Gustavo Martín Garzo sobre como transmitir a fascinação à leitura
De uma entrevista feita por Maribel Lugilde, no jornal La Nueva España:
…quando somos bebês e começamos a escutar as primeiras palavras de nossas mães, não entendemos seu conteúdo, mas captamos sua música, porque geralmente nossas mães também cantam para nós. Creio que o canto inicial das palavras é o que a literatura consegue conservar. O exemplo mais claro é a poesia, mas também a prosa tem sua própria música, também entra pelo ouvido, sobretudo a dos grandes escritores. Isso é importante pois a literatura é encantamento e fascinação.
Não há receita para ensinar a fascinação à leitura, mas é importante que os pais nunca esqueçam de contar histórias aos filhos. Cria-se um leitor desde a mais tenra idade e uma das maneiras de fazer isso é satisfazer a necessidade de escutar histórias. Além disso, é importante que as crianças vejam seus pais e professores lendo e que tenham livros a seu alcance. Se a criança vê que seus pais gostam dos livros, de uma forma ou de outra sentirá a curiosidade de abri-los para ver o que acontece. Mesmo assim, às vezes, em famílias com pais leitores há crianças que não adquirem esse gosto. É um mistério não resolvido.

Escreva um comentário
Sua opinião é válida até o ponto que respeita a opinião alheia. A partir daí, você corre o risco de ser impiedosamente criticado, rebaixado e apedrejado :)