Receba Atualizações

Assinantes do Feed

Junte-se aos milhares de leitores que assinam o feed ou recebem os textos por e-mail.

Lendo.org | Livros, literatura e resenhas

Pesquisa personalizada

Alunos de Letras de pijamas listrados. A vida ao lado dos piores futuros professores do mundo

Depois de quase três meses de férias, a volta às aulas costuma causar impacto, ainda mais pra quem faz a maratona de 6 disciplinas por semestre, ou seja, aulas de segunda a sábado, como eu. Sem contar que enxergar 60 cadeiras enfileiradas depois de 10 dias vendo só coisas assim…

florianopolis-2009

… em Florianópolis, não é lá muito estimulante.

Tudo bem, a rotina também tem seus benefícios.

Aqui começa o fato hilário do início do semestre. Porque vocês sabem, todo início de semestre vem recheado de fatos hilários.

Aula de Literatura Brasileira II. Professor novo, aparentemente muito bom, pede para falarmos um pouco de nossas experiências de leitura, incluindo o último livro lido e também um livro preferido. Na minha vez, falo um pouco sobre a Jane Austen, algo mais sobre Orgulho e Preconceito e sobre minha leitura atual, A casa da minha Infância, de Luis Nassif.

Continuam outras colegas, futuras professoras, como todos ali. Segue-se uma sessão de falas do tipo “Nas férias li O Caçador de Pipas, A Cidade do Sol, Marley e Eu, esse último é meu preferido”, ou “O Menino do Pijama listrado foi o livro que mais me prendeu” e ainda “O último livro que li foi aquele obrigatório do semestre passado”.

Bolas. Deixemos de lado minha opinião nada agradável sobre esses best sellers, que inclui uma cláusula final, em letras miúdas, com “vá lá, pelo menos leem alguma coisa” e pensemos em futuros professores de literatura. Professores que deverão indicar livros para seus alunos, que deverão ter consciência do que significa uma obra maior e uma obra insignificante e, esticando o raciocínio, que deverão ao menos inibir a ideologia consumista que parece já nascer com as crianças de hoje.

O que um aluno de Letras que compra e lê best sellers de forma desenfreada vai se tornar como professor de literatura? Pior ainda: como um aluno de Letras que só lê os livros obrigatórios pretende atuar como professor? Pra completar: o que a literatura vai virar quando o único critério de qualidade for “o livro me prendeu ou não?”

Pra concluir o fato hilário, veja a lista de leituras dessa disciplina, que deverá ser uma tortura para os marleyanos. Infelizmente apenas 4 livros são obrigatórios, feliz daquele que conseguir ler todos. Eu vou tentar.

Romances

  • Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis
  • Canaã, de Graça Aranha
  • O Cortiço, de Aluísio Azevedo
  • A Carne, de Julio Ribeiro
  • Bom Crioulo, de Adolfo Caminha
  • O Ateneu, de Raul Pompéia
  • Os Sertões, de Euclides da Cunha
  • Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato
  • Recordações do Escrivão Isaías Caminha, de Lima Barreto
  • Contos Gauchescos, de Simões Lopes Neto

Poesias

  • Tarde, de Olavo Bilac
  • Poesia, de Alberto Oliveira
  • Aleluias, de Raimundo Correia
  • Poemas e Canções, de Vicente de Carvalho
  • Últimos Sonetos, de Cruz e Souza
  • Poesia, de Alphonsus de Guimaraens
  • Eu, de Augusto dos Anjos
  • As relações naturais e outras comédias, de Qorpo Santo

Para tristeza de muitos, nada com animaizinhos fofuxos e nada com vampiros. Amém.

38 Comentários

1. por Ernesto Diniz em
Mar052009, às 11:50am

É… e as pessoas ainda te olham MUITO torto se você faz esse tipo de questionamento em sala. Claro que não assim diretamente, mas quando propõe uma reflexão todo mundo leva pro pessoal.

