Como usar o Twitter em sala de aula

Como usar o Twitter em sala de aula

O Twitter é uma das redes sociais mais populares do mundo.

Além de possuir milhares de usuários e ser um meio de propagação de informações de alto potencial, o Twitter pode ser muito benéfico se bem utilizado na educação.

Atualmente, uma grande parte dos alunos possui acesso às redes sociais e sabe muito bem como utilizá-las. Assim sendo, reunir a habilidades dos jovens em utilizar essas ferramentas e o potencial dessas redes em disseminar informação pode ser uma forma interessante de manter os alunos interessados, atentos e torná-los ávidos consumidores e produtores de conteúdo.

No entanto, é preciso usar o Twitter com segurança e saber exatamente como ele funciona. Se você o utiliza há algum tempo, não deve ter dificuldades em saber todos os recursos que ele oferece. Caso você ainda não seja um usuário, algumas semanas de uso podem ser fundamentais para que você possar aplicá-lo de maneira correta na educação.

Conheça abaixo algumas das possibilidades que o Twitter lhe dá para aumentar o engajamento em sala de aula com seus alunos.

Promova o debate

Debate através das redes sociais em sala de aula: Twitter

Use o Twitter para promover o debate de um determinado assunto entre seus alunos.

Utilize uma hashtag única para facilitar a busca pelo conteúdo que seus alunos postarem na rede social. Você pode abordar um assunto dentro da sala de aula e pedir para que eles discutam e exponham suas opiniões na rede social, interagindo entre eles ou até mesmo com outros usuários.

Desenvolva Narrativas

Estimular o desenvolvimento de narrativas virtuais em sala de aula

Um tweet pode possuir até 140 caracteres, o que pode levar muitos a pensarem que é impossível criar uma narrativa dentro da rede social.

Porém, com um pouco de criatividade e contribuição de todos os alunos, é possível criar uma história envolvente que pode ser disponibilizada gradativamente na rede social por meio de tweets de apenas 140 caracteres.

Junto com os alunos, você pode discutir o enredo da história para que ela possa ser publicada com o auxílio de todos no Twitter.

Veja como seus alunos estão escrevendo

Mãos digitando em um celular

Promova um desafio para os seus alunos na rede social.

Peça para que eles escrevam tweets corretamente, segundo as normas gramaticais, durante uma semana. Daí, avalie como eles se saíram e saliente que a escrita correta é muito importante, mesmo com a alta promoção do “internetês”.

Incentive os alunos a falarem com você

Mãos digitando em um celular com tela e teclado aparecendo

Fique disponível para seus alunos através das Mensagens Diretas. Dessa forma eles poderão tirar dúvidas em tempo real com você, o que irá facilitar muito o aprendizado deles.

Além disso, as Mensagens Diretas garantem a privacidade caso alguns deles tenham vergonha de expressarem suas dúvidas em sala de aula.

Se você quiser aprender a usar os principais recursos do Microsoft Word sem dificuldades, a WFour Cursos oferece o melhor curso online da internet. No Curso de Word você aprender sem pagar mensalidades e totalmente online, no seu horário e pelo tempo que você desejar. Clique aqui para saber mais e fazer a sua matrícula.

André Augusto Gazola é formado em Letras, professor de Literatura e História da Arte, pós-graduado em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura e fundador do blog Lendo.org.

Comente!

Supere-se em 2017!
Aprenda Escrever Melhor
Receba as melhores dicas e macetes de escrita
diretamente na sua caixa de e-mail.
Sim, quero receber
Não, nunca cometo erros de escrita.
close-link

Conteúdo Protegido!

Cadastre seu e-mail abaixo para desbloquear
os modelos de resenha exclusivos.
(você os receberá em sua caixa de email)
Baixar Modelos
close-link