Receba Atualizações

Assinantes do Feed

Junte-se aos milhares de leitores que assinam o feed ou recebem os textos por e-mail.

Lendo.org | Livros, literatura e resenhas

Pesquisa personalizada

7 horrendos contos de fadas que lhe contam desde criança

Os contos de fada do passado frequentemente tinham finais macabros ou horrendos. Hoje em dia, empresas como a Disney amenizaram as histórias para o esse novo público que parece incapaz de lidar com derrotas ou fracassos e precisa de finais felizes por toda parte.

Essa lista vai falar sobre alguns finais felizes com os quais estamos acostumados e contrastá-los com suas versões originais. Se alguém souber de mais contos de fadas cujo original não é tão indicado para crianças, fique à vontade para acrescentar nos comentários.

Chapeuzinho Vermelho

Chapeuzinho Vermelho

A versão desse conto que conhecemos é aquela em que Chapeuzinho Vermelho, no final, é salva pelo caçador, que mata o lobo mau.

Porém, a versão original do francês Charles Perrault não é tão bonita. Nessa versão, chapeuzinho é uma garotinha bem educada que recebe falsas instruções quando pergunta ao lobo sobre o caminho até a casa da vovó. No fim, ela é simplesmente devorada pelo lobo. Só isso, e a história acaba. Não há caçador e nem vovozinha, apenas um lobo gordo e a Chapeuzinho Vermelho morta. A moral da história é que não se deve falar com estranhos.

Versão original do conto, em inglês →

A Pequena Sereia

A Pequena Sereia

A versão de 1989 de A Pequena Sereia poderia ser intitulada “A Grande Sortuda”. Nessa versão da Disney, a princesa Ariel termina sendo transformada em um ser humano para que possa casar com Eric. Há uma festa maravilhosa com a presença de seres humanos e seres do mar.

No entanto, no original de Hans Christian Andersen, Ariel vê o príncipe casar-se com outra e entra em desespero. Oferecem-lhe uma faca com a qual ela poderia matá-lo, mas, em vez disso, ela salta para o mar e morre ao voltar para a costa. Hans Christian Andersen modificou um pouco o final para amenizar a história. Na nova versão, ao invés de morrer na espuma da praia, ela se torna “filha do ar”, esperando ir para o céu. De qualquer forma, ela morre.

A Branca de Neve

A Branca de Neve

Na história da Branca de Neve que nós conhecemos, a rainha manda o caçador matá-la e trazer seu coração como prova. O caçador não consegue fazer isso e lhe traz o coração de um tipo de porco.

A boa notícia é que a Disney não distorceu tanto essa história, mas omitiu detalhes importantes: no conto original, a rainha pede o fígado e os pulmões de Branca de Neve, que serão servidos no jantar daquela noite! Também no original, a princesa acorda com o balanço do cavalo do príncipe, enquanto era levada para o castelo. Não há nada de beijo mágico. O que o príncipe queria fazer com o corpo desfalecido de uma garota é algo que vou deixar para sua imaginação. Ainda na versão dos irmãos Grimm, a rainha má é forçada, no final, a dançar até a morte usando sapatos de pedra, quentes como brasas.

A Bela Adormecida

A Bela Adormecida
Na versão conhecida de A Bela Adormecida, a adorável princesa adormece quando fura seu dedo em uma agulha. Ela dorme por cem anos até que o príncipe finalmente chega, beija-a, e acorda-a. Eles se apaixonam, casam, e (surpresa!) vivem felizes para sempre.

Contudo, o conto original não é tão doce. Nele, a jovem garota adormece por causa de uma profecia, não de uma maldição; e não é o beijo do príncipe que a desperta: o rei a vê dormindo e, querendo se divertir, a estupra. Depois de nove meses, nascem duas crianças (e ela continua dormindo). Uma das crianças chupa o dedo da mãe, retirando a peça de linho que fazia ela dormir. A princesa acorda para saber que foi estuprada e é mãe de gêmeos. Fim.

João e Maria

João e Maria

Na versão largamente conhecida de João e Maria, ouvimos sobre duas crianças que se perdem na floresta e encontram uma casa feita de doces e guloseimas que pertence a uma bruxa. Elas então são aprisionadas enquanto a bruxa se prepara para comê-las. Eles conseguem escapar e atiram-na no fogo, salvando-se.

Numa versão francesa mais antiga (chamada As Crianças Perdidas), ao invés de uma bruxa, há um demônio, que também é enganado pelas crianças. Contudo, ele não cai na cilada e está prestes a colocá-los na guilhotina. As crianças fingem não saberem como entrar no instrumento e pedem para a esposa do demônio mostrar como se faz. Nesse momento, elas cortam seu pescoço e fogem.

Versão original do conto, em inglês →

Cinderela

Cinderela

Na Cinderela moderna, nós temos a linda princesa casando-se com o príncipe depois que este viu que o sapatinho de cristal servia em seus pés.

Esse conto tem suas origens por volta do século I a.C, no qual a heroína de Strabo se chamava Rhodopis, não Cinderela. A história era muito parecida com a atual, com exceção dos sapatinhos de cristal e da abóbora. Porém, oculta por trás dessa linda história há a versão mais sinistra dos irmãos Grimm: nela, as irmãs de Cinderela cortam partes dos próprios pés para que eles caibam no sapato de cristal, querendo enganar o príncipe. Ele, então, é avisado por dois pombos, que bicam os olhos das irmãs. Elas passam o resto de suas vidas como mendigas cegas enquanto Cinderela vive no castelo do príncipe.

Versão original do conto, em inglês →

Os Três Porquinhos

Os Três Porquinhos

O conto dos Três Porquinhos foi muito amenizado para as crianças de hoje, ao contar uma história cheia de violência sem mostrar violência. Terminamos com um conto muito simplório que mostra “como é bom ser esperto”.

A história original perdeu muito. O conto original não é mais longo, já que o lobo mau não perde tanto tempo assoprando casas. Ele faz isso para pegar os dois primeiros porquinhos. Aqueles coitados são logo pegos e devorados. O terceiro porquinho — o mais esperto de todos — é o entrave. Sem conseguir assoprar a casa de tijolos, o lobo tenta blefar. Ele faz de tudo para trazer o porco para fora de casa, promete nabos, maçãs, e uma visita à feira. O porco recusa a tentação, sabendo que há coisas mais importantes.

