21 filmes sobre educação e professores criativos

Filmes sobre Professores

Em um trabalho numa daquelas disciplinas pedagógicas (que são um saco), tivemos que escolher um filme que abordasse a educação, professores etc.

Ok, não é tão difícil assim para quem assistia a sessão da tarde quando era pequeno; mas o fato é que a partir daquilo precisaríamos explicar alguma teoria pedagógica de um daqueles autores alienígenas.

Pois bem, como aquelas teorias não interessam a ninguém, resolvi sugerir os tais filmes sobre educação pra vocês assistirem. Só não pensem que são daqueles filmes antigões de 30 anos atrás. A maioria deles é recente e todos que gostam de filmes, além de um bom livro, vão gostar (ainda mais quem pretende ser professor ou professora)

Ah, sim. Alguns deles são baseados em livros, claro. E os resumos/sinopses são tirados desses sites de filmes que tem por aí.

Gênio Indomável

Gênio Indomável
Resumo: Um garoto dotado de grande inteligência mas que vive se metendo em encrenca. Sem família e com pouca educação formal, ele devora livros mas guarda tudo que aprende para si e procura empregos que dispensam qualificação. Um professor do MIT descobre que Will é um gênio e quer o garoto em sua equipe de matemática, mas, como Will tem problemas com a polícia, é preciso fazer um acordo com a justiça. São impostas duas condições: ele tem que trabalhar com o professor e fazer terapia. Sean McGuire (Robin Willians) é o terapeuta chamado para domar o dificíl temperamento do rapaz. Ambos são igualmente teimosos, mas surge uma amizade que convence Will a encarar seu passado e seu futuro.

Uma mente brilhante

Uma mente brilhante
Resumo: Baseado no livro A Beautiful Mind: A Biography of John Forbes Nash Jr., de Sylvia Nasar. O filme conta a história real de John Nash que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade. Brilhante, Nash chegou a ganhar o Prêmio Nobel. Diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos, Nash enfrentou batalhas em sua vida pessoal, lutando até onde pôde. Como contraponto ao seu desequilíbrio está Alicia (Jennifer Connelly), uma de suas ex-alunas com quem se casou e teve um filho.

Legalmente Loira

Legalmente Loira
Resumo: A loira Elle Woods levou um fora do namorado, Warner Huntington III, um garoto de família aristocrata que está indo estudar direito em Harvard. O motivo: ela é “loira” demais. Elle decide provar que não tem apenas beleza e se inscreve na mesma universidade, mesmo que isso signifique perder todo o conforto de sua vida fútil. Agora ela tem que lutar e se virar, ao mesmo tempo em que tenta reconquistar seu amado. E está decidida a provar, em nome de todas as loiras, que também é capaz de ser uma boa advogada.

Nenhum a menos

Nenhum a menos
Resumo: As dificuldades encontradas por uma menina de 13 anos quando tem de substituir seu professor, que viaja para ajudar a mãe doente. Antes de partir, ele recomenda à garota que não deixe nenhum aluno abandonar a escola durante sua ausência. Quando um garoto desaparece da escola, a jovem professora descobre que ele deixou o vilarejo em direção à cidade em busca de emprego, para ajudar no sustento da família. Seguindo os conselhos de seu professor, ela vai atrás do aluno.

Ana e o rei

Ana e o rei
Resumo: Quando a professora inglesa, Anna Leonowens, chega ao exótico Sião para ensinar os filhos do Rei Mongkut, suas sensibilidades ocidentais se chocam com os modos do governante oriental. A tensão aumenta quando Mongkut descobre que forças externas estão conspirando contra seu regime.

Pro dia nascer feliz

Pro dia nascer feliz
Resumo: Documentário sobre as diferentes situações que adolescentes de 14 a 17 anos, ricos e pobres, enfrentam dentro da escola: a precariedade, o preconceito, a violência e a esperança. Foram ouvidos alunos de escolas da periferia de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco e também de dois renomados colégios particulares, um de São Paulo e outro do Rio de Janeiro.

Forest gump

Forest gump
Resumo: Forrest Gump é um homem muito especial. Considerado estúpido por todos que o conheçem, ele é na verdade apenas uma pessoa ingênua que vê o mundo por uma perspectiva diferente. Gump acidentalmente participa de alguns dos momentos mais importantes da história recente dos Estados Unidos – Guerra do Vietnã, Caso Wategate, entre outros – enquanto tenta ir atrás do grande amor de sua vida. Sua história é contada com drama e bom humor em iguais proporções, surpreendendo o espectador a cada cena.

