Dicas rápidas de Redação – Aulas em vídeo

Aprender a escrever melhor é objetivo de todos hoje em dia. Em qualquer trabalho somos requisitados diariamente para escrever relatórios e ofícios, escrever e-mails ou outras correspondências.

Escrever não é uma tarefa fácil. Para melhorar a escrita é necessário muita dedicação e estudo. O conhecimento das diferenças entre a língua falada e escrita e de alguns conceitos de gramática são importantes.

Para isso, além de exercitar constantemente, a leitura é um caminho fácil e agradável de aprender novas formas de escrita e também as regras gramaticais.

Existem vários livros que ajudam a melhorar sua escrita, mas além desses livros, também há vídeos que agilizam esse processo, como os que passo a publicar hoje nesta página.

Na série Redação Minuto, vamos aprender macetes, dicas e técnicas para você aprender a escrever melhor e aumentar suas notas, principalmente em redações de vestibulares e concursos públicos.

Macete 1 - Coesão

Transcrição do vídeo:

Oi pessoal, tudo bem? Aqui é o Fernando da EscreverOnline e eu venho aqui com esse vídeo bem curtinho para apresentar uma novidade a vocês.

Começaremos uma série de vídeos com dicas de redação essenciais para que você escreva uma redação acima da média e fique à frente da maioria dos vestibulandos e concurseiros.

A dica de hoje é sobre a coesão do texto escrito — algo que você já deve ter estudado na aula de português do colégio ou do cursinho.

Saiba que esse elemento é de grande importância para a escrita de sua redação!

A coesão é um dos fatores essenciais para garantir a unidade de sentido do texto.

Basicamente, ela está no emprego de referências que estabelecemos entre informações de um texto, na utilização de conectores entre frases ou no interior de uma frase e na relação temporal e aspectual estabelecida pelos verbos.

A falta de coesão afeta negativamente o seu texto.

Para garantir a coesão em um texto temos que:

  1. Prestar atenção na forma como construímos as frases e parágrafos
  2. Pensar para quem estamos escrevendo

Coloque-se no lugar dos leitores. Vale a pena reler o que você escreveu e verificar se o texto está claro e unido de forma harmoniosa.

A pressão do tempo e da prova em si, muitas vezes, levam o candidato a escrever frases desconexas ou sem finalização.

Quanto mais você treinar redação, mais fácil será para lidar com a pressão e escrever uma redação nota 10 no vestibular.

Um abraço e até o próximo vídeo!

Deixe seu comentário!

Já ganhou seu livro?

Você já teve dúvidas na hora de escrever? Então essa é uma grande oportunidade de resolvê-las!

Veja o que você vai aprender com o livro Como Escrever com Clareza:

  • Conhecer seu leitor e criar um texto que atenda suas necessidades
  • Escolher as palavras certas para causar o efeito desejado
  • Estruturar seu texto para prender o leitor do início ao fim
Não, obrigado. Nunca cometo erros de escrita.

Cadastre-se e receba em instantes!

Seu e-mail não será divulgado.

Cadastre-se e ganhe um livro grátis!

Receba em seu e-mail o livro Como Escrever com Clareza, de André Gazola, e ainda tenha acesso aos cursos grátis do Lendo.org!

Seu e-mail não será divulgado.