Como ler um livro difícil

Mesmo como leitor experiente, eventualmente você vai se deparar com um livro difícil de ler.

A leitura pode ficar lenta devido ao assunto, às palavras difíceis e o uso que se faz delas, ou ainda ao grande número de detalhes e personagens presentes no enredo. Eu, por exemplo, considero a obra-prima de Guimarães Rosa, Grande Sertão: Veredas, como a mais bem acabada da literatura brasileira, apesar da imensa dificuldade que tive em relação à linguagem utilizada ali, típica de uma determinada região do país. Aqui no sul nós temos um exemplo semelhante nos Contos Gauchescos, do Simões Lopes Neto.

Quando queremos (ou precisamos) ler um livro, no entanto, não importa o quão difícil ele seja, pois o objetivo é terminá-lo logo para que possamos passar para a próxima leitura. Nesse artigo vou lhe ensinar algumas técnicas que vão lhe ajudar a superar essas dificuldades.

1. Encontre o lugar ideal para ler

Tenha em mente que ler um livro difícil não é algo que pode ser feito em qualquer lugar. Busque um local confortável, onde você possa concentrar-se completamente na leitura. Pergunte-se: eu preciso de uma mesa? Do sofá? Da grama, em um parque?

É muito provável que um local barulhento irá atrapalhar sua leitura, apesar de existirem leitores que não se incomodam com isso. Descubra e simule as condições ideais para seu foco estar completamente na leitura.

2. Tenha um dicionário com você

Boa parte das reclamações que ouço a respeito de livros difíceis tem a ver com a presença de palavras desconhecidas pelo leitor. Solução? Nosso amigo amansa burro.

Não continue a leitura se não conseguir compreender, ainda que pelo contexto, o significado de uma palavra, pois esse entendimento pode ser um requisito para a compreensão do que vem a seguir.

Há muitas opções de dicionários nas livrarias e até mesmo versões virtuais. Eu uso e aprovo o minidicionário Houaiss.

3. Conheça o livro antes de lê-lo

Aprenda a fazer uma leitura preliminar de todo e qualquer livro que chegar a sua mão. Maneje a capa, leia as orelhas, analise o índice, as referências, leia o prefácio, a contracapa e, se possível, pesquise sobre o autor.

Esse processo lhe dará uma ideia geral sobre a obra e o que deve esperar dela, facilitando em muito sua compreensão conforme desenvolve a leitura.

4. Não deixe o livro desencorajá-lo

Cada vez mais somos bombardeados por informações fáceis e imediatas, o que tem nos levado a uma crescente preguiça de pensar. Não caia nessa! A literatura tem exatamente o objetivo contrário ao que o mundo das massas tenta nos enfiar goela abaixo. Tenha em mente que você é diferente das outras pessoas pelo simples fato de estar fazendo o esforço de manter viva a cultura do pensamento reflexivo que a literatura exige.

Se for necessário, leia o livro rapidamente, ainda que não entenda tudo. Isso lhe dará um panorama geral sobre o enredo, personagens e propósitos do autor, coisas que numa segunda leitura facilitarão o entendimento daquilo que sobrou nas lacunas.

5. Utilize recursos externos

Se o livro for seu, sublinhar passagens interessantes, intrigantes ou especialmente difíceis pode lhe ajudar a organizar suas ideias. Muitas vezes já usei aqueles papeizinhos coloridos chamados Post-It para fazer pequenas anotações e colar na página correspondente, para consulta posterior. É algo que também funciona.

Post Its ajudam a organizar a leitura

Post Its ajudam a organizar a leitura, mas cuidado para não exagerar!

6. Não force a barra

Se o livro chegou a um ponto em que você não entende absolutamente nada e começou a apenas ler as palavras, sem qualquer compreensão, pare de ler.

Dê um tempo para organizar suas ideias, escrever suas principais dúvidas sobre o conteúdo e pensar sobre os personagens, o enredo, os acontecimentos e possíveis rumos da história.

Se tudo ainda ficar um tanto quanto confuso, faça esquemas ou mapas mentais para organizar visualmente o material todo e tente conversar com alguém sobre o livro — uma forma eficaz e divertida de ordenar nossas ideias sobre qualquer assunto.

7. Não pare por muito tempo

Muitas vezes é tentador deixar o livro de lado, já que ele é tão difícil, e pegar o último lançamento de autoajuda que estiver na estante da livraria.

Não faça isso! Não jogue fora todo o esforço que teve até agora para ler aquele livro difícil e prossiga com sua leitura antes que esqueça tudo aquilo que já entendeu.

8. Releia

Ninguém é capaz de lembrar tudo sobre um livro, muito menos após uma única leitura. Se o livro é difícil, tenha em mente que você precisará lê-lo mais de uma vez para compreender melhor a história ou os conceitos ali presentes — é assim que as lacunas que ficaram para trás na primeira leitura deverão ser preenchidas.

Faça o exercício de ler algumas passagens em voz alta, principalmente se você for do tipo auditivo, pois muitas pessoas passam a entender melhor qualquer coisa que ouvem, ainda que de si mesmas.

Nessa segunda leitura você poderá verificar os trechos sublinhados e suas anotações realizadas anteriormente, além de fazer conexões com outros materiais que já tenha lido — uma importante etapa na construção do conhecimento.

9. Peça e forneça ajuda

Peça auxílio a um amigo mais experiente, um professor ou orientador, familiares e quem mais puder lhe ajudar a desvendar os mistérios dessa leitura difícil.

Não deixe, também, de oferecer ajuda e leitores menos capazes que você quando perceber que eles estão em dificuldades semelhantes. Para isso, um bom começo é compartilhar este artigo ;-)

Que tal, nos comentários, contar sobre o livro mais difícil que você já leu?

André Augusto Gazola é formado em Letras, professor de Literatura e História da Arte, pós-graduado em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura e fundador do blog Lendo.org.

Comente!

Especialista em Memorização Revela:

4 ERROS GRAVES

que os estudantes cometem ao preparar-se para provas.
ASSISTIR AO VÍDEO
Rápido! Este vídeo exclusivo está para sair do ar.
close-link
Supere-se em 2017!
Aprenda Escrever Melhor
Receba as melhores dicas e macetes de escrita
diretamente na sua caixa de e-mail.
Sim, quero receber
Não, nunca cometo erros de escrita.
close-link

Conteúdo Protegido!

Cadastre seu e-mail abaixo para desbloquear
os modelos de resenha exclusivos.
(você os receberá em sua caixa de email)
Baixar Modelos
close-link