O lobo decide então voltar à violência. Ele escala a casa e entra pela chaminé. Porém, o porquinho tinha planejado isso, e colocou um caldeirão de água fervendo na lareira. O lobo cai ali dentro e morre. Ele — e os dois outros porquinhos em seu estômago — são agora o sinistro jantar do terceiro porco.

Fontes (tradução livre e modificada)

117 Comentários

1. por Thiago Bomfim em
Jan072009, às 20:39pm

Os finais originais eram mais irônicos, verdadeiros, humanos do que os “travestis cinematográficos” da Disney.

O elemento inusitado e provocador aparece nas histórias originais, enquanto que nas animações se faz aquilo que o público espera.

É tão bom quando a arte incomoda e choca. Aliás, existe outra arte que não essa?

2. por Sicko em
Jan072009, às 23:04pm

Faltou citar o LISTVERSE como fonte né?

3. por Erich em
Jan082009, às 0:22am

Saiu uma matéria parecida também na Superinteressante de dezembro :)

E lá conta que na versão original de João e o Pé de Feijão, o garoto sobe aos céus para vingar o pai, um cavaleiro morto pelo gigante.

e no conto O Príncipe Sapo, o sapo não se transforma em príncipe após ser beijado, e sim, após ser jogado na parede!

4. por André Gazola em
Jan082009, às 8:11am

Sicko, tem razão. Já adicionei as fontes no corpo do artigo.

Obrigado e abraços

5. por André Gazola em
Jan082009, às 8:13am

Tem razão Thiago, aliás, existem muitos estudos sobre “psicologia dos contos de fadas”. Nunca tive a oportunidade de lê-los, mas devem abordar bastante essa coisa de “falar o que o público espera” e os problemas que isso acarreta.

6. por André Gazola em
Jan082009, às 8:13am

Legal Erich, vou ver se consigo comprar a revista para ler.

Abraços!

7. por Guilherme Carvalho em
Jan082009, às 8:47am

Bem, se é assim então não são contos para contar para minha filhinha de 3 anos…

8. por robinson em
Jan082009, às 10:06am

É,realmente estas histórias são chocantes,não acho que sejam legais para serem lidas pelo público infantil,mas para o público infanto-juvenil elas são ótimas,aqueles jovens com 12,13,14 anos iriam adorar estas versões e quem sabe até as criancinhas também.

Prefiro estas versões sádicas do que as com H2O com áçucar.

9. por Thiago Bomfim em
Jan082009, às 10:13am

Eu discordo de vocês quando escolhem omitir as realidades violentas das histórias. Se fazem isso devem regrar abstinência de jornais, revistas, ou seja, privar as crianças da realidade!

Proteger os pequenos de conflitos é aliená-los da vida.

É curioso o fato de que boa parte dos grandes gênios da arte de escrever, sempre foram colocados diante de adversidades, provando desde cedo o amargo e necessário fel da verdade.

10. por Denis em
Jan082009, às 19:00pm

Hahahah… também prefiro os finais originais por mais doentios que sejam. Não costumo contar essas histórias pra minha filha, quando ela era menor eu inventava, mas aí chegou o DVD, a internet e meu plano foi pro espaço.

Abraços!

11. por Poetriz em
Jan082009, às 21:07pm

A história original da pequena sereia eu já conhecia. Mas ela não virou “filha do ar”, ela virou espuma do mar. Por isso, os navios deixam espuma pra trás: é a sereia que seguiu o seu príncipe…

12. por Bruno Luiz em
Jan092009, às 14:00pm

Existe um episódio do seriado “Supernatural” que mostra algumas dessas histórias. É bem interessante.

13. por Daniele em
Jan092009, às 15:27pm

Oi André! Estava passando por aqui e achei o máximo a versão original dessas histórias fantasiadas da Disney. Não conhecia nenhuma delas…e são sinistras mesmo! Já pensou ouvir uma historinha assim antes de dormir? Credo!Hehehe…

Parabéns pelo blog!

Abraço!
Dani

14. por Leonardo Pastor em
Jan092009, às 23:36pm

Modificadas ou não, sempre achei péssimas histórias para se contar a crianças.

15. por Ray-Sama em
Jan102009, às 15:09pm

Aloha!

Confesso que fiquei com medo. E preocupada. Por que não contar logo a história original? Por que não mostrar a verdade crua e nua no lugar de iludir os próprios filhos?
*Nunca gostei da Disney mesmo!*

Só para add: o que vc acha do livro Mulheres que Correm com os Lobos, da Clarissa Pinkola Estés?

Aloha!

16. por Thays em
Jan102009, às 18:03pm

Fico imaginando o papai contando a história da Bela Adormecida pras filhinhas dormirem.
Eu nunca mais dormiria oO’

17. por Ulisses Adirt em
Jan102009, às 19:14pm

Na verdade, André, não se esqueça: originalmente, muitas dessas histórias eram contadas oralmente e, portanto, tinham trechos e finais diferentes dependendo do contador da história, da região, etc..

Eu sei que a Disney ameniza muito as coisas na versão dela, mas a coitada não precisa receber todas as pedras do mundo.

18. por Rosana em
Jan102009, às 21:53pm

“Não me venham com essa história de que não existem crianças perdidas na floresta…”(Marina Colassanti)Lembra?

Na realidade esses contos deveriam se chamar “conto das bruxas” hahahaha!!!

Vou começar a procurar algo melhor para ler para eles(quando vierem)…

Parabéns!!!

19. por André Camarão Ramos em
Jan132009, às 11:30am

Xará!
Não sei se gostaria de, sendo uma criança, escutar uma história contada pelos meus pais envolvendo decaptações, estupro, quartas e quintas intenções, dentre outros significados e significantes que não permeiam um vocabulário infantil.

Eu sei que existem pessoas que fazem questão de abrir um jornal justamente na coluna policial pra ver uma mancha vermelha e um corpo desmembrado, mas prefiro que essa realidade, que muitos aqui fazem referência, seja limitada a apenas ao nosso mundo adulto chato.

Apesar de que a Disney, assim como toda a indústria, tenham trabalhado durante o século XX com culturas e histórias puramente européias (por mais violentas que sejam), acho que fez um bom trabalho em amenizar tais lendas.