Acho que o pessoal de Letras e de vários outros cursos perderam o sentido do que é a vida acadêmica, do esforço MÍNIMO necessário, da necessidade de fazer um monte de coisas “chatas” nas matérias, pra amurecer, pra até no meio da “chatice” encontrar coisas fascinantes.

A cultura hoje é do imediato, fácil, consumível, renovável na velocidade da luz, sem muito espaço pra tentativa e erro.

Muito bom, André! Boas aulas.

Ah, dá uma olhada nesse vídeo, é uma fala rápida do Ken Robinson, na TED2006, sobre educação: http://www.youtube.com/watch?v=yFi1mKnvs2w

Abraço!

2. por Thiago Bomfim em
Mar052009, às 12:45pm

Déjà vu. Já vi essa sessão terror antes, com Gasparetto e Coelho na lista dos “melhores livros das minhas férias”.

3. por Mr. Prawiro em
Mar052009, às 15:53pm

O mais triste é saber que esses seus colegas de classe representam 3% da elite intelectual do país (alunos que chegam ao ensino superior)

4. por Jacqueline Lafloufa em
Mar052009, às 16:19pm

Curioso isso. Ontem tive uma aula que vai ser interessante, sobre literatura brasileira “que não fez tanto sucesso quanto Guimarães Rosa”. E o professor fez questão de explicar:

_Os livros aqui, bom, nem todos eles são livros que eu gosto. Mas todos eles têm a sua importância, mesmo quando são chatos. E é por isso que a gente vai ler.

Acho que às vezes falta “saber” das coisas que não se gosta pra, ao menos, poder falar com propriedade.

E acho que vale o mesmo pra os best sellers, sabe? Não é só porque são best sellers que alguém qualificado não deve ler. Pelo contrário, acho que as pessoas deveriam ler pra poder criticar com propriedade – por exemplo, eu li Paulo Coelho. Mais de um, inclusive, pra poder dizer com toda a certeza: a fórmula dele é a mesma.

Fica aí um desafio pra você: nas próximas férias, leia “O menino do pijama listrado”, ou qualquer outro desses bestsellers, e explique pra galera o que ele “não tem” que eles precisam descobrir em outros lugares, que, a princípio, eles julgam como “chatos” ou “obrigatórios”.
=)

5. por André Gazola em
Mar052009, às 16:35pm

Ernesto, fantástico o vídeo, obrigado por compartilhar!

Abraços

6. por André Gazola em
Mar052009, às 16:36pm

Mr. Prawiro, já vi professores meus falando em 5%, outros em 3% e outros em 0,5%. Não sei o número exato, mas é alarmante de qualquer forma.

Abraços

7. por André Gazola em
Mar052009, às 16:47pm

Jacqueline, o fato é que eu já fui leitor de best sellers.

Já li Coelho, Steel, Sheldon e outros. Já fiz essa comprovação que vc cita, e eu concordo ser importante. Contudo, acredito que esse deva ser um objetivo pessoal de um futuro professor de literatura. Minhas colegas não tem sequer noção do, digamos, “estigma acadêmico” em torno daquilo que leem, não conseguem usar critérios além do simples “o livro me prendeu ou não” e isso é preocupante para estudantes de Letras na metade do curso.

O mais interessante é reparar na superficialidade durante as discussões sobre os livros, há até uma certa “hierarquia de raciocínio” que segue o sentido “quanto mais best sellers lidos, mais simplórios os comentários sobre a obra em questão”. Aliás, faz tempo que quero fazer um post sobre isso :-)

Abraços

8. por Rosana Garcez em
Mar052009, às 20:46pm

Colegas,

Ler best sellers não é problema algum,se você é um simples leitor,alguém que lê um livro por pura distração ou porque simplismente gosta do hábito.

A questão é que nós,alunos de Letras,devemos ter uma mente mais aberta e tranquila para aprender alguma coisa do que vamos ensinar.

