Como fazer um trabalho de faculdade

Os trabalhos de faculdade, ou trabalhos acadêmicos, são uma das maiores preocupações dos alunos universitários, que se vêm às voltas com esses trabalhos desde os primeiros semestres e que têm como objetivo de apresentar, resumir, difundir, demonstrar ou contestar conhecimento, verificando a maturidade teórica dos alunos, com relação a determinado tema. O objetivo é que, com a prática, os trabalhos acadêmicos se tornem um aprendizado de qualidade, um instrumento que priorize a pesquisa, o estudo, a reflexão, auxiliando na formação de bons profissionais.

A realização dos trabalhos acadêmicos obedece normas especificas com relação a sua estrutura, que podem variar de acordo com as orientações da própria universidade, mas que seguem as regras gerais da ABNT. Porém, para a realização de um bom trabalho acadêmico, mais do que seguir rigorosamente as normas da ABNT é fundamental ter uma boa ideia, coerência e clareza para transmiti-la.

Existem muitos tipos de trabalhos acadêmicos formais, os mais comuns e complexos são tese, dissertação, monografia, TCC – Trabalho de Conclusão de Curso, além dos trabalhos menores como artigos científicos, relatórios e resenhas.

Os primeiros trabalhos seguem uma estrutura pré-determinada que se dividem em pré-textual, textual e pós-textual. A parte pré-textual é constituída por capa, folha de rosto, ficha catalográfica, folha de aprovação, dedicatória, agradecimentos, sumário, epígrafe, índice, lista de abreviaturas e resumo. Na parte textual, os trabalhos têm a introdução, o desenvolvimento propriamente dito do tema do trabalho, e a conclusão. Na parte pós-textual estão as referências bibliográficas e anexos ou apêndices.

Os trabalhos acadêmicos devem seguir essas estruturas com algumas variações na sua ordem conforme a própria universidade estabelece, e também deve seguir as normas da ABNT referente a trabalhos científicos. Essas normas têm como objetivo uniformizar a produção acadêmica nacional.

No entanto, para desenvolver um trabalho científico, não basta construir sua estrutura e aplicar as normas da ABNT, é fundamental ter conteúdo e saber desenvolver e transmitir suas ideias, demonstrando conhecimento sobre o assunto. Por isso, a escolha do assunto é muito importante, pois deve ter possibilitar uma abordagem com a qual você se identifique e que tenha maior facilidade em desenvolver os argumentos para defender. O conteúdo de um trabalho científico deve ter uma fundamentação teórica, ou seja, as suas pesquisas e conclusões devem estar amparadas por bibliografia existente, e a sua postura diante desse conhecimento pode ser ratificando, questionando ou ainda contestando, sempre com a devida fundamentação.

A conclusão de um trabalho acadêmico é muito importante também, e nesse ponto você deve ter o cuidado de não acrescentar dados novos, mas sim de concluir, “amarrar”, todos os principais pontos que você desenvolveu ao longo do trabalho.

Como fazer um trabalho de faculdade by

André Augusto Gazola é formado em Letras, professor de Literatura e História da Arte, pós-graduando em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura e fundador do blog Lendo.org.É casado e mora em Bento Gonçalves-RS.

Deixe seu comentário!

Já ganhou seu livro?

Você já teve dúvidas na hora de escrever? Então essa é uma grande oportunidade de resolvê-las!

Veja o que você vai aprender com o livro Como Escrever com Clareza:

  • Conhecer seu leitor e criar um texto que atenda suas necessidades
  • Escolher as palavras certas para causar o efeito desejado
  • Estruturar seu texto para prender o leitor do início ao fim
Não, obrigado. Nunca cometo erros de escrita.

Cadastre-se e receba em instantes!

Seu e-mail não será divulgado.

Cadastre-se e ganhe um livro grátis!

Receba em seu e-mail o livro Como Escrever com Clareza, de André Gazola, e ainda tenha acesso aos cursos grátis do Lendo.org!

Seu e-mail não será divulgado.