive feliz como quem ama!
Eu Gosto e ninguem vai mudar!
Sou uma garota que não pensa com os olhos, e sim com a cabeça!

André, sério, deixe as pessoas falarem oque elas querem para o seu site!
deixe que eles se expressem!

Eu jamais pularia de um penhasco por um homen!Fala sério!

Beijos.
Hannah

17. por Bruna Massaro em
Jan182009, às 20:56pm

Caro André,
Creio que sua opinião não seja algo que eu simplismente ignoraria e contextaria,afinal a interpretação de cada texto é única por cada leitor.
Ao meu ver,como já foi citado acima,essa serie é apenas mais um desses classicos best sellers que tem como foco atingir os adolecentes.Nele assim como na serie do nosso famoso Harry Potter a autora busca mostrar mistisismo e abordar de uma forma diferente os mitos de diversas partes do mundo.
É visivel em sua serie que ela busca tentar rescrever a história dos vampiros de outra forma,sem ser os classicos como ‘Entrevista com o vampiro’.
Além disso é um otimo incentivo para adolecentes que não tem o habito de leitura,ao menos entrarem em contato com essa arte e forma de espressão.
Devo dizer que nessa serie tambem há alguns fatores que levariam nossos jovens a proseguir esse caminho para uma boa literatura,como os livros nele citado (Exemplos mais visiveis:’Romeu e Julieta’ e ‘Morro dos ventos uivantes’ clássicos da literatura).
Entretanto não vejo o por que esses livros levariam adolecentes do sexo feminino a se sentirem inferiorizadas e ‘domesticadas’.
É apenas uma versão moderna dos principes medievais,nada que vá realmente acontecer,apenas um romance e deve ser absorvido por suas boas coisas.
Como a tentativa de superar perdas,mesmo que aparentemente estaja tudo vazio como um buraco negro dentro de você (espressão usada pela Bella em Lua Nova).
Entre tantas outras coisas que poderiam ser acresentadas eu vou me reter a apenas essas linhas,dando você apenas um pouco da minha visão e liberdade para SE quizer repensar na sua.
Achei suas palavras um tanto amargas demais… acho interessante partilhar opiniões sobre livros,mesmo que sejam tão divergentes…
Devo acrescentar que achei prepotencia e total ignorancia de algumas pessoas que se limitam a apenas absorver a interpretação de alguem,se privando de ter a sua propria.
Só para constar tenho 16 anos e diferente da maioria das pessoas da minha idade não me limito a best seller,pelo contrario.Mas dessa vez eu já havia lido os livros em inglês e ao contrario de você André, não consegui me negar a terminar a serie.Só me sinto digana de julgar algo que conheço completamente.
Para qualquer adolescente que se interesse por series,gostaria de indicar ‘Desventuras em Série’ composto por 13 livros,inicialmente infantil,mas que ao se apronfundar nos mostra muitas coisas que podem ser transmitidas em ações do cotidiano.

Meus agradescimentos pela exposição de seu modo de ver .

18. por Bruna Massaro em
Jan182009, às 21:00pm

Ahh, esqueci-me de um detalhe,se não for muita indescrição da minha parte gostaria de saber quantos anos você tem.
Obrigada

19. por Bruna Massaro em
Jan182009, às 21:13pm

^^
Compreendo..
Realmente,eu nem ao menos li o que havia escrito.
Não me surpreendo da lastima que esta,e muito menos que você não leve nada em consideração.

20. por Bruna Massaro em
Jan182009, às 21:22pm

=]
Eu não costumo frenquentar Blogs…
Ao contrário do que pode parecer eu não estava imaginando que fosse um velho ranzinza.Apenas é fiquei curiosa,afinal
foi uma boa crítica de qualquer forma.
E muitas vezes os conheçimentos adquiridos fazem com que se tenha um outro anglo de visão.

21. por Esther Botelho em
Jan182009, às 22:22pm

É isso aí André! Você me economizou um bom dinheiro. Vou poder usá-lo para comprar livros de melhor conteúdo.

“Vou poupar você dos detalhes do restante desse show de horror. Acredite, a cena de nascimento é algo que eu desesperadamente desejaria não ter lido (depois que o assim chamado “bebê” quebra a pelvis, a coluna vertebral e as costelas de Bella, Edward abre caminho com uma versão um tanto insalubre de cesárea: com seus dentes).”

Pelo amor de Deus, quem que vai querer ler uma coisa dessas. Que nojo! Nada contra quem lê, mas se vocês tem direito de achar o livro uma maravilha, eu também tenho o direito de não o achar.

“Edward chega a remover o motor do carro de Bella para que ela não vá ver seu amigo Jacob, e ainda deixa sua irmã vampira raptá-la no fim de semana.”

Depois o sujeito prende a namorada em um apartamento como refém e encerra o episódio lhe tirando a vida. Quem não se lembra do caso Eloá.

Não estou dizendo que alguém vai fazer algo só porque leu um livro. Só que depois de um tempo “recebendo” esse tipo de mensagem subliminar, a pessoa tende a fazer coisas que não deve.

E antes que perguntem, tenho 17 anos.

22. por AleCbl em
Jan192009, às 11:29am

Galera, vocês não acham que estão levando essa historia muito a sério? É só um livro! Se a Stephenie não a tivesse escrito, outra pessoa a escreveria. Vocês falam sobre as coisas absurdas que tem no livro, mas são absurdas dependendo do ponto de vista. Se você está lendo para criticar, é claro que você achará milhares de coisas para falar mal, mas se você lê para se divertir o livro será ótimo…

23. por Lidia Beatriz em
Jan192009, às 11:58am

olha.eu não gostei nem um pouco sobre oq vc escreveu sobre a stephanie meyer.
ela escreve livros perfeitamente.no entanto sinto-lhe te decepsionar.ela vai lançar outro livro depois de MS.o qual ela ainda ñ acabou,então vc não pode ter o lido.
sobre a historia da bella com o edward…e o jacob…cara,ficou bem claro q é apenas uma historia de romance.não importa o quanto de
axagero isso tenha.eu tenho 16 annos,e é obvio q eu não vou me jogar de umpenhasco para ouvir a voz do meu namorado,mesmo ele sendo o edward(q é lindo*__*)
ou o robert petson.
talvez.telvez exista auguma loka q faça isso mesmo….mais este não é o caso.
eu ja li todos os livros,incluindo os 12 capitulos de MS(sol da meia noite)
todos os livros são perfeitos.e a stephanie escreve plenamente bem.
o livro faz sucesso porque é bom.ele é uma historia interesante de se ler.
e o fato é tanto…q vc tbm leu.
por mais q vc tenha criticado…vc leu todos.
talvez vc fosse um fã.vc simplismente ñ gostou do final,e resouveu fazer esta critica idiota.:p
claro..como os livros são bom d+,é claro q haverá tanto criticas como elogios.
o livro é tão bom e tão famoso,que você resoveu fazer a critica.
eu,e não só eu,mais varias pessoas da comu do crepusculo,não gostamos da sua critica.
mais isto serviu,para nós termos certeza,que o livro e o filme são fenomenos mundiais.

