10 aplicativos incríveis para escritores

Todo escritor passa horas e horas todos os dias mergulhado em palavras, em textos e mais textos.

Organizar tantas ideias e colocá-las no computador nem sempre é uma tarefa fácil. Mas com as novas soluções em softwares e aplicativos, os escritores estão podendo cada vez mais aumentar a produtividade de seus trabalhos.

Atualmente é possível escrever, pesquisar, procurar por informações em qualquer lugar. Além disso, a possibilidade de trabalhar em conjunto com outros colaboradores contribui ainda mais para que os projetos consigam ser entregues mais rapidamente e com melhor qualidade.

Nós separamos para você escritor, redator, ou qualquer profissional que trabalhe com produção de textos e artigos, uma lista com 10 aplicativos e softwares para melhorar o seu trabalho.

1. iA Writer

iAWriter Logo

O iA Writer possui uma interface minimalista, com fonte de uma máquina de escrever e que ajuda a evitar qualquer tipo de distração na hora da escrita. Ele também possui poucos recursos de edição, justamente para atender o desejo dos que querem se concentrar apenas no que estão escrevendo.

Acesse o iA Writer

Realize o sonho de publicar seu livro e aprenda os macetes que os grandes escritores usam em suas obras. Conheça o curso Escritor Profissional.

2. Scapple

O Scapple foi desenvolvido para facilitar as anotações e a organização de ideias durante o processo de escrita. Com ele é fácil anotar tudo o que você precisa e incluir imagens e documentos para agrupar tudo em um único lugar.

Acesse o Scapple

3. Evernote

Evernote Site PrintScreen

O Evernote é um dos aplicativos de anotações mais populares que existem. Aliás, é injusto colocá-lo apenas como um app de anotações. Seus recursos permitem realizar pesquisas complexas, envolvendo até mesmo documentos em .pdf anexados às notas, além de outras funcionalidades essenciais para escritores e redatores. Uma delas, por exemplo, é a possibilidade de copiar uma página toda da web com o Web Clipper.

O Evernote possui também alguns recursos de edição e a versão web do app também destaca-se pela simplicidade.

Acesse o Evernote

4. yWriter

O yWriter é um aplicativo ideal para quem quer escrever um livro. Ele é simples de usar e divide o livro em capítulos e cenas. Além disso, o yWriter ajuda a organizar as ideias, a criar personagens, cenários, etc. É possível acrescentar anotações, imagens e comentários durante o processo de criação do livro.

Acesse o yWriter

5. OmmWriter

Omnwriter Logo

O OmmWriter também possui um conceito bem minimalista e se você já conhece a plataforma de blogs Medium, com certeza notará algumas semelhanças. O espaço para a escrita é simples e os ícones de edição ficam dispostos do lado direito, tudo para concentrar sua atenção na redação.

Baixe o OmmWriter

6. Storybook

O Storybook é um programa bastante completo para escritores. Ele auxilia o profissional a organizar tudo o que envolve a sua história e a ter uma visão geral de todo o seu trabalho. O app disponibiliza as informações de forma organizada para serem visualizadas da forma como o usuário desejar. Além disso, ele possui a função de gerar relatórios, como as aparições de personagens, cenários, etc.

Acesse o Storybook

7. Sigil

Se a sua ideia é criar um ebook, o Sigil é a melhor opção. Depois de desenvolver todo o seu texto, o Sigil realiza a formatação e as edições necessárias para transformar a sua produção em um ebook. A principal desvantagem, no entanto, é que ele trabalha apenas com arquivos ePub.

Baixe o Sigil

8. LibreOffice

llibreoffice Logo

O LibreOffice é a melhor alternativa para o famoso Microsoft Word. Ele possui praticamente os mesmos recursos e funções do concorrente da empresa de Redmond e tem a vantagem de ser totalmente gratuito. Apesar disso, os documentos do LibreOffice são todos compatíveis com o suíte de apps da Microsoft.

Baixe o LibreOffice

9. ZenWriter

zenwriter Logo

Quem utiliza o ZenWriter pela primeira vez pode achá-lo um tanto invasivo demais. Isso porque ao iniciar o computador ele preenche completamente a tela, sem deixar espaço para absolutamente nada. Como ele é executado em tela cheia e não permite a interação de outros programas do seu computador com você, o seu processo de escrita pode se tornar bem mais produtivo. Ele também possui várias músicas relaxantes para ajudar você na concentração.

Acesse o ZenWriter

10. Wunderlist

wunderlist logo

O Wunderlist pode ser mais do que uma simples lista de tarefas para os escritores. Com ele é possível organizar os trabalhos para o dia e organizar o que você irá escrever. Tecnicamente, ele não é um aplicativo utilizado para se escrever uma redação, mas sim para organizar as ideias.

Acesse o Wunderlist

André Augusto Gazola é formado em Letras, professor de Literatura e História da Arte, pós-graduado em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura e fundador do blog Lendo.org.

Comente!

Especialista em Memorização Revela:

4 ERROS GRAVES

que os estudantes cometem ao preparar-se para provas.
ASSISTIR AO VÍDEO
Rápido! Este vídeo exclusivo está para sair do ar.
close-link
Supere-se em 2017!
Aprenda Escrever Melhor
Receba as melhores dicas e macetes de escrita
diretamente na sua caixa de e-mail.
Sim, quero receber
Não, nunca cometo erros de escrita.
close-link

Conteúdo Protegido!

Cadastre seu e-mail abaixo para desbloquear
os modelos de resenha exclusivos.
(você os receberá em sua caixa de email)
Baixar Modelos
close-link