Cursos 24 Horas - Cursos 100% Online com Certificado
Receba Atualizações

Assinantes do Feed

Junte-se aos milhares de leitores que assinam o feed ou recebem os textos por e-mail.

Lendo.org | Livros, literatura e resenhas

Pesquisa personalizada

20% dos jovens não lê

O fato é lamentável. Saiu no Estadão uma pesquisa feita pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), apontando que 20% dos universitários do Estado de São Paulo não têm o hábito de ler. E ainda por cima, os que lêem, apontam a Bíblia e outras coisas fúteis como o seu maior interesse (desculpe, meu fervor ateísta me impede de reformular essa frase).

Tudo bem, eu concordo que a leitura não é incentivada desde os primeiros níveis escolares. Concordo também que o Brasil não é um país de leitores que possam incentivar seus filhos, mas uma citação como a do estudante entrevistado pelo jornal, denuncia além de tudo, a ignorância e falta de vontade desses alunos:

A distância entre o livro e as faculdades é exemplificada pelo caso do estudante de Comércio Exterior Augusto de Andrade, 19 anos. Ele coçou a cabeça, olhou para cima, mas não conseguiu lembrar qual foi a última publicação que leu. Augusto até tentou justificar a falta de memória. “A ausência do livro na vida do jovem aparece bem antes. Na escola mesmo, somos muito pouco incentivados”, argumenta.

Meu amigo, uma coisa é não ser incentivado e não saber o que é importante pra sua vida. Outra coisa é saber exatamente o que é importante, mas arranjar desculpas esfarrapadas como essa – que ainda foi chamada de “argumento”, pela redação do jornal.

Se ainda não acessaram, vejam no link da notícia, a foto ridícula que foram capazes de colocar. Estudantes felizes e ignorantes, um exemplo para todos. Esplêndido. Vergonhoso!

Porém, não estou tão admirado. Tenho colegas na faculdade de letras que simplesmente não gostam de ler. Fico imaginando que tipo de professoras vão se formar.

Você gostou deste post?

Cursos Online com Certificado - Cursos 24 Horas

53 Comentários

1. por Daisy Carvalho em
Jul032007, às 9:28am

Bom dia, André! Bom dia todos os leitores!

É de fato, muito triste constatar que em décadas esta realidade, do ponto estatísco, pouco mudou e talvez tenha mudado graças tecnologia. Recentemente vimos um artigo, comprovando que muitos jovens passaram a ler um pouco mais, pela necessidade de se comunicarem via Net. Alguns passaram a escrever melhor, mas a maioria ainda utiliza este meio eletrônico pra desconstruir a língua e dissertar sobre o nada, pra não dizer pornografia e intermináveis bate-papos mergulhados no vaziismo. O que anima é saber que sites como este aqui representam a resistência cultura e ao bem saber.
bj!!!

2. por André Gazola em
Jul032007, às 11:11am

Bom dia Dai! Realmente os “jovens” propriamente ditos, em idade a partir de 10 anos estão lendo mais. Isso ouve-se dos próprios professores.

A nova geração está melhorando nesse aspecto. Mas e os universitários? Os pais e mães das próximas gerações?

Isso é uma coisa que me deixa triste de verdade e realmente orgulhoso por fazer parte de uma minoria.

Beijos!

3. por Rodrigo em
Jul032007, às 14:24pm

Outra coisa triste é que eu vi em uma pesquisa mais de 50% dos que lêem não entendem o que leram. São os analfabetos funcionais.

Há uma iniciativa muito boa no sentido de promover a leitura. É o site leitura diária. Olhem: http://www.bravus.net/leitura-diaria/

4. por _Maga em
Jul032007, às 15:15pm

Olá André!

Eu sei que é revoltante… sei mesmo. Gostaria de participar de projetos para ir introduzindo a leitura e seu maravilhoso mundo desde pequeno no cotidiano dessas pessoas.

Mas dizer que é “a ignorância e falta de vontade” dessas pessoas não ajuda em nada. Na verdade só piora, porque cria um certo preconceito dos leitores aos não leitores.

Beijos

5. por _Maga em
Jul032007, às 15:15pm

Bah… acabei de ver a foto… estupida, mesmo!

bjos

6. por _Maga em
Jul032007, às 15:18pm

Desculpa, André, só mais uma coisa: o titulo do texto não está equivocado?

Baseada nesta frase retirada do seu texto: “apontando que apenas 20% dos universitários do Estado de São Paulo têm o hábito de ler” acredito que melhor seria dizer que “Um em cada 5 jovens lê”. Infelizmente, a conclusão é muito menos grata do que a do titulo do seu texto…

beijos

7. por André Gazola em
Jul032007, às 15:26pm

Nossa, eu estava tão revoltado quando escrevi o texto que até confundi o título mesmo. Obrigado pelo aviso Maga!