O Amor é contagioso

O Amor é contagioso
Resumo: Em 1969, após tentar se suicidar, Hunter Adams voluntariamente se interna em um sanatório. Ao ajudar outros internos, descobre que deseja ser médico, para poder ajudar as pessoas. Deste modo, sai da instituição e entra na faculdade de medicina. Seus métodos poucos convencionais causam inicialmente espanto, mas aos poucos vai conquistando todos, com exceção do reitor, que quer arrumar um motivo para expulsá-lo, apesar dele ser o primeiro da turma.

Duelo de Titãs

Duelo de Titãs
Resumo: Nos anos 70, numa cidade da Virgínia, a justiça determinou que as escolas deveriam promover a integração entre brancos e negros. Cumprindo a norma, a escola T.C. Williams substituiu o treinador de futebol americano Bill Yoast, branco, por Herman Boone, negro. Além de não ser bem recebido, o novo treinador tem que lidar com jovens que estão juntos pela primeira vez e que, por preconceito racial, não se dão bem. Mais do que o esporte, o racismo é o maior desafio que Boone enfrenta para levar o time adiante.

Cidade dos homens

Cidade dos homens
Resumo: Aos 18 anos, Laranjinha e Acerola estão prestes a ingressar na vida adulta. Questões como filhos, mulheres e emprego, bem como as responsabilidades relacionadas a esses assuntos, permeiam as aventuras dessa dupla de amigos que mora na favela Cidade de Deus, no Rio de Janeiro.

O clube do imperador

O clube do imperador
Resumo: Baseado no texto The Palace Thief, de Ethan Canin, O Clube do Imperador conta a história de William Hundert, um professor apaixonado pelo trabalho que tem sua vida pacata e controlada totalmente mudada quando um novo estudante, Sedgewick Bell, chega à escola. Porém, o que começa como uma terrível guerra de egos acaba se transformando em uma profunda amizade entre professor e aluno, a qual terá reflexos na vida de ambos nos próximos anos.

Sociedade dos poetas mortos

Sociedade dos poetas mortos
Resumo: Em 1959, John Keating volta ao tradicionalíssimo internato Welton Academy, onde foi um aluno brilhante, para ser o novo professor de Inglês. No ambiente soturno da respeitada escola, Keating torna-se uma figura polêmica e mal vista, pois acende nos alunos a paixão pela poesia e pela arte e a rebeldia contra as convenções sociais. Os estudantes, empolgados, ressuscitam a Sociedade dos Poetas Mortos, fundada por Keating em seu tempo de colegial e dedicada ao culto da poesia, do mistério e da amizade. A tensão entre disciplina e liberdade vai aumentando, os pais dos alunos são contra os novos ideais que seus filhos descobriram, e o conflito leva à tragédia.

Com mérito

Com mérito
Resumo: Monty é um estudante de Harvard prestes a se formar. Quando seu computador quebra, ele fica apenas com uma cópia impressa de seu trabalho de graduação e corre pra tirar uma cópia, mas tropeça e o calhamaço cai no porão de um prédio. Ali se abriga o mendigo Simon, que pega o trabalho e chantagea Monty: para cada página do trabalho, ele quer um dia de casa e comida. E assim Monty e seus companheiros de república são forçados a conviver com Simon, um relacionamento que aos poucos se transforma em amizade. O mendigo está doente, teme morrer logo e começa a rever os erros de sua vida. E pode não ser culto, mas é capaz de ensinar algumas coisas sobre a vida para estes estudantes de Harvard.

O Nome da Rosa

O Nome da Rosa
Resumo: Adaptação do livro de Umberto Eco. Sean Connery faz o Sherlock Holmes dos monges, tentando solucionar uma série de assassinatos ocorridos num mosteiro do século XIV.

Meu mestre minha vida

Meu mestre minha vida
Resumo: Arrogante e autoritário, o professor Joe Clark é convidado por seu amigo Frank Napier a assumir o cargo de diretor na problemática escola em Paterson, New Jersey, de onde ele havia sido demitido. Com seus métodos nada ortodoxos, Joe se propõe a fazer uma verdadeira revolução no colégio marcado pelo consumo de drogas, disputas entre gangues e considerado o pior da região. Com isso, ele ao mesmo tempo coleciona admiradores e também muitos inimigos.

Perfume de mulher

Perfume de mulher
Resumo: Frank Slade é um ex-coronel do exército cego que leva o jovem estudante Charlie Simms para um final de semana em Nova York, no feriado de Ação de Graças. Durante a viagem, Frank revela ao jovem Charlie seus planos: visitar sua família, comer em bons restaurantes, dormir com uma bela mulher e, depois de tudo, cometer suicídio. O filme acompanha os dois durante o fim de semana, quando situações emocionantes os ensinam sobre os relacionamentos e significados da vida.