E não é lendo best sellers que vamos adquirir esse conhecimento…o tempo corre depressa demais…

Não somos contra “os mais vendidos”,apenas lutamos pela qualidade do ensino superior brasileiro e pela maturidade do leitor.

E que venha mais um semestre…

9. por Leonardo Pastor em
Mar052009, às 22:22pm

Não seria algo tão drástico como em Letras, mas tenho vários colegas do tipo no curso de Jornalismo.

De qualquer forma, os alunos de jornalismo também serão profissionais que trabalharão diretamente com a escrita, a todo momento.
É triste, enfim, ver colegas que, simplesmente, não leem nada.

10. por Severo Snape em
Mar052009, às 22:59pm

É devido a essas condições que há grandes índices de reprovação nos concursos públicos, alunos que odeiam livros e autores porcarias ricos, porque ninguém tem senso crítico para avaliar o que lê. Espero que no futuro existam pessoas mais críticas para que coisas boas possam fazer sucesso.

11. por Rafaella Baracho em
Mar062009, às 9:42am

É, André, que futuros professores meus primos (que estão nascendo agora) vão pegar, hein?
Sou apenas uma aluna de ensino médio, mas gosto de explorar leituras de clássico, livros “chatos”, e muitas vezes best sellers (porque de vez em quando é bom ler uma coisa boba só pra se divertir mesmo), mas é complicado saber que futuros professores não conhecem (nem fazem questão) livros que são execelentes, mas não estão na lista de Best sellers do NYT da semana passada.
Como professores desse tipo poderão incentivar seus alunos? Acho que os professores que eu peguei no ensino médio estão em extinção…

Parabéns pelo texto!

12. por Nancy em
Mar062009, às 22:29pm

André

Promete que vc vai fazer comentários sobre esses livros?
Semestre que vem (2008 acabou só essa semana pra algumas graduações lá na faculdade – UERJ) terei 3 literaturas (brasileira, portuguesa e hispânica) e um kadão de trem pra ler também. Anotei alguns da sua lista para, só Deus sabe quando(!), eu ler.
Sou sua fã!
“Xêros” e parabéns por tudo.

13. por Elaine em
Mar072009, às 0:40am

Só por curiosidade: os teus colegas lêem o teu blog? ;o)

Abraços.

14. por Patricia Gonçalves em
Mar082009, às 2:27am

Só por curiosidade: os teus colegas leem o teu blog? [2]

hehehehehhe

Nada contra os best-sellers, pq eu msm compro mts.. Mas não tem nd como os clássicos, é óbvio! =D

A questão é q já se perdeu o costume de ler. Q pena.. É tão bom!

Pra falar a verdade, eu não tive uma infância de leitura. Só ficava brincando e tal. E detestava ler aqueles livros horrendos, os quais era obrigada. Lembro perfeitamente do dia d”A Hora da Estrela”. OMG! Q livro chato! E ainda tive q ver o filme!! oO

Apenas qnd fui pro Ensino Médio q realmente fiquei contente em ler um livro! Uau! Super tardiamente…

Abraços.

15. por Sônia Maris em
Mar082009, às 17:44pm

Infelizmente, as consequencias dessa falta de leitura diversificada e de qualidade será, inevitavelmente, sentida pelos alunos que por ventura cairem nas mãos dessas criaturas. Posso dar meu testemunho de 20 anos de sala dos professores e não é nada animador. Que dizer/fazer quando colegas das Letras ou mesmo do currículo dizem que “detestam ler”? Precisamos de muita paciência… Abraços

16. por André Gazola em
Mar082009, às 21:23pm

@Nancy, prometo que vou tentar comentar alguma coisa sobre eles.

@Elaine e @Patrícia, as colegas as quais me refiro não leem o blog, não.

Abraços

17. por Julie em
Mar092009, às 17:28pm

André !! nossa !!
Não seja radical desse jeito!!