Sincera e infelizmente, eu não acredito mais na “cura” de não-leitores como esses.

Tenho preconceito, sim, aos não leitores, prefiro, sim, me relacionar com leitores e se possível, descarto não leitores dos meus círculos sociais.

Individualismo demasiado? É, eu sou assim.

8. por André Gazola em
Jul032007, às 15:27pm

Eu espero contribuir para a formação de leitores, mas de uma forma saudável e metódica.

Na minha opinião há pessoas onde não há mais volta.

É uma pena.

9. por André Gazola em
Jul032007, às 15:31pm

Rodrigo:

Bem lembrando, o analfabetismo funcional é um mal que assola milhões de brasileiros (não lembro dos números que vi, mas acredito ser mais de 80%).

E o site Leitura Diária é ótimo. Eu estou lendo “A metamorfose” do Kafka, através dele.

10. por _Maga em
Jul042007, às 8:23am

Não é fácil mesmo instalar um novo hábito em alguém mais velhos. Mas não é impossível. (Sou psicóloga, lembra? Se não fosse assim a minha profissão (pelo menos como analista do comportamento) não teria sentido, rs).
Querer amigos leitores no seu circulo é bacana. Cada um tem lá os seus critérios. Vegetarianos, roqueiros, praticantes de yôga, marombeiros… todos tem os seus critérios. A maioria dos meus amigos não são leitores vorazes. Nem por isso são pessoas menos especiais, ou inteligentes. Mas eles tem uma forma diferente de se relacionar com o mundo. O que sinto, é que muitos se interessam por este meu hábito “estranho” (sim, nós leitores somos “estranhos” rs) e acabam pedindo indicações de livros.

Contudo não vim aqui para defender os não leitores. Também gostaria que as pessoas lessem mais. Acredito, porém que é preciso observar o que leva pessoas a lerem e o que as leva a não lerem. O que elas fazem quando não estão lendo? Elas podem não ler livros, mas lêem outros meios? (jornal, revista, internet…). O que acho é que dizer que eles tem “falta de vontade” é simplista, e não ajuda na análise.

Minha experiência pessoal: morei em muitas cidades onde não existiam bibliotecas municipais, ou de acesso a grande população. Não sei quando a você, mas se fosse comparar todos os livros que leio nunca leria nada.

Essas minhas colocações são apenas para acrescentar algo a discussão, não tiro os teus motivos :)

Beijos para ti, André.

11. por Diego Dotta em
Jul042007, às 10:57am

Apesar dos dados assustadores André, não posso concordar com você quanto a cura dos tais não-leitores-sem-volta, você como um devorador conhece muito bem o grandioso poder da leitura sobre nosso comportamento, não perca as esperanças.

Você tem um inimigo, Maga e eu também temos, ele pode parecer invencível, talvez até seja, mas quanto mais perto estivermos dele mais claramente entenderemos suas fraquezas.

Ainda não encontramos a estratégia correta, uma das leituras fúteis que você comentou ainda (não sei até quando) é muito poderosa, e olha que sua leitura não é nada agradável.

O que acha de criar uma religião onde o culto é dentro de uma biblioteca? hehehehe…

12. por André Gazola em
Jul042007, às 11:05am

hahahaha! É de idéias assim que o mundo é feito Diego!

Esses dias na minha aula de Sociologia meu professor falou algo do tipo:

“Pessoal, esqueçam tudo, esqueçam a faculdade, larguem o emprego. Se vocês realmente querem ter sucesso e dinheiro nessa vida, vão aí fora e fundem uma nova religião!”

Tudo bem, talvez eu tenha exagerado um pouco qdo disse que não há cura. Concordo com esse poder que a leitura tem e sei que há pessoas e pessoas, casos e casos.

Quem sabe, se todos nós fizermos uma pequena parte (‘formar’ um novo leitor por mês, por exemplo), consigamos difundir um pouco mais essa prática/hábito tão importante.

Abraço!

13. por João Varella em
Jul042007, às 12:56pm

Mandaram para eu essa matéria ontem por MSN.. também fiquei revoltado. Comentei com meu amigo que o problema é endêmico desta nossa sociedade que tem a cultura e a intelectualidade muito a baixo na escala de valores. Nossas prioridades são outras.

Como tu comentou, a foto retrata bem o que o brasileiro pensa. “Não lemos, rá-rá”!

Mas você não está sozinho, meu nobre. Tenho colegas da faculdade de jornalismo que não lêem jornal. Livros? “Rá-rá”.

Lamentável.

14. por _Maga em
Jul042007, às 14:06pm

Oba!!! Bom ver que tem mais gente interessada no tema!

