Que tal criar seu próprio Clube de Leitura?

Ao publicarem seus hábitos de leitor, muitas pessoas — inclusive eu — disseram que adorariam ter uma livraria-café, um lugar onde as pessoas poderiam se encontrar para trocar experiências de leitura de forma aconchegante e requintada.

Estive pensando sobre isso e percebi que esse é um desejo mais individual que capitalista. Isto é, a ideia não se relaciona tanto com ganhar dinheiro, mas em realizar uma vontade que temos de sentar com amigos e passar horas falando sobre aquele livro que o grupo leu.

Baseado nisso, hoje estou aqui para lhe dar uma sugestão.

Crie seu Clube do livro ou Grupo de leitura

Você quer falar sobre livros legais, com amigos legais, em um lugar legal. Então o que precisa fazer?

  • Convidar seus amigos
  • Escolher um lugar
  • Escolher os livros

Não é um desejo simples de satisfazer?

Um Clube de leitura não passa de um grupo de pessoas, que combinam em ler um mesmo livro em um determinado período (geralmente um mês) e depois se encontram para falar sobre ele, tomar café (chá, chimarrão, whisky, suco, etc), comer e se divertir.

Às vezes só falta alguém que tenha a iniciativa de convidar o pessoal.

Convidando amigos

Quando você decidir criar um Clube de leitura, a primeira tarefa é recrutar membros para ele. Pense no número pessoas que você gostaria que participasse. Geralmente esse número é limitado pelo tamanho do lugar em que se farão os encontros, já que não é uma boa ideia colocar 20 pessoas na sua sala.

No grupo que estou criando com meus colegas de faculdade, vamos tentar não passar de 10 pessoas. Mais do que isso pode não ser produtivo, já que alguém pode ficar sem ser ouvido. Tente também não criar grupos com menos de 5 pessoas, ou o assunto pode faltar durante os encontros.

Escolhendo o lugar

Se você tiver uma daquelas livrarias-café na sua cidade, não pense duas vezes — todos do grupo vão adorar um lugar desses. Mas infelizmente não é toda cidade que tem uma dessas (a minha não tem), então você pode recorrer a uma cafeteria normal, ou uma livraria que tenha espaço próprio para isso.

Se alguém do grupo oferecer o espaço de sua casa, também pode ser uma boa ideia, mas lembrem-se de dividir custos das coisas que forem consumidas na casa do amigo — ninguém quer sair no prejuízo.

Escolhendo os livros

Talvez essa seja a tarefa menos fácil. O procedimento que estamos adotando no meu grupo é cada membro escrever dois ou três livros que gostaria de discutir e então o grupo escolhe entre as sugestões (a pessoa que sugerir pode contar um pouco do livro para o grupo e depois haver uma votação, ou algo assim).

Há várias opções para a escolha, vocês podem decidir falar sobre livros apenas de um determinado assunto (ex. livros que retratem conflitos históricos), de um determinado autor (ex. Proust), apenas ficção ou apenas não-ficção, e assim por diante.

Outro detalhe que deve ser levado em conta é a disponibilidade de volumes para todos os participantes, já que nem todo mundo tem condições de comprar um livro por mês. Para isso vocês podem recorrer às bibliotecas públicas, de faculdades, de escolas, etc. e verificar se há exemplares do livro, antes de escolhê-lo. Não se esqueça de procurar no site Estante Virtual, que reúne sebos de todo Brasil, disponibilizando quase 2 milhões de livros por até R$12.

Que achou da ideia? Muito complicada? Acho que não.

Converse com seus amigos, combine o necessário e façam uma experiência. Tenho certeza de que será muito satisfatória para todos. Uma sugestão legal para quem quer ver melhor como funciona um Clube de leitura é o filme O Clube de leitura de Jane Austen, eu recomendo com veemência.

Se você tiver alguma dúvida, quiser sugestões, ou qualquer outra coisa na qual eu possa ajudar você em relação ao seu grupo, deixe um comentário aí embaixo, mande um e-mail pela página de contato, faça sinais de fumaça!

André Augusto Gazola é formado em Letras, professor de Literatura e História da Arte, pós-graduado em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura e fundador do blog Lendo.org.

Comente!

Especialista em Memorização Revela:

4 ERROS GRAVES

que os estudantes cometem ao preparar-se para provas.
ASSISTIR AO VÍDEO
Rápido! O este vídeo exclusivo está para sair do ar.
Supere-se em 2017!
Aprenda Escrever Melhor
Receba as melhores dicas e macetes de escrita
diretamente na sua caixa de e-mail.
Sim, quero receber
Não, nunca cometo erros de escrita.

Conteúdo Protegido!

Cadastre seu e-mail abaixo para desbloquear
os modelos de resenha exclusivos.
(você os receberá em sua caixa de email)
Baixar Modelos