3 maneiras simples de usar a tecnologia em suas aulas

Tablet em cima da mesa de um professor, com um mapa estendido ao fundo

A internet e os dispositivos móveis trouxeram grandes ideias e oportunidades para a área da educação. Hoje em dia é possível aprender de qualquer lugar, ministrar aulas e lições de forma mais eficiente e otimizar o tempo dentro da sala de aula.

No entanto, muitos professores e educadores ainda têm receio em utilizar a tecnologia como uma aliada. Não há nada de errado com os métodos tradicionais, porém, o uso da tecnologia pode fazer com que seus alunos tirem mais proveito do que você está ensinando. Aliás, os jovens certamente sentem-se mais atraídos quando aprendem com o auxílio da tecnologia, tão presente em suas vidas.

Antes de adotar alguns serviços, aplicativos ou ferramentas para ministrar as suas aulas e os trabalhos dos alunos, você deve conhecê-las muito bem. Sem esse conhecimento, a probabilidade da tecnologia se tornar um problema ao invés de uma solução será muito maior. Além disso, é necessário que todos os alunos se sintam à vontade com suas ideias.

Hoje pensei em 3 maneiras simples, para aqueles professores que ainda estão iniciando com essa coisa de novas tecnologias, de usar a tecnologia a favor de suas aulas, sem riscos e sem receios.

Se você já tem experiência e já sabe o básico sobre internet e outras ferramentas virtuais, conheça 3 sites que eu utilizo e que vão transformar suas aulas da noite para o dia (e seu alunos também!)

1. Tire dúvidas dos alunos

Você pode utilizar ferramentas de chat ou grupos nas redes sociais para compartilhar conteúdo com seus alunos e tirar as dúvidas deles.

Isso poderá ajudá-los a ficar mais envolvidos com a matéria e também a aumentar a produtividade de suas aulas, já que você não precisará gastar tempo tirando as dúvidas da última aula.

2. Compartilhe conteúdo em tempo real

Com a ajuda da tecnologia e da internet você pode compartilhar conteúdos, ebooks e artigos com seus alunos em tempo real durante a aula.

Enquanto explica sobre um determinado tema, você pode fornecer fontes mais detalhadas para seus alunos, oferecendo assim a possibilidade para que eles façam suas próprias pesquisas e tenham um conhecimento muito mais amplo da matéria.

3. Acompanhe as tarefas e trabalhos

sala de aula com alunos trabalhando em computadores e professor em pé tirando dúvidas

Utilizando um serviço de compartilhamento de documentos como o Google Docs ou o Office, você poderá acompanhar os trabalhos e tarefas de seus alunos de onde você estiver.

Em trabalhos colaborativos onde vários alunos participam de um único projeto, o uso da tecnologia pode ser imprescindível para otimizar o tempo e melhorar o envolvimento de todos. Por acompanhar passo a passo o andamento dos trabalhos, você pode ajudá-los a entender mais a fundo sobre um assunto e incentivá-los a ir mais longe.

Faça o Curso Online de Word, totalmente online e com conteúdo incrível! O curso custa apenas R$ 9,90 e não possui mensalidades. Esta é uma ótima oportunidade de você se tornar um verdadeiro mestre do Word. Cliqui e faça a sua matrícula.

André Augusto Gazola é formado em Letras, professor de Literatura e História da Arte, pós-graduado em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura e fundador do blog Lendo.org.

Comente!

Supere-se em 2017!
Aprenda Escrever Melhor
Receba as melhores dicas e macetes de escrita
diretamente na sua caixa de e-mail.
Sim, quero receber
Não, nunca cometo erros de escrita.
close-link

Conteúdo Protegido!

Cadastre seu e-mail abaixo para desbloquear
os modelos de resenha exclusivos.
(você os receberá em sua caixa de email)
Baixar Modelos
close-link