Bom André, acho que um leitor por mês para nós que temos outras atividades é um pouco demais. Afinal um leitor em inicio de formação precisa ser regado, cuidado… é necessário descobrir que livros podem despertar seu gosto pela leitura se possível desde o começo unindo qualidade com prazer. É interessante também encontrar uma fase que seja mais fácil para este leitor em potencial começar a ler (época de provas para um estudante com dificilmente seria um bom momento para leitura, por exemplo – eu mesma durante os períodos letivos não li quase nada fora da minha área, lia mais durante as férias).

Aqui em casa eu consegui despertar ou re-instalar o hábito da leitura na minha família. O caso mais exemplar foi o da minha irmã do meio. Ela nunca gostou de ler, apesar de ler as revistas que meus pais sempre assinaram em quantidade razoável. Quando meus meus pais mudaram para Xanxerê-SC que é uma cidade que possui biblioteca publica, eu incentivei bastante minha mãe se associar a ela. Quando fui para casa nas férias peguei vários livros e minha mãe também. Na primeira semana perguntamos a minha irmã se ela queria ler algo, ela respondeu (bem instalada em frente a TV): bem capaz, eu não! Mas depois de uma semana, sem muitas outras atividades para fazer na cidade nova e com minha mãe e eu lendo e comentando os livros, ela logo se interessou e naquelas férias deve ter lido uns 20 livros.

Legal, né?

beijos

15. por André Gazola em
Jul042007, às 14:41pm

É Marcela, na verdade um leitor por mês foi um exemplo BEM pretencioso, hehe.

É difícil estabelecer um espaço de tempo para a (re)educação de pessoas.
Muito legal o que vc conseguiu fazer na sua casa. São coisas assim que ainda me dão esperança, hehe.

O simples fato de conviver com leitores já gera interesse. Minha irmã, por exemplo, tem 11 anos e adora ler. Por quê? Porque mora comigo :)

Beijos!

16. por João Varella em
Jul042007, às 20:18pm

Pera, pera… está invertido. A matéria diz “Pesquisa da CIEE aponta que 1 em cada 5 destes jovens não lê”. Ou seja, a cada cinco, quatro lêem.

17. por André Gazola em
Jul052007, às 11:06am

Eles cometeram o mesmo erro que eu tinha feito, que a _Maga que corrigiu.

hehe

18. por João Varella em
Jul052007, às 11:58am

“Uma pesquisa do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) revelou que cerca de 20% dos universitários da Região Metropolitana de São Paulo não têm o hábito de ler. Isso significa que uma em cada cinco pessoas que freqüenta alguma faculdade, seja pública ou particular, vive afastada do mundo da leitura.”

Título + dado reiterado duas vezes no lead

Não achei essa frase que a Maga citou.

19. por André Gazola em
Jul052007, às 13:06pm

Essa frase era o título do meu post. Acho que eles fizeram uma bela de uma confusão na matéria original.

Bem, mas todo mundo entendeu, né?

20. por João Varella em
Jul052007, às 13:34pm

Título do teu post: A cada cinco jovens, apenas um lê

Dado certo: A cada cinco jovens, quatro lêem

21. por André Gazola em
Jul052007, às 14:07pm

Bom, então foi uma confusão.

Enfim, a discussão foi válida, de qualquer forma.

22. por Daisy Carvalho em
Jul142007, às 9:31am

Ah, teria que continuar este debate… não sei o motivo que leva o ser humano a se calar no ápice de uma boa conversa… Estamos falando de leitores ou simplesmente de gente (como eu) que enjoa de assuntos? Mas esse papo aqui não poderia acabar jamais… Só opiniões inteligentes e, por falar em inteligência Dé, quero ser como vc quando eu crescer rs!

Beijos e não desanimem…rs!

23. por André Gazola em
Jul142007, às 9:40am

ihh Dai, o debate acabou pq eu confundi todo o texto da reportagem, hehehe…

Pega até mal me chamar de inteligente nessas horas :P

24. por Daisy Carvalho em
Jul142007, às 10:12am

Estudei Estatística no ensino médio e posso garantir, como boa aluna q sou, que inteligente é errar…

bj!

ps – ainda mais qd este erro só tráz boas propostas…

mais bjs!

25. por João Varella em
Jul152007, às 16:17pm

Para amenizar o erro, acho conveniente colocar uma nota de esclarecimento no início do texto para evitar futuras confusões em leitores desavisados.

26. por André Gazola em
Jul152007, às 16:52pm

Modifiquei o título e o texto. Problema resolvido.

27. por _Maga em
Jul152007, às 18:24pm

Legal Deh!

Só tem uma coisa: lê, mas lê o que?