24. por Suzana em
Jan192009, às 12:10pm

André
Se você não gostou da série, me diz o que você ganha ”perdendo o seu tempo” escrevendo essa matéria?
Aposto que você começou a se importar com isso apenas depois de seu sucesso pelo mundo inteiro.
Porque se for olhar pelo lado que você não concorda, o mundo está cheio disso. No entanto você não ”perde o seu tempo” criticando coisas muito mais graves do que uma série de livros.
Eu me referi a perda de tempo entre aspas porque todo tempo que é gasto fazendo-se críticas destrutivas pra mim poderia estar sendo melhor aproveitado.

25. por Paola em
Jan192009, às 12:23pm

Nossa, eu fiquei chocada com esse post e cheguei a rir várias vezes.
E depois fiquei mais chocada ainda quando você comentou que as meninas tinham pedido desculpas por expressar sua opinião. Acho que quem não entendeu foi você, elas quiseram se mostrar educadas por talvez estarem sendo rudes, coisa com a qual você não se preocupou enquanto insultava a série que agradou a tanta gente.
Concordo que você tenha a opinião que quiser, mas precisa concordar que editar as partes “cruéis” sem mostrá-las num contexto completo não é a melhor maneira (pelo menos não a mais justa) de mostrar as coisas. Isso me fez lembrar de BBB.
Eu considero os livros muito bons, ele envolve a pessoa (claro, quem tem imaginação e quem não se importa com a veracidade das lendas, que são um pouco distorcidas).
Não acho que possa influenciar as pessoas dessa forma, porque enquanto Meyer mostra o que a Bella faz ela também mostra as consequências disso, que o leitor pode julgar por si próprio.
Em nenhum momento senti que a Bella fosse submissa, isso que sou praticamente uma feminista. Lógico que várias partes da história me fizeram sentir raiva até mesmo de Jacob (como você exemplificou, mas nada tão grosseiro quanto foi dito), mas mesmo assim esse é o tipo de coisa que acontece o tempo todo e não há como evitar.
Eu respeito a sua opinião, mas me recuso a respeitar a maneira como você a expressa.

“Bella Swan (Bonita Swan?)” essa foi uma das coisas que me fizeram rir. Você distorce as coisas para fazer seus leitores concordarem com isso. Se você leu os livros, com certeza você sabe que Bella é apelido de Isabella.

Eu acho que fui rude em algumas partes desse comentário, mas também não vou pedir pedir desculpas. Já que mesmo você não se dignou a isso.

26. por Amanda em
Jan192009, às 12:44pm

Acho desnecessário esse tipo de discussão!
Cada pessoa tem sua própria opinião, cada um que lê o livro interpreta de uma forma diferente.
Não é porque alguem achou o livro ruim que eu nao vou ler, ou porque alguem gostou que eu vou comprá-lo! Isso é falta de personalidade e de opinião própria!
Admiro o autor da crítica por ter sido contra a maioria, e acho louvável que ele exponha sua opinião, só questiono que isso interfira na opinião de outros!
Já eu li todos os quatro livros e os 12 primeiros capitulos do 5°, achei a história super interessante, porque nos dá divertimento, distração e nao porque ensina algo que eu levaria pra minha própria vida! A graça do livro é justamente essa, nos mostra uma história IRREAL, impossivel de acontecer, que só se torna possivel na ficção!
Quanto a sua preocupação de que o livro possa influenciar garotas adolescentes, posso te afirmar que hoje em dia nao existem mais meninas assim, que se deixam levar por hitórinhas de contos de fada, ou de vampiros!

Só pra constar, tenho 19 anos e nao sou nenhum tipo de garotinha boba que gosta de romances, mas Stephenie Meyer soube inteligentemente escrever uma que eu admirasse!
Ah, que fique claro, tudo que escrevi é MINHA opinião.

Amanda’

27. por Paola em
Jan192009, às 12:45pm

Cara, como você é arrogante. Acho que eu passaria dias discutindo contigo mesmo sem entender tanto quanto você, ó, caro André, de literatura.
Já pensou que não era intenção dela trabalhar profundamente com o nome de seus personagens? Já pensou que não era intenção dela incluir uma enorme bagagem cultural na sua série? Ninguém aqui tá dizendo que ela escreveu um clássico da literatura, mas também não dá pra dizer que ela é assim ignorante! O que você acha que ela quis demonstrar é sua mera opinião. SÓ isso. Ela mesma disse em várias entrevistas que se orgulha de não ter feito nenhuma pesquisa pra escrever seu livro. Se ela tá satisfeita assim, se ela fez sucesso mesmo sem mostrar muito respeito às lendas, se ela vende milhares de livros que são puro entretenimento, bom pra ela! Não vejo por que falar tão mal.
Mas não vou mais defender, já vi que você é tão teimoso quanto eu e isso não vai mudar a opinião de nenhum de nós dois :)

28. por Indira Hansen Ferreira em
Jan192009, às 12:54pm

Nossa!

Sempre vi discussões como esta em blogs sobre música, não sabia que livros causavam tanto furor quanto bandas!!! =)

Bem, vou dar minha opinião como leitora de Crepúsculo e Lua Nova (e ser humano que aguarda anciosamente meu Eclipse chegar).

Comprei os livros pois estavam em promoção… =p Mas não me decepcionei nem um pouco, já que a história é interessante, acho que o intuito de um livro (pelo menos pra mim) é prender você no texto de uma forma que o resto do mundo passe despercebido… E quase passei direto pela minha estação de trem umas duas ou três vezes!!!

Não tinha percebido esta face sombria e machista do livro, me parece sim, um pouco do que as mulheres passam quando estão apaixonadas (é claro que ninguém pula de penhascos, pelo amor de Deus, toda obra é um pouco “exagerada”, para que se torne mais interessante). Acredito que não foi esta a intenção da autora ao escrevê-lo.

Também não acho que as adolescentes estejam tãaaao influenciáveis assim, ou que o livro tenha tanto teor “subliminar” para influênciar… Ou as adolescentes vão sair por ai dizendo “Quero ter um namorado lindo, que me proteja de acidentes de carro, me abandone para que eu sofra, volte e me prenda em casa, e me proíba de ver meus amigos”… Acho que isso está mais para falta total de noção não está?

Só para encerrar… Já li Orgulho e Preconceito duas vezes, Elizabeth Bennet é maravilhosa =D. Achei meio estranho comparar um romance escrito em 1797 (me desculpem se a data estiver incorreta, mas acho que é isso mesmo) com esta série que estamos discutindo… Mas cada um utiliza do que sabe para demonstrar sua opinião…

E antes que alguém me esculhambe aqui, não sou formada em Letras nem nada disso, então, foi mal se existirem erros de Português!!!

Abraços!!! Indira Hansen – 20 anos (só pra constar)

29. por Paola em
Jan192009, às 12:58pm

Apoiada, Indira.

“acho que o intuito de um livro (pelo menos pra mim) é prender você no texto de uma forma que o resto do mundo passe despercebido… ”

ponto mais importe do comentário.
o livro pode ser bom ou ruim, depende do que o leitor espera dele.