Em luta pelo amor

Em luta pelo amor
Resumo :Vida da cortesã veneziana do século XVI, Verônica Franco, lendária por seus dotes verbais e sexuais e habilidade para virar as cabeças de diplomatas estrangeiros. Sua busca insistente pelo amor do nobre Marco Venier, uma iminente epidemia e a perseguição da Igreja são as ameças de sua ruína.

Escritores da liberdade

Escritores da liberdade
Resumo: Erin Gruwell é uma jovem professora que leciona em uma pequena escola de um bairro periférico nos EUA. Por meio de relatos de guerra, ela ensina seus alunos os valores da tolerância e da disciplina, realizando uma reforma educacional em toda a comunidade.

A Voz do coração

A voz do coração
Resumo: Ao receber a notícia do falecimento da mãe, o reconhecido maestro Pierre Morhange volta para casa. Lá, ele recorda sua infância por meio da leitura das páginas de um diário mantido por seu antigo professor de música, Clément Mathieu. Na década de 40, o pequeno Pierre é um menino rebelde, filho da mãe solteira Violette. Ele freqüenta um internato dirigido pelo inflexível Rachin, que enfrenta dificuldades para manter a disciplina dos alunos difíceis. Mas a chegada do professor Mathieu traz nova vida ao lugar: ele organiza um coro que promove a descoberta do talento musical de Pierre.

Vem dançar

Vem dançar width=
Resumo: Pierre Dulaine é um dançarino profissional que resolve trabalhar voluntariamente numa escola de dança do sistema de ensino público nova-iorquino. Enquanto sua formação bate de frente com os desejos de seus alunos, juntos eles criam um novo estilo de dança. Baseado em história real.

Conrack

Conrack
Resumo: Um homem branco chega em uma ilha quase inteiramente habitada por negros, com o objetivo de dar aulas na escola local. Lá ele enfrenta resistências para poder dar uma educação melhor aos seus alunos.

André Augusto Gazola é formado em Letras, professor de Literatura e História da Arte, pós-graduando em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura e fundador do blog Lendo.org.É casado e mora em Bento Gonçalves-RS.

Comente!

28 Comments

  1. Achei magnifica a divulgação desse trabalho para quem se interessa com a prática pedagógica, os filmes que assisti e os livros que Lê por indicação ou por ter interesse na história, foram muitas vezes transformadores de comportamentos, bom no momento estou mais para Augusto Cury e são bem interessante são livros que levantam ainda mais a autoestima, porque as vezes estamos um pouco cansados dos estudos ou do cotidiano e uma boa leitura com um ótimo filme motivador ou uma história com reflexões teóricas de como agir em salas de aulas principalmente no meu caso que sou depressiva e preciso sempre levantar minha auto estima, tirando a monotonia cotidiana, compreender melhor alunos ,professores, pessoas intituladas de amigas, familiares, entre outros, nossos pensamentos e comportamentos ficam abalados e hora de mudar o ritmo das coisas. Aconselho “Vc é Insubstituível” de Augusto Cury, ou também “Nunca desista de seus sonhos” e uma forma de auto ajuda bem favorável ou talvez, James C. Hunter “O Monge e o Executivo” uma história sobre a essência da liderança, muito bom.
    Abraços e boa sorte para quem adquirir, ler e conseguir levantar sua auto estima.

  2. Adorei esta iniciativa e como educadora tais estratégias serão utilizadas por mim, claro. Já estou ansiosa para levar minha lista para a locadora … Aproveito para indicar o filme: O primeiro da classe e As melhores coisas do mundo. Abraços!!!

  3. O filme sociedade dos poetas mortos mostra a importância do professor na vida do aluno e como é importante a participação da famí­lia. Trás uma escola tradicional, que mostra a todo o momento que professor é aquele que estimuilar. E transforma e desperta a criatividade que ele é fundamental na sua formação como cidadão. Feliz o aluno que se encontra com um professor que tem atitudes inesperadas,isso bom pois faz com que aluno tenha seus próprios raciono.
    O professor procura olhar o seu educando com perspectiva. O filme também mostra como é importante o incentivo da famí­lia na vida do aluno para que o desenvolvimento seja cada vez maior. Portanto, a motivação é muito importante no processo de aprendizagem e a participação da famí­lia e as teorias contribuem para modificação entre o professor e aluno, não esquecer que escolar ,professor e aluno caminha juntos.