Jornais, revistas? Duas cronicas por ano? Não desmerecendo as fontes. Nem acho que todo mundo precisa ler livros, ora se a pessoa realmente não se identifica com isso, tudo bem, existem outras formas de arte que podem toca-la de outras formas, e talvez 20% da população poderia estar nessas pessoas que se identificam mais com outras formas de expressão humana (apesar de não acreditar que sejam excludentes, pelo contrario). Mas 20% não lê, esse dado pra mim está no mínimo vazio. A própria reportagem aponta jovens que não lêem, e eu vejo as pessoas me olhando admiradas quando me vêem com um livro.

Sei lá, mas se você puder ler a origem da pesquisa que originou a reportagem, acho que vale a pena destrinchar esses pontos…

beijos

28. por Daisy Carvalho em
Jul152007, às 19:07pm

Conheci um rapaz que trabalhou comigo e era totalmente analfabeto… Virou uma espécie de gerente no meu então bar. Era sensível e antenado com as notícias. Bem, só não tinha acesso arte, ou melhor, sensibilidade para amá-la…=[

29. por Larry Clauberg em
Jul152007, às 23:51pm

Lamentavelmente a filosofia ou o paradigma do Brasil relativo aos valores éticos e morais sofreu e sofre profundas alterações. Lemos também, muitas vezes, que os “males de nosso país” se devem herança lusitana. Pode ser. Lemos também que o distanciamento de nosso jovens dos valores morais e éticos se devem má distribuição de renda. Talvez. No entanto, a maioria esmagadora de nossa sociedade, pobre, carente, ainda prima por valores inalienáveis de nossa porção de humanidade. Acredito sim, que se os meios de comunicação, a impunidade que campeia nos altos escalões da política e da economia brasileira não forem alterados, aí, sim, teremos o caos estabelecido em nosso país. Acredito sim, que se os nosso educadores, os “doutores e mestres pedagogos” de nossas Universidades não pararem de beber na fonte do Marxismo e dos pós-marxistas em educação e voltarem os olhos para o idealismo, aí sim, formaremos legiões de histórico-materialistas que buscarão construir sua história, tendo o coletivo como jsutificativa e destruirão muito rapidamente os valores que trouxeram a humanidade até aqui. Talvez. Respeito os nossos Doutores e Mestres das “pedagogias, das psicologias, das sociologias, etc, etc… e tal “que embasaram suas teses e dissertações em Marx, Adorno, Bakthtin, Wigoswtsky, Bauninn, Berger, O famoso Leonardo Boff, Buber, Eduardo Galeano (como pesquisa), Gramsci, Paulo Freire, e tantos outros cuja lista seria até incômoda citar, MAS, veja vocês, concluiram o ciclo do socialismo teórico no Brasil. Formaram professores que formaram outros professores, pós-graduaram e doutoraram professores que pós-graduaram e doutoraram outros professores, que ensinaram políticos que organizaram, graças igreja outros políticos e se assentaram no poder. E, lamentavelmente, uma opinião, foram escritas as normas que aparentemente favorecem a impunidade. Ao longo das décadas foram forjados líderes que solapam o bem público. Ao longo dos anos, vemos amargamente preceitos morais e éticos serem vilipendiados em favor da socialização. Professores acuados nas suas salas de aula. Enquanto países considerados de primeiro mundo reavaliam conceitos e retornam a metodologias mais eficientes (respeito aos mestres, hierarquia, etc…) nós assistimos estarrecidos o avanço das “pedagogias” libertárias, das psicologias liberalizantes que nos levam, lamentavelmente ao caos. Talvez. Uso sempre esta palavra: Talvez, porque dou a mim mesmo o beneplácito da dúvida ao emitir opinião que pode ser apenas um Talvez.

30. por Larry Clauberg em
Jul152007, às 23:52pm

Você concorda? Escreva para mim e para muitos outros. É preciso mudar nosso país. É preciso valorizar valores e vivenciar a ética.
Larry

31. por Daisy Carvalho em
Jul162007, às 7:32am

Olá Larry, tudo bem?

Concordar obviamente não poderia, inclusive eu tive muitos problemas de comunicação com esta pessoa. Eu coloquei a questão para que analisássemos mesmo. Talvez possamos perceber que muitas pessoas que não lêem, que é o assunto do post, não o fazem por falta de hábito e até por uma questão de educação. Mas há ainda os analfabetos, a meu ver, problemão que nós temos aí pela frente porque são muitos. Concordo plenamente com vc quando diz que é “preciso mudar o mundo, valorizar valores e vivenciar a ética”, por isso meu querido, trabalhamos duro neste blog, para que questões sérias como estas sejam discutidas e para que leitores inteligentes e participantes como vc possam nos ajudar fazendo comentários como o seu e nos trazendo informações novas.
Obigada pela visita, volte sempre Larry.
bj!
ps – eu fiz de tudo para a pessoa aprender a ler e descobri que depois de certa idade, muitos têm o cérebro lacrado pra estudar =[
bj!