Eu estou no quinto periodo de letras e graças a Deus sei aprecisar de tudo um pouco. Nas férias li de Marley e eu até O mundo de Sofia, li Romance Francês ( espero que vc saiba o que quero dizer com Romance Francês!). Já li Machado de Assis, Assis Brasil, Rubem Fonseca, Érico Veríssimo e muito mais e todos são apaixonantes.
Óbvio, que assim como você eu também tenho a lista dos livros odiados e ínuteis, o que vai de Paulo Coelho, passa por Zíbia Gasparetto e acaba em Harry Potter.

Concordaria com você, se houvesse no texto uma frase: não leia somente Best Seller, aí também não né? Temos que ler de tudo um pouco. Não leia somente Harry Potter, mas também não leia somente Machado de Assis e Cia… Temos Moacyr Scliar, temos Matha Medeiros, temos Patricia Melo, enfim…

Colega de profissão e amante de livros como eu, por favor, não seja tão radical. Amo esse blog e fiquei muito chateada com a tua posição, espero que você reconsidere isso.

Eu amo animais e li Marley e eu, li Dawey – um gato entre livros e achei maravilhoso, pois não é literatura INÚTIL e sim literatura que fala sobre a vida, sobre amor e respeito (assimo como Paulo Coelho e Cia tb fala, mas como já disse, não leia somente isso).

Eu é que me pergunto que tipo de professor será aquele que não sabe amar e respeitar seus alunos? que tipo de professor será aquele que manda os alunos lerem livros clássicos, cheios de “construção da identidade nacional” e não sabe indicar livros que falem de amor. Pense nisso querido colega. E pra você falar dessa forma a respeito de best sellers, eu espero que você tenha lido no mínimo UM LIVRO DESSES PARA FALAR. Pois você, como acadêmico, deve saber que não podemos falar sobre o que não lemos ou nao sabemos… ok?

Abraços e até logo!

18. por André Gazola em
Mar092009, às 17:38pm

Julie,

engraçado que estou fazendo um trabalho de pesquisa exatamente sobre como esses best sellers despertam esse tipo de reação nos leitores: paixão a ponto de defendê-los sem escrúpulos.

Em nenhum momento no texto eu disse que deve-se indicar Machado de Assis para alunos da sexta série, ou coisa que o valha. No entanto, eu sou completamente contra indicar literatura de massa para estudantes.

O professor de literatura deve ler de tudo, sim, mas de tudo que tenha QUALIDADE. Existe literatura infantil, infanto-juvenil e adulta de qualidade, sem necessidade das fórmulas baixas usadas pelos best sellers para atrair compradores (e não leitores).

Além disso, o ponto do texto não é simplesmente o fato de os alunos de Letras lerem esses livros, mas o fato de lerem SOMENTE esses livros ou não lerem nada.

E sim, eu já li muitos best sellers e sei do que estou falando.

Abraços

19. por Nancy em
Mar102009, às 13:15pm

Andréééééé

Comprei ontem, por influência sua, o livro do Luis Nassif. Tô quase me desfazendo de tanto chorar. Isso é maldade!

Bjs

20. por André Gazola em
Mar102009, às 13:25pm

Que coisa boa Nancy! Eu ganhei esse livro da Ediouro pra fazer uma resenha aqui.

Logo logo eu termino ele e posto a resenha :-)

21. por Julie em
Mar122009, às 16:44pm

legal !
boa sorte no seu TCC!

22. por melicia em
Mar162009, às 17:04pm

quero comentar sobre um dos livros de jane austen que gosto chamado Emma…esse livro me faz refeletir sobre um preconceito ainda existente entre ricos e pobres.

23. por Nina em
Mar192009, às 15:43pm

Oi André! Bah, grande achado teu site!
Semestre passado fui tua colega… Enfim, um dos fatores de mudança de universidade foram justamente as muitas cabeças povoadas por gliter, paetês e ursinhos de pelúcia… E esse teu post ilustra muito bem um pouco de como serão “os futuros piores professores”.

