A Televisão Brasileira e seu Papel na Educação - Caso TV Cultura

Esta semana vi no blog do João Luiz, Escolhendo a Pílula Vermelha, um vídeo do Castelo Rá-Tim-Bum.
Lembrei logo de quando eu passava as noites assistindo o Nino, o Tio Vítor, a Morgana e esperando o ratinho aparecer, para eu cantar a música do banho junto com ele.
O castelo Rá-tim-bum, o Xis Tudo, o Glub Glub, eram (e ainda são) programas que realmente ajudam na educação de uma criança, de forma esplêndida.
Hoje vemos desenhos animados violentos, com monstros cibernéticos, robôs com arsenais imensos de armas, isso sem falar da programação não-infantil a que as crianças acabam submetidas. Até mesmo desenhos inocentes como o Pica Pau ou Tom e Jerry contêm um alto grau de apologia violência.
Saindo da programação infantil, encontramos os filmes, as novelas e os programas de auditório. Todos dando foco violência, sexo e drogas. Nada de cultura, nada de conhecimento, apenas o entretenimento que está tornando nosso povo cada vez mais ignorante e passivo diante da situação social em que está.
Há tentativas sim, de fazer-se algo diferente. Há muito tempo temos a TV escola, por exemplo, que auxilia muito com o Telecurso 2000, que apesar de parecer antigo, proporciona aulas de alta qualidade pela televisão. Pode-se até fazer o download dos episódios no site domínio público.
Outra tentativa é a TV Futura, que começou muito bem, afiliou-se TV Globo e continua crescendo, porém nas sombras dessa última, que acha que faz um trabalho fantástico, com os flashs de Serginho Groisman na sua programação.
Porém, o projeto que continua merecendo destaque é a TV Cultura. Passaram-se 10 anos desde que eu assistia o Castelo Rá-Tim-Bum e a emissora, sabendo muito bem do papel social que desempenha, continua com sua programação básica – agora atualizada, com novos episódios.
Há programas como “Trânsito Consciente”, “Balanço Social”, “Intérpretes do Brasil”, “Memória do Meio Ambiente” e muitos outros que não desempenham apenas um papel secundário, como em outras emissoras, fazendo parte da programação principal do canal da Fundação Padre Anchieta.
Faça só um teste. Assista a Cultura por uma semana, veja a programação e volte aqui para dizer o que achou. Eu tenho certeza de que ninguém vai se arrepender por ter perdido a novela.

Escreva um comentário
Sua opinião é válida até o ponto que respeita a opinião alheia. A partir daí, você corre o risco de ser impiedosamente criticado, rebaixado e apedrejado :)