32. por André Gazola em
Jul162007, às 8:38am

@Maga: Você tem razão, esse dado é, no mínimo, vazio. Mas a reportagem fala de uma pesquisa feita com jovens de universidades, não a população em geral. Isso já é mais estarrecedor, já que para a população em geral, seria um número fantástico se apenas 20% não lesse. Infelizmente não tenho acesso fonte da pesquisa, vou até tentar procurar, mas realmente um detalhamento seria importante.

Qto s outras formas de arte, realmente eu acho 20% um número exagerado para o Brasil, não querendo ser pessimista, mas já sendo, não acredito em mais de 5% de interesse. Porém, meus dados não são estatísticos, apenas suposições, posso estar errado.

@Larry: Com certeza precisamos de mudanças. Mas acredito que seja impossível essa mudança “radical” de abordagem dos professores, da sociedade em si. Nossa sociedade já está impregnada com esses “novos valores” que dão origem a todos esses fatores que você citou. Acredito sim nas “pedagogias libertárias”, mas também acredito que apenas um professor consciente do seu papel e de sua importância, conseguirá impor esse tipo de método.

Utilizando seu termo: talvez.

Um abraço!

33. por Daisy Carvalho em
Jul162007, às 8:49am

Larry, meu querido,
Suas palavras e seu raciocínio lógico e academicamente articulados me remeteram aos bons tempos de ideologias, quando nos preocupávamos, em primeiro plano com a forma de governo em nosso país, a mais indigna, cruel e pungente forma de governar que foi a Ditadura Militar, embora não tivesse idade para atuar efetivamente, eu acompanhava e mantinha relações com pessoas mais inseridas. Tenho um amigo de faculadde, um ex general de estrelas que tentou convencer-me de que os militares apenas defenderam-se do golpe comunista. Onde entram a ideologia e tanta preocupação com os educadores, se mesmo esses (com todo respeito ao mestre) se recusam a pautar, ainda que informalmente sobre o assunto? O que temos hoje, meu caro, TALVEZ, sejam apenas consequências kármicas de um povo que não reconheceu seus heróis revolucionários, achando que haviam ganhado um país novinho, livre de militares… infelizmente, um país que não foi pra frente como era de se esperar…
Ninguém é obrigado a ser um “educador”, porém, penso que uma vez escolhida a profissão, não tem como ignorar, há que lutar por mudanças. Educação é coisa séria. Se ficarmos jogando culpas em políticos e refletindo nostalgicamente sobre filosofias de Marxismos, sei não, melhor olhar mesmo pra frente. Gostei de citar Gramsci e Boff.

Um abraço, Larry. Bom ter vc por perto.

34. por Dr. Guuilherme em
Ago212007, às 18:16pm

Infelizmente, ainda nos deparamos com cidadãos como este cujo artigo trata de modo impróprio acerca de um dos problema sociais do Brasil:o incultismo.Porém,caro amigo,não se pode utilizar um espaço como este para estilhaçar intolerância e preconceito.
Realmente, é lamentável a situação do Brasil,porém a questao é muito mais complexa do que dizer algumas baboseiras e se autodenominar culto,mostre ser humilde e verá ,aí sim, a evoluçao do seu saber.
Utilize esta sua sabedoria para ajudar aquele que nao tem a oportunidade de adentrar no mundo da leitura,só assim você será mais útil.
Há que se ter respeito por todas as pessoas e pelas religioes ,que é dado constitucionalmente a cada um o direito de escolher.
Portanto,seja mais cauteloso e cuidadoso na colocaçao das palavras,pois este é uma meio de comunicaçao amplamente aberto ao público.Lembrando q a intolerancia é resquicio do preconceito e no Brasil ele é previsto na Constituiçao Federal art. 5 XLII como crime inafiançável e imprescritível,previsto também na lei 7.716 de 1989

ARTIGO20. Praticar,induzir ou incitar a discriminaçao ou preconceito de raça,cor,etnia religiao ou procedência nacional.

Paragrafo segundo: se qualquer dos crimes é cometido por intermédio dos meios de comunicaçao ou publicaçao de qualquer natureza:
PENA DE RECLUSAO DE DOIS A CINCO ANOS.

35. por Daisy Carvalho em
Ago222007, às 3:14am

Caríssimo Dr. Guuilherme, sê bem vindo!

Nós, do Lendo.org somos artesãos da palavra e da educação. Precisamos manter nosso “artesanato verbal”, de certa forma o Dr. veio em boa hora, pois esse é nosso artigo mais querido por tratar de assunto tão contundente, deveras lamentável: Por que o Brasil não lê? Longe de nos sentirmos “superiores”, ficamos, isso sim, entristecidos por esse fenômeno da História, um paradoxo estarrecedor – um país tão lindo, miscigenado culturalmente, rico e risonho, que não acessa sua própria riqueza humana. Nosso site é peculiar por, creio, dois motivos: primeiro porque eu e André estamos trilhando a caminhada do saber; e segundo porque ficamos sempre felizes com presenças marcantes como a sua e a do Larry.