Já imaginou nas escolas primárias uma cena em que as crianças teriam que encenar um lobo literalmente devorando uma menininha? Ou, pior, um rei chegando e se ‘encostando’ numa loira adormecida… Difícil, né?

OPÇÃO: Ou aceitamos a Disney e a concorrência, ou melhoramos nossas histórias.

Continuidade!

20. por Caíque Gonçalves em
Jan152009, às 20:01pm

Taí, eu desconhecia completamente essas diferenças em relação à obra original. Tudo para ludibriar nossas crianças até elas tomarem um choque alguns anos mais tarde e perceberem que o mundo cor-de-rosa não existe e que o sofrimento faz parte do viver, digerir essas novas informações requer um bom estômago.
Mais um post super interessante

21. por Adriana Marques em
Jan162009, às 18:58pm

Olá André.
Esse tema realmente é muito polêmico. Relatar às nossas crianças crueldades tão reais tira um pouco de suas inocências. No início, as crianças precisam fazer uso de suas imaginações, por isso a importância do “enfeitar” as histórias. Concordo com o colega que essas versões são apropriadas para os adolescentes para que despertem para o mundo real. São histórias que podem servir para um ótimo debate em sala de aula, direcionado para as crueldades do mundo humano.
Tive contato com algumas dessas versões na faculdade e confesso a você que fiquei perplexa com algumas delas. Você sabia que existem inúmeras versões da Chapeuzinho Vermelho? Há algumas bem hilárias, outras chocantes…
Bem é isso… Parabéns pelo artigo. Amo contos de fadas, foram bem interessantes essas novas versões.

22. por Leo em
Jan182009, às 2:25am

…Primeiramente : parabéns pelo blog ,é ótimo!; pessoal acho que o mundo ja é cruel e sádico o bastante ,enquanto é possivel existir inocência e ternura (mesmo que seja imaginária )deixem que existam .
As crianças hoje em dia estão evoluidas é verdade mas ainda continuam crianças , por mais hipócrita que possa parecer essa minha opinião :deixem elas sonharem com finais felizes , a vida há de ensina-las por si só , em casa que seja só felicidade , isso dará força e estrutura para o que elas terão que infrentar nesse mundo cruel .

23. por carlos castanheda em
Jan192009, às 14:45pm

definitivamente nao concordo com o leo, uma parte esmagadora da midia so visa o lucro;de curto ou longo prazo a cultura ocidental ja esta pra lá de atrasada,por que nao so as crianças mas toda raça humana preçisa crer em si mesmo. esqueça as crenças baseadas no abstrato e acredite no concreto;no real mas mesmo assim eu acho legal trocar indormaçoes.um abraço.

24. por Raissa Andrade em
Jan222009, às 1:55am

Sinceramente, acho esse apelo “anti-alienação dos jovens” no mínimo um exagero. Criança é criança. Sim, claro que elas devem aprender que a vida não é cor-de-rosa, e que a decepção e a perda fazem parte do crescimento. Mas elas deveriam aprender isso no tempo certo e de modo saudável! E Estórias de estupro e assassinato para quem ainda não entende a complexidade do mundo não é bem o que eu chamaria de forma saudável. Preferir isso aos finais felizes da Disney é um absurdo. Que pai ou mãe gostaria de jogar a realidade do mundo na cara de seu filho tão cedo? Sonhar faz bem, faz parte do desenvolvimento da criança, não a torna uma demente sem capacidade reflexiva, como muitos aqui parecem pensar. Provavelmente todos aqui ouviram contos de fadas quando crianças, e tenho certeza de que niguém está esperando uma fada madrinha ou um príncipe encantado num cavalo branco. E porque crucificar a Disney por dar o que agrada o público para ganhar dinheiro? Não é esse o objetivo de qualquer empresa? O.o Além disso, por mais que esses finais sejam “bobinhos”, os contos de fada também ensinam valores importantes, como empatia, amor, amizade, o discernimento entre o certo e o errado, que são coisas que todos deveriam repassar aos jovens.

25. por Andressa em
Jan302009, às 23:30pm

achei tudo isso tão interessante que até deu vontade de ler os originais.
tem algum site onde possa baixar os contos originais, mas em português?

26. por Contos de Fadas em
Fev252009, às 8:58am

Esta matéria foi de grande valia para o meu trabalho sobre Contos de Fadas.

27. por Erinalva Lima dos Santos em
Mar122009, às 11:09am

Adorei suas ilustrações sobres os contos.
Gostaria de sugerir que faça comentários sobre as músicas infantis. Será interessante ver como são tenebrosas em se tratando de entretenimento para os pequenos.
Ex: Atirei o pau no gato, mas o gato não morreu…
Que maldade!
Obrigada.

28. por Anadroj em
Mar142009, às 21:39pm

Achei incrível estás informações sobre os contos,mas só para adicionar um detalhe.
Há uma história da chapéuzinho vermelha,mais antiga que a de Perraut, dizems ser a verdadeira, o lobo fatia a vovô em pedaços e ao chegar á casa chapéuzinho come e bebe da carne e do sangue se sua avó e logo em seguida realiza um strip para o lobo já acomodado na cama, sendo que em todos os momentos a menina percebe ser um lobo.
A criança é devorada e a história acaba.

29. por Rachel em
Mar222009, às 15:11pm

Mto válido seu interesse em comparar as versões modernas e originais dos contos de fadas, mas preciso lembrar que não foi a Disney apenas que modificou os finais ou partes das histórias. Na maior parte das vezes outros escritores (os irmãos Grimm, por exemplo) interferiram no original por diversas razões. De qualquer modo, é estranho pensar q aquelas histórias q nos faziam dormir são, na verdade, contos macabros!

30. por dani em
Abr152009, às 21:54pm

essa historias tão lindas quem escreveu ta de parábem obrigado

31. por Izabelle morgana em
Abr302009, às 18:47pm

eu gostei muito desse site obrigado por fazer eu conhecer mais das histórias.

32. por sarah em
Mai052009, às 15:30pm

deveria ter mais nomes de contos de fadas para minha pesquisa….

33. por naira zanatta luiz em
Mai122009, às 9:32am

vejo sexo, falus, violencia, antropofagia, maldade e tudo de ruim nos contos de fadas.
Daí sua importancia, mostrar ao aluno – adolescente – que na vida o final nem sempre é feliz.
leia Bruno B. -A psicanálise dos contos de fadas.

