A quarta versão textual – Os Blogs
O texto a seguir foi escrito por Daisy Carvalho. Conheça os blogs da Daisy: Blog da Dai e Escombros do vácuo
* Caso você queira ver seu texto publicado no lendo.org, envie através do e-mail mr.thechessman@gmail.com ou pela página de contato
Comentários, crÃticas ou só elogios?
Recentemente li um artigo sobre a evolução da escrita na humanidade. Aqueles percalços que começaram com rolos de pergaminhos, depois códices e então chegou Gutenberg e mandou ver na prensa.
Todo mundo já conhece a história.
Mas é interessante salientar a quarta fase da escrita, ou seja, o novo conceito textual na tela do computador.
Quando Robot Wisdom criou o weblog, ou blog, em 1997, talvez não tenha tido a noção da repercussão de tal invento.
O fato é que atualmente existe uma corrente universal de blogueiros escritores, como todos sabemos.
Estes escritores parecem satisfeitos com sua independência textual. Afinal ele é dono de seu espaço sem nenhuma restrição.
Aqui no Brasil esta corrente blogueira se inicia entre 2000 e 2001.
Mas o que parece relevante é o resultado de uma pesquisa que mostra que dez entre dez blogueiros aceitam de bom grado os comentários, desde que sejam elogios. Aliás, este link “comentários” talvez seja mesmo o grande responsável pelo sucesso da blogosfera.
Mas a pergunta que não quer calar é se um blogueiro, talvez em sua vaidade de escritor, interage com seus leitores porque apenas recebe desses elogios e incentivos para continuar a escrever ou de fato não existe esta interação?
Segundo a pesquisa de Ana Maria Nicolaci da Costa — PhD em psicologia e Flavia de Luccio — Mestre e Doutora em psicologia, é possÃvel que não devamos classificar os blogs como espaço interativo, já que os autores não recebem muito bem crÃticas negativas, inclusive pouco importa o fato de mesmo sendo crÃtica não muito bem vinda, significa ao menos que seu blog foi visitado.
Fico pensando se não estamos indo por um caminho sinistro, pois se o escritor só recebe elogios, corre o risco de cair na mediocridade desavisadamente.
Como autora de blog, eu mesma confesso ser desagradável receber crÃticas porque se não sou profissional, acredito que quem me criticou também não esteja à altura da tarefa. É claro que temos exceções como Alexandre Kovacs, Alessandro Martins, Polzonoff, Jefferson Maleski e mais algumas pérolas da crÃtica literária na rede brasileira.
Contudo, a pergunta permanece: Os blogueiros interagem com seus leitores ou apenas fazem deles a continuidade de suas vaidades?



A Ilíada e a Odisséia, de Homero
Guerra e Paz, de Leo Tolstoy

Crime e Castigo, de Dostoiévski
Hamlet, de William Shakespeare
Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes
A Divina Comédia, de Dante Alighieri
Escreva um comentário
Caros(as) leitor(as)
Seus comentários são muito bem-vindos e para que o convívio entre nós seja aprazível – mesmo quando discordarmos – antes de escrever, leia o que segue:
Não serão publicados: comentários anônimos ou com apelidos grosseiros; comentários escritos todo em MAIÚSCULAS; comentários escritos de forma incompreensível, um exemplo, todo em "miguxês"; comentários com ofensas pessoais; comentários com propagandas e spam; comentários referentes a outro post que não este.
As opiniões expostas nos comentários são de responsabilidade de quem as escreveu. Obrigado.
André