E esperamos sempre que voltem.

Sem formalidades, agradeço a orientação, lhe mandando um beijo e um abraço!

Volte sempre, Guuilherme! (Dr.)

36. por Daisy Carvalho em
Ago222007, às 3:30am

… E Christian Gurtiner http://www.escribacafe.com, independente de orientação religiosa, devo pensar que suas “energias” pousaram sutilmente no nosso site, trazendo clarezas mais para nossa cabeça: Iremos, eu e o André repensar alguns aspectos no blog. Algo me diz que por aqui, poderemos começar uma “luta armada” em busca de uma ideologia pacífica e obrigatória: “Precisamos ler!”

Mil beijos e obrigada de novo :)
Amamos você.

37. por André Gazola em
Ago222007, às 8:31am

Ora veja só, um purista provavelmente estudante de direito visitando meu humilde blog.

Meu “amigo”,

Dia após dia eu sou bombardeado por informações preconceituosas e intolerantes na televisão, no rádio, na internet ou em qualquer meio de comunicação.

Campanhas de publicidade ridículas, que incorrem a impropérios do mais baixo calão.

Opiniões que extrapolam o direito constitucional de qualquer cidadão, que eu sequer preciso consultar qualquer artigo da constituição pra saber que isso é passível de punição.

Agora, você vir aqui pra me mandar ser humilde e mais tolerante? Pra fazer algum tipo de ameaça por causa de minha opinião que você sequer foi obrigado a “suportar”, como é feito pela grande mídia?

Ora, o Brasil é ignorante SIM, a população brasileira é BURRA, não sabe LER ou ENTENDER um texto qualquer.

Quer um exemplo? Veja os comentários deste texto sobre o ENEM e tire suas próprias conclusões.

38. por Larry Clauberg em
Ago222007, às 10:51am

Apesar de todo o pessimismo, ainda acredito na capacidade criativa e na vontade do homem em construir sua própria história. Não quero, absolutamente, que os leitores desta página extremamente útil, (aproveito para cumprimentar seus idealizadores pelo serviço benéfico que prestam a uma multidão de leitores) para o debate de idéias, para a discussão de novos paradigmas, para a crítica de bom nível intelectual, tenham a impressão de que não aprecio, e muito os fundamentos teóricos de filósofos, pedagogos, psicólogos, sociólogos marxistas ou não que amalgamaram o pensamento filosófico do século XIX e XX. Registro também, enfaticamente que a leitura e a construçào da cultura é um dever e um direito de todo cidadão e todos neste país são capazes de exercer os seus direitos. Quis, e se nào fui compreendido, peço humildes desculpas, é dizer que não podemos mergulhar com toda paixão e beber todas as idéias de todos os autores. Justifico minha preocupação: 1. É preciso analisar cuidadosamente se as idéias sejam elas de cunho pedagógico ou sociológico se prestaram a que paises? Qual a realidade econômica daqueles países, qual a çultura que permeava tal povo e se tais idéias trouxeram bem-estar e felicidade a eles. 2. Temos a obrigação de ter nosso espírito crítico, perceber que a nossa realidade é muito diferente de outros paises, nossa cultura é um somatório de diversas vertentes culturais, nossa maneira de ver a vida é absolutamente distinta do resto do mundo, temos otimismo, temos cordialidade. 3. É preciso entender que nosso país já não é mais o mesmo da década de 50, 60 ou 70. As universidades estão em todos os cantos do país, as faculdades se multiplicaram, o acesso aos cursos superiores é possível a milhões de brasileiros. Custa caro? Sim, É difícil? Sim. Mas é possível.
Li com atençào os comentários de outros cidadãos que buscam discutir o problema da leitura entre os jovens e vejo que nossa missão é ainda maior. Não podemos ficar apenas no discurso crítico, precisamos incentivar a leitura. Mostrar ao jovem que filmes como Harry Potter, Piratas do Caribe, Código Da Vinci, O senhor dos anéis não foram criados apenas da imaginação de um diretor, surgiram das páginas de um livro. Estão aí, porque o espírito criativo de um(a) novelista teceram a trama invisivel de textos bem elaborados. Caros leitores, caro André e seus colaboradores, na limitação de minhas aulas, como professor há mais de três décadas fui e sou um incentivador da leitura, e tenho certeza de muitas pessoas tem hoje este hábito enriquecedor porque foram incentivas por alguém.
Outro tema que os colaboradores desta página destacam esta relacionada à temática religiosa. Gostaria de dizer apenas o seguinte: Todos os caminhos do bem levam ao bem. Todas as palavras de bem levam às palavras de bem. Todas as açòes de bem, levam o bem a todos. Larry Clauberg

39. por Daisy Carvalho em
Ago222007, às 18:19pm

Olá, professor Larry!