34. por naira zanatta luiz em
Mai122009, às 9:41am

A Branca de neve é uma baita sem vergonha, que penetra na floresta em busca de aventura.
Os sete anões, são homens minituarizados para agradar aos dois públicos, o infantil e o adolescente, são também um misto de homens. pela barba, e criança, pelo tamanho,
São tarados e a B. de neve uma adolescente como todas. Curiosa, sensual, cheia de tesão em
busca de homens, ou, quem sabe em busca do pai. As interpretações são das mais variadas e subjetivas, depende da malicia ou ingenuidade de quem le. parabén beijocas

35. por Leonardo :) em
Mai132009, às 9:00am

eu adorei essse site #)
por mais que o pc tava MUITO³ lento!
o site valeo a pena!

estamos no col loucos pra conversar mas temos que ler esse site BEM BACANA! ¬¬’

36. por Ariane E Denise em
Mai132009, às 9:19am

Achei muito interessante ficar sabendo a real histórinhas de contos de fadas..
Obrigado :)

37. por luiz em
Mai132009, às 9:20am

todas hitoris sao fantasticas pena q todas forao modificasdas e elas seriao bem melhores se fosem contadas na sua realforma.

38. por Eliane Comenda em
Mai132009, às 22:14pm

Quando eu era adolescente, li um livro de contos de fadas Tchecos (era da minha mãe). O livro se perdeu num incendio e nunca mais achei para comprar. Mas todos os contos eram com final macabro assim. E muitos me traziam à lembrança os bonitinhos da disney q eu conhecia, só que com finais macabros…
Se alguém tiver noticias de um livro desses (claro q de preferencia em portugues), por favor me de noticias. Adorei o Blog!

39. por Michelle em
Mai142009, às 19:34pm

Parabéns gostei muito das histórias principalmente das reais q falam daquelas coisas !

Michelle …..

40. por kelly em
Mai142009, às 19:37pm

Nossa como que podem histórias que a gente imagina serem tão lindas, serem aterrorizantes como essas que acabo de ler.
Depois que li todas as histórias “originais” parece que esqueci tudo que ouvi quando era criaça. Tudo que acabo de ler é aterrorizante, como que em histórias infantis pode ter estupro, uma criança nascer com a mãe praticamente em coma, e ainda chupar seu dedo?!

41. por Michelle em
Mai142009, às 19:39pm

Essas histórias reais são bem bagaceiras , já pensou ler isso pras crianças !

Michelle *

42. por rodrigo maronezi tavares em
Mai142009, às 19:43pm

NOSSA !!
imagina num caldeirão seus irmãos eo animal q os devorou, essa história está mais para um filme de terror, com isso vc teria pesadelo não bons sonhos

esse é o meu comentário
obrigao!

43. por gessyca lacerda em
Mai192009, às 19:02pm

se alguem tiver alguma desses contos originais, pode me enviar.. um dia a galera na faculdade estavam comentando dos contos originais e eu fique mto curiosa..

=**

44. por Ana em
Mai262009, às 16:11pm

tenho 12 anos e simplesmente adoro as versões originais dos contos de fadas, sei ler desde os dois anos, de tanto perturbar minha mãe para ela me ensinar, quando fiz meus cinco anos, eu só queria ler as versões originais dos contos de fadas e de outros livros tambem, a pedido de minha professora de portugues, que senpre gostou de minhas redações com finais “diferentes”ou seja sem o felizes para sempre, escrevi um livro de contos de fadas inventados, foi muito bom escrever aquele livro.

Acho imbecil finais com o famoso “felizes para sempre” ou “felizes até o fim de seus dias” não é real, é falso até demais.

Já li todas as versões originais dos contos de fadas comuns e de outros mais raros tambem.

45. por Luis em
Jun042009, às 12:01pm

Muitas dessas histórias são fruto de mentes doentias, mas que caem no agrado popular, sendo disseminadas como folclore (=mentira, engano).

As vezes por comodismo, um pai abre um livro desses, e lê para o filho dormir mais rápido, mas se esquece de ensiná-lo a se ajoelhar, e agradecer a Deus pelo dia que passou, ou mesmo ler um pequeno versículo bíblico para a criança.

A pedofilia, os crimes violentos, os abusos sexuais, tudo isso é fruto da mentalidade atual, forjada na infância e nos bancos das escolas seculares.

Ao invés de se preocupar em mostrar a dita e aceita “realidade”, nossa preocupação deve ser a de que nossos filhos rejeitem esse tipo de comportamento, não se conformando com este século, mas se transformando através de uma mente renovada e limpa.

46. por vania moreno em
Jun122009, às 16:21pm

descobri q minha infancia inteira cresci com ilusões!!!
Nao preciso falar mais nada

47. por Gilson em
Jun132009, às 1:23am

Acho muito legal mostrar a realidades dos contos de fadas. Pelo que eu sei, esses contos são de origem camponesa, de vários países da europa. Pois, a vida camponesa não é um mar de rosa onde tudo dá certinho no final. Eles contavam esses contos para instruir suas crianças sobre as possíveis maldades dos homens, principalmente dos ricos e opressores que eram donos das terras onde eles trabalhavam. As crianças devem entender que há malícia e crueldade nesse mundo sim. Parabéns pelo bolg.

48. por rosemeire em
Jun202009, às 18:00pm

Na verdade, historias como a da ChapeuzinhoVermelho e outras escritas por Perrault que foram recolhidas da memoria de pessoas que ja as trasmitiam de gerações a gerações, não eram historias infantis,hoje que esses contos foram aproveitados para o publico infantil. Elas eram contadas as jovens moças pelos pais para que se precavesse,digamos assim, da maldade do mundo, a historia de Chapeuzinho Vermelho envolve toda um simbologia, como a da cor vermelha que representaria a sua virgindade. As vezes essas versoes nos assustam, mas fazem parte de toda uma tradição, que na minha opinião deve ser valorizada. GOSTO QUANDO VEJO PUBLICAÇÕES DESSAS VERSOES ORIGINARIAS. TCHAU

49. por DEYBIANE em
Jun222009, às 13:57pm

ADOREI OS CONTOS DE FADAS QUE VOCES CONTARAM ESPERO QUE ESCREVA MAIS.

