artigo-revista

Como escrever um artigo para uma revista

André Gazola

Escrever um artigo para uma revista é algo que difere dos textos curtos que os jornais costumam publicar, pois a maioria das revistas oferece mais espaço para desenvolver e aprofundar o texto através de pesquisas. Apesar de você não estar escrevendo um artigo acadêmico, mas sim um texto que pretenda atrair um público menos específico, é muito importante que você tenha um bom conhecimento do assunto sobre o qual vai escrever. Isso se consegue somente através de bastante pesquisa, boas fontes, e muita conversa com pessoas que já conhecem o tema.

Além disso, como em qualquer texto jornalístico, é importante, já no início do texto, responder as questões básicas:

  1. Quem?
  2. O quê?
  3. Quando?
  4. Onde?
  5. Por que?
  6. Como?

Veja um exemplo:

O blog Lendo.org (quem) oferece a você textos de opinião e informativos sobre livros e literatura, além de conteúdo específico para estudantes universitários, principalmente aqueles que cursam uma licenciatura (o quê). Não importando em que altura de sua graduação você esteja (quando), ou a universidade do Brasil ou do mundo em que você estude (onde), aqui você vai encontrar textos que vão ajudá-lo a expandir sua visão de mundo através da literatura e a aproveitar melhor seus estudos através dos diversos guias para estudantes que o blog oferece (por que e como).

O restante do artigo da revista elabora e aprofunda esses elementos, frequentemente com bastantes detalhes. Se o artigo for de destaque, então o aprofundamento deverá ser ainda maior, fornecendo ao leitor mais dados que podem ser exibidos através de tabelas, gráficos, imagens e caixas de texto paralelas a matéria. Deve-se também adaptar o formato do texto conforme o público leitor da revista: em uma revista de viagens, os artigos devem falar de um lugar específico ou algum evento o qual os leitores possam gostar de participar (ou simplesmente tomar conhecimento). Em alguns tipos de artigos, entrevistas com especialistas ou pessoas relevantes quanto ao assunto também são de grande valor.

Abaixo, mais algumas dicas pontuais que você deve levar em conta na hora de escrever seu artigo.

  1. Leia a revista na qual você deseja publicar seu artigo de forma a se familiarizar com seu estilo, temas, formato e outros autores que nela escrevem.
  2. Descubra e leia a política da revista sobre receber artigos não solicitados.
  3. Pesquise muito e adquira um conhecimento sólido sobre o tópico sobre o qual você deseja escrever.
  4. Se for preciso (geralmente é), escreva uma carta de solicitação para os editores da revista. Nessa carta, você deve incluir:
    • Informações sobre outras publicações suas.
    • Informações sobre o que você deseja escrever e sobre como isso se ajusta ao formato da revista e a seu conteúdo — mostre familiaridade com a publicação.
    • Lista de fontes e conhecimentos especiais que você possua sobre o tópico.
    • A forma que você pretende abordar o assunto em seu artigo (cuidado para não se opor drasticamente às ideologias da revista em sua explanação)
  5. Continue pesquisando sobre o tema, mas não comece escrever até receber uma resposta do editor, que pode sugerir uma direção diferente, outras fontes ou até outro assunto.
  6. Quando receber o sinal verde do editor, escreva o artigo.
  7. Dependendo da revista, tome cuidado redobrado no uso de termos adequados para o que você deseja falar. Usar dicionários e tesauros é sempre importante.
  8. Use um editor de textos com correção ortográfica para evitar erros de digitação.
  9. Releia o artigo várias vezes para ter certeza de que não há problemas de gramática. Peça a amigos ou familiares para lerem também.
  10. Cuidado com os prazos e com o tamanho do texto. Siga à risca os guias fornecidos pelo editor, na revista, ou no site.

Espero que essas dicas possam ajudar você a escrever bons artigos e conquistar seu tão sonhado espaço no mercado editorial!

E para você que quer aprender ainda mais e melhorar sua escrita, indico o Curso de Escrita e Redação que fiz no site Cursos 24h. Nele você aprenderá técnicas avançadas para produzir textos atraentes e profissionais.

André Augusto Gazola é formado em Letras, professor de Literatura e História da Arte, pós-graduando em Metodolodia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura e fundador do blog Lendo.org.É casado e mora em Bento Gonçalves-RS.

Deixe seu comentário!

Já ganhou seu livro?

Você já teve dúvidas na hora de escrever? Então essa é uma grande oportunidade de resolvê-las!

Veja o que você vai aprender com o livro Como Escrever com Clareza:

  • Conhecer seu leitor e criar um texto que atenda suas necessidades
  • Escolher as palavras certas para causar o efeito desejado
  • Estruturar seu texto para prender o leitor do início ao fim
Não, obrigado. Nunca cometo erros de escrita.

Cadastre-se e receba em instantes!

Seu e-mail não será divulgado.

Cadastre-se e ganhe um livro grátis!

Receba em seu e-mail o livro Como Escrever com Clareza, de André Gazola, e ainda tenha acesso aos cursos grátis do Lendo.org!

Seu e-mail não será divulgado.