Acredito que estes livros devem ser lidos, até por que um professor deve saber o que ronda a cabeça de seus alunos, mas viver de livrinhos simpáticos e de fala simples não dá certo…
Mas como a Rosana disse, não dá certo para alunos de Letras, que devem povoar suas cabeças com um pouco mais de dificuldade e cultura útil.

É vero, esses colegas teus, ex-meus, não leem isso.

Um abraço

24. por André Gazola em
Mar192009, às 16:02pm

Oi Marina! Um prazer receber tua visita por aqui.

Realmente, a situação do pessoal de Letras anda complicada.
Pelo menos em meio a tanta purpurina ainda existem alguns como nós, mais conscientes do que estão fazendo ali.

A propósito, pra qual universidade tu fugiu?
Abraços

25. por Nina em
Mar192009, às 16:50pm

Fugi pra Unisinos e de quebra, finalmente comecei meu sonhado Espanhol.
Hoje tenho aula de Poesia Brasileira, você ia gostar muito da professora. Ela faz muitas referências, usa recursos diferentes para se analisar poesia, sem contar que fiquei impressionada com uma explicação que ela deu para um colega, explicando o processo de “construção” de poesia com uma “receita” de empada de forno… haha Muito bom!

Tudo bem que tenho só um mês de aula, mas a diferença já é grande em todos os sentidos. E o bom é que lá você acaba tendo ideias bem diferente, por que o pessoal vem de muitos lugares que as vezes nem imaginávamos que existiam.
Ah, o Carpinejar dá aulas por lá, mas acho que só de dia pro curso de escritores…

Até loguito!

26. por fernanda franco em
Mar212009, às 14:59pm

andré, gostei do seu blog, apesar de ainda ter lido pouca coisa.

sobre este post, vc é realmente ingênuo a ponto de achar que é uma faculdade quem realmente forma um professor? eu tentei cursar letras, fiquei um semestre apenas, por achar tudo aquilo uma grande burocracia travestida de ensino, com algumas raras exceções que eram feitas dos professores apaixonados…

a literatura é feita de matéria viva, bom saber que poderei compartilhar esses assuntos com um ser pensante como vc. best sellers servem mesmo é pra vender.

parabéns e boa sorte na jornada das letras.

27. por André Gazola em
Mar212009, às 15:56pm

Fernanda,

eu não sou, mas alunos de Letras que consideram “O Crepúsculo” e afins como literatura, acham que já poderiam dar aulas há tempos.

Abraços e obrigado.

28. por Daniela Dada em
Mar252009, às 10:32am

Estava dando uma lida neste blog e li a citação sobre livros abaixo:

“Um livro maravilhoso deveria deixá-lo com muitas experiências, e levemente exausto. Você deve viver diversas vidas enquanto o lê.” William Styron.

Lembrei-me do dia em que descobri que livros são vivos, ou seja eles têm o poder de te influenciar. A obra que me deixou tensa, suando frio e me sentindo realmente como o o personagem foi “Crime e Castigo”. Foi uma sensação indescritível.
Eu sou daquelas pessoas que leem mais de uma vez os livros, e sempre tenho uma nova visão da obra. Mas eu nunca tive coragem de reler essa obra, pq não quero que aquela sensação que tiva da primeira vez se desfaça.

Adorei este blog.