30. por Ricardo Freitas em
Jan192009, às 12:59pm

bom eu tenho 26 anos e gostei de ler os livros, já estou lendo o 4°, claro que cada um tem sua opinião e devemos respeita-la, mas não se deve ficar criticando os que os outros acham ou o seu modo de escrever, ninguém é obrigado a ser o Sr. Perfeição que é super entendido de literatura, claro que devemos levar a leitura como algo sério mas se você apenas lê o livro para achar coisas erradas ou criticar acho que você deveria procurar outro “emprego”, e do jeito que você descreveu tão “minunciosamente” os livros, parece que você , não entendeu realmente as intenções da Autora, eu, como tenho minha opinião, não acho que mostra as mulheres fragilizadas, como você não prestou muita atenção no que leu ou achou que leu, não se esqueça, que na verdade o Edward que é submissa, a Bella pois ele não consegue viver sem ela e só lendo realmente os livros você ira entender, bom essa é minha opinião

31. por Gustavo Faria em
Jan192009, às 13:39pm

É incrivel a comoção que uma obra literária é capaz de gerar! Esta até parecendo papo de buteco em dia de final de campeonato!!

32. por Viviane dos santos em
Jan192009, às 13:44pm

Bom , confesso que concordo que o amor, ou sentimento de Bella por Edward é doentio, ela não mostra um pingo de amor próprio em várias situações. Porém não consigo ler nenhum romance , conto ou qualquer história tentando colocá-lo ou querendo que ele esteja dentro dos padrões esperados . Cada história tem sua heroína , seu herói , vilão , enredo enfim sua singularidade. Ao contrário disso teríamos então as mesmas histórias, não? Entendam, não estou defendendo a série porque gostei , apenas penso que a maneira como André Gonzaga analisou injusta. Pois olhou tudo do jeito errado. Como se existisse modelo para estabelecer a respeitabilidade de um romance. O relacionamento de Bella e Edwad é do jeito que é , assim com em outros livros (clássicos ou não ) acontece. Cada um com suas particularidades, não é assim que tem que ser?
Por várias vezes quando lia os livros criticava o comportamento dos personagens principais , principalmente de Bella. Imaginava o que diria ou faria naquelas situações, mas o que eu poderia fazer ? É a história! Não posso me entrometer, apenas apreciar.

33. por Indira Hansen Ferreira em
Jan192009, às 14:26pm

“papo de buteco em dia de final de campeonato”… Rs… Essa foi ótima!!!

PS: Observe-se que eu sou fã de futebol!!!

34. por Diogo Duarte em
Jan242009, às 13:35pm

”Ela mesma disse em várias entrevistas que se orgulha de não ter feito nenhuma pesquisa pra escrever seu livro. ”

Percebe-se,ficou uma merda.=D

35. por Rosane em
Jan242009, às 14:34pm

Valeu, economizei tempo e dinheiro.

36. por Mônica Santos em
Jan242009, às 17:28pm

Olha…tambem adoraria lhe esculachar como vc esculachou e série…que por sinal vc nao deveria ter lido…porque simplesmente é boa demais pra uma mente (no minimo excessivamente e erroneamente critica) como a sua.
Vê se aprende a respeitar os gostos alheios…e nao queira dar uma de sabe-tudo, pq pelo visto, vc nao sabe mesmo nada querido!
Tchau…e nao lei mesmo Sol da Meia-Noite. ´
Sempre vai ser bom demais pra uma coisa…ops…alguém como vc.

:)

37. por Júlia Martins em
Jan242009, às 17:46pm

Concordo plenamente com a Mônica: os livros são bons demais para seu cerebrosinho de minhoca ( sem ofensa às minhocas ).

Vejo que você tem inveja de Meyer, pois criticos são aqueles que não conseguiram ser escritores.

Você disse que os livros são ruins… então por que você leu todos???

Para encerrar, vou lhe dizer uma coisa: quando você escrever uma série que venda mais de 25 milhões de cópias, seja traduzida para 37 idiomas e ainda vire um filme( até parece!!), você pode criticar quem quiser.

Espero que você, um dia, comece a pensar

Júlia

38. por Mônica Santos em
Jan242009, às 17:47pm

Você tem 20 anos?
Não diga?
Parece que tem uns 100… Por que será?
Olha só garoto..pare de querer aparecer as custas de uma obra que não é sua.
Nem sei se existirá uma.
Mas enfim…deixe os outros em paz…ok?
Que coisa…ficar falando mal por nao concordar som opções.

Aff…

39. por Marisa em
Jan242009, às 17:54pm

Ué, meus comentários foram excluidos pelo moderador que nao respondeu aos meus questionamentos????

40. por Júlia Martins em
Jan242009, às 17:55pm

Olha… pra 20 anos você é bem… estranho ( é melhor eu não falar nenhum palavrão). Com 5 anos, eu fazia uma critica melhor.

Não me importa o que você diga, Meyer é idrolatrada por muitos, incluido eu, e com razão.

Júlia

41. por Beatriz em
Jan242009, às 19:42pm

Nossa, André. Para um expert literario você me surpreendeu. Eu li os livros da serie Crepusculo, e também achei o amor dos dois inexplicavel e diria até, impossivel, mas, em suas palavras só pude notar desprezo e veneno. Em nenhum momento você criticou o livro, você só se preocupou em xingar, e morrer de nojo por tudo que foi escrito. Me abstive de ler outros textos seus, pois se todas suas criticas forem levadas a extremos como este, nenhum livro de romance deveria sair das prateleiras não é mesmo!?
PS: E, ah, eu não tenho 12,ou17 anos, tenho 22 e sim, aguardo anciosamente pelo lançamento de Amanhecer.

42. por Severo Snape em
Jan242009, às 22:30pm

Sua opinião foi muito realista, pois critica bem a forma como o livro é escrito e sua qualidade. Pessoas como a Meyer não mereciam a vida pois estão destruindo a literatura, incentivando os jovens a leitura de porcarias e intensificando a inferiorização da mulher perante o homem. Suas obras se assemelham a Paulo coelho e a Sidney sheldon que somente escreveram para ganhar dinheiro sem avaliar a carga cultural de suas obras. Não sou expert na literatura ou em resenhas mas com sua ajuda economizarei dinheiro e avaliarei melhor os livros que lerei daqui em diante.

43. por Paula em
Jan252009, às 1:40am

Ora, fale sério. Livro sexista? Oh sim, a Bella é uma desesperada por Edward e os livros são doentios. Não sou uma grande fã nem nada e admito que levei um tempão pra começar a ler esses livros, mas depois de ler crepúsculo me tornei fã adepta. E não, seu sem sensibilidade para com literatura, estudantesinho de terceira e consequentemente mal informado em relação a livros midnight sun não foi lançado. Se você tivesse ao menos resolvido antes de ler qualquer desses livros ser imparcial talvez eu o perdoasse, mas desde o início por saber que traziam uma trama adolescente procurou pelos defeitos dos livros. Foi idiota, sua visão não foi imparcial e, se você estava decidido a arruinar a trama e contar toda a história antes das pessoas lerem com comentários feitos apenas pra discordar de um zilhão de pessoas e/ou 37 países. Sei que você quer dar uma de intelectual mas não funcionou. Espero que você não aceite esse comentário, para comprovar a infantil posição em que você se colocou.

