Como evitar o bloqueio criativo

Evitar o bloqueio criativo

Para você estudante ou profissional que trabalha com criação de conteúdo, seja em texto ou qualquer outro formato, ter um bloqueio criativo pode significar muita dor de cabeça.

Além de poder prejudicar o prazo de entrega de um projeto, ele pode minar toda a qualidade do seu trabalho. Assim sendo, é essencial saber como evitar ter um bloqueio criativo, ainda que ele não tenha hora nem momento certo para aparecer.

Abaixo nós separamos para você 6 maneiras de tentar evitar esse mal que assola tantos profissionais.

Elimine o estresse

Como evitar o estresse

O estresse contribui muito para que você não consiga tirar todo o proveito da sua criatividade. É natural passar por momentos em que não se tem muita paciência para esperar que as ideias surjam, mas é imprescindível afastar a ansiedade e o nervosismo ao desenvolver uma nova ideia.

Aprenda 6 estratégias para combater o estresse

Tome um bom banho

Pato na lagoa, água azul cristalina

Muitas pessoas conseguem ter ótimas ideias debaixo do chuveiro. Isso porque na maioria das vezes em que realizamos essa atividade estamos bem relaxados e despreocupados.

Assim, é fácil trabalhar a mente para que novas ideias apareçam. Uma boa sugestão é deixar um bloco de notas dentro do banheiro para que você possa anotar algumas ideias que vierem a sua mente.

Saia com mais frequência e pratique exercícios

Cavalos de corrida com seus jóqueis, saltando sob a grama

Ter uma vida social equilibrada colabora muito para você viver novas experiências e alimentar o seu cérebro com novos conhecimentos.

Conversar com amigos, ouvir música ou assistir a um filme junto com alguém ajuda você a ter novas formas de ver as coisas.

Isso é muito importante para que você tenha o que transmitir ao tentar desenvolver algo utilizando a sua criatividade. Praticar exercícios físicos também colabora para evitar o bloqueio criativo — a endorfina é uma substância que auxiliará você a se manter relaxado e com a mente muito mais tranquila.

Leia mais

Cachorro preto, de grande porte, com óculos, deitado sobre revista, em posição de leitura

Ler é algo óbvio, mas não poderíamos deixar essa dica passar em branco.

Quanto mais você ler, mais você conseguirá preencher os vazios da sua mente e menos espaço deixará para que o bloqueio criativo atue em você.

Veja minha lista completa com os melhores clássicos da literatura

Não se preocupe demais com a organização

Gato da cor bege, focado de frente, com semblante triste e coroa na cabeça

Ser organizado é algo muito bom. No entanto, preocupar-se demais com isso pode acabar minando a sua criatividade. Ficar preso em deixar tudo no seu lugar acabará inibindo a criação de novas ideias.

Ouça música

Cachorro de porte médio com fones de ouvido ao pescoço

A música possui um poder muito grande em nós humanos. Dessa forma, você pode utilizá-la para despertar a criatividade que resolve se esconder quando você mais precisa dela.

Prefira pelo jazz e pela música clássica para aguçar a sua mente. E conheça músicas cuja letra possui influência da literatura.

Aproveite a nossa super promoção para aprender a usar o melhor editor de textos do mundo. O Curso de Word é totalmente online, sem mensalidades e oferece um certificado de conclusão para você se dar muito bem na sua carreira. Clique aqui para saber mais e fazer a sua matrícula por apenas R$ 9,90.

André Augusto Gazola é formado em Letras, professor de Literatura e História da Arte, pós-graduado em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura e fundador do blog Lendo.org.

Comente!

Supere-se em 2017!
Aprenda Escrever Melhor
Receba as melhores dicas e macetes de escrita
diretamente na sua caixa de e-mail.
Sim, quero receber
Não, nunca cometo erros de escrita.
close-link

Conteúdo Protegido!

Cadastre seu e-mail abaixo para desbloquear
os modelos de resenha exclusivos.
(você os receberá em sua caixa de email)
Baixar Modelos
close-link