bjs

29. por R. B. V. em
Mar292009, às 19:43pm

Caro André,

Na minha opinião, o fato de muitos alunos lerem um livro só por ele estar listado como ‘mais vendido’ e acharem isso o máximo, se auto-declarando um conhecedor da literatura de fato, está na negligência de nossos professores no que concerne a nos fornecer certas noções de crítica literária. Mas, afinal o que faz de um livro um ‘bestseller’? O que o classifica como, digamos, um bom livro?
É algo muito subjetivo se formos parar para analisar; o que eu considero um bom livro muitas vezes não o é para algumas pessoas.
Será que nossos professores levaram isso em conta ao optar por não nos prevenir acerca disso?
Pra simplificar as coisas, um simples “leiam bastante para o vestibular” bastou. (será??)
Mesmo sendo a crítica algo relativo, ela é válida em todas as situações. Às vezes precisamos de uma opinião divergente para reformular algo.
Bem, pra falar a verdade eu tive um certo “choque de realidade” em minha primeira visita a este blog (que inclusive, está ótimo parabéns). Li várias críticas suas inclusive sobre livros que já li e gostei e que, no entanto, você mostrou ser de opinião contrária.
Isso me serviu de álibi para que eu reformulasse algumas idéias e dedicasse mais atenção aos clássicos.
Enfim, agradeço por nos proporcionar esse espaço para discussão.

Abraços

30. por Michely Looz em
Abr012009, às 16:38pm

Te parabenizo pelo blog, cada texto melhor que o outro. E me sinto bem em saber que não serás parte da maioria que se contenta em “se prender com um best-seller”.. hehehe
Felizes serão os futuros aprendizes!

Confesso, não costumo ler literatura brasileira e afins, quero muito mas não consigo me concentrar por muito tempo. Devo essa manipulação literária aos livros geralmente indicados em revistas… os mais lidos, os que estão na mídia… Seria hipócrita se não admitisse que os leio. E acho que nem todos não inúteis ao nosso crescimento, mas apenas ler esse tipo de livro nos limita demais.
Você me instigou a fazer uma nova tentativa.
Digo-lhe assim que terminar o primeiro.. hehehe
Abração

31. por André Gazola em
Abr012009, às 17:50pm

Michely, que bom se todos tivessem a consciência que você tem.

Boa sorte na leitura, lembre-se de que os melhores prazeres alcançam-se com os maiores sacrifícios.

Abraços!

32. por Bruna Rodrigues em
Abr062009, às 12:44pm

Há segundos atrás tive certeza da faculdade de quero entrar.
Letras acarreta discussoes bastante enriquecedoras e um tanto polemicas.Jamais imaginei que best sellers e clássicos fossem motivos de comparação e discussão, ainda que não seja aluna e tenha propriedades suficientes para comparar e/ou defender um ou outro, diria que cada um é cabível para um momento ou mesmo um leitor,embora clássicos literarios não devam ser comparados a livros ‘glitters’,esses não podem ser assim descartados.Aos futuros professores que não gostam de ler,e simplesmente o fazem por obrigação,meus sentimentos aos alunos que assim terão.Tive sorte de ter professores excelentes,conclui o ensino médio ano passado,e foram suas palavras e alguns tantos comentários que me deram a certeza da faculdade que quero entrar e quando isso realmente acontecer frequentarei com mais frequencia este blog,que por sinal é um dos melhores que já encontrei.

Beijos.

33. por Julie em
Abr302009, às 15:49pm

Oi André !! Como vai?
Não sei se lembra de mim, deixei um comentário neste post, discordando um pouco da sua visão. Mas não vim aqui por isso, mas sim para lhe informar que no site http://www.rascunho.com.br tem uma série de três textos que não pude deixar de lembrar de você.
Imagino que você vá gostar. Os textos tem o título de A CABEÇA NO FUNDO DO ENTULHO DA LEITURA (1) (2) e (final).
para você encontrar rapidamente esses textos é mais prático digitar o nome do texto na busca do site.

Abraço
Julie

34. por Emanuelle Najjar em
Jul082009, às 7:38am

Bom, eu discordo de sua posição quanto aos best-sellers, mas isso não me impede de concordar com o seu texto.

Imagino que seja algo mais inquietante no sentido do quanto o seu curso exige. Eu cursei jornalismo, e muitos dos meus colegas de sala sequer liam alguma coisa, fosse um dos mais vendidos ou um clássico. Só passavam em frente a biblioteca e, se entravam era para algo referente ao TCC.