44. por Paula em
Jan252009, às 1:50am

Ah, eu adoro a série (sexista, como a descreve) , sou adolescente e er. Desculpe-me, não cumpri o terceiro item da lista, sabe como é, me desculpar. Mas pode crer, eu tenho complexo de inferioridade. Julgue quem comenta no seu blog, afinal só sendo um masoquista bizarro pra comentar aqui, não é mesmo? Desculpe. Ah, pronto cumpri.

45. por Nathália em
Jan252009, às 12:09pm

Você é um idiota está com inveja porque ela é muito melhorr que você e consegue ganhar mais dinheiro que você tem e pode ganhar com seus livros enquanto você é um lixo e não ganha coisa nenhuma fazendo essa críticas rídiculas sobre os livros.

Neste momento eu estou odiando você profundamente.

Bye Bye.

46. por Analu em
Jan252009, às 13:46pm

Vc é um mala q se acha o intelectual e deve adorar horrores como Macunaíma (q é um dos clássicos mais INSUPORTÁVEIS de toda literatura!!!)! aiai… q invejoso vc, hein? nem estudando letras e o escambal vai conseguir escrever um livro q faça tanto sucesso e entretenha tanto o leitor! Quem n comprou essa série PODE COMPRAR! É ótima, e eu sou realmete uma leitora eclética, sério! alguns livros clássicos e desconhecidos são ótimos, mas é série q virou febre mundial tbm tem seus méritos e é ótima! A autora o prende na história! E como descreveu o “THE NEW YORK TIMES” : ” a série de Meyer fervilha com a atração de paixões proibidas somadas ao tempero inebriante do sobrenatural”! Leitores, deixem de lado os preconceitos bobos achando q esta é mais uma série boba dos adolescentes idiotas do mundo, essa série é REALMENTE ENVOLVENTE! Leiam e verão q estou certa! :D

47. por marta em
Jan252009, às 14:29pm

seu livros são shows de bolas

48. por Camila em
Jan252009, às 19:16pm

Ai ai!!
Chato estudioso da literatura: como não achei nada mais gentil para defender a individualidade de cada um, pegarei emprestado de Mário Quintana: “Não me ajeito com os padres, os críticos e os canudinhos de refresco… Não há nada que substitua o sabor da comunicação direta.” E quem não vai ler o livro (esse ou qualquer outro) só porque leu uma crítica ruim meus pesames. O melhor livro que lí na vida (e lí 4x) foi o “Grande sertão: Veredas” de Guimarães Rosa. É um livro fantástico e humano e que eu nunca teria lido se desse ouvidos às opiniões alheias. Lí os três primeiros livros da série (crepúsculo, lua nova e eclipse) e estou lendo o quarto. Acho que é um romance bem do tipo sessão da tarde, mas que é ótimo pra quem quer uma literatura leve, pra se divertir e passar o tempo. Combina perfeitamente com férias. Além do que, que louco iria querer que os adolescentes leiam “o morro dos ventos uivantes”? Cada idade tem sua literatura e a gente deve curtir e permitir que os outros curtam o que bem lhe convir. Boa sorte pra ensinar seus filhos a lerem num livro de Dostoiévski . Os irmãos Karamazov talves seja um ótimo começo. Ah! e não permita que eles cheguem nem perto de cinderela, ou bella adormecida. (Vai que eles resolvem seguir o exemplo da madrasta não é mesmo?)

49. por Camila em
Jan252009, às 19:38pm

mais uma coisa ser perfeito e inteligente: fique a vontade para achar meus erros ortográficos (eu mesma já encontrei muitos relendo agora o que escrevi).

“Respeitadas algumas regras básicas da Gramática, para evitar os vexames mais gritantes, as outras são dispensáveis. A sintaxe é uma questão de uso, não de princípios. Escrever bem é escrever claro, não necessariamente certo.”

50. por JLM em
Jan252009, às 21:10pm

kkkk, agora vc vê, André, oq eu senti na pele qdo fui o único a criticar O Caçador de Pipas qdo ele ainda tava no auge. Caíram em cima com paus e pedras só pq eu disse q o livro não prestava. Vc tá no olho do furacão agora, então não se estressa… a sua opinião vai continuar sendo a mesma durante um bom tempo, já a febre da Meyer passa em no máximo 2 anos. É a vida, as obras primas da literatura vivem mais dq nós, o lixo desaparece com a troca de estação.

51. por karen em
Jan252009, às 23:35pm

Bem, eu creio que todos temos o direito de expressar nossas opiniões, pode até ser que haja algo de certo nesse comentário, mas penso que ele não vem a acrescentar absolutamente nada. Não sei como uma pessoa pode querer em algumas palavras trazer para a realidade a discussão dos acontecimentos que ocorrem em um livro de FICÇÃO, acho que quando compramos um livro classificado nessa condição, fica claro que o que está escrito nele é apenas fantasia… seria a mesma coisa se eu pegasse um Harry Potter nas mãos e disesse que ninguém deve comprar o livro para adolescentes pois é perigoso algum deles quererem sair voando de vassoura por ai!!!

52. por lala em
Jan262009, às 1:50am

caro dono desse blog, eu tenho 11 anos e ja li os três primeiros livros, li também seus comentarios e aceito sua opiniao!
no meu ponto de vista acho que você foi um pouco rude demasi para demostrar que nao gostou do livro!
a autora fez um livro para agradar a uma parte da populaçao e nao atodos !
acho que você deveria repensar antes de sair colocando coisas que possao ofender a autora!
eu adorei todos os três livros e espero que aceite minha opiniao!
acho que eles forao elaborados com muita criatividade, e que é uma linguagem facil e que da para você até imaginar como se estivese lá!
é lógico que esiste pessoas de personalidade fraca e acabam se deixando levar pela trama, mas isso nao quer dizer que você possa sair por ai em um site falando que vai ter mininas que vao se suicidar!
ca pra nós acho que você pegou um pouco pesado na hora de fazer essas criticas!!
e acho um abisurdo você fica falando que algumas meninas demostraram inferioridade só porque foram educadas e pediram desculpas!
também comcordo com elas que um beijo forsado nao seja um abuso sexual! por acaso você sabe o que é isso?? bom nao parece saber por falar que um beijo forsado seja! eu tenho apes 11 anos e tenho a plena convicçao que nao é!
eu sou louca pela trama mas nao vai ser por causa disso que eu vou ficar me fantasiando de Bella!
e é apenas um livro que eu repito nao foi feito para agradar a toda populaçao!!
em vamos pegar mais leve na hora de fazer algumas criticas e ser umpouquinho mais criativo, pois eu achei seus argumentos muito infantins!
obrigada pela antençao!

53. por lala em
Jan262009, às 2:06am

Porque apagou meus comentarios? achou eles com muitas verdades?? que bom !!!
pois nao queria que todos vessen queria que vc somente refletise seus atos !!
e nao ficase falandoobagens demais pois iria pegar umpouco mal!!
obrigada pela atençao!