50. por marcos paulo em
Jul072009, às 15:30pm

achei muito bom pois estou cansado de finais felizes sou muito mais os originais

51. por Herbert em
Jul222009, às 1:09am

Percebo que se discutiu muito sobre que versão é “melhor” ou “pior” do ponto de vista de “ser ou não alienado”, “ser honesto ou aminizador”… mas parece que ninguém lembra ou sabe que textos literários são recriações, reescrituras… o ponto não é apenas “ameninar” ou ser “realista”, mas, independente da ideologia em jogo, poder recriar. O texto não é bom ou ruim porque tem um final “feliz” ou “triste”, mas porque tem qualidade literária, ou artística (texto fílmico, por exemplo). Então, em vez de se jogar no time do A VIDA REAL ou A VIDA ALIENADA, cabe pensar esteticamente também… o que parece não foi percebido aqui, de um modo geral. Ideologia 12×0 Estética…

52. por iv em
Jul272009, às 15:20pm

Muito bom seu post. Tá de parabens,
Mas ouvi por alguns amigos de maneira bem mais tragica essas historias. Gostaria de achar essas versoes, se eu achar posto aki pra te ajudar…

53. por Gabriela Araújo em
Jul312009, às 19:50pm

André parabéns pelo tema e toda essa contradição q nos trás essa informação, eu concordo com o q o LUIS postou logo aqui no final, temos q ensinar as crianças a orarem e confiarem em Deus, ao contrário do q muitas pessoas pensam isso não é alienação nem bengala ( e mesmo se fosse uma bengala quem é q um dia não precisará de uma?), mas quando falamos do carater de Jesus, falamos da maneira correta da uma forma de encarar a realidade e mesmo assim não ficarmos loucos com tanta loucura q encontramos. Jesus diz: “Não vim trazer paz mas espada”, essa espada é a palavra dele q nos cura para podermos nos livrar dos fantasmas das violencias q sofremos, q aparecem de forma tão real nas versões originais dos contos de fadas, e a palavra de Deus tbm nos cura para não sermos nós oq cometemos essas coisas horrivéis, e não adianta sermos hipócritas pq todos nós temos desejos maus e bons dentro de nós, mas temos q diáriamente optarmos por eles e espero q tenhamos força para sempre optar pelo q é bom.Eu concordo q as versões originais são boas apenas para os adultos, acho as novas versões boas para as crianças, muito convenientes já q ainda assim apresentam lições de moral , principalmente se os pais e professores souberem e se interessarem em passar isso para os filhos e não apenas colocar no dvd, e não adianta dizer q não há clima para conversar com o filho e que ele não gosta desse tipo de conversa, pq quem cria as oportunidades somos nós, se nós não criarmos esse tempo de diálogo o mundo vai criar e passar de outra forma.

valeu gente !!!! bjão

54. por bella em
Ago022009, às 14:49pm

eu conheço uma outra história da chapeuzinho nesse o lobo come a vovo deixando o figado e o sangue para chapeuzinho
quando a menininha chega com fome o lobo manda ela come a carne e o vinho logo apos come o lobo a devora.

55. por evelin em
Ago192009, às 12:35pm

vcs podia colocar contos de fadas diferentes

56. por Tayane em
Ago212009, às 21:42pm

oiii eu sou a tayane e o da bela adormecida é o mais aterrorinzante eu fiquei com medo mais o do tarzan ele é esfaquiado em pedaços e comido pelos amigo uiiii

57. por Diego em
Ago282009, às 14:56pm

Também tem a história de pinochio. Na original o boneco de madeira mata do grilo falante, que é o personagem que representa a consciência. Parece que ainda tem mais algumas coisas, mas não lembro.

58. por danyelly em
Set042009, às 21:17pm

gostei muito de ler essas histórias!
até mesmo! que nunca é tarde para sonhar!

59. por danyelly em
Set042009, às 21:17pm

gostei muito de ler essas histórias!
até mesmo!porque nunca é tarde para sonhar!

60. por Cíntia Mara em
Set182009, às 17:51pm

Nossa, eu não fazia idéia que era assim! Agora fiquei curiosa pra ler os originais, mesmo não sendo muito bonitos.
Muito interessante o post.

61. por Lorenna Lonyeh em
Set192009, às 0:51am

Particularmente o sádico me interessou muito mais, Só lamento ter que demorar mais alguns anos para contar pra minha filhinha Sofia a verdade sobre o tão adorado João e Maria! =\

62. por Gabriele em
Set242009, às 9:53am

Aiin’, MuitO Lookaa EssAs HiStótiiaSs!!

Ameei’

63. por Elisa em
Set252009, às 20:22pm

Você já leu “A psicologia dos contos de fadas” do Bruno B. ? Esclarece muito sobre o tema. Pois, apesar de tudo a personagem simpática da história, a que a criança se identifica, fica ilesa no final. O que dá a ela a certeza que apesar de passar por várias provações no final, se salvará.

64. por Cristina em
Set292009, às 14:44pm

Eu acho muito interessante saber as histórias originais. Sempre fui apaixonada por lendas, contos, fábulas….
Mas acho que essas pessoas (a maioria) comentando que acham mais legal o original, por ser verdadeiro é tudo um bando de psicopata. O mundo já ta cheio de coisas ruins. Os contos foram modificados, mas acho que continuam com aspecto moral.
A Chapeuzinho por exemplo, ensina as crianças a obedecerem os pais.
A Branca de Neve mostra o pessoas com inveja são capazes de fazer.
Por causa de um filme cheio de armas, um idiota saiu atirando num shopping.
Crianças precisam de exemplos bons e não tragédia.
Acorda povo… por issso que o mundo ta cada vez pior…
Por existirem pessoas que acham legal matar o filho ou os pais, estuprar crianças.. isso é horrivel, é real, mas horrível…
Se tiver coisas boas as crianças serão melhores

65. por ZIZI em
Out152009, às 14:40pm

QUE LEGAL VOLTAR A SER CRIANÇA DE NOVO

66. por João Amaral do Carmo em
Out182009, às 10:44am

Conheço algumas histórias e gostaria de contá-las, como faço?

Agradeço a atenção.

J. Amaral.

67. por Maria Rosa Santos em
Out292009, às 17:04pm

axei os komtos bontimos é mio pra as krianca aprende a iskreve mio de bao
né?