  4. Oi…
    Gostaria de acrescentar os filmes:
    – Os Corajosos
    – O Presente
    – Um Sonho Possí­vel
    – A cor do Paraí­so
    – A Ilha
    – Cartas Para Deus
    – Gato de Botas
    – Decisões Extremas
    – No Limite
    – Procurando Nemo
    – Uma prova de Amor

    Já trabalhei com todos vale a pena!

    Grande abraço!

  5. Muito obrigada André pela valiosa colaboração.
    Para quem puder me ajudar, estou precisando, em caráter de urgência, de indicações de filmes para trabalhar Filosofia para Crianças e Adolescentes.
    Agradeço Muito. Abraço a todos!

  6. Olá, André, tudo bem?
    Parabenizo-lhe pela brilhante iniciativa. Sou Orientadora Educacional e estava navegando justamente em busca de lista de filmes educativos, para que eu possa enriquecer minhas atividades, sobretudo com o resgate do prazer em aprender, para despertar tantos sonhos em muitos dos nossos alunos, que í s vezes teimam em engavetá-los. Nós educadores que amamos o que fazemos e como Paulo Freire, acreditamos que “educação sem esperança não é educação,” vamos continuar fazendo nossa parte,por mais vulnerável que que esteja sendo “ser professor”hoje em dia. Um abraço a todos que enriqueceram essa lista maravilhosa.

  7. Trabalhos no curso de pós graduação em Direito Aplicado í  Educação e Pós em Psicopedagogia, já conhecia alguns dos filmes, mas achei excelente este post.
    Parabéns pelo trabalho.
    Abraços,

  8. Olá André,

    Acrescentaria à sua lista o filme “Front of the class” (De frente para a classe), uma história divertida que nos ensina sobre a difícil superação de um jovem com síndrome de Tourett para alcançar seu maior sonho: ser professor.

  9. Oi, André.
    Eu assisti ao filme: “Filhos do paraí­so”, que é muito lindo.
    Quis assistir de novo recentemente, mas o dono da Locadora havia vendido e não consegui mais encontrá-lo.
    Você sabe como posso achá-lo?
    Obrigada

  10. André
    Parabéns, muito boa sua lista e iniciativa, pois deu oportunidade a que houvesse 482 manifestações!
    Sugiro o documentário: TEMPLE GRANDIN, que recebeu o Grammy de melhor documentário, sobre uma mulher que dá nome ao filme. Ela é autista mas, apesar disso, tornou-se referência mundial em autismo e criação de animais.
    Vale a pena ver o esforço de sua mãe para tirá-la de seu isolamento.
    Abraço a você e atodos que seguem seu site.
    Edvanda

  11. Confesso que fique muito grato com as dicas de filmes. estava precisando mesmo de algumas dessas indicações, sou estudante de psicologia e com certeza essas dicas me ajudarão muito.

    Um grande abraço

  12. Olá, pessoal! Realmente só tenho que agradecer. Apesar de alguns criticarem, acredito que essa troca de conhecimentos é algo realmente valioso. Nossa profissão não é valorizada justamente por isso, quando alguns tentam propor, sugerir algo, sempre tem alguém que critica. Adorei a lista de filmes, alguns já conhecia, e adorei a sugestão dos colegas nos comentários, o que ajudou a aumentar a NOSSA lista de filmes! Quanto ao fundamento pedagógico, cabe a cada um usar a criatividade. Eu, por exemplo, passo o “Vem Dançar” quando percebo que a turma é “difí­cil” e que precisa de motivação. Aliás, valores, é algo que está muito em falta nas escolas públicas. Filmes que trabalham motivação e valores são perfeitos para dar um “empurrãozinho” na turma. Valeu, pessoal!

  13. Olá André e demais colegas!

    Parabéns Andrá pela sua iniciativa, gosto muito de trabalhar com filmes em sala de aula e me deliciei com tanta sugestão.
    Parabéns a todos pela participação e outras sugestões…
    Não tenho sugestões a dar no momento, mas reitero como excelentes filmes: Como estrelas no céu, toda criança é especial e Triunfo, realmente são ótimos e nos levam a uma grande reflexão!
    Abraços a todos!

  14. Gostaria de filmes para trabalhar em centros comunitários com crianças e adolescentes de 06 a 14 anos. Geralmente sobre regras, nutrição, valores…. Grata!