54. por lala em
Jan262009, às 2:13am

aaa agora você os colocou denovo!!
porque será??
nao sei, mais acho que você nao tem cara de 20 anos mais de uma criança de apenas 7 seus argumentos e suas respostas aos leitores sao tao… infantis!!!
obrigada pela atençao!!

55. por Ana Paula em
Jan262009, às 3:36am

Li todos os cometários e fiquei totalmente pasma com alguns. Você escreveu essa critica deixando bem claro que as adolecentes poderiam cometer um sucidio, ou algo do tipo pelo simples fato de que Bella pula de um penhasco ( que fique claro, ela nao tento se sucidar amor) ou coisas do tipo; depois criticou pq 3 adolescentes simplesmente deram a sua opniao e agora eu lhe pergunto: qual pessoa poderia falar se tem o desejo de se suicidar depois que leu a série Crepusculo, do que uma adolescente ? Já que essa critica serve especialmente para as adolecentes ? E depois, simplismente, começou a criticar o fato de elas terem pedido desculpas por darem a sua opniao, pq elas fizeram isso ? Pq elas pelo menos tem um pouco de educação, o que alguem tão ignorante como você está sendo nesse exato momento deixou claro a todo que nao tem!

Você fala que, no livro, as mulheres estão sendo inferiorizadas, pelo caso de Bella e Edward, e agora eu lhe provo o contrario, não foi pq o Edward foi embora, que a Bella ficou triste, pq nao teria qm seguir, nao teria qm pedir permissão ou coisas do tipo, foi pq ela AMAVA ele, um sentimento que pelo que eu imagino você deve desconhecer ne amor? ela sentiu o msm de ter perdido um pai, uma mãe, ou uma pessoa que ela amasse. entao nao me venha dizer que ela simplismente é um “cachorrinho” dele, ou coisas do tipo.

Abuso sexual ? qual eh meu, se toca ne amor ? Ele tento agarra ela ? tava tentando tirar a ropa dela ou coisa do tipo ? acho que não ne, em todos os livros, a autora deixa bem claro que Jacob Black, sempre respeitou muito Bella, embora ele não gostasse de Edward, ele nunca tentaria nada contra Bella, e como ele mesmo fala no livro: ele tinha que tentar mostrar pra Bella que ela tbm poderia ser feliz com ele, nao estou apoiando o beijo forçado de maneira nenhuma, mais isso lembra um pouco a “realidade” não acha ? Ou você nunca escutou de ninguem que ja foi beijada a força ?

Falando em realidade ou não; você acabou voando bastante nao acha ?
Primeiro: é um livro de ficção amor;
Segundo: todo mundo sabe (ou todas as meninas, como preferir) que não há a minima posibilidade de se mudar para uma cidade pequena, lá encontrar uma familia de vampiros “vegetarianos”, e ter um melhor amigo lobisomem que tem uma alcatéia enorme, isso é irreal, e todas sabemos que nunca irá acontecer, e é essa a graça do livro.
Terceiro: foi a partir do livro que eu me interessei em ler Romeu e Julieta, saber um pouco mais da historia deles, ver o filme.

Cada um tem uma opniao sobre o livro, sendo critica ou elogio, é uma opnião.

Eu só acho que você poderia ser um pouco menos rude, e admitir que todas aqui que estão defendendo o livro, muitas deixaram você sem palavras, como a Bruna que escreveu um texto ótimo, e que você foi criticar a ortografia dela. se enxerga meu, o jeito como ela escreve é problema dela, não seu, e dava para entender muito bem, então pq você nao teve cara o bastante pra ir la e dar uma resposta a altura pra ela ?

Você tem 20 anos ?
Me desculpe a ousadia, mais qdo eu li as suas críticas achei que você tinha pelo menos 40.
Pelo medo que foi escrito, pelo modo como só se importou com a sua opniao e pelo modo de não perceber a qual publico deveria atingir.
A autora queria atingir o publico adolescente, e meus parabens a ela, ela conseguiu.
Não é a toa que vendeu mais de 25 milhoes de exemplares.

Você não queria mais uns comentarios ? Pq esse é o seu trabalho e talz ?
Parabens, acabou de receber mais um.
Sei muito bem que não vou mudar a opniao de ngm, mais já que aqui é livre para opinioes pq nao tentar ne ?

E só para falar, eu tenho 14 anos;
não me arrependo de nada que escrevi aqui;
e não sou nenhuma menininha que está totalmente fascinada por um série de ficção,
posso ser considerada uma menininha, mais sou a menininha que ficou pasma com a sua falta de profissionalismo, que parece ser algo que você preza tanto. ;)

56. por Ana Paula em
Jan262009, às 15:27pm

Você é muito estranho, me parece as vzs que você nem ao menos leu seu artigo (ou sua critica, como preferir) e nem ao menos sabe qual é o propósito. Na sua critica, você relata que esses livros seriam uma péssima influencia aos adolecentes, e no entanto, qdo as adolecentes falam se isso vai interferir na sua vida ou não, você vem criticando; Na sua critica você flo ke a partir do livro as adolescentes poderiam muito bem se suicidar (o.O) então, as adolescentes vem aqui e deixam bem claro que isso nem passa pela nossa cabeça, você vem falando que É INCRIVEL COMO TODOS OS ARGUMENTOS SÃO IGUAIS, faça me o favor.
Todas aqui colocam a sua idade( que normalmente é entre 13/14/15 anos) pq o livro teve como objetivo alcançar esse publico, entao nada mais justo as pessoas dessa idade colocarem a sua opniao.
E só uma coisa: eu não sou careta pra usa a giria velho (isso é coisa dos anos 60 amor) :)

E de novo, a sua falta de profissionalismo é bastante clara, não me surpreendeu nem o pouco o fato de você ligar para fatos tão minimos e nem ao menos dar uma resposta digna para mim :)

57. por Ana Paula em
Jan262009, às 16:57pm

Cara, li e ri MUITO!
DHUSADHIUASH

Eu gosto de Crepúsculo, de verdade, mas acho muuito babaca essas garotas que dariam meia-hora de cu pra qualquer um que aparecesse dizendo “Oi, sou o Edward”.
Até pq, homem muito carinhosinho assim enjoa. E olha que eu tenho 16 anos, hein?

58. por Laís em
Jan262009, às 17:19pm

Concordo em gênero, número e grau…e ah, tenho 16 anos!
Relaxa André, como alguém já disse, você está no “olho do furacão” no momento, daqui a pouco passa…é só o Robert Pattinson (A.k.a: Edward Cullen) achar uma namorada que os sonhos dessas meninas desaparecem rapidinho rapidinho

PS: Para aquelas APAIXONADAS por Robert Pattinson, saibam que até ele criticou Stephenie Meyer(?) e o seu personagem Edward Cullen!

59. por Anita em
Jan262009, às 18:38pm

Caro André,
Repito o que já foi dito aqui milhões de vezes. Expresse sua opinião, mas sem ofensas, pois tem pessoas que leram e gostaram… e MUITO!
Uma outra pequena dúvida: você poderia me informar algumas partes em que a mulher é inferiorizada em relação ao homem.
Quando li, não consegui perceber nenhum momento em que isso aparecesse, pois como também já foi dito aqui, Edward é tão apaixonado por Bella que não consegue viver sem ela, ou seja, ele é submisso a ela.