68. por Mandy em
Out292009, às 17:25pm

O.O”

Alguns deles ai são inimagináveis,nunca que eu ia pensar isso de um conto de fadas,com aquelas coisas bonitinhas e fofinhas eo típico- (E foram felizes para sempreee….!!) o que nesse caso não é surpresa para ninguém.Mas essas versões originais são mesmo de ARREPIAR!!!Não dá para negar que é mesmo uma coisa mais realista e normal…é muito legaal adorei!!!!.

Agora coitada das crianças não?Acreditando numa coisa tão mentirosa,mas é claro para elas tem que ser a históriaa menos pesada.É….mas seria interessante saber qual efeito isso traria nelas e se elas soubessem as versões verdadeiras?O que mudaria?Será mesmo que continuariam idolatrando e adorando esses tais contos de fadas que aparentam ser coisinhass bonitinhas,que tem um fundo macabro?

(Eu adoraria saber sobre):
Alice no pais das maravilhas
A bela ea fera

Mandy

69. por Mari em
Nov292009, às 15:14pm

Realista e verdadeiro? Onde está isso… é por causa de pessoas que acha tudo isso muito natural e mais verdadeiro que o mundo está essa MARAVILHA… parece que se esquecem que um dia já foram crianças, e que acreditaram fielmente que poderiam ser “felizes para sempre”…

70. por Lady em
Nov292009, às 15:17pm

Essas estórias não têm nada de humano, pelo contrário… pessoas que acreditam que isso é humano devem estar com algum problema.

71. por Géssica lívia em
Nov302009, às 14:14pm

isso super esteranho.mandem mais versões diverdade de outras histórias para meu orkut sendro de 07 dias por favor.

72. por Victor Walles em
Dez132009, às 23:51pm

O q eu fikei sabendo é q a maioria dessas historias, os contos originais, são um pouco mais sinistros porq são baseadas em historias reais… Só q foram enfeitadas um pouco, não sei direito ouvi muito superfisialmente sobre o assunto, por exemplo, dizem q a Branca de Neve, na verdade, foi ESCRAVA dos anões por um tempo e quando fala-se que a chapeuzinho vermelho é comida pelo lobo, na verdade ela é estrupada por um desconhecido!!! Não tenho certeza, mas o q me disseram é q a maioria dessas personagens existiram e q depois fantasiaram as historias!!!

A Disney só fez o estrago de retirar o sarcasmo e o q restava de humano nelas!!!

73. por joao em
Dez232009, às 12:10pm

um um pouco sem grasa

74. por •Júnior• em
Dez282009, às 19:14pm

Caralho, as versões originais são beeeeeem melhores! *-*

75. por izabel em
Jan042010, às 12:23pm

acho que a verdadeira questão é… devemos contar a verdade nua e crua para nossos filhos, com toda a violência e pervercidade? … ou contar historinhas cor de rosa, escondendo a realidade na nossa sociedade? ‘-’ particularmente prefiro a verdade, mas não quero que meus filhos se tornem pessoas violentas e sem escrupulos, ‘quando tiver meus filhos, não irei omitir os fatos, mas tbm não vou aterroriza-los com contos macabros até que tenham idade e dicernimento para separar o certo do errado. se vinherem me questionar direi a verdade, pois não acredito que se possa construir uma relação de confiança com nenhum ser vivo baseado em mentiras, mas ainda sim me preocupa. vejo bastantes relatos de que jogos e progamação “infantil” violenta torna nosso pequenos pessoas frias e perversas, mas tbm sei que manter nossos filhos num mundo cor de rosa, desprepara-os para vida e os torna crianças “bobocas” abobadas … vejo isso nas minhas sobrinhas… fico entre a cruz e a espada … sinceramente não sei o mais qual o certo a se fazer… então não irei iludilos com historinhas de fadas nem papai noel nem coelho da pascoa, mas tbm não irei incentivar a cultura dos jogos e historias macabras. se eles se interesarem por isso naturalmente, irei responder com sinceridade a tudo que quiserem saber, mas não vou forçar um contato com essas historias, acho ser a melhor atitude.

76. por CaCa Marusso em
Jan062010, às 12:33pm

Eu fiquei impressionada com as historias dos tres porquinhos versao verdadeira da cinderela
furarão os olhos viraram mendingas nossa bom esse é meu comentario

77. por Jaqueline em
Mar212010, às 15:50pm

Já conhecia as versões originais, claro que são mais próximas da realidade e expressam a essência humana (que na minha opinião, é má), mas sinceramente aos meous filhos, pelo menos por enquanto, conto a versão amenizada, embora que sempre quesionando: só pq Joãzinho era pobre e a mãe dele viúva, ele tinha o direito de subir no é de feijão, roubar o gigante, matar ele e depois viver feliz para sempre????? O gigante era mau??????? Não tinha família que sentiria falta dele????? Acho que por esse motivo meus filhos preferem ler os livros sozinhos do que eu conte para eles.

78. por Katia Moreira em
Mar232010, às 14:09pm

Eu confesso que a história dos 3 porquinhos postadas aqui é a que eu já conhecia em livro. E a das irmãs da cinderela que cortam os pés também…puxa, descobri que tive uma infância terrível!!

79. por ThaiGoth em
Abr012010, às 14:40pm

Muito bom! Sempre tive um fetiche por contos de fadas, mas nunca gostei dos contados em TV, livros infantis, etc. O bom e macabro está no passado, e agora tenho o que contar para o meu priminho de 5 anos… Garanto que ele vai adorar saber que o terceiro porquinho esperto comeu o lobo e os restos mortais dos irmãos em seu estômago. Brincadeira, não contaria isso a ele. Mas foi muito engraçado ler! Obrigada, isso animou meu dia!

80. por Adriana Pasquottto em
Abr062010, às 21:08pm

Hum, muito bom!
Está cada vez mais difícil pra eu criar um conto de fadas!
Espero escrever um livro logo…

81. por ravenna ferrera de brito em
Abr142010, às 13:36pm

Eu acho os contos de fadas muito legal e romatico e muiito engraçado .