  15. Muito boa a lista. Senti falta de “Mentes Perigosas”, com Michele Pheiffer.

  16. Amei a lista dos filmes! De fato é muito boa, sou pesquisadora da UFRPE e trabalho com linguagem filmica no ensino da história, logo a minha dí­vida é: dessa relaçao extensa de filmes, qual deles é de cunho histórico? que conteúdos podem ser trabalhados com eles.
    EX: O menino do pijama listrado trabalha com o Holocausto e o Nazismo. Desde já agradeço pelas dicas uma vez que promoverei um clube do cinema no meu projeto de pesquisa. Abraços!

  17. Incrivel não ter o clássico O preço do desafio!!! Acrescente aí­!

  18. André, parabéns pelo excelente site. Não posso deixar de comentar sobre um babaca que criticou sua iniciativa dizendo que o trabalho com filmes não tem embasamento teórico suficiente e ficam apenas na superficialidade, no senso comum.
    Como sempre irá existir em nosso meio, essa pessoinha deve fazer parte daqueles “Doutores que se acham”, cuja única coisa que sabem fazer bem é ficar regorgitando” teorias de outros autores. Lembro que qualquer idiota pode ter uma boa memória… enfim…
    André, mais uma vez, parabéns pela excelente iniciativa, seu único “erro” foi ter esquecido de esclarecer aos “crí­ticos de meia tigela” que os filmes sugeridos nessa página não serão utilizados como embasamento teórico aos docentes, mas como uma estratégia motivadora para trabalharmos o conteúdos educacionais.

    Grade abraço

  19. Sou professora da sala de leitura da rede estadual e adorei essas dicas sobre filme para todas as séries, no meu projeto tem filme na minha sala uma vez por semana para o ensino fundamental e médio. Valeu as dicas. Abraço. Cleusa Parise

  20. André, o site é maravilhoso.
    Indico um filme indiano sobre dislexia e como o aluno é tratado por um professor de Artes interessado em ajudá-lo:
    COMO ESTRELAS NA TERRA
    E um americano chamado: UM NOVO HOMEM.

  21. Muito interessante o seu trabalho de divulgação de filmes pedagógico, que aliás são bastante úteis a nós que trabalhamos com formação docente. São pontos de partida para as reflexões teóricas de salas de aula, evitando assim a monotonia e o cansaço de tantas leituras. Os filmes mesmo alguns sendo americanos servem, sim, de base e reflexão para que nós professores compreendamos que sempre há uma maneira de transformar comportamento e pensamentos; não precisa que compiemos, mas que é possí­vel fazer a diferença. Gostaria, também, de contribuir com os filmes:
    1. Como estrelas na terra;
    2. Professora sem classe;
    3.Um conto chinês;
    4.Winter, o golfinho;
    5. Estrada para a glória;
    6. Violência na escola;
    7. Cartas para julieta;
    8. A procura da felicidade;
    9. Ela dança, eu danço;
    10. O segredo de Bethoven;
    11. Escola da vida;
    12. Preciosa: uma historia de esperança;
    13. O menino de pijama listrado;

  22. Adorei a lista, ja assisti várias, se tiver novos gostaria de ser informada.
    Minhas sugestões:
    O pequeno Nicolas (francês)
    Minhas tardes com Marguerite

  23. Gostaria de sugestoes de video para aula de
    historia para os seguintes temas:
    A chegada dos portugues no novo mundo
    A sociedade colonial
    A vinda da familia real para o Brasil
    O primeiro e segundo reinado
    O inicio da republica

  24. Adorei todas as dicas,
    encontrei alguns titulos no youtube
    (filmes completos), como por exemplo:

    Taare Zameen Par – Toda criança é especial, legendado
    ( )

    Abraços í  todos

    Lidia

  25. Se as teorias não tem sentido para você e as discussões pedagógicas também não, porque essa indicação de filmes? Penso que enquanto, nós, educadores, não nos valorizarmos e continuarmos com a critica pela critica, continuaremos sendo vistos dessa forma pela sociedade. Sugiro que pense sobre a forma que iniciou essa sua página.

  26. Me supreendo cada vez mais quando usamos a internet para procurarmos o saber e o saber;muito obrigado pelas dicas.
    sou instrutor de auto escola e será de grande valia.
    Um Abraço a todos.

  27. Emí­lia,

    eu realmente não esperava que um post aparentemente simples tomaria tamanha proporção, mas fico muito feliz por isso ter acontecido. Ver professores compartilhando experiências e materiais é um estí­mulo para acreditar na educação do Brasil.

    Nunca pensei em fazer outras listas, mas pode ser uma ideia para próximos posts.

    Abraços!

  28. Pessoal, obrigado pelas valiosas contribuições de todos!

    O post não será atualizado pois simplesmente não considero necessário. As indicações estão aí­ nos comentários, basta ler.

    Abraços a todos!