Anita

60. por Isabel em
Jan262009, às 21:52pm

Interessante a crítica e confirmou, ao “resumir” os livros seguintes, minha impresão de que não valia a pena ler mais nenhum volume da série. Comprei o primeiro e terminei com a impressão de perda de tempo. Não achei tão pavoroso, mas também não consegui gostar. Acho que principalmente por causa da monotonia geral e da personagem central (Bela Cisne) inexpressiva, vazia, dependente, passiva. Até gosto de romances e vampiros, mas minha idéia de algo romântico envolve mais paixão, troca, interesse…
Volume de vendas ou fãs não significa necessariamente qualidade, senão a Xuxa seria uma das melhores cantoras do Brasil.

61. por Luh em
Jan272009, às 12:45pm

desculpe voce pode ter sua opiniao, mas acho que nao deve comparar as fas de crepusculo com fas dismioladas que se matariam ao levar um fora do namorado…
por favor! essa e uma historia de ficsao!
vc se refere ao livro como uma apologia ao sexo com senas de horror!
sendo que ja vi coisas muito mais bizarras no jornal, na televisao, em revistas!
me de um tempo… Voce fique com sua opiniao que eu fiko com a minha!

62. por Milena em
Jan272009, às 14:05pm

Olha só li seu artigo e tenho algo a dizer também. Vamos começar pelo que eu concordo…concordo que não pode haver comparações com J.K e Meyer são escritoras distintas e concordo que a série Harry Potter é muito mais rica de detalhes, enrredos e tramas ( Só para constar já li sim todos os livros e assisti os filmes também). Agora vamos lá..você exagerou um pouquinho nas conclusões principalmente nas partes feministas entre outras coisas comentadas…Vejo assim, um jeito diferente de escrever..se pensar livre do paradigma de Harry Potter é possível sim gostar e se envolver na trama de Edwrd e Isabella ( que por predileção gosta de ser chamada de Bella..não é seu nome Ok?) Assim…estou na página 237 de Amanhecer e sem dúvida vou ler Sol da Meia Noite…só para constar não sou adolescente…tenho 25 anos…rumo aos 26 e fiquei pensando nos seus comentários sobre os sonhos e fantasias que o livro poderia produzir nas meninas jovens e de cabeças vazias..aí te pergunto e Harry Potter não?…será que não dá pra se imaginar voando numa vassoura ou numa capa de invisibildade ou mesmo se transformado com uma porção polissuco?…Enfim, não como crítica e sim como saudável debate estou aqui a te escrever…descobri seu blog por acaso e já está nos meus favoritos…continuarei vindo e espero saber que você leu eu comentário.
Abraços para todos.

63. por Luciane em
Jan272009, às 14:14pm

Queridos leitores, tenho 40 anos, e sou fiel leitora de obras nacionais e internacionais, de diversos temas, achei lamentavel dizer: “perda de tempo” pois se trata de uma obra de ficção, romance e ação. Sinceramente se você realmente tivesse esse tipo de impressão do livro, porque não parou no crepusculo? Porque quando o assunto é tão massante assim, não nos causa curiosidades… e daí não perdemos o nosso tempo!!!!
Bella é uma adolecente, romantica, desprotejida, sonhadora, confusa, mas principalmente uma mulher e isso não pode ser padronizado “seculo XXI”, simplesmente porque mulher é sempre mulher em qualquer época. Ela fez uma escolha, assim como todos nos fazemos, abriu mão de faculdade, esta disposta a mudar toda a sua vida em nome do amor que sente por Edward, assim como todos nós fazemos. Você pensa que isso é fora do comum??? Nós mulheres, todos os dias desistimos dos nossos sonhos e planos em nome do amor por nossos companheiros, filhos, família e trabalho e, isso não nos torna um personagem que “desempenham um miserável papel de donzelas”, só porque nossas escolhas preteridas façam desistir ou adiar nossos objetivos não quer dizer que somos fracas e sem perspectivas. E mais, quem te falou que um casamento eterno não é um bom objetivo? Jacob é um personagem meremente ilustrativo, pois pensa com os musculos, ou pensa que seu corpo atlético e “quente” o torne irresistível!! Doce iludido… coisa super comum nos nossos dias, digo comum nos pensamento de um homem. Edward ao contrário não é perfeito, é sensível, um gentleman. Não sei porque você acha, que pelo fato dele ser um vampiro, deveria ser tambem desprovido de sentimentos feito um homem comum? Ele é nobre, ou você não acha nobreza no homem que possui uma situação financeira tão desigual e esta disposto a dividir tudo com ela. Também não vê nobreza quando ele desiste de seu amor perigoso somente para protege-la, parte que ela se torna um “zumbi”, acha isso impossível? Quantas mulheres inteligentes, independentes e bem sucedidas profissionalmente na realidade se tornam um “zumbi” pelo simples fato do seu companheiro somente enchergar o seu proprio umbigo. Comparar a ilusão dela ouvir a voz de Edward quando está em perigo com esta influencia que poderá causar aos adolecentes é idiotice sua, porque nossos adolescentes não são burros!!! Falar que Jacob assedia Bella é até imoral, na verdade são jovens descobrindo as emoções do corpo e da vida. Mas homens feito Jacob existem aos milhões, e isso não te choca? Afirmar que Bella se torna suicida é simplesmente aceitar a falta de sensibilidade com que você leu todos os livros. Mas como você poderia entender a perca de um grande AMOR? Como um simples homem iria ver os meses em branco, a sensação do vazio, da morte ilustrada se ele não tem essa percepção, então seria pedir muito pra você entender, não tem como entender uma coisa que não se conhece e não se sente. A autora ilustra o sofrimento muito bem. Na procura por mais desculpas para convencer que a obra é de todo ruim, critica o fato de Edward ser obsessivo em protejer Bella, chega a cometer absurdos, ora não confunda proteção com pertencer, se ela realmente quisesse ficar com Jacob, ele teria saido de cena, na verdade acreditava que era perigoso, e depois veio o ciumes quando conheceu as reais intenções do seu rival e. mesmo assim foi nobre novamente quando percebeu que seria melhor aceitar a tal amizade. Quanto disso vemos nos nossos lares, nos lares de amigos nossos, talves ate pior, onde o namorado escraviza e usa de seus dotes especiais de animal para deixar sua presa acuada e sem ação, mas não para proteger… não para ver que esta bem… mas pelo prazer do medo das vitimas. Bom chegamos a parte que retrata o total desconhecimento das mulheres pelo autor dessa critica. Fica tão repugnante que chega mesmo a doer… o fato de Bella e Edward ficarem “na horizontal” (mas só depois do casamento, é claro… ) pela visão do autor da crítica, torna ele um homem desprezivel, ou você acha que alguma mulher gosta de ficar “na horizontal” com quem quer que seja??? Para essa pessoa que leu o livro sob os olhos pejorativos, o ato de resistir e respeitar a virtude de Bella e a sua propria é “débil-doce-auto-indulgência” e não um ato de AMOR. Fala sério… melhor você começar a ler matérias sobre esportes, futebol, porque de romance… amor…. e mulher você sabe muito pouco!!!!!!!!!!

