Como manter seus livros em boas condições

Livros lado a lado em prateleira, todos com aspecto velho

Livros são um artefato maravilhoso. Eles podem conter informações simples referentes a um cálculo matemático ou uma receita culinária e também histórias cheias de elementos incríveis. No entanto, algumas pessoas não os respeitam e acabam por danificar ou até mesmo destruir esse material tão valioso.

Este artigo vai ajudar você que precisa proteger seus livros daquele irmão que adora comer chocolate enquanto folheia páginas procurando por figuras.

Como cuidar do meu livro?

Encape seus livros

Ainda que seja apenas um plástico protetor, já será o suficiente para proteger seu livro do amarelamento devido ao tempo ou de manchas causadas por fungos e ácaros. O ideal é encapar todos os livros com o bom e velho papel contact, mas se sua biblioteca for grande e a grana estiver curta, proteger as bordas da capa e contra-capa já será de grande ajuda.

Não dobre as orelhas

Eu sempre achei muito feio retirar um livro na biblioteca e encontrá-lo com marcas horríveis de dobras nas páginas (sem contar aqueles riscados até mesmo à caneta). Use marcadores de páginas ou exercite seu cérebro memorizando a página em que parou.

Aprenda a virar as páginas do jeito certo

Você já pensou que existe uma forma certa de virar as páginas de um livro? Parece grotesco, mas para preservar a integridade de uma obra, é preciso seguir os passos a seguir:

1. Com ambas as mãos, segure o livro fechado;
2. Lentamente vire a capa do livro com sua mão esquerda;
3. Use seu polegar esquerdo para manter as páginas presas. O livro está aberto;
4. Com o mesmo polegar esquerdo, vire a próxima página lentamente e sem amassar o papel.

Passe as páginas com cuidado!

Sim, parece ridículo manusear um livro dessa forma, mas assim aumentaremos significativamente sua vida útil (e o que mais importante que a vida útil de um livro?)

Não coma ou beba enquanto lê

Eu sei. Você está dizendo que é um absurdo não poder tomar café ou chá enquanto lê seu livro predileto. Eu concordo! Porém estamos cientes dos perigos que isso representa. O ideal, pensando apenas na integridade do livro, seria não comer nem beber próximo a eles, no entanto, tomar cuidado para manter xícaras longe pode ser o suficiente.

Aproveite sua leitura

Tente conectar seu momento de leitura a uma sensação de tranquilidade. Se você tem filhos e gosta de ler, não deixe livros jogados no chão em locais em que as crianças costumam brincar ou correr. Aproveite esses momentos para estimular a leitura das crianças, mas também tenha o seu momento de sossego e leitura antes de dormir, por exemplo.

São dicas simples, algumas até extremistas, mas que vão ajudar muito a manter seus livros intactos, podendo ser lidos e relidos por muito tempo!

E você? Conte-me nos comentários o que costuma fazer para cuidar de seus livros (ou até mesmo se acha que os livros devem ser usados e abusados)!

André Augusto Gazola é formado em Letras, professor de Literatura e História da Arte, pós-graduado em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura e fundador do blog Lendo.org.

Comente!

Especialista em Memorização Revela:

4 ERROS GRAVES

que os estudantes cometem ao preparar-se para provas.
ASSISTIR AO VÍDEO
Rápido! Este vídeo exclusivo está para sair do ar.
close-link
Supere-se em 2017!
Aprenda Escrever Melhor
Receba as melhores dicas e macetes de escrita
diretamente na sua caixa de e-mail.
Sim, quero receber
Não, nunca cometo erros de escrita.
close-link

Conteúdo Protegido!

Cadastre seu e-mail abaixo para desbloquear
os modelos de resenha exclusivos.
(você os receberá em sua caixa de email)
Baixar Modelos
close-link