Alguns best-sellers são injustiçados, pelo menos ao meu ver, como Khaled Houssein ou Markus Zusak. Já li textos e críticas de pessoas falando mal dos livros e dos autores sem sequer lê-los, mas pelo simples fato de fazerem sucesso. Sei que não é o seu caso, mas vamos admitir que é muito esquisito.

Talvez essa questão seja, para os estudantes de letras, a mesma coisa que a influência do BBB, do JN ou das telenovelas na vida das pessoas, para quem estuda jornalismo. Eternas problemáticas.

Enfim, colocando fim a este comentário gigante, gostei desse canto e do seu estilo de texto. Já assinei o seu feed e vou ficar de olho nas novidades.

Abraços!

35. por marcos em
Ago272009, às 9:36am

não vejo problema algum em se ter 6 matérias. fiz letras e já tive 10 matérias no mesmo semestre e só não peguei mais porque trabalhava ao mesmo tempo.

36. por Ana Ribeiro em
Mar112010, às 8:32am

Olá! Meu comentário está meio atrasado, mas não resisti. Sou aluna do curso de Letras, estou no sexto período. Minha decepção é enorme. Nós temos dois períodos mínimos de teoria da literatura e depois muita história da literatura. História é importante? Claro que sim. Mas, do jeito que as aulas são ministradas, não há como formar um senso crítico. Estou cansada de fazer paráfrases e mais paráfrases da crítica alheia. É isso que meus professores exigem nas provas: paráfrases. Os dois períodos que tive de Teoria da Literatura foram cruciais para mim, já que passei a observar detalhes nos livros que antes eu não observava. Mas, depois disso nos voltamos pro esquema do ensino médio. Lamentável. Só não desisti do curso por amor as Letras.
Quanto à capacidade de leitura dos alunos. É triste comentar, mas muitos dos meus colegas não lêem nem os livros obrigatórios (“Livro obrigatório” num curso de Letras é trágico). André, tenho colegas que não conseguem ler o Eça de Queiroz. Ler uma adaptação do Eça é ridículo. Minha mãe, que estudou até a sétima série, já leu toda a obra dele. Outro dia, uma colega minha perguntou: Gabriel Garcia Marquez? Quem é? Tudo Bem! Muitos poetas e escritores me foram apresentados na faculdade. Mas, poxa vida! Imagine alguém que não consegue ler o Eça, lendo “Cem anos de solidão” ou um Joyce da vida. Jesus!
Enfim, poderia ficar aqui falando eternamente sobres as “bizarrices” do curso de Letras. Mas, vou terminar com uma frase do meu professor de teoria da literatura: ” Literatura é para poucos!” Ou seja, literatura é propriedade privada de alunos nerds e professores pedantes e, por isso mesmo, os alunos contentam-se em fazer paráfrases e mais paráfrases até um dia em que olharam para seus alunos e dirão: ” Machado de Assis é bom!” ” Vocês não podem entender, porque literatura é mesmo para poucos.”

37. por Ana Ribeiro em
Mar112010, às 8:36am

Nossa escrevi errado: correção imediata: “olharão”. Ainda estou dormindo….

38. por Dandara em
Mai282010, às 14:00pm

Adorei o seu blog!!!
Pretendo vir mais vezes aqui para me deliciar com uma boa leitura. :)
Grande abraço.

Dandara

Escreva um comentário

Caros(as) leitor(as)

Seus comentários são muito bem-vindos e para que o convívio entre nós seja aprazível – mesmo quando discordarmos – antes de escrever, leia o que segue:

Não serão publicados: comentários anônimos ou com apelidos grosseiros; comentários escritos todo em MAIÚSCULAS; comentários escritos de forma incompreensível, um exemplo, todo em "miguxês"; comentários com ofensas pessoais; comentários com propagandas e spam; comentários referentes a outro post que não este.

As opiniões expostas nos comentários são de responsabilidade de quem as escreveu. Obrigado.

André

Lendo.org - Literatura e Resenhas de Livros ©2006-2010

Todos os direitos reservados - Não copie sem prévia autorização