64. por Ventura em
Jan272009, às 15:02pm

Estou com medo de escrever…
Não sou estudiosa de literatura, e também não sei se posso dizer que sou uma boa leitora.
Mas o que falar sobre esse debate?
Se eu fosse o André provavelmente não responderia mais! E não acredito que isso seria falta de educação. Sejamos francos, a educação mandou lembranças a todos.
André, sou mulher, tenho 23 anos, li a série toda e gostei!
Fiquei tão empolgada com a idéia de romantismo que o livro passa que não o questionei em momento algum, ou até ler sua crítica.
Fiquei paralisada ao entender o machismo que havia me enfeitiçado por mais de mil páginas.
O que podemos entender de toda essa comoção gerada pelo livro (e porque não?) e por suas críticas?
Primeiramente que o machismo está muito mais vivo na cabeça das mulheres (e meninas) do que nos demos conta. As idéias que surgem em nossas mentes, inda são cômodas o bastante para que nos dê a falsa noção de proteção.
Que ainda temos muito a aprender, em todos os aspectos (literários, gramaticais, comportamentais, sexistas, morais.) isso não é novidade para mim, mas fiquei triste ao ver que mesmo com evidencias as pessoas e principalmente as mulheres que escreveram aqui não foram capazes de refletir, sobre o que leram, sobre o que estavam lendo.
Foram se repetindo e se afundando umas às outras.
Infelizmente, ao ler sua crítica tive que concordar com você em todos os aspectos. No entanto não posso negar que o livro me divertiu o que, agora, apenas me alarmou.
Além das questões que você já se ‘descabelou’ defendendo, ainda posso citar mais uma:
Falta reflexão. Falta pensar. Falta repensar.
Século XXI, sim! Mas será que mudamos tanto quanto imaginamos? Será que já vencemos as amarras invisíveis que a sociedade nos impõe? Será que entendemos o que é uma discussão sobre sexismo? Será que a maioria esmagadora que lê a série sabe o que é isso?
Muito obrigada, André. Não sei se veria isso sem suas palavras. Não prometo que não vou me inebriar, novamente, com midnight sun, se esse for realmente lançado, mas pelo o menos agora tenho ciência do que essa fantasia está representando…
E de fato quem acha que milhares de meninas não podem vir a se suicidar, não estudaram tão bem a história como deveriam.
Camila Ventura.

65. por Ventura em
Jan272009, às 15:32pm

Luciana,
Também acredito muito, em suas palavras.
Por uma série de motivos, muito, muito grande para listar aqui, nos pensamos e vemos muito diferente dos homens. Até porque eles são, em geral, cobrados e ensinado muito diferente de nós.
No entanto, não posso deixar de concordar com o Andre quando este diz que o livro é machista, sexista e que está errado que nós nos agarremos tanto ao livro.
Sim, nos temos, todos os dias uma batalha que, em geral, eles não tem. Temos que decidir e desistir de coisas que não passam pela cabeça deles…
Talvez, por isso toda essa bagunça! Talvez por isso uma maioria esmgadora de mulheres tenha adorado, e chorado e acima de tudo tenha defendido tanto a série.
Só espero que quem tenha tido o prazer de ler o texto do Andre, tenha tido tambem, um momento de reflexão.
Será mesmo que um homem maduro, inteligente e com a vida estruturada, vai virar um zumbi, ao perder sua companheira?
Eu acredito que alguns, sim. Mas nesse caso ainda somos maioria, acontece muio mais com mulheres…
Será que já não passou da hora de nos perguntarmos o porque disso.
Eu também vi no personagem de Edward um homem, perfeito e nobre, como jamais vai existir. Eu também sussurre varias vezes “eu quero um namorado vampiro”.
Mas e aí? Será que sendo nos, as mulheres, milhares de belas os homens se tornaram Edwards? Ou será que os homens estão procurando outro tipo de “personagem”?
Todos temos o direito de ter opinião e a opinião dos outros só serve para nos fazer pensar….
Na verdade é muito díficil que a opinião de um desconhecido como o Andre, por exemplo, mude a nossa.
Mas porque não pensar no assunto?!
Eu repito, eu gostei muito da série, é uma fantasia que me deixou leve enquanto lia.
Mas ler indescriminadamente, ler sem interpretar, isso é um crime.
Um crime que a Meyer fez com que muit@s cometessem sem ver, por inercia….
É isso. É isso o que eu acho!
E viva o achismo! E viva a diversidade!
(embora aqui seja mais um consenso)
Camila Ventura

66. por duuda ;* em
Jan272009, às 16:15pm

eu achei bem interesante todas as series de crepusculo, só achei meio inesperado pelo fato de bella ter ficado grávida.. mas as vezes penso me colocando no lugar de uma leitora femina que amou o filme com (robert pattison) , qual garota não ia ficar fascinada pelo o romance que os dois tem um com o outro?!
acho que todos tem suas opiniões .. quem gosta não precisa criticar quem não gosta e quem não gosta pode ficar com a boca fechada porque todos tem uma forma diferente de pensar e não é justo uma pessoa querer se meter na opinião da outra cada um tem os seus motivos dee pensar sobre algo :)

duuda ;*

67. por Marisa em
Jan272009, às 18:28pm

Eu continuo com uma serie de duvidas que o senhor Andre ainda nao me respondeu:
1) Já sei que tem 20 anos. Novo né?
2) Ja acabou o curso de graduacao de Literatura? Falta em seu blog a sua carreira academica.
3) Voce nao acha um pouco de “falta de ética” responder as suas leitoras adolescentes da forma como faz?
PS: Sou professora de Ensino Medio ha 15 anos e me relaciono muito bem com meus alunos. Tenho 46 anos e li os livros. Por minha experiencia tenho certeza que na base do BATE BOCA e FALTA DE RESPEITO a opinioes alheias, voce nao vai formar opinioes e conquistar inimigos mas sim se tornar um dos bloqueiros mais antipaticos da rede.
Nao delete este, como fez com os outros

68. por Luana em
Jan272009, às 19:33pm

Boa tarde André!

Assumo, o texto que você escreveu está muito bem editado e a organização de idéias também não deixa a desejar. Entendo o que quer dizer, tudo que lemos, ouvimos e vemos nos influencia, ainda mais tratando-se de jovens com o caráter em formação. Mas creio que existe um exagero em sua conclusão. Concordo que a mocinha não é o ideal que pensamos para nossos adolescentes mas o que chama a atenção no romance é esse ponto, a imperfeição. Bom, pelo menos chama a minha atenção hehehehhe.

E creio ser mais direcionado ao público feminino…cairia nas graças de poucos homens.

Deixe as adolescentes sonhar…faz parte da idade :) Não seria mérito de uma seria de livros destruir a auto estima delas.