82. por Riko em
Abr152010, às 21:37pm

Bom, nos contos originais também tem a Princesa e o sapo, no qual a princesa mimada perde a bola e pede para o sapo pegá-la, ele pega e vai morar no castelo com ela…………mas um dia ela aborrecida com a companhia do amigo grudento aperta ele e o arremeça contra a parede……na batida e na queda o spo vira príncipe e não com um beijo.
valew

83. por Débora em
Abr212010, às 8:02am

Na minha opinião o Walt Disney era muito
esquisito, pois mesmo modificando as histórias se percebe vendo os desenhos símbolos estranhos, e partes de rituais pagãos, como citou o Dan Brow em seu livro Código Da Vinci, se assistirem os desenhos com atenção dá para perceber algumas coisas estranhas.

84. por maria de souza em
Abr232010, às 16:53pm

tenho 27 anos e nao me lembro de ter ouvido as originais dessas estorias quando era criança, os finais sempre eram felizes ,e foram muito imporatante para mim,se eu tivesse ouvido aquelas estorias hororosas acho que nao seria a mesma pessoa.Leio esses contos ára minha filha e ela adora.

85. por isaura 100% gata em
Abr272010, às 9:22am

os contos ñ são horrendos!!!!!!!!!!!!

86. por Bruna em
Abr272010, às 15:30pm

andré sua ideia é boa mas este negósio de estrupo demonio e outras coisas nao sao coisas que se conte pra crianças nao estou te criticando é bom que elas saibam a verdade mas nao tao resaltada eu sou mais velha mas ainda estou com medo as crianças devem saber desas coisa bem mais velhas com masi de 11 anos e este site esta aberto para quaquer um
ACHO QUE VC DEVERIA MUDAR UM POUCO PQ EU FUI PROCURAR UMA HISTÓRIA DA CINDERELA QUANDO ELA ERA RADICAL muda viu ? bjs xau

87. por naianne em
Mai092010, às 18:01pm

hsauhsauhsahuh muitoo legal, acho mais interessante a real história desse jeito do que dakele jeito fictício hsuahsuah

88. por Ane Elisa em
Mai102010, às 15:24pm

Nossa esses contos de fadas são totalmente diferentes que eu pensava… Ai que meda!

89. por guilherme em
Mai102010, às 16:35pm

olha eu acho que as crianças deverian ficar sabendo que essas historias nao sao apropriadas eu ja sabia disso amuito tempo mas quando era criança nunca chorei por isso .

e tem a alice no pais das maravilhas tambem

90. por zibia em
Mai112010, às 21:21pm

nao fiquei surpresa,nunca fui com a cara de conto de fadas mesmo!!!
nem com a da disney,odeio a disney!

91. por isabela em
Mai132010, às 19:38pm

eu quero saber o conto da alice, \: mas eu naum consigo achar no google !
eu sei uma parte, que ela eera abusada pelo pai e se drogava, e quando estava drogada fugia da realidade, indo para o pais das maravilhas *o*

92. por sibila campello em
Mai272010, às 15:15pm

meu Deus isso e uma barbaridade
e o pior e que crescemos ouvindo isso
fala serio !!!!!

93. por silvia em
Mai282010, às 21:06pm

não achei legal a da bela adormecida

94. por kerom em
Mai292010, às 18:13pm

eu também gostei dessas versões reais meio assustador mas bem legal gosto de histórias aterrorizantes eu estou toda hora procurando histórias no google para mim ler..

95. por Adriana em
Mai312010, às 16:54pm

Acho muito importante a criança terem essa ilusão de final feliz, o mundo já é tão mal, nossas crianças convivem com tanta violencia, muitas delas em suas proprias casas.
Hoje em dia novelas são violentas, jornal, e muitos desenhos, prova disso é o aumento de jovens lutando em portas de escolas e colocando na internet.

Sou super a favor da Disney, pois nos leva de vez em gdo para um mundo perfeito, onde a bondade prevalece sobre a maldade.

Assim deveria ser o mundo, as crianças hoje em dia não tem medo de lobsomem, saci da cuca e sim de ladrão, bala perdida e etc.

Com certeza eu quero que meus filhos sonhem com um mundo melhor e que eles tenham amor pelo proximo, não quero que eles vivem nessa inversão de papeis que estamos vivendo.

96. por camila costa santos em
Jun052010, às 9:18am

e otimo mostrar o verdadeiro significado dos contos de fadas para as crianças para elas perceberem que no fundo dos contos de fadas pode ter alguma coisa

97. por juliatecaca em
Jun062010, às 15:15pm

que horroooooor

98. por Lia em
Jun082010, às 0:44am

Bem legal essas versões originais,sempre gostei de histórias um pouco assustadoras,mas minha mãe só me contava essas açucaradas!!!!

99. por Beratriz em
Jun102010, às 17:01pm

Gente,mto sinistro!!!!!!se quiserem ,conheço outro site que conta histórias diferentes,mas são praticamente os mesmos contos.

http://www.nerdssomosnozes.com/2009/03/os-verdadeiros-contos-de-fada.html

100. por raquel em
Jun162010, às 14:44pm

Eu acho engraçado é sempre essa necessidade de criticar o que foi amenizado só pelo fato de ter sido amenizado, sendo que na época desenhos da Disney, como Bambi (que muitos dizem que é filme de gay), surtiam os mais diversos medos naquelas crianças. Só porque estamos acostumados com sangue e baixaria por todo canto atualmente, isso não desmerece os clássicos.

101. por Ana Paula em
Jun162010, às 15:28pm

As histórias não foram escritas para crianças e sim para os adolescentes da época, por isso são polêmicas. A Disney simplesmente adaptou as histórias para as crianças.

102. por michele pauline em
Jul012010, às 23:24pm

Lendo todos estes comentários, cheguei a conclusão de que considero muito mais preocupante, ver como o brasileiro escreve mal, sinal de que não lê, e só faltava agora começar a ler os originais destes contos para deformar ainda mais o seu caráter; que já não demonstra ser dos melhores, gostando tanto de saber desse lado horroroso dos originais contos de fadas. É mesmo lamentável!!!

103. por Rafinha em
Jul142010, às 17:55pm

Nuuuuuussa vei tô surpresso oq e eu vi
velho é muitissimo sinistro esses reais contos de fadas “velho” to besta e ao mesmo tempo acho interessante pq é bom saber a verdade sobre esses contos de fadas qe eu escutava qando era criança.

104. por renata em
Jul212010, às 11:20am

Que coisa não!
Estou surpresa, apesar que a realidade dos contos de fadas e a mesma na qual vivemos hoje.

