Acelere 3x sua leitura

O que é tragédia grega? Características, autores e obras

tragedia-grega

O maior legado literário deixado pelos gregos são as tragédias.

Mas o que é tragédia grega? É tipo de drama onde um herói trágico luta contra um fator transcedental que controla o fluxo dos acontecimentos. Tamanha é a força desse fator, que sempre chegamos em um final trágico, onde o herói sofre todas as consequências por tentar controlar o poderoso destino (Fado).

A Tragédia suscita terror e piedade nos leitores, ocasionando a chamada catarse, que é uma espécie de purificação através do sofrimento alheio.

São três os principais autores de tragédias: Sófocles, Ésquilo e Eurípides. Ainda hoje suas obras são consideradas únicas e verdadeiras tragédias, pois possuem todas suas características.

Sobre os demais textos que tentaram reproduzir suas características, como as obras de Racine e Shakespeare, dizemos que apenas têm características do trágico:

  • Presença de um fator transcedental (destino, deuses, etc.);
  • Unidade de salvação e aniquilamento: o herói, com a intenção de salvar-se , acaba sendo responsável pelo seu aniquilamento;
  • Clima de tensão permanente e indícios do final trágico: diferentemente do dramático, não há ambigüidade em relação ao fim, desde o início há a ameaça da catástrofe que acaba sendo inevitável.

Essas características não estão presas a nenhum gênero, elas podem estar presentes em qualquer obra, de qualquer período literário. Então dizemos que, no texto, há presença do trágico.

Os três tragediólogos escreveram muitíssimas tragédias, mas apenas algumas são conhecidas e estudadas ainda hoje.

Consegui, depois de um certo esforço procurando, juntar boa parte delas e abaixo estão disponíveis para download.

Tragédias de Ésquilo, em PDF:

Tragédias de Eurípedes, em PDF:

Tragédias de Sófocles, em PDF:

André Augusto Gazola é formado em Letras, professor de Literatura e História da Arte, pós-graduando em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura e fundador do blog Lendo.org. É casado e mora em Bento Gonçalves-RS.

Deixe seu comentário!