Nada tenho a acrescentar. Mas sabemos que o Brasil está longe de ser um país ideal em vários aspectos. Eu o parabenizo por sua iniciativa em fazer pessoas lerem. A questão do “devoramento” de aurores com certeza concordo, não há como armazenar tantas informações, muitas vezes contraditórias e tiararmos bom proveito. Acredito que o Governo teria que iniciar uma campanha maciça, incentivando e liberando verbas para projetos sociais de incentivo à leitura. Somos um povo peculiar e único, tem razão e o que mais me dói é que sabemos que todo mundo sabe que esta “estratégia” de manter-nos alienados já vem desde o princípio quando os nativos e os africanos eram vistos como qualquer coisa menos seres humanos que formariam uma nação. Sinto-me cansada às vezes, mas não vou desistir, não posso. Sei que minha participação é ínfima em relação à do professor, mas acredito que cada um fazendo sua parte, um dia chegaremos lá, ou nossos descendentes.
Se você, como professor acadêmico, filósofo e filólogo puder nos enviar sugestões, poderemos analisar para que iniciemos uma “campanha blogal” para que todos tenham acesso e não somente universitários e acadêmicos porque assim, parece que não saimos do lugar.
Muito obrigada pela visita, volte sempre!

Aproveito para agradecer à todos os que fizeram comentários e participaram com boa vontade desta discussão.

Obrigada:

Rodrigo
Maga
Diego Dotta
João Varella
Prof. Larry Clauberg
Dr. Guilherme
E André Gazola, autor do post.

Algo de muito bom haverá de surgir a partir desta discussão.

Abraços!!!

40. por Rose Mesauque em
Ago282007, às 21:50pm

ME PERMITA LHE PARABENIZAR MEU CARO ANDRÉ!

PENA QUE NÃO POSO DIZER O MESMO PARA OS MILHARES DE ESTUDANTES BRASILEIROS QUE VÊEM O LIVRO COMO UM ORNAMENTO E NÃO COMO FONTE INESGOTÁVEL DE LAZER E CONHECIMENTO.

TENHO 18 ANOS E SOU UMA APAIXONADA POR LIVROS, E DEVO DIZER , QUE NUNCA RECEBI INCENTIVO PARA TORNAR-ME UMA VIVENCIADORA DESSE MARAVILHOSO MUNDO !

OS CONHECI AOS 12 ANOS ( UM POUCO TARDIO! BEM QUE PODERIA TER SIDO ANTES!), E JÁ NÃO SEI IMAGINAR MINHA VIDA SEM ELES. AGORA MESMO QUANDO LHE ESCREVO ESTOU ENCARANDO UM! (OH XAMEGO!HEHE!)

MEU MAIOR DESEJO É VER UM DIA MEU PAIS REPLETO DE JOVENS LEITORES! REAIS E ASSÍDUOS VIVENCIADORES DESSE TÃO MARAVILHOSO MUNDO!

GRANDE BJO!

DE GRANDE IMPORTÂNCIA SÃO PRA MIM, E MEU MAIOR DESEJO É VER

41. por Daisy Carvalho em
Ago292007, às 20:49pm

ROSE,

Seja bem vinda!
Seu depoimento é de riqueza inestimável. Posso pensar que nunca é tarde para se entrar no maravilhoso mundo da leitura.
Parabéns! Continue lendo, eternamente…

Beijos da Daisy e do André. :)

42. por wolney em
Out282008, às 10:09am

Bom dia André, quero só dizer que o fato de muitas pessoas terem a Bíblia como fonte de leitura é justamente pelo fato que a Igreja Evangélica no Brasil é a instituição que mais insentiva, em todas as suas reuniões, o acesso a leitura. As publicações religiosas nunca tiverem um desempenho tão explendido como atualmente, e esse é um trabalho de longo prazo. E não se espante, André, a “futilidade” está se evidenciando e serve de parâmetro para qualquer pesquisa sobre leitura.

43. por Daisy em
Out282008, às 10:46am

Wolney…
Não entendi. O que tem a ver Bíblia com analfabetismo?

44. por lindeza... em
Nov262008, às 14:49pm

Eu concordo que a maioria dos jovens não leiam, eu era uma…..mas digo também que não adianta ninguém falar que é bom ler, que vai ser útil, o jovem tem que cair em si do que está perdendo aí sim ele vai começar aler que nem eu!!!!!
Brigaduuuuu gente!!!!!!!!
Valew…………….!!!
bjux..;….;……;……;…..;…..

45. por Lemos em
Abr082009, às 0:10am

Adorei a crítica para com a ignorância e “argumentos” dos jovens que não lêem. Achei o autor direto e verdadeiro. Meus parabéns.