105. por Carolayne Ribeiro da S. em
Jul262010, às 15:49pm

Não acho muito boa essa coisa de ficar agradando as crianças,mudando as histórias verdadeiras,elas devem aprender como o mundo é.Por isso hoje tem adultos de 25 anos com medo de bicho papão.

106. por Carolayne Ribeiro da S. em
Jul262010, às 15:52pm

Não acho certo distorcerem o mundo para as crianças, devem aprender desde cedo que o mundo não é COR-DE-ROSA.

107. por Renan em
Jul292010, às 20:12pm

Em conversas com uma amiga, um dia falamos sobre as histórias originais e um pouco na dúvida sobre tudo isso, ela me mostrou esse site que me ajudou muito,e lendo os comentários reparei como as opiniões são tão particulares né…
Bom, a minha opinião é que prefiro as originais isso claro pq agora estou com 20 anos, se conhecesse essas histórias com sei lá 7 ou 8 anos (quando aprendi a ler), provavelmente teria pesadelos todas as noites. Mas é importante saber que na epóca que essas histórias foram criadas, o intúito delas eram os adultos, e que não havia nada propriamente feito para crianças naquele tempo!

108. por Déborha em
Ago062010, às 22:35pm

Na verdade o conceito de infância é mais atual do q se pensa… “antigamente”_antes da revolução industrial_as crianças eram tidas como “adultos pequenos”, tanto que, como já foi dito, essas Estórias eram baseadas em Histórias reais, para prevenir aos mais jovens a respeito da realidade q os cercavam… Claro que contar essas histórias a crianças que hj não precisam trabalhar (a maioria, nos “interiores da vida” vc ainda pode encontrar trabalho infantil…), que têm tudo oq querem d bandeja e muitas vezes fazem os pais “as obedecerem” fazendo oq bem querem, obvio que em uma realidade contemporânea não caberia, até pq, como tbm já foi dito, a ilusão do “felizes para sempre” – fantasia – é necessária para o desenvolvimento e formação das crianças, no contexto atual – só frisando. Mas acredito que cabe sim a adolescentes – q já possuem o mínimo de discernimento para saber o q é real e o q é fantasia – e serviria para “situar” do q acontece no mundo e estar atento e alienado (“ali-é-nada” _ ou seja, não ter bagagem nenhuma para ir ao mundo).

109. por Déborha em
Ago062010, às 22:38pm

Na verdade o conceito de infância é mais atual do q se pensa… “antigamente”_antes da revolução industrial_as crianças eram tidas como “adultos pequenos”, tanto que, como já foi dito, essas Estórias eram baseadas em Histórias reais, para prevenir aos mais jovens a respeito da realidade q os cercavam… Claro que contar essas histórias a crianças que hj não precisam trabalhar (a maioria, nos “interiores da vida” vc ainda pode encontrar trabalho infantil…), que têm tudo oq querem d bandeja e muitas vezes fazem os pais “as obedecerem” fazendo oq bem querem, obvio que em uma realidade contemporânea não caberia, até pq, como tbm já foi dito, a ilusão do “felizes para sempre” – fantasia – é necessária para o desenvolvimento e formação das crianças, no contexto atual – só frisando. Mas acredito que cabe sim a adolescentes – q já possuem o mínimo de discernimento para saber o q é real e o q é fantasia – e serviria para “situar” do q acontece no mundo e estar atento, e não* alienado (“ali-é-nada” _ ou seja, não ter bagagem nenhuma para ir ao mundo).

110. por F .' em
Ago122010, às 14:21pm

obrigado gete .’

111. por F .' em
Ago122010, às 14:22pm

obrigado gente .’

112. por Adriele em
Ago152010, às 15:40pm

Todos nós crescemos com um mundo de fantasia em nossas cabeças quando,crescemos e vemos a realidade cruel
queremos muito nós refugiar nas fantasias de infância…
E quando percebemos que até essas são uma distorção de uma realidade de contos de épocas pertubadoras….
Mas que são as originais … acho bem melhor do que as da disney…
mas as crianças precisam de Contos de Fadas para a infância ser mais inocente

113. por anatalia em
Ago222010, às 11:39am

eu amei esses contos de fada!!!!!!!

114. por Andreia em
Ago242010, às 22:40pm

Apenas para corrigir o equívoco: a Disney não modificou os contos de fadas. O que ela apresenta em suas obras, é uma miscelânea das diversas versões existentes em todo o mundo. Os contos de fadas são histórias populares, que inicialmente passavam de boca-em-boca, até serem compiladas por Perrault, Andersen, Irmãos Grimm… e assim sucessivamente. A medida que estas histórias passavam de geração a geração, países a países, foram sofrendo modificações que se tornaram necessárias, a medida que o tempo e a relação entre os homens foram se transformando.
Para quem tiver mais interesse em saber sobre o assunto mando umas dicas sobre livros muito bons que estou usando para desenvolver meu TCC sobre contos de fadas:
. O Conto de Fadas – Nelly Novaes Coelho
. A psicanálise dos contos de fadas – Bruno Bettelheim
. Panorama histórico da literatura infantil / juvenil – Nelly Novaes Coelho
. O Imaginário no poder – Jacqueline Held

Boa leitura

115. por lilian em
Ago242010, às 23:21pm

é verdade que a branca de neve seria uma pessoa albina? podem me responder? vou esperar

116. por karem em
Ago262010, às 21:31pm

ja li a versao original de a pequena sereia é otima!gostei muitos dos seus comentarios sobre cada estoria!!

Escreva um comentário

Caros(as) leitor(as)

Seus comentários são muito bem-vindos e para que o convívio entre nós seja aprazível – mesmo quando discordarmos – antes de escrever, leia o que segue:

Não serão publicados: comentários anônimos ou com apelidos grosseiros; comentários escritos todo em MAIÚSCULAS; comentários escritos de forma incompreensível, um exemplo, todo em "miguxês"; comentários com ofensas pessoais; comentários com propagandas e spam; comentários referentes a outro post que não este.

As opiniões expostas nos comentários são de responsabilidade de quem as escreveu. Obrigado.

André

Lendo.org - Literatura e Resenhas de Livros ©2006-2010

Todos os direitos reservados - Não copie sem prévia autorização