5 apps incríveis para fazer anotações e compartilhar conteúdo de suas aulas

Na semana passada abordei aqui a utilização da tecnologia em prol da educação.

Sugeri a professores 3 dicas para melhor aproveitar as novas possibilidades fornecidas pela tecnologia para melhorar a qualidade das aulas e, consequentemente, do ensino.

Escrito pelo professor André Gazola

André Gazola é professor de redação e língua portuguesa há 15 anos, foi avaliador de redações do ENEM por 3 anos e já levou centenas de alunos à aprovação em cursos concorridos como Medicina e Engenharia, em universidades federais e privadas. Além disso, foi orientador de artigos e TCCs em cursos de graduação por 4 anos e hoje é um grande entusiasta da inteligência artificial aplicada à educação. Atualmente produz conteúdo sobre redação para o Youtube, Instagram e Tiktok, além de gerenciar seus próprios treinamentos: o Meu Sonho de Redação e o ProfGPT.

→ Clique aqui para saber mais sobre a formação e experiência do professor.
→ Clique aqui para conhecer o canal do Youtube

Hoje, vamos ajudar os estudantes a organizar as suas anotações e a tirarem mais proveito das aulas com a ajuda de aplicativos disponíveis no mercado. Se você adora tecnologia, essa é a oportunidade de utilizá-la em favor dos seus estudos!

Veja abaixo 5 dicas de aplicativos para você realizar anotações e compartilhar conteúdo de suas aulas.

Evernote

Evernote Site PrintScreen

O Evernote é um dos aplicativos de notas mais famoso do mundo.

Com ele é possível realizar anotações e incluir imagens, arquivos de voz, documentos e o que você desejar. Dessa forma fica fácil organizar todo o conteúdo de uma aula em um único lugar.

Além das notas, ele ainda possui outros recursos, como as apresentações e o Context, que mostra notas relacionadas ao assunto que você está anotando.

Eu o utilizo também como forma de organização, salvando a evolução de alguns alunos de aulas particulares e também diferentes versões de textos deles que eu corrigi e foram reescritos.

Acesse o EverNote

Explain Everything

App Explain Everything - Para anotações de professores e alunos

Com o Explain Everything o aluno pode organizar suas anotações e criar ficheiros de estudos, incluindo animações, slides, simples anotações em texto, etc.

Aprenda a usar a inteligência artificial para elaborar provas e listas de exercícios em instantes. Recupere seus fins de semana e tenha mais tempo com sua família.

Clique aqui e conheça o curso profGPT

O que mais chama a atenção neste app, no entanto, é que ele permite a importação de documentos, o que auxilia muito no compartilhamento de informações e ajuda o aluno a concentrar todas as suas anotações e documentos em um único lugar sem a necessidade de outros aplicativos.

Acesse o Explain Everything

Wunderlist

wunderlist logo

O Wunderlist é um aplicativo voltado para organização de listas.

Ele pode ser ideal para os estudantes que desejam organizar sua programação de estudos, com lembretes do que precisam estudar. O app permite criar uma agenda de lembretes para melhor organizar suas listas de acordo com assuntos ou categorias, além de possibilitar escrever breves anotações e inserir horário e data nos lembretes.

Acesse o Wunderlist (agora, Microsoft To Do)

Educreations

Educreations - Lousa Interativa para professores e alunos

O Educreations não se resume apenas em um aplicativo de anotações.

O app permite que os estudantes desenvolvam vídeos animados sobre as aulas e o conteúdo abordado. Dessa forma o estudo fica muito mais divertido e atraente.

Para os professores, essa ferramenta pode ser utilizada como uma lousa interativa a fim de enriquecer as aulas.

Acesse o Educreations

OneNote

OneNote - Aplicativo para professores e alunos com integração ao Microsoft Office

O OneNote faz parte do pacote Office e possui uma ótima integração com produtos e serviços da Microsoft, como o OneDrive e o Surface.

Ele permite realizar anotações da maneira que você desejar, dispondo caixas de texto, blocos e imagens de acordo com a sua preferência dentro da nota. Além disso, a organização de caderno do OneNote é bastante prática e intuitiva.

Conheça o OneNote

Aprenda a usar a inteligência artificial para elaborar provas e listas de exercícios em instantes. Recupere seus fins de semana e tenha mais tempo com sua família.

Clique aqui e conheça o curso profGPT

Artigos Recentes