Lemos.

46. por marcele em
Abr262009, às 14:52pm

mas ler a Biblía não pra mim não é coisa “Futil…”
se é futil porque a Biblía é o livro mais lido em todo o mundo então… se fosse um livro qualquer não era tão lido… e além de tudo a Biblía é o livro mais antigo e mais atual… pena q algumas pessoas não não consigam entender o que suas lindas paginas revelam, mas não conseguem pq simplesmte não conhecem o autor, e pra entende la precisam primeiro conhecer o autor…. beijos……

47. por Mariana Martins em
Out092009, às 13:48pm

Caro André, não o desculpo por apontar o que é sagrado para mim como uma futilidade. Você tem todo o direito de acreditar no que quiser, mas possui o dever de respeitar a crença de cada um. Me coloco entre os 80% dos que lêem, graças ao incentivo que recebi de meu pais desde os meus primeiros anos de vida. Como podemos ver você é um cidadão preocupado com o futuro do Brasil, mas isso não basta, pois não é válido criticar sem apontar uma alternativa. Ao contrário de criticar vagamente a ignorância de alguns univeritários, você deveria incentivá-los a ler, por intermédio de argumentos convincentes, o que você acredita ser o melhor para a nossa cultura. Se você julgou o argumento do estudante como ignorante, eu acredito que pior fez você, que nem ao menos apontou uma argumentação que nos (a juventude) convencesse a ler. Logo, seguirei lendo e indicando à quem tenho oportunidade leituras interessantes para mim, e fúteis em seu ponto de vista. Obs.: Não deixei esse comentário para o insultar, mas sim para pedi-lo que dose melhor a sua crítica.

48. por Brenda Suelem F. em
Mar052010, às 9:21am

A leitura na net não é a mesma do tradicional livro de papel, nunca a tela de vidro irá combinar com aquelas letras “esquentando” nossos olhos.
Para que ler? alguns dizem.
Na verdade nós somos feitos de história e precisams sempre de alguém para nos “ler”
e assim sempre foi feito desde o principio das leituras que são as rupestres

49. por Bruna Carla em
Mar182010, às 10:15am

Olá Andre!
É relmente intristecedor saber que muitos jovens se prendem na ignorância e preferem viver em seu mundinho fechado ao invés de ler, se informar, crecer em relação a exercer ponto crítico, no entanto decordo de você quando insinua que a Bíblia não proporciona conhecimento algum e por isso é futil, fugaz…
Além de lições de vida e possivel perceber em seus textos determinadas coisas que aconteciam naquela época entrelaçadas a política e a sociedade principalmente em algumas narrativas do antigo testamento e início do novo…
abraçOs…

50. por Bruna Carla em
Mar182010, às 19:03pm

Perdoe-me pelos meus erros a pressa fez com que eu me perdesse nas palavras….
;DP

51. por thamara em
Mai132010, às 19:02pm

tuduuh é absurdo até D mais

52. por Adriana Tropical AM 1320 em
Ago112010, às 19:59pm

Amanha dia 12 de Agosto de 2010 as 08:00hs da manha, teremos uma entrevista na Rádio Tropical AM 1320 – Curitiba – Paraná, sobre LITERATURA, O QUE AS PESSOAS ESTÃO LENDO HOJE, com Tomás Barreiros. Programa Carlos Simões das 07:00hs as 09:00hs de segunda a sexta feira.
Pela web http://www.tropicalam1320.com.br/radio.html

Curitiba- Paraná- Rádio Tropical AM 1320 (41) 3266 1320
http://www.tropicalam1320.com.br

adriana@tropicalam1320.com.br

53. por Valério em
Jun292011, às 3:44am

Não tenho a mesma percepção sobre o que diz a pesquisa. Tenho visto muitos jovens mal orientados sobre o que podem ler com prazer.

Escreva um comentário

Caros(as) leitor(as)

Seus comentários são muito bem-vindos e para que o convívio entre nós seja aprazível – mesmo quando discordarmos – antes de escrever, leia o que segue:

Não serão publicados: comentários anônimos ou com apelidos grosseiros; comentários escritos todo em MAIÚSCULAS; comentários escritos de forma incompreensível, um exemplo, todo em "miguxês"; comentários com ofensas pessoais; comentários com propagandas e spam; comentários referentes a outro post que não este.

As opiniões expostas nos comentários são de responsabilidade de quem as escreveu. Obrigado.

André

Cursos Online - Cursos 24 Horas

Artigos populares entre universitários

Artigos mais lidos do blog

Compre livros de...

  • Promoção Submarino
  • Promoção Submarino

Cursos Online com certificado!

Lendo.org - Literatura e Resenhas de Livros ©2006-2011

Todos os direitos reservados - Não copie sem prévia autorização