Mais destrutivo é a forma como as responde…

Abraços e parabéns pelo blog

69. por Marisa em
Jan272009, às 21:28pm

Nao encontrei seu curriculo no site do CNPQ.
Nao acho que voce tem um blog para agradar gente ignorante. Muito pelo contrário. As pessoas que tecem comentários em seu blog sao leitoras, aptas a opiniar sobre o que leram.
Voce provavelmente está perdendo uma grande oportunidade.
Infelizmente, tambem observei que voce nao está aberto a críticas. Eu nao sou a única leitora a reclamar que voce deleta comentários postados…quando os mesmos nao vao ao encontro de suas opinioes.

70. por Caroline em
Jan272009, às 21:29pm

Olha, todo mundo tem direito de expressar sua opinião.
Você fez uma critíca aparentemente bem “gesticulada” sobre o best seller da autora. Eu sou uma adolencente, tenho 15 anos e sim eu gosto muito do livro! Li Crepúsculo, Lua Nova e Eclipse e estou ansiosa para o lançamento dos outros livros; eu só queria que notasse uma coisa, este livro foi um dos mais vendidos acho que em todo o mundo, isso deve colaborar para ele ser um livro bom e eu acho que realmente ele não apresenta uma imagem “sexista” como fala você. Eu defendo o livro pois acho que garotas que se dizem espertas o bastante não são influênciadas por coisas escritas em um livro de ficção, é vale alertar que esse livro é uma ficção, ou seja, são historias que as garotas gostariam de vivenciar como: “um namorado perfeito e vampiro”, “um amigo quente e que é um lobisomen”, ” se sentir especial por ter um namorado que só tem olhos para você, mesmo você sendo tão igual quanto as outras garotas”; sim eu acho que garotas gostariam de vivenciar isso.
No caso do “quase suicídio”, você acha mesmo que isso é um assunto tão polemico assim? ela fazia coisas “imaturas” porquê ela estava cansada da mesmisse de vida como um “zumbi”, se eu realmente perdesse uma pessoa que amasse o bastante acho que viveria como um “zumbi” também. E francamente, já vi casos muito piores que esse do “quase suicídio” de Bella. Muitas garotas com idades inferiores a ela e sem ao menos ler o livro cometem absurdos como esse o tempo todo em qualquer lugar do mundo.
Realmente eu amei essa trama e sou muito grata a Meyer por isso, pois ela criou uma história que realmente chamou minha atenção.
Se você não gostou, tudo bem, “que pena” para você por não conseguir apreciar uma bela trama, um romance incrível. Só quero te alertar que isso é ficção meu bem e que as “garotas tolas e imaturas” como você pensa não são tão imaturas assim, confie na capacidade delas, você pode se surpreender.

71. por Luiza Raquel em
Jan272009, às 22:05pm

Bom, primeiramente quero agradecer ao fato de que você tirou minhas curiosidades com seu comentário de Amanhecer – mesmo que muito negativo – claro, é o seu ponto de vista André… Obrigada… A respeito de suas ideologias sobre o que atrai verdadeiramente as mulheres nesta saga, é o que de fato faz falta em nossas vidas – refiro-me ao lado feminino …O que nos “enloquece” de prazer na leitura é o imenso preenchimento dos personagens masculinos no vazio que está em nossa realidade… homens que fascinam… que verdadeiramente provam o seu amor… é puro e ao mesmo tempo sexe… parece até obsessão, mas não é… assim tão ruim quando se trata de uma ilusão…
Lembre-se… leitura é um universo livre de oportunidades… everything is possible…
É verdade que ao ler as continuações também fiquei um pouco decepcionada… principalmente porque me fez sofrer com alguns detalhes que me irritaram já que Edward e Jacob não mereciam sofrer tanto…
Pensando em você… deve estar se retorcendo para criticar minhas palavras… Acertei? Bom … adoraria ler sua resposta… Obrigada.

72. por Marisa em
Jan282009, às 12:00pm

Ok por tirar as minhas dúvidas a respeito de sua vida academica.

73. por Thainá em
Jan282009, às 14:47pm

Os livros são MUITO BONS SIM! Mas gurias… na moral… NÃO AVACALHEEEM ;P
Não importa o que vão dizer! Gostamos e pronto! Não temos que pedir desculpa por nos expressar,ok?!
Beijos a todos!
e PARA OS GURIS: EDWAAAAAAAARD! hahahahaha ^^

74. por Ana Paula em
Jan282009, às 14:56pm

Ah sim amor, pode apostar; eu estou LOUCA pra ler a sua resposta digna amor :)
E embora você ache que eu tenho apenas 14 anos e não sei de nada,você aqui não é melhor que ninguem amor, e eu sei muito bem oque é profissionalismo amor, e pode apostar, você nao tem um pingo dele :)

75. por Maria em
Jan282009, às 15:25pm

Olha, André… eu até estava achando seu comentário muito interessante, apesar da arrogância, apesar de ter gostado muito dos livros da série que já li até agora e descordado de muito do que você disse. Mas enfim, nem ligo tanto pra essa série, e como não tinha visto tal ponto de vista, estava até considerando… Mas fui ler seus comentários e argumentos ao longo da discução e, meu deus do céu, você é muito arrogante!!! Você não vai convencer ninguém que tenha opinião diferente de você desse jeito não, amigo. E tenta levar em consideração, pelo menos um pouco, a opinião dos outros. Discute, debate, ao invés de ficar sendo irônico e menosprezar a opinião dos outros, só porque nem todo mundo é um nerd em literatura que nem você… Olha um pouco por outras perspectivas. Com essa mente fechada que você tá, você não faz por merecer que os outros levem a sua opinião em consideração…

76. por Lucas Nicolas Viana Rossiter em
Jan282009, às 16:15pm

Caro “autor”. Seu pecado foi postar isso como se fosse seu. Eu li o artigo original e pude observer que você apenas fez uma tradução completa do que a verdadeira autora escreveu.

O Lendo.Org é uma boa iniciativa, mas quando você escreve sobre algo que realmente não leu, baseando-se apenas no que outra pessoa disse, mereça ela crédito ou não, você pode se dar mal. E foi isso o que aconteceu.

77. por André Gazola em
Jan282009, às 16:55pm

Caro Lucas, se vc ler o primeiro parágrafo do texto:

“Esta resenha é em sua maior parte composta por traduções do artigo “Twilight” Sucks… And Not In A Good Way, de Kellen Rice e contém spoilers. Contudo, também há diversas adaptações e opiniões minhas.”

Verá que seu comentário não tem fundamento algum.

A Ilíada e a Odisséia, de HomeroA Ilíada e a Odisséia, de Homero Guerra e Paz, de Leo TolstoyGuerra e Paz, de Leo Tolstoy

Compre livros de...

Livros que vão pôr minhocas na sua cabeça

Crime e Castigo, de DostoiévskiCrime e Castigo, de Dostoiévski Hamlet, de ShakespeareHamlet, de William Shakespeare
Madame Bovary, de Gustave FlaubertMadame Bovary, de Gustave Flaubert A Divina Comédia, de Dante AlighieriA Divina Comédia, de Dante Alighieri

Lendo.org - Literatura e Resenhas de Livros ©2006-2010

Todos os direitos reservados - Não copie sem prévia autorização